Autor Tópico: Porquê escolhi Nikon? Porquê escolhi Canon?  (Lida 40043 vezes)

lulasato

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 15 de Setembro de 2011, 06:45:20
Olá galera esse tópico é uma curiosidade que tenho em saber o que levou cada pessoa a escolher uma determinada marca de câmera.
Quem puder compartilhar aqui a sua história agradeço!


Começando comigo:
Eu escolhi Nikon pois em 2006 um amigo argentino que tinha acabado de comprar uma Nikon D80 e entendia muito de fotos disse: "Gosto do Nikon porque eles só fazem câmeras e lentes!" Ou seja, ele quis dizer que quem "faz muito" no final não faz nada direito ou "não faz nada tão bem" (isso foi meio que uma agulhada na Canon). Desde então comecei a ter admiração pela marca, em 2007 comprei minha primeira Nikon, a D80.
- Nikon D7000 / Macbook Pro 17" SSD
- AF-S DX Micro NIKKOR 85mm f/3.5G ED VR
- AF-S DX NIKKOR 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR
- AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G
- DVD completo do "Man vs Wild" + Canivete Suíço afiado (é bom estar sempre preparado)


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2011, 07:36:11
Eu escolhi Canon a primeira vez pq foi a oportunidade que tive... depois que vendi tudo, fiquei um tempo longe, e quando voltei, voltei do lado negro, escolhi Nikon para experimentar algo novo, nunca se sabe quando pode acontecer algo, então... Bom, hoje eu posso dizer que prefiro a Nikon por umas certas facilidades que tive com ela que não tive com a Canon. Mas isso não muda nada o fato de a Canon ter excelentes câmeras.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2011, 07:36:51 por Natão »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2011, 08:17:29
Identificação com a marca. Antes de comprar minha primeira DSLR já tinha possuído 2 compactas comuns Canon, uma de filme e uma digital.
Quando decidi partir pra DSLR parti pra Canon. Me identifico até com o logo e cor da empresa. Ao passo que não vai bem pros meus olhos o preto e amarelo da Nikon. Pura frescura, coisa de marketing.....

Essa escolha na maioria das vezes não tem nada a ver com qualidade porque em grande parte das vezes ela é subjetiva. Ouvimos alguém falar que câmera é isso ou aquilo, mas dificilmente testamos antes da compra realmente.

É como já disse uma vez. Tenho Canon e provavelmente nunca terei Nikon. Tenho Fiat e provavelmente nunca terei Volkswagen. Tenho Nokia e provavelmente nunca terei Motorola. Pura identificação (ou falta de) com a marca.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2011, 08:23:18
Pessoalmente, gosto de cores quentes... Não gosto de frias. Sempre ouvi falar que a Canon 'magentava' as imagens. E eu não enxergava isso. Conclusão: a Canon entrega as cores quentes que eu gosto.
Além disso, meu irmão já tinha uma Canon e eu 'herdei' 3 lentes (herdei é modo de dizer porque na verdade continua com ele, mas posso pegar e ficar com elas quando e quanto eu quiser).
Então a decisão mais racional seria comprar uma Canon.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2011, 08:48:37
Usei por algum tempo uma D50 "emprestada" (era praticamente minha).
Assim, ao comprar meu primeiro equipamento "herdei" umas lentes e um corpo reserva.
Isso ocorreu pouco antes de eu comprar meu equipamento, mas antes disso, sempre fui apaixonado pela F5. Ou o tanque de guerra F2.
Meu cunhado (que não mora perto) usa Nikon. Ele tem um tanque desses.

Sempre me identifiquei com a marca. Já namorei as Canons antes de comprar, mas ao pegar uns RAW (na época 30D, e D100/D200) para comparar, confirmei o que eu já sabia (ou achava que sabia): Nikon é melhor. Ao  menos para mim.

Fui voltar a ter simpatia pela Canon ao usar numa produtora a 5D2 com sets de lentes L.

:wub: NIKON


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2011, 09:27:07
Escolhi Canon por 2 motivos:
- tenho uma compacta, sx120IS e adorei as fotos, daí resolvi partir para uma DSLR (que sempre foi um sonho, uma vontade de fotografar).
- um amigo fotógrafo usa principalmente uma 5DmkII e me convenceu. mas ele disse que não importava qual marca escolhesse, importante é o fotógrafo. outro ponto que disse foi a linha de lentes, que teria mtas com preços mais em conta para fazer um set legal.

enfim, me identifiquei com a marca e estou feliz (depois de resolver algumas dúvidas se era melhor ter comprado uma Nikon).


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2011, 13:34:37
Sou rebelde então na minha primeira DSLR fui de pro lado negro da força!  :hysterical:

Agora sério...

Como a maioria dos colegas, "herdei" uma Nikon de filme do meu pai (F-301) com duas lentes (35mm e 135mm). Com ela eu brincava quando criança. Uns dois anos atrás um colega de trabalho estava vendendo uma Canon S3 IS por R$250,00 (ela vale no ML R$600,00) e decidi comprar. Voltei a ter gosto por fotos e então decidi comprar a minha DSLR.
Gosto bastante do visual das Nikons, acho elas bonitas com aquele detalhe vermelho, o posicionamento dos botões e dials são melhores e tudo mais. Por isso e por já possuir lentes Nikon (e tenho um tio que possui a D90) decidi ficar no lado negro da força.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2011, 14:28:14
Ao falar em "rebeldia", pensei logo no lado vermelho...   :doh:  :hysterical:

Sou rebelde então na minha primeira DSLR fui de pro lado negro da força!  :hysterical:



Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2011, 15:27:06
Ao falar em "rebeldia", pensei logo no lado vermelho...   :doh:  :hysterical:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:



R. Cezar

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2011, 20:36:25
Canon porque:
- minha primeira câmera SLR, de filme, para uso amador em 2005 foi uma Canon, cheguei a ter duas, uma foi roubada a outra eu vendi;
- custo x benefício: trabalhei alguns anos cobrindo formaturas e em 2006 quando parti para o digital, a maioria dos fotógrafos com quem trabalhavam tinha Canon, com o argumento de o custo x benefício da Canon era melhor para a mesma qualidade das câmeras equivalentes;
- pesou também a identificação, ainda maior hoje, com a marca por já possuir uma Canon (de filme);
- e, como o Mr. Hyde comentou, por causa dos cores mais quentes:
Pessoalmente, gosto de cores quentes... Não gosto de frias. Sempre ouvi falar que a Canon 'magentava' as imagens. E eu não enxergava isso. Conclusão: a Canon entrega as cores quentes que eu gosto.

E, para os meus olhos, um pouco mais de nitidez (Sharp das Imagens).


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 15 de Setembro de 2011, 20:48:13
Escolhi uma T1i da canon, pois foi a DSLR mais barata que encontrei numa loja la no paragua.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


pedrobic

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #11 Online: 15 de Setembro de 2011, 21:55:54
Eu escolhi a Nikon há 30 anos atrás mais por fetiche...
Me pareciam objetos mágicos, fortes e pesados, sempre nas mãos dos profissionais.
Desde que pude ter a primeira em minhas mãos, uma F2 sem fotômetro com uma abjeta 43 86
( a pior zoom de todos os tempos... rsrsrsr) foi caso de paixão.
Depois disso, com a evolução natural, percorri um bom caminho acompanhado dessas preciosidades.
Até experimentei as Canon, equipamentos muitos bons e que deram até certa inveja aos nikonzeiros por
algum tempo...
Mas continuo fiel ao lado negro e acho que hj tenho o equipamento que mais se integra a minha maneira de trabalhar.

Luke, You have to feel the power of the dark side...
(Anakin Skywalker - Lord Darth Vader)
HAHAHA
Abraços


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2011, 08:10:42
Luke, You have to feel the power of the dark side...
(Anakin Skywalker - Lord Darth Vader)
HAHAHA
Abraços

 >:D YEAH!!!  >:D


R. Cezar

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2011, 22:13:49
Cuidado vcs do "Lado Negro da Força", nos próximos anos o Brasil vai receber importantes eventos esportivos e Jedis de todos os cantos do Universo irão "invadir nosso mundo" com seus sabres de luz travestidos de teles "brancas" e vão restabelecer a paz na galáxia!!!
Caraca eu tive coragem de escrever isso???  :assobi: Mas é só a saideira do final de semana!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #14 Online: 18 de Setembro de 2011, 22:16:39
Cuidado vcs do "Lado Negro da Força", nos próximos anos o Brasil vai receber importantes eventos esportivos...

Será???

Duvido que teremos!