Autor Tópico: Porquê escolhi Nikon? Porquê escolhi Canon?  (Lida 40051 vezes)

Zaca Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 328
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #45 Online: 27 de Dezembro de 2011, 17:11:24
Olha, estou ai a ponto de comprar meu primeiro equipamento. Já ouvi os dois lados da moeda, as vantagens e desvantagens de Nikon e Canon.
Já tive um srl Canon de filme (EOS 5), eu adorava a câmera, anos depois comecei novamente a fotografar, jogaram uma Nikon na minha mão, estranhei só na 1a semana e logo já tava íntimo do equipamento, curti seu peso, o material, mesmo a borracha da empunhadura e aí as Canon me pareciam brinquedos de plástico. Fiquei fã de Nikon.
Agora com essa futura aquisição tive que fazer novas pesquisas e falar com muita gente. Resultado: vou de Canon.

Sou pouco rodado em fotografia, mas pra minha decisão a questão foi principalmente mercado e suporte técnico autorizado, acredito em parceria. Me assustou o fato de ver tantos nikonzeiros reclamando da demora da assistência oficial em consertar equipamentos. Pra quem vive ou pretende viver de fotografia você não pode ficar à mercê da boa vontade de 1 (um) comerciante. Quanto a ser ou não do lado negro da força, prefiro dizer que já fui feliz com as duas marcas, mas hoje prefiro estar seguro do meu suado investimento.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2011, 17:13:17 por Zaca Oliveira »
Zaca Oliveira - Fotógrafo
http://www.zacaoliveira.com.br
http://www.flickr.com/photos/zacaoliveira/
_______________________________________________________________ _________
Canon EOS 6D / Canon EOS 7D / Sony NEX-6 / grip Canon BG-E7 / objetiva Canon 50mm 1.4 USM / objetiva Canon 24-105mm / objetiva Canon 18-135mm / objetiva Sigma 10-20mm / Flash Canon 580 EXII / objetiva Sony 16-50mm OSS


Gustavo0377

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 347
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 30 de Dezembro de 2011, 13:27:52
eu escolhi Nikon meio que por acaso...

usei Sony por quase 2 anos e quando comecei a comprar lentes vi que era melhor mudar de mount pelo preço das lentes da Sony que eram absurdos por baixa qualidade... as lentes boas eram as Zeiss que custavam preços fora de cogitação.

na época que mudei estava muito em dúvida entre uma Canon 50D e uma Nikon D90.

sabia que as duas se equivaliam na época que foi antes de lançarem a 60D.

oque me levou a escolher foi pegar ambas na mão, bater meia duzia de fotos e ver ergonomia, posição dos comandos, etc...

acho que a escolha é bem pessoal, eu me senti melhor manuseando a Nikon do que a Canon, ela tinha mais pegada, comandos mais praticos... enfim esse foi meu fator decisivo.

estou feliz apesar dos preços da Nikon.

Jundiai / SP

500px.com/gustavo0377


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 30 de Dezembro de 2011, 13:39:18
A minha história com as Nikon não deve ser tão diferente de muitos. Minha primeira câmera foi uma kodak 177 com aqueles filmes que cada um era uma peça (não sei o tipo e nem se vende mais). Depois, tive uma vivitar de 35mm. Mas meu pai, mãe, tio, todos quando saíamos ou viajávamos estam com suas nikon penduradas no ombro... Até que o tempo foi passando e ganhei minha primeira nikon (35). Daí pra frente tive de tudo, de todas as marcas. Sony, Fuji, Nikon, Casio, Samsung... Mas sempre ficava na cabeça que "nikon é nikon". Era tradição na família. Hoje ainda tenho 9 nikon de 35mm, e em uso uma LZ100 só pq a nikon não tem uma que se iguale, se tivesse, era nikon na certa.

Das câmeras que tive da Nikon, cito algumas:

Série 35mm - tenho todas estas:
Nikon AF One Touch zoom | Nikon Zoom Touch 470AF | Nikon RF | Nikon TW2 | Nikon W35 - e mais 4 que não sei o modelo de cabeça

Série Coolpix:
2500 | 2200 | 73N | 4300 | L23 | L1 | L5  - a 2200 e a L5 ainda tenho, funcionando!

Série D:
D40 | D5100

Repito: Se a nikon tivesse uma câmera que se igualasse à FZ100, certamente não sairia da marca.
Curiosidade: Nunca tive uma canon, mas ja usei a T2i e a antiga EOS Rebel (35mm).
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2011, 13:40:03 por andychaves »


augustobt

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 956
  • Predador de Luz
Resposta #48 Online: 30 de Dezembro de 2011, 13:52:10
A primeiro momento pela D3100 em comparação as equivalentes da Canon em preço e qualidade 'e bem melhor, além de tudo Nikon sempre foi referencia pra mim, sou um nikonista apaixonado agora  :clap:


andychaves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 615
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 30 de Dezembro de 2011, 13:58:05
E ai fica a dúvida: nikonzeiro ou nikonista?


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #50 Online: 02 de Janeiro de 2012, 14:18:16
Comecei a descobrir a fotografia com uma Canon A630, mas com o passar do tempo comecei a pegar emprestado nikons dslr e simplesmente me apaixonei, heheh. Deste então tô na marca feliz da vida com a d90, hehe



kodorna

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 302
    • Lentes&Câmeras
Resposta #51 Online: 02 de Janeiro de 2012, 14:51:39
Eu fui depois de pegar uma D90 na mão. A ergonomia da Câmera me cativou tanto que comprei uma nikon.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #52 Online: 02 de Janeiro de 2012, 15:29:36
Troquei um Nokia N8 por um conjunto Nikon D50 + nikkor 18-70mm + sigma 70-300mm + bolsa de transporte ( voltei uma grana!!! ). Daih meu novo hobby começou!!!

Tenho hj uma D5100 e pretendo trocar a D50 por uma D90 ainda em janeiro, ficando com a D5100 para situações noturnas/ fotos internas/ videos e a D90 para uso em campo/ diurno / paisagens. 
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 02 de Janeiro de 2012, 19:10:07
Quando fui comprar minha primeira DSLR eu estava certo que iria ser ou uma Rebel XTi ou uma D40 (na época era as duas câmeras de entrada e as mais baratas da Canon e Nikon).

Acabei indo com a Canon porque achei por um preço melhor. No final das contas tanto fazia pra mim ser uma ou outra, foi mais o acaso mesmo. Mas no final dei sorte, pois um dos meus planos era comprar uma full frame bem barata, e comprei uma 5D clássica usada e por um excelente preço (bem quando a 5D Mark II já estava no mercado a anos). Acho que nunca ia conseguir isso com a Nikon, já que a D700 e D3 são bem caras ainda mesmo usadas, por conta da Nikon ter demorado a entrar no formato 35mm. Também acho que dei sorte a respeito de lentes primes claras, que foi o que queria pra minha 5D; não tenho certeza, mas acho que a Nikon tem poucas lentes nessa categoria.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #54 Online: 02 de Janeiro de 2012, 19:21:33
mas acho que a Nikon tem poucas lentes nessa categoria.

AF-S Nikkor 24mm f1.4G
AF Nikkor 28mm f1.4D
AF-S Nikkor 35mm f1.4G
AF-S Nikkor 50mm f1.4G
Ai-S Nikkor 50mm f1.2
AF Nikkor 50mm f1.4D
AF-S Nikkor 85mm f1.4G
AF Nikkor 105mm f/2

São essas as primes que conheço de grandes aberturas.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 02 de Janeiro de 2012, 20:51:32
Ainda assim a Canon oferece bem mais. E falha minha também, esqueci de mencionar que dei sorte pelas lentes prime da Canon serem ofertadas em duas categorias, as L muito caras e umas mais baratas -- tem pra todos os gostos e bolsos, e as baratas eram as que me interessavam. A maioria (senão todas) dessas lentes da Nikon são bem caras.

A Canon tem a 24mm f/2.8, 28mm f/1.8, 35mm f/2, 50mm f/1.8, 50mm f/1.4, 85mm f/1.8 e todas são bem acessíveis, girando na casa dos 350 dólares. Já a Nikon eu acho que não oferece nada mais barato (novamente posso estar enganado, não entendo 100% da linha deles). Mas fiz uma amostragem dessa sua lista, e das três que pesquisei o preço duas custavam mais de 1.000 dólares e uma delas custava até 5.000.


Titus Petronius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #56 Online: 02 de Janeiro de 2012, 23:24:41
Entrando nesse papo das primes, a Nikon tem duas lentes baratas (ou menos caras) e de qualidade superior às Canon em suas respectivas categorias, a 35mm F/1.8 e a 50mm f/1.8. Ambas custam menos de 200 dólares. A Canon não tem nada parecido em custo/benefício. Se eu tivesse Nikon, compraria as duas, sem dúvida.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #57 Online: 02 de Janeiro de 2012, 23:46:53
A 35mm 1.8G jah tenho. Uma 50mm 1.8G pretendo compra-la futuramente...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #58 Online: 03 de Janeiro de 2012, 00:38:35
Entrando nesse papo das primes, a Nikon tem duas lentes baratas (ou menos caras) e de qualidade superior às Canon em suas respectivas categorias, a 35mm F/1.8 e a 50mm f/1.8. Ambas custam menos de 200 dólares. A Canon não tem nada parecido em custo/benefício. Se eu tivesse Nikon, compraria as duas, sem dúvida.

A 50mm f/1.8 da Nikon só é superior à da Canon no quesito construção. A da Canon custa em torno de 100 dólares, tem motor de foco como todas as lentes Canon (o que não acontece na Nikon 1.8D), e embora pareça ter saído de dentro de um KinderOvo, tem melhor óptica que a Nikon tanto quando utilizada em FF quanto em APS-C.

http://www.dxomark.com/index.php/Lenses/Compare-Camera-Lenses/Compare-lenses/%28lens1%29/187/%28lens2%29/435/%28brand1%29/Canon/%28camera1%29/619/%28brand2%29/Nikkor/%28camera2%29/680#div1anchor

Embora tenha um pouco mais de resolução bruta (53 lp/mm na D7000 contra 51 lp/mm na 7D, dados do DxoMark), o desempenho geral da Canon é bem superior, principalmente em nitidez de borda.

Para comparar, ir em Measurements, Resolution, Field Map e comparar as duas nas várias aberturas.

Construção frágil não significa necessariamente óptica ruim. E pelo preço, a relação custo x desempenho é imbatível.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2012, 00:39:59 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #59 Online: 03 de Janeiro de 2012, 10:50:57
A 50mm f/1.8 da Nikon só é superior à da Canon no quesito construção. A da Canon custa em torno de 100 dólares, tem motor de foco como todas as lentes Canon (o que não acontece na Nikon 1.8D), e embora pareça ter saído de dentro de um KinderOvo, tem melhor óptica que a Nikon tanto quando utilizada em FF quanto em APS-C.

http://www.dxomark.com/index.php/Lenses/Compare-Camera-Lenses/Compare-lenses/%28lens1%29/187/%28lens2%29/435/%28brand1%29/Canon/%28camera1%29/619/%28brand2%29/Nikkor/%28camera2%29/680#div1anchor

Embora tenha um pouco mais de resolução bruta (53 lp/mm na D7000 contra 51 lp/mm na 7D, dados do DxoMark), o desempenho geral da Canon é bem superior, principalmente em nitidez de borda.

Para comparar, ir em Measurements, Resolution, Field Map e comparar as duas nas várias aberturas.

Construção frágil não significa necessariamente óptica ruim. E pelo preço, a relação custo x desempenho é imbatível.

Bom, não se mede qualidade (ótica) de objetiva por questão de resolução. Há muito mais coisa envolvida, como transição de cores e contrastes e tudo mais.

Agora com certeza, a Nikon tem uma linha prime muito boa, principalmente para iniciantes, a 35mm f1.8G DX e a 50mm f1.8G são objetivas que a Canon não tem em nenhum seguimento, uma custa 200 dólares e a outra 215.

Quanto a medição do DXO, todos aqui estão de acordo que ninguém pode dar crédito a eles (O mesmo DXO fala que o sensor da D90 é melhor - bem melhor - do que o da 7D, 60D e T3i). Os demais reviews nunca apontaram para essa Nikon 50mm tão ruim desse jeito, pelo contrário, ela é a 50mm com melhor resolução wide open do mercado (tirando as leicas e voigtlanders, claro).

Eu nunca usei a Nikon 50mm f1.8G, mas estou para comprar uma. A Canon eu já usei, realmente é uma objetiva bacana, mas "é de brinquedo", autofocus péssimo, e as cores geradas por ela não são tão legais assim.

Mas no geral ambos os mounts tem óticas bacanas. E ultimamente para que tem câmeras com motor de foco, a Nikon está sendo mais vantajosa para quem usa fixas, por oferecer uma gama maior de objetivas atualmente.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2012, 10:52:04 por Natão »