Autor Tópico: Qual melhor corpo (canon) p/ fotojornalismo?  (Lida 5120 vezes)

Cléinha.Cris

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Online: 15 de Setembro de 2011, 09:31:02
Olá,
Aproveitando o gancho da pergunta do "studiohorus" no tópico anterior, qual a melho opção p/ fotojornalismo? (corpo) Devemos levar em consideração um sensor full frame com Modo Burst de 3,9 qps (caso da canon 5d) ou mais quantidades de disparos por segundos com um sensor crop? (caso da 7d)
Ja que vai muita grana ter ter uma 1d Mark Iv!!

Abraços


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2011, 09:36:28
Eu acho que para fotojornalismo puro, a melhor é a 7D. Sistema de foco mais apurado, burst maior, APS-C que previlegia as teles. Além disso, o nível de selamento e robustez  da 7D aparentemente é melhor que o da 5D e está praticamente ao nível da 1D. E tudo isso com um sensor que, embora não tenha obviamente a qualidade de um FF em ISO alto, consegue um bom rendimento em ambientes com pouca luz.

A meu ver, o nicho natural da 5D são os eventos e estúdio, onde são necessários zilhões de MP com altíssimo nível de qualidade.






Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2011, 09:40:53
Concordo com o Alexandre que, ENTRE AS DUAS, a 7D possa ser mais indicada, mas tenho que discordar quanto à robustez e ao selamento, além da maior durabilidade do obturador, que são características implícitas das full frame.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2011, 10:38:42
Só acrescento ao argumento do Alexandre a análise de que, para a notícia não é necessário qualidade máxima de imagem, uma cam de celular basta. Portanto, não é necessário uma cam TOP, basta uma muito boa. A 7D atende perfeitamente.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2011, 14:47:10
Bretas, meu comentário foi baseado no blog de um fotógrafo bem conhecido, do Canon Field Reviews (E que passou a ser patrocinado e agora fotografa de Nikon) Segundo ele, na sua expedição na Antarctica, as únicas que aguentaram foram a 1D e a 7D. A 50D (na época) não durou uma semana e a 5D Mk II apresentou problema de vedação entre o corpo e o grip, não aguentando o tranco também. Para se ter uma idéia do que estamos falando, uma foto dele desta expedição.



Em relação à durabilidade do obturador, a Canon declara 150k cliques tanto para a 7D quanto para a 5DMk II. As 1D e 1Ds é que tem obturador para 300k cliques.


« Última modificação: 15 de Setembro de 2011, 14:50:20 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2011, 19:34:53
Alexandre, realmente surpreendentes as observações contidas no blog, que eu não conhecia. Minha grande dúvida neste caso é em quem acreditar, pois as especificações técnicas das duas câmeras e mesmo sua posição dentro da linha da Canon indicam uma grande superioridade da 5D. Com quem ficamos??? Abç.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2011, 19:41:47
Bretas, realmente é difícil saber.

Uma coisa é certa, a Canon separou o nicho das xxD em dois. Uma camera com corpo mais simples que os anteriores, a 60D, e uma camera com corpo mais robusto, a 7D. Em algum lugar eu vi um texto mostrando que a Canon coloca a 7D praticamente no mesmo patamar da 5D, uma com sensor cropado e outra com sensor FF. A mesma coisa que 1D e 1Ds, onde uma tem sensor FF e outra tem sensor cropado (APS-H). Cameras no mesmo patamar de construção, mas feitas para aplicações distintas.

Abçs

EDITADO:

Encontrei o que procurava, só não consegui encontrar a fonte



Veja a 7D foi colocada no nível de high-end, onde antes do seu lançamento só existia a a 5D. As flagship's são as 1D e 1Ds, as xxD prosumer, xxxD mid-range e xxxxD entry-level. Não sei quem foi o responsável por esta divisão, nem se é verdadeira, mas até que faz sentido.

De qualquer maneira, a 7D é muito mais moderna que a 5DMk II em uma série de coisas. Perde obviamente no sensor, mas o sistema de foco e de fotometria com o novo sensor iFCL dual layer de 63 zonas está muito a frente da 5D.

Abçs
« Última modificação: 15 de Setembro de 2011, 19:50:42 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


pedrobic

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2011, 22:23:05
7D de olhos fechados...
O autofoco é um dos melhores que eu já usei e a cam é muito rápida.
A qualidade de imagem da 5D é irretocável, mas o auto foco deixa a desejar....


R. Cezar

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2011, 23:08:52
Fica até difícil dar uma opinião depois das muitas informações trazidas pelo AlexandreS :clap:
Mas concordando com todos o que tenho observado é que para fotojornalismo e eventos os fotógrafos que preferem Canon, usam mais a 7D.
Já um bom número de fotógrafos, que trabalham com o publicidade, catálogos de moda e outros trabalhos que exigem qualidade, mas não muito velocidade de disparos, optam pela 5D Mark II.


Bernardoj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2011, 23:16:00
Essa foto da máquina na neve é sinistra.... hehehe
Nikon D5100
Lumix G2


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2011, 12:27:10
Olha, já li em blog por ai que com uma chuva leve a 7D parou de funcionar. Não confiaria muito em um blog que foi patrocinado. A câmera realmente tem vedação para poeira e tempo, mas eu não arrisco a minha tanto assim para descobrir se realmente é super vedada.

Antes de comprar minha 7D questionei um fotógrafo da National Geographics e ele comentou que um amigo usava para fotojornalismo e que estava gostando muito.

Não trabalho com fotografia, uso a câmera como hobbie e para alguns freelas que faço de vez em quando (eventos / expedição) etc. Posso dizer que a câmera é sensacional. Foco muito preciso e rápido, muitos recursos a disposição e facilmente encontrados.

Recomendo comprar um cartão muito rápido caso sua necessidade seja muitas fotos em sequência. Do contrário, após encher o buffer com vinte e poucos RAWS você vai esperar 20/25 segundos até descarregar tudo.

Este fotógrafo de natureza já estou uma dúzia de câmeras da Canon e faz uma comparação entre a 7D e a  1DsIII  e a 5D:

http://www.juzaphoto.com/eng/articles/canon_7d_review.htm
« Última modificação: 16 de Setembro de 2011, 12:28:01 por Lhama »


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2011, 13:48:36
Olha, já li em blog por ai que com uma chuva leve a 7D parou de funcionar. Não confiaria muito em um blog que foi patrocinado. A câmera realmente tem vedação para poeira e tempo, mas eu não arrisco a minha tanto assim para descobrir se realmente é super vedada.

Antes de comprar minha 7D questionei um fotógrafo da National Geographics e ele comentou que um amigo usava para fotojornalismo e que estava gostando muito.

Não trabalho com fotografia, uso a câmera como hobbie e para alguns freelas que faço de vez em quando (eventos / expedição) etc. Posso dizer que a câmera é sensacional. Foco muito preciso e rápido, muitos recursos a disposição e facilmente encontrados.

Recomendo comprar um cartão muito rápido caso sua necessidade seja muitas fotos em sequência. Do contrário, após encher o buffer com vinte e poucos RAWS você vai esperar 20/25 segundos até descarregar tudo.

Este fotógrafo de natureza já estou uma dúzia de câmeras da Canon e faz uma comparação entre a 7D e a  1DsIII  e a 5D:

http://www.juzaphoto.com/eng/articles/canon_7d_review.htm

Mto legal esse site.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2011, 13:55:42
Lhama, o blog em questão não era patrocinado, foi um dos motivos pelos quais ele trocou para Nikon. Agora sim é patrocinado, pela Nikon, pelo menos é o que rola na internet. Aliás, estes tempos vi uma foto da Nikon D3 alguma coisa, mais ou menos no mesmo estado. Só a frente da lente aparecia, o resto era um bloco de gelo.

De qualquer forma, acho que ninguém iria jogar a camera na chuva simplesmente prá ver o que acontece, seja que camera for.

Estes tempos enquanto fotografava uma corrida para o site de uma amiga, conversei com um dos grandes fotógrafos brasileiros de automobilismo, que estava usando uma 1D Mk IV com uma EF 600mm f/4 L e ambas embaixo de uma proteção plástica. Perguntei sobre a vedação e ele me disse que não arrisca tanto assim, que já tinha perdido uma Mk II por causa da chuva e mesmo sendo selada, ele sempre procura proteger tanto camara quanto lente. Se vc olhar nos autódromos e estádios, a maioria dos fotógrafos protege suas cameras, mesmo sabendo que elas, teoricamente, seriam seladas. Imagina a borracha que sela o botão de shutter depois de uns 100.000 disparos.....

O negócio é não dar chance pro azar :)

Abçs


« Última modificação: 16 de Setembro de 2011, 14:12:13 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Cléinha.Cris

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2011, 15:12:27
 :worship: Muito abrigada pelas observações dos senhores! Foi de grande valia p/ mim!!
Abraços


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2011, 17:03:11
Olá,
Aproveitando o gancho da pergunta do "studiohorus" no tópico anterior, qual a melho opção p/ fotojornalismo? (corpo) Devemos levar em consideração um sensor full frame com Modo Burst de 3,9 qps (caso da canon 5d) ou mais quantidades de disparos por segundos com um sensor crop? (caso da 7d)
Ja que vai muita grana ter ter uma 1d Mark Iv!!

Abraços


Cléinha, vai de 7d devido ao disparo mais rápido por segundo e também pelo sensor crop.
No fotojornalismo a qualidade da imagem (ruido, resolução) não é o mais importante e sim a composição e o "momento" certo.
Além disso, boa parte do trabalho jornalistico de campo é feito a uma distância considerável do assunto, assim sendo a cropagem do sensor te economizaria na compra de objetivas.

Um abraço