Autor Tópico: FORMATURA: quanto cobrar e oque oferecer?  (Lida 23772 vezes)

michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #15 Online: 20 de Setembro de 2011, 09:49:51
EEIIIIITTTAAAAA

O forum é bom por isso, diferença de pensamentos. Aind bem né>!! Já pensou se todos pensassem da mesma forma?!!

Mitcha

É um pouco complicado responder sua pergunta. Mas basicamente:

Pesquise muito sobre as empresas que prestam este tipo de serviço. Procure saber como eles trabalham, o que oferecem.

Avalie se seu equipamento vai "dar conta do recado". Tem que ter equipamento de backUp.

Não esqueça de fazer contrato com quem estiver te contratando.

Se for um número grande de formando, vai precisar de ajuda de um outro fotógrafo. É melhor voce ter um lucro menor e fazer um bom trabalho, que ganhar mais $$ e não conseguir fazer o trabalho como deve ser feito.

Bom trabalho.

Se precisar de ajuda, conte comigo. Tenho experiência em organização deste tipo de trabalho.
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 20 de Setembro de 2011, 09:59:27
ôpa... o assunto esquentou e o próprio interessado sumiu.... pra variar... já vi acontecer isso várias vezes aqui.
Então vamos lá... pra eu não ficar passivo nesta história vou opinar:

Concordo com o Hyde... e em partes com o Natão:
1 - pela postagem inicial nitidamente acredita-se que o cidadão não tem o mínimo conhecimento de fotografia... ou é muito ruim ao se expressar, pois se vc tem algum conhecimento em outra área de fotografia e parte para outra área totalmente desconhecida vc normalmente cita isso no seu questionamento... como por exemplo "faço fotos stilll, e pintou um evento mas não tenho experiência....".
Então... EU também quando vejo uma postagem igual a inicial penso.... "lá vem mais um aventureiro pra f### tudo"... sinceramente fico muito p#to com isso.

Sei que muita gente vai dizer... "não esquenta com isso... o cara em 2 anos quebra, tem mercado pra todo mundo"... o que também concordo em partes... mas que atrapalha o cidadão que todo dia faz prospecção de clientes isso atrapalha... ou quantos de vcs já não se depararam com a frase... "mas fulano faz por muito menos $$". Ok. vc manda o cliente fazer com ele... mas graças a este infeliz, a percepção de que qualquer um pode fazer fotografia cobrando muito pouco por isso aumenta... aí, quem investe em cursos, equipamentos, treinamento e até mesmo em auxílio a iniciantes (doando seu tempo nos fóruns, por exemplo) tem mais um obstáculo pela frente.

2 - se o cara não tem nenhum conhecimento, ao menos tem que ser esperto pra dar uma procurada no oráculo global... Google, ou até mesmo nos fóruns, caso contrário, começou muito mal.... preguiça e acomodação não combinam com quase nada...

3 - Concordo com o Natão na questão de que os fóruns tem o maior objetivo na troca de informações e no auxílio mútuo... mas novamente vem a questão da comodidade.. o cidadão se acomoda e não quer tirar dúvidas.... quer a famosa receita de bolo... mas não quer mexer os ingredientes.

4 - Uma outra situação é a do cara que pesquisa, encontra as respostas e mesmo assim pede auxílio aos membros... isso não é preguiça... mas é para reduzir a possibilidade do erro, baseado nas experiências dos membros, onde aí o fórum faz valer sua existência... é pra isso também que estamos aqui.

Agora, realmente o cara querer informações completas, sem se dar ao trabalho de pesquisar... incomoda.
Ele poderia citar... "pessoal, procurei e não encontrei..." ou "procurei, mas ainda estou cheio de dúvidas.."... ou retrucar os posts... mas simplesmente evaporou... e nós aqui, de certa forma, preocupados em ajudá-lo.

Abs.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #17 Online: 20 de Setembro de 2011, 10:01:56
EEIIIIITTTAAAAA

O forum é bom por isso, diferença de pensamentos. Aind bem né>!! Já pensou se todos pensassem da mesma forma?!!

Mitcha

É um pouco complicado responder sua pergunta. Mas basicamente:

Pesquise muito sobre as empresas que prestam este tipo de serviço. Procure saber como eles trabalham, o que oferecem.

Avalie se seu equipamento vai "dar conta do recado". Tem que ter equipamento de backUp.

Não esqueça de fazer contrato com quem estiver te contratando.

Se for um número grande de formando, vai precisar de ajuda de um outro fotógrafo. É melhor voce ter um lucro menor e fazer um bom trabalho, que ganhar mais $$ e não conseguir fazer o trabalho como deve ser feito.

Bom trabalho.

Se precisar de ajuda, conte comigo. Tenho experiência em organização deste tipo de trabalho.

É disso que eu estou falando!!!  :ok:  :D  :worship:  :clap:

Simplesmente chegar e dar alguns conselhos, não mandar fazer curso básico de fotografia. Uma hora ou outra, algum forista que tem maior experiência aqui, compadecido com a causa do colega, dá alguma dica básica. Eu também concordo que se ele não tem equipamento, experiência suficiente em fotografar, não deve fazer isso, passando a vez para alguém que "de conta do recado". Mas as informações colocadas foram incompletas. Desconhecer o processo da fotografia de formatura não significa deconhecer todo o processo fotográfico de eventos. E talvez fosse somente essa a dúvida.

Por causa de alguns colegas como o michel_caetano, eu não saio desse fórum, visto que sempre tem alguém prestes a ajudar. Caso contrário eu já teria migrado pra outro, abandonando o MF de vez.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2011, 10:02:56 por Natão »


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #18 Online: 20 de Setembro de 2011, 10:22:50
Bom Hyde, um fórum de fotografia tem que se dar ao luxo de tentar responder pelo menos isso. Tudo o que se procura no google sobre fotografia cai, de certo modo aqui no MF ou no DF.
Logo o cara deve ter feito isso e encontrou resultados por aqui no GOOGLE e pensou que aqui era um local adequado, afinal é um fórum de fotografia, consequentemente ele tentou perguntar aqui mas ninguém aqui se prontificou a responder-lhe.

:ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:
« Última modificação: 20 de Setembro de 2011, 10:23:55 por THUNDER »


l.yacoub

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
  • lendo o manual
Resposta #19 Online: 20 de Setembro de 2011, 21:34:55
o pau comendo e o sujeito que criou o tópico não voltou pra contar a historia... :doh:
"pus nos olhos vidros pra poder
    melhor te enxergar" n. reis


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #20 Online: 20 de Setembro de 2011, 21:52:30
Esse talvez seja o "calcanhar de aquiles" de todo tipo de forum que conheço. O cara faz a pergunta e sabe-se lá porque razão some... e ficam discutindo coisa que nem tem relação com a dúvida aqui...

Daqui um tempo, alguém vai na pesquisa do forum e acha o tópico "FORMATURA: quanto cobrar e o que oferecer?" ... Gasta um baita tempo lendo tudo procurando resposta e nada... E isso já aconteceu comigo várias vezes!

Mas não tô reclamando não... só que gostaria de conhecer uma forma de evitar isso...

Talvez estabelecer uma regra de que se o criador não voltar pra debater suas dúvidas e o assunto se desviar deixando o tópico inútil, o tópico seja excluído ou movido pra uma coluna específica..
« Última modificação: 20 de Setembro de 2011, 21:55:55 por Luciano.Queiroz »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #21 Online: 20 de Setembro de 2011, 22:02:47
Natão, tb concordo que o fórum deva ser um local para a busca de conhecimento sobre as diversas áreas de atuação profissional de fotografia. Mas tb temos que entender que ele é construído por pessoas com as mais diversas vivências, atitudes, pensamentos e variações de humor...rs

EU, pessoalmente, não incentivo uma pessoa que pareça não deter o conhecimento necessário (e aqui não falo unicamente de conhecimento fotográfico, mas, tb, mercadológico, gerencial, organizacional, etc...) para a realização do trabalho, que o faça após uma pesquisa na Net ou no fórum. Acho irresponsabilidade com o possível cliente, com o possível futuro profissional (que tá numa empolgação FDP porque vai matar a 1ª grana da 'carreira' que até esquece conceitos elementares de atitude profissional e bom senso) e com os colegas de 'quase' profissão (tá, tô separando um profissional de um 'semi-profissional', mas é que a mim é assim que me soa a atitude dessas pessoas). O 1º vai ficar sem um produto de qualidade. O 2º vai ficar queimado e - seguindo essa lógica perversa de 1º trabalhar e matar sua grana para depois adquirir conhecimento - estará fora do mercado em 2 anos ou menos. O 3º vai precisar disputar cliente na base do preço e não da qualidade, subvalorizando-se e jogando os preços médios do mercado lá pra baixo (sempre haverá aqueles profissionais que trabalham com o preço baixo, o preço médio e o preço alto. O problema que vejo é que o mercado tá diminuindo demais o preço médio dos serviços por disputa encardida por clientes).

Atitude completamente diferente se é um cara que tá batalhando informação de qualidade, sem projeção imediata de pegar 'O' serviço . Porque aí ele busca conhecimento e não receita de bolo. Sou da seguinte opinião: prospectou um cliente e não detém conhecimento para realizar o serviço? Chama um colega mais experiente e divida a grana. Aproveita e 'suga' o máximo de conhecimento que esse colega poderá lhe passar. Quem sabe daí não surja uma boa relação profissional e o colega mais experiente, quando necessitar de um frila na equipe, não chame vc? Isso é muito comum em eventos. Assim, com o tempo, será vc que estará aceitando frilas e passando seu conhecimento acumulado adiante... e vida que segue. Abç,  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #22 Online: 20 de Setembro de 2011, 22:07:08
Luciano, infelizmente não há como... Teríamos que ter um organização gerencial de alta qualidade profissional (rsrsrsr) para evitar isso. O fórum é feito por trabalho voluntário e ninguém tira grana daqui. Na verdade, ao contrário. O fórum dá prejuízo a seus administradores.

Mas tb concordo que há muito desvirtuamento de tópicos.

Uma atitude que acho bacana seria se todos só comentassem sobre aquilo que sabem. Vejo muito chute por aí... Eu mesmo dou os meus. rs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 20 de Setembro de 2011, 22:16:19
Natão, tb concordo que o fórum deva ser um local para a busca de conhecimento sobre as diversas áreas de atuação profissional de fotografia. Mas tb temos que entender que ele é construído por pessoas com as mais diversas vivências, atitudes, pensamentos e variações de humor...rs

EU, pessoalmente, não incentivo uma pessoa que pareça não deter o conhecimento necessário (e aqui não falo unicamente de conhecimento fotográfico, mas, tb, mercadológico, gerencial, organizacional, etc...) para a realização do trabalho, que o faça após uma pesquisa na Net ou no fórum. Acho irresponsabilidade com o possível cliente, com o possível futuro profissional (que tá numa empolgação FDP porque vai matar a 1ª grana da 'carreira' que até esquece conceitos elementares de atitude profissional e bom senso) e com os colegas de 'quase' profissão (tá, tô separando um profissional de um 'semi-profissional', mas é que a mim é assim que me soa a atitude dessas pessoas). O 1º vai ficar sem um produto de qualidade. O 2º vai ficar queimado e - seguindo essa lógica perversa de 1º trabalhar e matar sua grana para depois adquirir conhecimento - estará fora do mercado em 2 anos ou menos. O 3º vai precisar disputar cliente na base do preço e não da qualidade, subvalorizando-se e jogando os preços médios do mercado lá pra baixo (sempre haverá aqueles profissionais que trabalham com o preço baixo, o preço médio e o preço alto. O problema que vejo é que o mercado tá diminuindo demais o preço médio dos serviços por disputa encardida por clientes).

Atitude completamente diferente se é um cara que tá batalhando informação de qualidade, sem projeção imediata de pegar 'O' serviço . Porque aí ele busca conhecimento e não receita de bolo. Sou da seguinte opinião: prospectou um cliente e não detém conhecimento para realizar o serviço? Chama um colega mais experiente e divida a grana. Aproveita e 'suga' o máximo de conhecimento que esse colega poderá lhe passar. Quem sabe daí não surja uma boa relação profissional e o colega mais experiente, quando necessitar de um frila na equipe, não chame vc? Isso é muito comum em eventos. Assim, com o tempo, será vc que estará aceitando frilas e passando seu conhecimento acumulado adiante... e vida que segue. Abç,  :ok:


2 x :ok:
Onde assino??? Era mais ou menos isso que eu quis dizer.
Agora... vamos tomar uma cerveja pq o dono do post evaporou.
Abs.


Bernardo Vaghi

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Bernardo Vaghi Fotógrafo
Resposta #24 Online: 21 de Setembro de 2011, 13:33:08
Yacoub, geralmente é assim, mas a gente vai aprendendo também , abs!
"Explore seus sonhos"

www.bernardovaghi.com.br



JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #25 Online: 21 de Setembro de 2011, 13:52:15
Oi, Natão.
Concordo contigo sobre a importância dos fóruns. Todos os usuários de um fórum têm, em maior ou menor grau, um espírito autodidata. Daí, é isso mesmo, quem pergunta quer saber.
Dito isto, reconheço que fui precipitado em sugerir que o colega fizesse um curso básico, até porque não havia nenhuma notícia do tanto de conhecimento e de experiência dele no âmbito da fotografia, a não ser o seu pedido de socorro para eventos de formatura. Natão, gostaria apenas de ressaltar que há uma sutil diferença entre "mandar" e "sugerir" – por favor, releia lá o que eu escrevi.
Em termos gerais, valorizar cursos é algo que faço frequentemente aqui no MF (felizmente até então não tinham ocorrido precipitações, rsrss...). Eu acredito nos fatores intrínsecos dos cursos no que diz respeito à apresentação didaticamente estruturada da técnica, dos conceitos, dos macetes, etc. - esse lado mais cognitivo; e o lado comportamental, valores éticos, atitude, postura diante dos clientes e dos concorrentes, a inserção no mercado, organização, etc. Naturalmente estou me referindo a bons cursos, como os do Senac do Rio de janeiro e de São Paulo, só como exemplo. Na minha opinião, o diferencial entre curso x autodidatismo passa pela maior velocidade do aprendizado e por sua melhor qualidade no caso dos cursos. Ganha-se, também, um outro elemento importantíssimo, a confiança. Além do que estabelecem-se contatos pessoais. Contudo, concordo que para ambas as formas de aprendizado, participar de alguns trabalhos como segundo fotógrafo (como referido pelo Hyde logo no início) tem um grande valor. Parceria torna o caminho menos pedregoso.
Um abraço.
JQueiroz
PS: Mitcha, cadê tu..?   :)


Bernardo Vaghi

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Bernardo Vaghi Fotógrafo
Resposta #26 Online: 21 de Setembro de 2011, 16:20:45
Tudo tem um início e ninguém sabe tudo. Lógico que a tendência é você perder a paciência conforme vai ganhando mais conhecimento, ralando...
"Explore seus sonhos"

www.bernardovaghi.com.br



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #27 Online: 21 de Setembro de 2011, 16:35:33
Tudo tem um início e ninguém sabe tudo. Lógico que a tendência é você perder a paciência conforme vai ganhando mais conhecimento, ralando...

Isso é o que eu mais vejo aqui Bernando, o problema é se não tem paciência não responde, pois fazendo diferente disso usuários novos, que possam aprender muito só se cadastram, postam uma única vez, viu que foi, de certo modo, reprimido e nunca mais volta. Não é querer comparar, mas se usar o Digiforum as pessoas, mais experientes tem mais paciência do que aqui, salvo alguns casos, é assi mesmo... bem, esse tópico já pode ser deletado ou mesmo trancado, afinal o assunto já desvirtuou e o cara nunca mais voltou, as vezes é como eu disse, ou ele já tinha um baita conhecimento e só tentou tirar a dúvida rápida sobre a organização, ou ele viu que não tinha condições de fazer sozinho... meu único pesar aqui é tentar fazer as pessoas compreenderem que pode haver problemas de comunicação, num fórum, sei lá, pressa, preguiça, e gera animosidade aqui por parte de alguns. Bom, é um assunto que já foi se ele fez ou não aí já é um problema exclusivamente dele.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2011, 16:39:13 por Natão »


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #28 Online: 21 de Setembro de 2011, 17:11:26
Ô Hyde, muda esse tópico pra area de papo furado e deixa só a pergunta do colega aqui...acho que o tópico merece uma segunda chance....

Acho que a única resposta que agregou, foi a de chamar alguem pro trabalho e ser o segundo fotografo...mesmo se o colega for um baita fotografo, pra entrar num nicho que vc não conhece, é a melhor opção não?


Abs,
Fernando


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #29 Online: 21 de Setembro de 2011, 20:00:24
Não dá, Fernando... Temos que aprender a ter responsabilidade com o que dizemos no fórum. Ademais, ainda que a dúvida do forista não tenha sido respondida especificamente, serve para próximos consulentes perceberem quão grande é a responsabilidade de se realizar trabalhos profissionais.
Claro, que nada impede que um forista experiente com o assunto, descreva minuciosamente as necessidades estruturais, quantitativas e qualitativas, para a realização de um evento dessa natureza.

PS: Depois de ler a resposta, achei que ficou meio pedante...rs Ainda não desliguei completamente do trabalho... Foi maus aê...rs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova