Autor Tópico: Compatibilidade Canon e lentes Nikkor  (Lida 3618 vezes)

dhgfontana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Fontana Fotografia
Online: 15 de Setembro de 2011, 18:55:10
Pessoal

Me disseram que máquinas Canon podem usar objetivas Nikkor. Procurei algumas informações mais verdadeiras mas ainda fiquei na dúvida.

Adoro máquinas Nikon, mas para saber se no futuro posso aproveitar meu investimento em lentes e ir pra Canon. Aumentaria minha flexibilidade...

se for verdade, as lentes podem ser usadas com todas suas funções?

abraços,
______________________
Daniel Fontana - Fotografia
www.danielfontana.46graus.com


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2011, 19:15:28
Não, vc pode usar as lentes Nikon em corpos Canon, mas apenas com foco manual. Além disso, se sua lente for totalmente eletrônica vc perderá também o controle do diafragma, ou seja, não vale a pena.

As Canon tem essa característica de possibilitar o uso de lentes de vários mounts em função da sua distância de registro, mas isso é válido basicamente para lentes totalmente manuais, onde vc pode controlar foco e abertura do diafragma na própria lente.

Eu mesmo uso quase que exclusivamente lentes fixas manuais com adaptadores. Nunca usei nenhuma lente Nikon nas minhas cameras, mas tenho muita vontade de experimentar a Nikon AI-S 105mm f/2.5, vejo fotos belíssimas feitas com ela. Esta é a típica lente Nikon que pode ser usada nas Canon com adaptadores. A fotometria permanece normal em modo M ou Av, vc controla a abertura pelo anel da lente e o foco fica manual.

De qualquer forma, o uso de lentes manuais implica em uma fotografia feita com calma, sem pressa, e foge ao estilo "evento". Se vc já tem um bom set de lentes eletrônicas Nikon, o negócio é permanecer com a Nikon ou então fazer uma migração total de sistema.

Abçs


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2011, 07:04:11
Eu mesmo uso quase que exclusivamente lentes fixas manuais com adaptadores. Nunca usei nenhuma lente Nikon nas minhas cameras, mas tenho muita vontade de experimentar a Nikon AI-S 105mm f/2.5, vejo fotos belíssimas feitas com ela.

Alexandre, é pq não usaste a AI-S 105mm f1.8 ahahah... tem um cara vendendo uma no ML por 500 reais.


Bruno Leite

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 229
  • Sexo: Masculino
  • Stay Alert Stay Alive
    • @brnmilk
Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2011, 07:20:52
As Canon tem essa característica de possibilitar o uso de lentes de vários mounts em função da sua distância de registro, mas isso é válido basicamente para lentes totalmente manuais, onde vc pode controlar foco e abertura do diafragma na própria lente.
Existe lentes EF ou EF-S com anel de diafragma manual?
Canon 70D
EF-S 18-135mm STM
EF-S 10-18mm STM
Speedlite 430 EX II


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2011, 07:31:37
Existe lentes EF ou EF-S com anel de diafragma manual?


Não. Não tem nem a necessidade, já que, elas nunca serviram na série mecânica da Canon, desde 86, é tudo eletrônico.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2011, 11:47:03
Alexandre, é pq não usaste a AI-S 105mm f1.8 ahahah... tem um cara vendendo uma no ML por 500 reais.

Natão, a Takumar 135mm é fantástica. Dá uma olhadinha nestes testes aqui  http://oomz.net/135/

Mas de qualquer forma, nada me impediria de usar uma lente Nikon antiga adaptada, várias tem óptica excelente. O que pega ainda é o preço, por este valor compro uma Zeiss Flektogon 35mm f/2.4 M42 que é o cão.

Abçs




« Última modificação: 16 de Setembro de 2011, 11:53:16 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460