Autor Tópico: Revelação e filmes  (Lida 5165 vezes)

oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #15 Online: 17 de Maio de 2011, 18:51:47
Pessoal encontrei dois vídeos no you tube ensinado a fazer revelação preto e branco ele ultiliza revelado,fixador e um químico chamado Aspergol.Achei teoricamente simples fazer aquele processo,vejam bem gostaria de saber se esses mesmos tipos de químico são ultilizados  na revelação de uma película colorida e  se não for alguem poderia explicar quais os químicos devem ser usados pois acredito que os procedimentos técnicos sejam os mesmos.
Se alguem puder me ajuda agradeço antecipadamente.

Olá Helio,
os químicos para revelar o colorido são diferentes, e o processo é parecido, mas nao igual. Não tem muito diferença apenas vc terá mais banhos - revelador, branqueador, fixador e estabilizador... e os tempos sao menores... mas nada que seja impossivel de ser feito! a temperadura é uma preocupação, tem que mander em 38º em media e o agitamento é continuo.

caso vc queira ver os químicos entra no site www.lojafotofilmes.com.br lá tem todos os químicos necessarios... e o custo de revelação é em media de R$ 0,50 por rolo de filme de 24 poses... vale a pena treinar com o preto e branco e depois partir para o colorido.

qualquer duvida é só perguntar que vou te guiando!

Um grande abraço!


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #16 Online: 17 de Maio de 2011, 19:27:54
Hélio, caso tenha acesso à alguma bibliotaca ou queira comprar o livro, esse que me indicaram (e que eu agradeci recentemente) tem tudo isso muito detalhado e didático. Vale a pena.
flickr.com/augustoo


jrjunior

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #17 Online: 22 de Agosto de 2011, 16:13:12
Olá Oliver,

também tenho as mesmas dúvidas do colega Augusto L, sou novo aqui e tenho pesquisado sobre câmeras analógicas, filmes P/B e revelação. Acabei de receber minha Nikon FM2N e to louco para começar, rss. Entrei no seu  site e fiquei em dúvida quanto ao revelado 76 da Kodak, você já tem ele misturado, liquido? E filme P/B, tem?

Obrigado,  :ok:
junior


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #18 Online: 23 de Agosto de 2011, 13:14:55
O revelador kodak eh vendido em pó. Tem embalagrm pra preparar um litro e outra pra preparar 3.8 litros. Se voce usar uma diluicao de 1+4 dah pra preparar, 1 litro vai dar pra revelar 16 filmes 35mm. À medida que o frasco do revelador for sendo usado, complete o espaco com bilas ( bolinhas de gude), dessa forma o revelador vai durar ateh 6 meses. Nao esqueca de armazenar o revelador em um frasco escuro e guardá lo em local protegido da luz.

Quanto ao preparp, eh fácil. Basta auecer a água para 50 a 55 graus celsius e dissolver o pó. Tem explicado na embalagem.

Voce vai precisar de outros itens:

Film picker ou puxador de filme ou saca filme
Clipe pra estender o filme na secagem.
Film squeege
Tanque de revelacao com espiral para 35mm
Fixador
Rinse, que pode ser aspergol ou photo flo
Termometro
Tesoura.
Camara escura ou quarto escuro
Vinagre pra solucao do parador
Cronometro

Qq duvida, pergunta ae.

Jardel.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #19 Online: 24 de Agosto de 2011, 00:07:39
pronto, o amigo explicou direitinho no fim, revelar em casa é o mais barato que vc pode ter...

é só se arriscar!

garanto que nao vai se arrepender!


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #20 Online: 24 de Agosto de 2011, 00:17:34
Olá Oliver,

também tenho as mesmas dúvidas do colega Augusto L, sou novo aqui e tenho pesquisado sobre câmeras analógicas, filmes P/B e revelação. Acabei de receber minha Nikon FM2N e to louco para começar, rss. Entrei no seu  site e fiquei em dúvida quanto ao revelado 76 da Kodak, você já tem ele misturado, liquido? E filme P/B, tem?

Obrigado,  :ok:
junior

filme em preto e branco eu tenho o Kodak Trti-x 400 e o de cinema o Kodak Double-x iso 250... esse ultimo tem uma qualidade absurda e é bem baratinho. o Double-x tem um forma diferente de revelar, muda os tempo e a agitação, mas nada de outro mundo.


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #21 Online: 25 de Agosto de 2011, 16:34:36
Oliver,

    Voce tem o double x em rolinhos de 36 poses ou somente de 30m ?

    Poderia me explicar o que eh um filme de cinema ? Ainda estamos falando de fotografia, correto :) ?

Jardel.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #22 Online: 27 de Agosto de 2011, 00:59:55
Olá Jardel,
estamos sim falando de fotografia, essa moda de usar filme de cinema é por causa da falta de opçao no mercado brasileiro. Hoje o custo de fotografar com filme fotografico e o de cinema é ridiculo... enquanto um Tri-x ta saindo 24 reais o rolo de 36 (eu vendo por 18,90 :assobi:) o filme de cinema de 36 sai por R$ 7,85. O filme de cinema tem boa qualidade e mais latitude do que o de fotografia.

hoje temos muitos amigos que usam esse filme, e estão gostando muito... estão revelando com Parodinal, D76 e D96 e obtendo ótimos resultados.

se você tiver mais curiosidade por este filme entra em http://www.project-double-x.org/ e para comprar entra me manda MP.

Um grande abraço e se tiver mais duvidas me avisa! :ok:

Oliver.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2011, 01:04:30 por oliver.vs »


jardel

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
Resposta #23 Online: 16 de Setembro de 2011, 10:50:55
AugustoL,

    Vai ter um curso de laboratório de fotografia em outubro em SP: http://esquinadafoto.com.br/index.php?showtopic=11641 .

Abc,

Jardel.


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #24 Online: 17 de Setembro de 2011, 18:32:35
AugustoL,

    Vai ter um curso de laboratório de fotografia em outubro em SP: http://esquinadafoto.com.br/index.php?showtopic=11641 .

Abc,

Jardel.

Adoraria participar, mas moro em BH. E a verba tá curta pra ir em SP pra isso... Vou ter q esperar uma outra opotunidade.
flickr.com/augustoo