Autor Tópico: Filmadora, dicas para uma boa escolha.  (Lida 4729 vezes)

Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Setembro de 2011, 15:50:53
Estou querendo comprar uma filmadora com 1080p para fazer o registro de viagens e de meu primeiro filho, que chega em dezembro.

Estava olhando a Sony HDR-XR 160 quando me indicaram a Canon Vixia HF.

A Canon é um pouco mais cara que a Sony e não sei se esta diferença vale o investimento.

Também não sei se dentro desta faixa de preço estas duas seriam as melhores opções.

Alguém tem alguma indicação?
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2011, 16:25:11
Bom...não sei se você pensa assim, mas não é melhor comprar uma câmera fotografica que também filma?

hoje temos superzoom, e dslrs que filmam em 1080p e você acaba tendo uma câmera de qualidade e que filma de maneira excepcional, num único aparelho.

Eu tenho uma compacta, que é a hx5v da sony e ela filma muito bem em 1080p (50i). As filmagens que faço da minha filhota ficam show numa lcd de 46''. Cores vivas, nitidez e fluidez ótimas.

Estou pesquisando alguns modelos para comprar e vi que as mais novas da linha Lumix da panasonic filmam em 1080p com até 60p em ntsc.

Na minha opinião, esta cada dia valendo menos a pena comprar uma filmadora se for para uso doméstico...


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2011, 16:48:26
Pois é, já pensei nisso tbm.

Mas ainda penso que câmera fotográfica é câmera fotográfica e filmadora é filmadora...rsrs

Se bem que tem algumas reflex que fazem bonito nas duas frentes... o problema é o preço.

Eu tenho uma compacta da Canon, a G11. Os videos dela não tem nem perto da qualidade que eu gostaria, principalmente se você resolver usar o zoom, porque a imagem fica bem desfocada (sem dizer na baixa resolução).

Partir para uma outra compacta apenas para ter mais qualidade na filmagem acho que não seria uma boa. Ir pra uma reflex na casa dos R$ 4.000,00 ou mais não dá.

Abs.
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2011, 16:59:37
Não posso elogiar, pois ainda não está nem a venda, mas pesquise um pouco sobre a panasonic fz150. Estará a venda até o fim deste mês, por 500 dolares nos EUA...e alem de ser uma superzoom, filma 1080p com 60 quadros...

Qual faixa de preço você está vendo nas filmadoras?


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2011, 19:43:43
Por volta de U$ 500,00.
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2011, 21:08:50
hum....e o que vc teria a mais em uma filmadora, que faça compensar sua compra ao invés de uma camera que também filma?

pergunto porque realmente não sei como funcionam as filmadoras...tem algum ganho comparando com estas cameras que filmam em full hd?


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2011, 01:36:06
Ferdu, me desculpe pela demora...

Até onde sei, ainda não se tem um modelo de custo razoável que garanta boa qualidade de video e fotografia.

O sensor e a objetiva são otimizados pra um tipo de finalidade, de maneira que sempre uma ou outra coisa deixará a desejar.


𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 20 de Setembro de 2011, 08:07:19
Filmadora é filmadora, fotográfica é fotográfica.

Se a idéia é fazer filme não caia na besteira de comprar fotográfica, ainda mais porque você já tem uma boa fotográfica. A qualidade não se compara, e quem acha que é igual é porque nunca usou filmadora.

Agora claro, partindo pra uma boa DSLR você terá qualidade incrível, mas ainda assim perde em vários quesitos pra um filmadora mesmo que compacta. Digo isso principalmente por conta do foco. Não é nada fácil filmar com DSLR. Enquanto seu filho estiver no berço é uma coisa. Depois que começar a engatinhar e andar e você tiver que sair atrás dele pode praticamente esquecer a filmagem com DSLR.

Sobre sua dúvida, vai depender do seu uso. Eu queria uma dessas da Canon mas não encontrei quando fui comprar. Comprei uma da Sony, na epoca CX 110 e hoje estou com a CX 130.

Particularmente, nem acho questão de certo ou errado, optei por não comprar com HD interno. A filmagem em memória flash economiza bateria, a filmadora fica mais leve, menos propensa a problemas, etc. E esse argumento das HDD de gravar até 60, 80 ou sei lá quantas horas pra mim não rola. Afinal, você vai gravar seu filho, não vai deixar os vídeos o HD da câmera né? Tem que fazer backup.

A Canon tem uns recursos extras interessantes. O que mais sinto falta na Sony é uma saída pra fone de ouvido pra monitorar o áudio enquanto filma. Sem isso você corre o risco e fazer um baita filme e não aproveitar o áudio, simplesmente por não saber como ele está sendo captado.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2011, 08:11:25 por Luciano.Queiroz »


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Setembro de 2011, 02:34:15
Luciano,

Obrigado pela ajuda.

Com relação ao hd interno, já tinha ouvido dizer que não é uma boa opção, pois há o risco de a gravação ficar tremida em alguns casos.

Mas não sabia que a duração da bateria é menor e, quando à maior propensão à problemas, certamente a ausência do hd é um fator a menos.... rsrs

E eu sempre deixo as fotografias (mais pra frente os videos tbm) no cartão de memória o menor tempo possível... coloco tudo em um hd externo e guardo. Nunca se sabe, posso perder a câmera, ter o cartão de memória danificado, etc...

Quanto a CX 130, achei este modelo bem interessante... e o preço bem atraente (por volta de R$ 1.100,00).

Este é o modelo mais recente?
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 21 de Setembro de 2011, 08:39:33

Quanto a CX 130, achei este modelo bem interessante... e o preço bem atraente (por volta de R$ 1.100,00).

Mas não sabia que a duração da bateria é menor e, quando à maior propensão à problemas, certamente a ausência do hd é um fator a menos.... rsrs


Esse modelo é recente sim, substituiu a CX 110.

Sobre a bateria, não posso atestar que é verdade a economia porque nunca comparei 2 lado a lado... mas faz sentido, já que a bateria tem que ser usada além do processo de filmagem, pra sustentar o HD girando...

Essa que tenho (cx130) é bem parecida com essa outra que você tinha como referência, mas sem memória interna. Igual a XR160 seria a CX160 .. a mesma filmadora mas sem HD de memória...

Particularmente, não sei pra que serve 160Gb numa filmadora dessas. Com um cartão de 16Gb por exemplo você filma cerca de 4 horas. Acho suficiente o espaço pra gravar o que for preciso e ter tempo pra tirar pro HD externo. Deixar na filmadora é besteira...

CX-160 : http://www.bhphotovideo.com/c/product/748413-REG/Sony_HDR_CX160_B_HDR_CX160_HD_Flash_Memory.html

CX-130 : http://www.bhphotovideo.com/c/product/748412-REG/Sony_HDR_CX130_B_HDR_CX130_HD_Flash_Memory.html

« Última modificação: 21 de Setembro de 2011, 08:42:07 por Luciano.Queiroz »


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #10 Online: 21 de Setembro de 2011, 09:18:19
Citar
Se a idéia é fazer filme não caia na besteira de comprar fotográfica, ainda mais porque você já tem uma boa fotográfica. A qualidade não se compara, e quem acha que é igual é porque nunca usou filmadora.

Hoje, as novas cameras que filmam em full hd com pelo menos 50i, fazem filmes excelentes. Se não for para uso profissional, acho válido comprar uma câmera que fotografe e filme ao mesmo tempo sim. Imagina você saindo para ir no parque domingão com sua filha, levando uma dslr e uma filmadora e liga uma, desliga outra, guarda uma, pega outra...e no final, o resultado é praticamente o mesmo. Só percebe a pouca diferença em review com uma imagem rodando do lado da outra...

« Última modificação: 21 de Setembro de 2011, 09:18:48 por ferdu »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 21 de Setembro de 2011, 15:56:35
Hoje, as novas cameras que filmam em full hd com pelo menos 50i, fazem filmes excelentes. Se não for para uso profissional, acho válido comprar uma câmera que fotografe e filme ao mesmo tempo sim. Imagina você saindo para ir no parque domingão com sua filha, levando uma dslr e uma filmadora e liga uma, desliga outra, guarda uma, pega outra...e no final, o resultado é praticamente o mesmo. Só percebe a pouca diferença em review com uma imagem rodando do lado da outra...

Cara... desculpe mas não é a mesma coisa... não acho que adianta insistir nisso... uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa...

Quer ver o que é diferente? Ergonomia é muito diferente, estabilização de imagem é diferente, auto foco é muuuito diferente, capacidade de gravação é diferente....

Câmera fotográfica compacta e UZ faz filme legal? faz sim... mas em condições excelentes de luz somente. Em condições médias pra baixo perde feio pra uma filmadora das mais comuns. Experimenta filmar algo com baixa luz que você vai ver a diferença de foco.

Sobre as DSLR, você já filmou com elas? correr atrás de uma criança ou filmar qualquer coisa em movimento não é pra qualquer um... elas não tem autofoco e no manual não é nada fácil de acompanhar o foco pela tela de LCD.. uma m*rda pra falar a verdade... Agora que estão saindo algumas DSLR com bom auto foco pra filmagem, parece que da Sony... Mas é claro, comparando em condições boas a DSLR mata a pau qualquer filmadora pequena.... só que é pra outra finalidade, e não pro cara que quer acompanhar o início da vida do filho....


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #12 Online: 21 de Setembro de 2011, 16:08:00
Me desculpe ...eu só quis dar uma outra perspectiva e opções...já que tento sempre pesar os prós e contras de cada situação...

No meu caso, a qualidade da filmagem das dslrs atende, e a praticidade de tudo em um aparelho só também....achei que seria útil falar isso, pois talvez o amigo que abriu o tópico também pense assim.

Com mais informação fica mais fácil decidir entre as diversas opções que temos hoje.



Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Setembro de 2011, 01:51:27
Luciano.

Obrigado pela atenção.

Foi justamente o fato de existir uma CX160 que me deixou na dúvida.

Abs.
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Setembro de 2011, 01:59:17
Ferdu

Obrigado pela ajuda.

Eu tenho um pouco de receio com relação às câmeras compactas que gravam e fotografam.

Concordo que algumas DSLR já cumprem com maestria as duas funções, só que não estou podendo investir em uma DSLR agora.

É sempre bom lembrar que não é pq uma câmera grava (filma) em full hd que há boa qualidade de imagem.

Mesmo que dê um pouco de trabalho carregar 2 equipamentos, acho que, por enquanto, é a melhor opção para o meu caso.

Abs
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"