Autor Tópico: FORMATURA: quanto cobrar e oque oferecer?  (Lida 23721 vezes)

mitcha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Feminino
Online: 19 de Setembro de 2011, 12:05:57
Nunca tirei fotos de formatura.
Não sei nem qual os procedimentos pra tirar as fotos..
Alguem sabe?
Tenho q tirar foto de cada aluno? Da turma toda? Alguem sabe o desenrolar disso?
Outra coisa, oq geralmente o fotografo cobra e o que oferece?
Album pra quem quiser comprar? Só o dvd com as fotos?

Agradeço quem puder ajudar!


Bernardo Vaghi

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Bernardo Vaghi Fotógrafo
Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2011, 13:09:17
Mitcha procure no Google "quanto cobrar por serviços fotográficos"

Tem vários artigos a respeito, abs!
"Explore seus sonhos"

www.bernardovaghi.com.br



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2011, 13:24:45
Pesquise não. Passe o trabalho para um profissional capacitado que tenha condições de realizar o trabalho. Proponha rachar a grana e ser 2º fotógrafo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2011, 17:23:22
Pesquise não. Passe o trabalho para um profissional capacitado que tenha condições de realizar o trabalho. Proponha rachar a grana e ser 2º fotógrafo.

2x :ok:
Disse tudo Hyde.


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2011, 17:41:50
Nunca tirei fotos de formatura.
Não sei nem qual os procedimentos pra tirar as fotos..
Alguem sabe?
Tenho q tirar foto de cada aluno? Da turma toda? Alguem sabe o desenrolar disso?
Outra coisa, oq geralmente o fotografo cobra e o que oferece?
Album pra quem quiser comprar? Só o dvd com as fotos?

Agradeço quem puder ajudar!

Mitcha, acho este é um dos ramos mais complicados.  O número de variáveis é muito grande.. vamos a algumas
Somente para a Colação de Grau
1o) número de formandos
2o) número de parentes
3o) tempo disponível para fotos antes do evento (fotos informais, fotos formais com e sem beca, individuais e em grupo, foto de todos)
4o) local do evento (que pode limitar bastante a possíbilidade das fotos)
5o) local e tempo disponível para fotos após a colação.. existem casos em que este tempo é limitado pela saída da próxima turma de formandos.

Dependendo da quantidade das respostas acima você terá que ter uma equipe de 3 a 5 fotógrafos... acho de muita valia ter também uma promoter na equipe.. é quem ficará responsável por organizar as turmas e formandos e, principalmente, marcar os tempos e evitar atritos entre os fotografados e o fotógrafo.

E tudo isto é somente o dia da colação.. muitas vezes tem as festas, bailes, encontros.. bla bla bla.. pós produção, seleção, bla bla bla

Vi como é complicado responder à sua pergunta?!?!?!
 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2011, 19:12:18
Po pessoal dá uma chance, o cara nem falou que tipo de formatura é e vocês já estão dando "palpites" como se fosse dizendo, "desista você não é capaz". E se for uma formatura de 8ª série para uma única sala e nada mais?

mitcha, o importante é saber o que o pessoal deseja, procure conhecer os padrões de fotografia de formatura. Agora se não tens experiência nenhuma com fotos (veja só, estou levando em consideração que sabes fotografar e que já consegues ao menos entregar um trabalho decente), daí sim aconselho tu passar para quem saiba e fazendo junto com ele (como um freela). Mas agora se já fotografas evento e tudo mais só te informe que padrão de fotos eles querem, veja os teus custos e quanto vale o teu trabalho.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 19 de Setembro de 2011, 21:15:38
[Off Topic=Mode On] rsrs... Natão, qual é a corrente filosofica que acredita que o homem é bom por natureza??? Aposto que você é filiado de carteirinha. Tem alguma que acredita que o homem é de todo mau? Essa é a minha! [/Off Topic=Mode Off]

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Bernardo Vaghi

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Bernardo Vaghi Fotógrafo
Resposta #7 Online: 19 de Setembro de 2011, 22:00:11
/mr. Hyde rsrsrsrs.

Falei pra ele pesquisar pois assim ele vai ver que o buraco é mais embaixo. Logo nos primeiros artigos sobre o assunto a coisa complica, aí é questão de perseverança ou derrota.

abs
"Explore seus sonhos"

www.bernardovaghi.com.br



JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #8 Online: 20 de Setembro de 2011, 00:27:44
Po pessoal dá uma chance, o cara nem falou que tipo de formatura é e vocês já estão dando "palpites" como se fosse dizendo, "desista você não é capaz". E se for uma formatura de 8ª série para uma única sala e nada mais?

Mitcha... não desista, você é capaz..!!!
Bem, agora que você já sabe que é capaz, aproveita e...  pesquisa no Google (como o Bernardo sugeriu), faz também um curso básico de fotografia e outro de eventos sociais, nesta ordem (minha sugestão).
Mas como isso demora e custa dim-dim...  na boa, segue primeiramente a dica do Hyde, pois você aprenderá durante o evento como segundo fotógrafo e ainda faturará algum para ajudar a pagar os dois cursos.  ;)
Como disse o Fransergio, o número de variáveis é muito grande, acredite.
Cara, um abraço e boa sorte.
JQueiroz.




JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #9 Online: 20 de Setembro de 2011, 00:55:48
[Off Topic=Mode On] rsrs... Natão, qual é a corrente filosofica que acredita que o homem é bom por natureza??? Aposto que você é filiado de carteirinha. Tem alguma que acredita que o homem é de todo mau? Essa é a minha! [/Off Topic=Mode Off]

Hyde.
Lendo o que vc escreveu, resolvi dar um palpite...
Na minha modesta visão afilosófica, o homem não é nem de todo bom nem de todo mau... o homem é circunstancial.
As mulheres já sabem disso há muito tempo...   :D
Um abraço.
JQueiroz.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #10 Online: 20 de Setembro de 2011, 07:18:12
Agora terei que apelar:

Nunca tirei fotos de formatura.

Isso não significa que a pessoa acima não saiba fotografar pra ser dito isso que foi dito pelo colega abaixo:

faz também um curso básico de fotografia

É engraçado como nesse fórum todo mundo sabe dar palpites sobre o que realmente não tem a menor idéia. E isso não é uma questão de discussão não ou ser grosso com os colegas foristas,  simplesmente é uma questão de lógica mesmo. É só ler bem o texto e compreender. VEJAM BEM, afinal eu posso nunca ter fotografado uma formatura mais não preciso fazer nenhum curso básico de fotografia.
A gente não sabe que tipo de formatura o cara vai fotografar, então não dá pra saber se ele não é capaz de fazer isso, vai que tem experiência com outro tipo de foto? Daí é só seguir o protocolo do evento, o que não é tão difícil de encontrar essas informações por aí.

Eu mesmo vou fotografar uma pequena formatura sem nem mesmo ter nunca fotografado uma. E tenho certeza que o meu trabalho sairá melhor do que de muitos fotógrafos de formatura que tem por aí, muita coisa que já vi. E sem nunca ter feito um curso desses na vida. Sabe por quê? Porque eu conheço os princípios básicos de uma boa fotografia. Eu sei lidar com iluminação e condições adversas. É mais ou menos como: porque eu ando com uma moto estilo "X" que eu não conseguiria andar com uma de estilo "Y". Afinal, eu sei andar de moto, independente de qual estilo seja. Posso não ir tão bem no início, mas a prática leva a perfeição.


« Última modificação: 20 de Setembro de 2011, 07:20:17 por Natão »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 20 de Setembro de 2011, 08:25:02
Beleza... Mas eu nunca vi você abrir um tópico para pedir informação de como se comportar numa cobertura de formatura. Se o cara se dá ao trabalho de fazer isso, EMHO, ele dá a entender que não sabe lidar com o evento. E daí se deduz que ele é iniciante. Se fosse experiente, dava uma googlada e pegava um roteiro do evento e deduziria qual os principais questões envolvidas com ele.

Quando o cara afirma e depois pergunta:

Nunca tirei fotos de formatura.
Não sei nem qual os procedimentos pra tirar as fotos..
(...)
Alguem sabe?
Tenho q tirar foto de cada aluno? Da turma toda? Alguem sabe o desenrolar disso?
(...)

Pra mim tá dando a entender que não sabe como proceder nesses casos. É indício de incompetência? Não necessariamente. É até possível

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 20 de Setembro de 2011, 08:29:09
Beleza... Mas eu nunca vi você abrir um tópico para pedir informação de como se comportar numa cobertura de formatura. Se o cara se dá ao trabalho de fazer isso, EMHO, ele dá a entender que não sabe lidar com o evento. E daí se deduz que ele é iniciante. Se fosse experiente, dava uma googlada e pegava um roteiro do evento e deduziria qual os principais questões envolvidas com ele.

Quando o cara afirma e depois pergunta:

Nunca tirei fotos de formatura.
Não sei nem qual os procedimentos pra tirar as fotos..
(...)
Alguem sabe?
Tenho q tirar foto de cada aluno? Da turma toda? Alguem sabe o desenrolar disso?
(...)

Pra mim tá dando a entender que não sabe como proceder nesses casos. É indício de incompetência? Não necessariamente. É até possível

Continuando...

É até possível que ele detenha competência técnica para a cobertura. Mas ficou evidente que não tem gerencial. É, a grosso modo, o mesmo que um bom fotografo de still, que sabe lidar muito bem com vários flash e domina técnica de luz, querer fazer um casamento. Ele pode até ter competência técnica para não destruir as fotos, mas não sabe nada de cobertura de evento.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #13 Online: 20 de Setembro de 2011, 09:11:31
Bom Hyde, um fórum de fotografia tem que se dar ao luxo de tentar responder pelo menos isso. Tudo o que se procura no google sobre fotografia cai, de certo modo aqui no MF ou no DF.
Logo o cara deve ter feito isso e encontrou resultados por aqui no GOOGLE e pensou que aqui era um local adequado, afinal é um fórum de fotografia, consequentemente ele tentou perguntar aqui mas ninguém aqui se prontificou a responder-lhe.

E outra coisa, o meu receio não foi nem esse e sim o fato de tudo o que se procura aqui (as vezes uma dúvida besta) o pessoal já manda fazer um curso de fotografia básico, sem ao menos ter lido que a dúvida dessa pessoa não era tão básica assim.

foi o caso do nosso colega JQueiroz, que porque o cara tem uma dúvida num ponto específico da fotografia, mandou o outro colega fazer um curso básico de fotografia.

Se tudo que o pessoal vir procurar aqui, e as pessoas disserem pra fazer um curso básico de fotografia, podem fechar o fórum e colocar na página apenas essas palavras:

"VOCÊ TEM DÚVIDAS SOBRE FOTOGRAFIAS? ENTÃO PROCURE UM CURSO BÁSICO!"

Um fórum ao meu ver tem esse princípio de existência, sanar as dúvidas dos foristas, a partir de debates, questões e diálogos.

Bom, e outra, o cara nem voltou mais  aqui, talvez ele tenha encontrado no google a resposta para as suas dúvidas e visto que era capaz de fazer ou talvez ele tenha desistido pois era incompetente demais e viu isso. Nós nunca saberemos se ele não voltar e disser, afinal ele não nos deixou informações suficientes para podermos julgar o seu trabalho e a sua capacidade.


Bernardo Vaghi

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Bernardo Vaghi Fotógrafo
Resposta #14 Online: 20 de Setembro de 2011, 09:42:27
Concordo Natão. Mas me referi ao google e dei a dica do título, pois cai num artigo completo do blog do Geraldo Garcia, que é útil inclusive, pra quem já sobrevive de fotografia.
Ajudar é sempre importante.

abs

 :ok:
"Explore seus sonhos"

www.bernardovaghi.com.br