Autor Tópico: Muito cuidado ao apontar sua câmera pra o sol enquanto filma!  (Lida 22765 vezes)

TatoRocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Meu portfólio: http://flavors.me/tatorocha
    • Meu Flickr
Online: 24 de Setembro de 2011, 19:16:56
Enquanto a câmera faz o vídeo, o obturador ficar constantemente levantado deixando o sensor da câmera totalmente "exposto". Dependendo da intensidade dos raios de luz que passam pela objetiva o sensor pode ser danificado.

Achei esse vídeo no YouTube que mostra uma linda inteira de pixels do sensor de uma 5D sendo queimados instantaneamente enquanto o cara filmava um show de musica eletrônica que tem aqueles raios lasers super fortes.

http://www.youtube.com/watch?v=J0TgaGePhJA



Depois de um dano desse, a câmera praticamente perde sua utilidade. Principalmente pra quem usa ela profissionalmente.


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2011, 21:39:53
Será que ocorre em ccd tbm? Ou só em cmos?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2011, 23:19:56
Acontece com qualquer uma. Basta o laser ser potente.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


TatoRocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Meu portfólio: http://flavors.me/tatorocha
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2011, 18:24:34
Laser ou qualquer outra luz direcional forte.. o a luz do sol


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2011, 19:45:25
Laser ou qualquer outra luz direcional forte.. o a luz do sol

Há controvérsias... Não é recomendado para sol a pino. Para nascer e pôr não há nenhum problema. A mais recente inserção das melhores fotos do MF é justamente sobre isso: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=52168.100

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2011, 18:33:51
Com a luz do sol não há problema, a não ser que esteja usanod uma 200 ou 400mm (ou +) e aportar DIRETAMENTE para o sol, aí poderia após algum tempo aquecer demais o sensor e talvez danificar mesmo. Mas somente direcionar ao sol não há problema.

Quanto aos Lasers, realmente, NUNCA aponte a camera para os lasers enquanto filma (enquanto o obturador estiver aberto), pois o laser danifica PERMANENTEMENTE o sensor. Um colega meu teve q trocar o sensor da sua filmadora pois num casamento estava filmando a balada e quis filmar o efeito do laser, se ferrou, teve q desembolsar R$ 2.000 pra trocar o sensor. Com as DSLR é a mesma coisa.


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2011, 19:41:18
Agora fiquei com uma dúvida....

Será que corremos o mesmo risco quando fotografamos usando o Live view ? o.o


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2011, 20:16:02
E pq seria diferente, se o registro sempre é feito no sensor e não no espelho?!  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #8 Online: 30 de Outubro de 2011, 15:11:45
com o sol é muito difícil acontecer

apesar de que aconteceu comigo quando estava gravando um vídeo num evento
um holofote mirou diretamente na câmera e apareceu uma macha preta ao invés da luz branca... quase chorei na hora de preocupação depois :/

depois de uns 3 ou 4 meses as manchas sumiram (foi aos poucos)

pra recuperar eu tirei foto em longa exposição com a tampa da lente fechada pra forçar o pixel branco a voltar ao normal
uma hora ela foi pegando cor e diminuindo de tamanho.. foi ficando rosa, roxo e por fim saiu o preto (lembrando que tirei foto com a tampa fechada.. preto 100%)

"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


evertonsr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Dezembro de 2011, 09:47:56
Opa galera, sou novo com filmagem e fiquei numa dúvida, sempre filmei os lasers com câmeras compactas, tem alguma maneira de filmar com as dslr ou nenhuma chance? Pois vou muito a festas abertas que possuem laser e geralmente me pedem para filmar os efeitos... Alguma solução? é Só não apontar direto para a saída do laser?

Abraços!
Canon T3i + 17-55mm f2.8 USM IS + 50mm f1.8


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #10 Online: 17 de Dezembro de 2011, 16:17:14
Opa galera, sou novo com filmagem e fiquei numa dúvida, sempre filmei os lasers com câmeras compactas, tem alguma maneira de filmar com as dslr ou nenhuma chance? Pois vou muito a festas abertas que possuem laser e geralmente me pedem para filmar os efeitos... Alguma solução? é Só não apontar direto para a saída do laser?

Abraços!

Everton, também cubro muitos eventos sociais e corporativos, e eu particularmente gosto MUITO de registrar esses efeitos de luz, até porque é um tipo de foto que normalmente os 'convidados' com suas cameras compactas nunca conseguem fazer. Pode fazer tranquilo, o único cuidado é não fotografar CONTRA o laser, de forma que este possa passar direto pra dentro do sensor. Eu normalmente paro alguns segundos/minutos na lateral da 'balada' pra ver os movimentos que o laser faz, onde ele bate diretamente, e faço as fotos de outro ângulo, onde consiga pegar bem o efeito sem ter o laser apontado diretamente pra mim. Só isso.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2011, 16:18:12 por regis-sp »


Danielparente

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2018, 00:15:01
Everton, também cubro muitos eventos sociais e corporativos, e eu particularmente gosto MUITO de registrar esses efeitos de luz, até porque é um tipo de foto que normalmente os 'convidados' com suas cameras compactas nunca conseguem fazer. Pode fazer tranquilo, o único cuidado é não fotografar CONTRA o laser, de forma que este possa passar direto pra dentro do sensor. Eu normalmente paro alguns segundos/minutos na lateral da 'balada' pra ver os movimentos que o laser faz, onde ele bate diretamente, e faço as fotos de outro ângulo, onde consiga pegar bem o efeito sem ter o laser apontado diretamente pra mim. Só isso.
Será que nem algum filtro especial protege  a lente nesses casos?

Enviado de meu LG-H840 usando o Tapatalk

“A beleza pode ser vista em todas as coisas, ver e compor a beleza é o que separa a simples imagem da fotografia”
Matt Hardy


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2018, 09:16:04
Everton, também cubro muitos eventos sociais e corporativos, e eu particularmente gosto MUITO de registrar esses efeitos de luz, até porque é um tipo de foto que normalmente os 'convidados' com suas cameras compactas nunca conseguem fazer. Pode fazer tranquilo, o único cuidado é não fotografar CONTRA o laser, de forma que este possa passar direto pra dentro do sensor. Eu normalmente paro alguns segundos/minutos na lateral da 'balada' pra ver os movimentos que o laser faz, onde ele bate diretamente, e faço as fotos de outro ângulo, onde consiga pegar bem o efeito sem ter o laser apontado diretamente pra mim. Só isso.

Lembrar também que mesmo filmando a favor do laser, se o mesmo refletir em algum espelho ou naqueles globos espelhados e vier na sua direção, da na mesma. então não basta filmar a favor do laser, mas também cuidar com as reflexões destes.