Autor Tópico: Fujifilm S5200, ideal para aprender???  (Lida 3400 vezes)

wafeoli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo sempre...
Online: 07 de Março de 2006, 13:50:42
Olá pessoal.

Preciso da ajuda de vcs.

Acabei de vender minha Sony S40, pois ela não supre mais minhas necessidades.
Quero migrar para uma nova câmera com recursos manuais com a finalidade de aprender sobre fotografia.

Andei pesquisando e gostei da Fuji S5200, ela parece se encaixar com minhas atuais necessidades, pois meu interesse é fotografar a natureza, paisagens, monumentos históricos e pessoas.

Pergunto:
Está correta a escolha, dentro de minhas necessidades?
Quais outras opções nesta mesma faixa de preço?
Tenho no momento: R$ 1.300,00 disponíveis.

Agradeço desde já o auxílio!!!  
Wagner Félix de Oliveira
Franco da Rocha - SP
 Canon T3i


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 07 de Março de 2006, 13:56:31
Me parece uma boa câmera para os seus propósitos, acho que eu daria uma olhada em uma Panasonic FZ5 também, mas ficaria sem dúvida entre essas. Só não sei se com R$1300 vc as compra, são ambas um pouco mais, talvez compre a Fuji S5100 e ainda sobre para o cartão.
« Última modificação: 07 de Março de 2006, 13:59:57 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #2 Online: 07 de Março de 2006, 13:56:52
Citar
Quero migrar para uma nova câmera com recursos manuais com a finalidade de aprender sobre fotografia.

Tenho no momento: R$ 1.300,00 disponíveis.
  Eu comecei no digital com uma S5100 e digo, para um início foi uma ótima câmera, pois além de ser barata comparada com outras da mesma categoria, ela tem várias funções legais, além de ter um corpo bonito... As imagens para o meu projeto final de graduação foram feitas todas na S5100, e ficaram ótimas no guia impresso...

  Acho que vale a pena investir nela... Tenho pensado em comprar uma pra tirar fotos do dia-a-dia, e preservar a minha nikon...
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


stevan

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 267
    • http://sbatisteti.multiply.com
Resposta #3 Online: 07 de Março de 2006, 14:05:20
Assim como o Gustavo disse, acho que as opções recaem sobre a S5200 e a FZ5. Tenho uma S5200. Acho excelente para o meu uso. Me atende perfeitamente. A escolha entre ela e a Panasonic se deu por aspectos construtivos mesmo (corpo da máquina e corpo da lente fixa).
Abraços,
Stevan P. Batisteti
Foz do Iguaçu - PR
http://sbatisteti.multiply.com


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 07 de Março de 2006, 14:23:10
Acho uuma câmera ótima para seguir aprendendo, e para depois se tornar uma segunda cãmera se você achar que deve ter outra.

Diria que a maioria dos fotógrafos amadores poderia passar a vida inteira fotografando com uma s5200, suficiente para cópias de 20X30 ou 24X30 cm.

Apenas para você ter uma idéia, veja essas duas feitas com uma s5000, antecessora dela, em RAW (que ela também tem). Esta primeira eu fiz uma cópia 20X30 muito boa dela e hoje faria uma muito melhor.





wafeoli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo sempre...
Resposta #5 Online: 07 de Março de 2006, 14:32:17
Gustavo, Flavio e Steven fico muito agradecido pelas elucidações.

No caso de eu adquirir uma Fuji S5100, terei alguma perda em relação a S5200 ou até comparado a FZ5?

Irei pesquisar os preços!

Um abraço.
Wagner Félix de Oliveira
Franco da Rocha - SP
 Canon T3i


wafeoli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo sempre...
Resposta #6 Online: 07 de Março de 2006, 14:37:40
Muito legal Ivan, para mim que estou apenas engatinhando em fotografia, esta imagem está realmente fantástica.

Isto reforça ainda mais minha opção!!

Um abraço.
Wagner Félix de Oliveira
Franco da Rocha - SP
 Canon T3i


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 07 de Março de 2006, 14:37:45
Citar
Gustavo, Flavio e Steven fico muito agradecido pelas elucidações.

No caso de eu adquirir uma Fuji S5100, terei alguma perda em relação a S5200 ou até comparado a FZ5?

Irei pesquisar os preços!

Um abraço.
Sim terá perda de duas ordens:

1) o CCD da 5100 é convencional, em minha opinião incomparável com um SuperCCD de 5mp da s5200. Um SuperCCD de 5mp entrega uma resolução equivalente a cerca de 6,6 a 7mp em termos de detalhamento.

2) A ótica da 5200 foi rearrajada, passado dos 37-370mm-equivalentes para 38-380mm, provavelmente solucionando o problema crônico de leve vinhetagem em máximo wide da serie s5xxx, que só ocorria levemente em máximo wide (37mm-equivalentes). Era facilmente tratável, mas incômodo.

Na verdade eu nunca achei a s5100 superior a s5000, pois a 5000 tinha SuperCCD.
« Última modificação: 07 de Março de 2006, 14:38:29 por Ivan de Almeida »


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Março de 2006, 14:45:49
Citar
Olá pessoal.

Preciso da ajuda de vcs.

Acabei de vender minha Sony S40, pois ela não supre mais minhas necessidades.
Quero migrar para uma nova câmera com recursos manuais com a finalidade de aprender sobre fotografia.

Andei pesquisando e gostei da Fuji S5200, ela parece se encaixar com minhas atuais necessidades, pois meu interesse é fotografar a natureza, paisagens, monumentos históricos e pessoas.

Pergunto:
Está correta a escolha, dentro de minhas necessidades?
Quais outras opções nesta mesma faixa de preço?
Tenho no momento: R$ 1.300,00 disponíveis.

Agradeço desde já o auxílio!!!
Prezados(as),

  Minha situação é mais ou menos a seguinte : pensava numa A510, como digicam "de entrada", por causa dos controles manuais.
  Depois que a A610 foi lançada, estou tentando me esforçar($) para ver se consigo ter ela como minha 1a digicam.
  Almejo por uma boa digicam de uso geral, de preferência com controles manuais, que sirva tanto para ambientes externos tanto como internos. Adoro praia, natureza e, no futuro, pretendo talvez fotografar mais em ambientes externos, tanto em praia como em externas urbanas(como hobby, nada profissional).
  Pensei na F11, pois o novo sensor da Fuji possui um nível de ruído muito baixo em ISOs superiores. Agora veio a F30, que parece ser uma boa evolução da F11, ainda que o ISO 3200 gere "algum ruidozinho".
  Este final de semana, tive a oportunidade de conversar com o proprietário de uma Fuji S5100 e fiquei encantado com esta câmera.
  Apesar da S5100 ser um modelo um pouco antigo, o preço dela deve estar caindo, se aproximando do da A610, o que a torna mais acessível.
  Não tenho pressa, posso esperar a F30 chegar no mercado brasileiro e, possivelmente, aguardar também o seu preço baixar um pouco.
   Enfim, ficaria agradecido se pudessem fazer algum comentário pertinente.
  A propósito, caro Ivan, essas fotos das S5000 em RAW estão lindas.
  Embora eu ainda não tenho experiência, se me pedissem para usar essas duas fotos para definir o conceito de "ruído", eu acho que eu não conseguiria fazê-lo.
  Gostaria de pedir desculpas pelo tamanho do post.
  Há algum sinal de ruído nelas que eu não tenha visto ?

  []'s
  Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


wafeoli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo sempre...
Resposta #9 Online: 07 de Março de 2006, 14:58:46
Citar
Um abraço.
Sim terá perda de duas ordens:

1) o CCD da 5100 é convencional, em minha opinião incomparável com um SuperCCD de 5mp da s5200. Um SuperCCD de 5mp entrega uma resolução equivalente a cerca de 6,6 a 7mp em termos de detalhamento.

2) A ótica da 5200 foi rearrajada, passado dos 37-370mm-equivalentes para 38-380mm, provavelmente solucionando o problema crônico de leve vinhetagem em máximo wide da serie s5xxx, que só ocorria levemente em máximo wide (37mm-equivalentes). Era facilmente tratável, mas incômodo.

Na verdade eu nunca achei a s5100 superior a s5000, pois a 5000 tinha SuperCCD. [/quote]
 Obrigado Ivan, vc e os outros companheiros me deram boas elucidações a respeito desta câmera, continuarei observando e estudando os conceitos técnicos aqui apresentados. Já estou quase com a certeza de que ela é a melhor aquisição.
Agora vou rastrear  alguns sites para ver se encontro preços acessíveis e vendedores confiávies.
Caso queiram indicar o local mais confiável e barato para comprar, aceitarei com muito prazer.  :thmbup:

Um abraço.
Wagner Félix de Oliveira
Franco da Rocha - SP
 Canon T3i


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 07 de Março de 2006, 15:14:51
Citar
A propósito, caro Ivan, essas fotos das S5000 em RAW estão lindas.
Embora eu ainda não tenho experiência, se me pedissem para usar essas duas fotos para definir o conceito de "ruído", eu acho que eu não conseguiria fazê-lo.
Gostaria de pedir desculpas pelo tamanho do post.
Há algum sinal de ruído nelas que eu não tenha visto ?

Não, não me parece haver, pelo menos para mim está mais que tolerável. Mas isso não significa que não haja mesmo. Vovê veria o ruído em uma ampliação em 100% na tela e não o veria em uma cópia de 28X24cm, por exemplo, e poderia vê-lo ou não em 20X30, dependendo da fotografia, mas não atrapalharia a fotografia como objeto estético. Isso foi em ISO 200, o menos daquela cãmera. Em ISOs maiores, mais ruído.

Você só tem de considerar aí o seguinte: tenho dois anos e meio de uso direto do RAW, e essas são conversões novas, não foram as primeiras que fiz dessas fotos. E dois anos e meio meu workflow se sofisticou bastante. Mas desde lá ficaram boas.

A s5000 era uma maravilhosa câmera, mas, assim como a s7000, exigia que nos adaptássemos a ela para tirar o que podia dar. A s5200 me parece exigir menos adaptação do fotógrafo, sem contudo perder as possibiliddades.


assis.mauro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 07 de Março de 2006, 16:32:36
Ola wafeoli , como vai  ...

Tenho uma Fuji S5200 , e  digo a voce ; camera é maravilhosa .. já vi muitos comentario sobre : A falta do estabilizador ,não consegue fazer super-macro ,  que o sensor gera muito ruido , lentes da Fuji é isso ou aqulilo , francamente  , isso é bobagem :
Nessa nova versão do Super CCD a imagem gerada por ele é impressionante ... a otica ficou muito melhor ... fiz uma foto do meu filho em 5Mp fine ( em RAW ) mandei para o digilab imprimir e fico fantastica ( 20x30) .. onde moro tenho um amigo que usa uma Olympus DSLR de lentes fixa , saimos para fazer algumas fotos e ele ficou impressionado ; disse o seguinte " cara como é que  um sensor minusculo consegue isso" !!! e ainda , com a tecnologia Real Photo , que almenta o ISO em certas condições de Luz para não usar o flash ...

Esse são algum fatores porque escolhir a Fuji ... tem outros , tipo ; usa bateria comum ( não proprietaria )  , voce pode usar filtros ( ND, polarizador ) , peso , corpo ,preço , parece uma DLSR ...
A unica coisa que reclamo ,e acho tambem que a maiora do pessoal , é o sistema de foco manual  e o EVF (pouca definição ) ,, a fuji poderia colocar "uma lupa virtual " igual  a que tem na  S602 e S7000 .


[]
MAURO
 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #12 Online: 07 de Março de 2006, 16:57:54
Bom, eu sempre acho opiniões no sentido de 'câmeras maravilhosas' suspeitas, a 5200 é uma boa cam, ela tem um ISO elevado com nem tanto ruído até ISO 400, que equipara a questão do estabilizador na Panasonic.

Em nitidez acho a Panasonic melhor, porém se a impressão não for a 100% não dará para notar. Em cores ainda acho a Fuji melhor. Questão de bateria é bem subjetivo, hoje prefiro baterias proprietárias (e muitas pessoas aqui tbm), é relativo isso, acho que Nimh tem vantagens, e proprietárias tem outras.

Grande mérito da 5200 é ter RAW, por outro lado grandes burrices, a Fuji tirou o simples botão de abertura do flash, usando um outro sistema que faz isso automaticamente, não sei bem como funciona, mas parece que limita bastante e é lento.

Enfim, nenhuma câmera é perfeita, dependendo do uso a FZ5 irá se adequar melhor, dependendo do uso a 5200. Eu optei pela Panasonic, hj não sei se teria feito igual, talvez sim. Pesquisa bastante sobre as duas e faz a escolha entre elas que não tem erro. Câmeras que eu descarto nessa brincadeira, qualquer Minolta Z, Canon S1/S2.
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #13 Online: 07 de Março de 2006, 17:17:58
Citar
Enfim, nenhuma câmera é perfeita, dependendo do uso a FZ5 irá se adequar melhor, dependendo do uso a 5200. Eu optei pela Panasonic, hj não sei se teria feito igual, talvez sim. Pesquisa bastante sobre as duas e faz a escolha entre elas que não tem erro. Câmeras que eu descarto nessa brincadeira, qualquer Minolta Z, Canon S1/S2.

É isso. Creio que são as duas opções realmente. A Panasonic se o cara qeur privilegiar a ótica e o estabilizador e não usará RAW. A Fuji se o cara usará RAW.

O que disso é melhor? Bem, vai da forma como o cara lida com suas fotos, do assunto que faz, etc. Para mim -coisa pessoal- o RAW é imprescindível (aliás, conheci o Gustavo no Orkut discutindo por causa disso -risos), mas não deixo de me admirar com a ótica das Panasonics não. Concordo inclusive com as não-opões que disse.
« Última modificação: 07 de Março de 2006, 17:18:35 por Ivan de Almeida »


assis.mauro

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 07 de Março de 2006, 17:26:53
Citar
Bom, eu sempre acho opiniões no sentido de 'câmeras maravilhosas' suspeitas, a 5200 é uma boa cam, ela tem um ISO elevado com nem tanto ruído até ISO 400, que equipara a questão do estabilizador na Panasonic.

Em nitidez acho a Panasonic melhor, porém se a impressão não for a 100% não dará para notar. Em cores ainda acho a Fuji melhor. Questão de bateria é bem subjetivo, hoje prefiro baterias proprietárias (e muitas pessoas aqui tbm), é relativo isso, acho que Nimh tem vantagens, e proprietárias tem outras.

Grande mérito da 5200 é ter RAW, por outro lado grandes burrices, a Fuji tirou o simples botão de abertura do flash, usando um outro sistema que faz isso automaticamente, não sei bem como funciona, mas parece que limita bastante e é lento.

Enfim, nenhuma câmera é perfeita, dependendo do uso a FZ5 irá se adequar melhor, dependendo do uso a 5200. Eu optei pela Panasonic, hj não sei se teria feito igual, talvez sim. Pesquisa bastante sobre as duas e faz a escolha entre elas que não tem erro. Câmeras que eu descarto nessa brincadeira, qualquer Minolta Z, Canon S1/S2.
Ola , Gustavo ...

Bom , essa é minha conclusão , cada um tem uma , falo isso francamente ,,, não é tirando merito  da Panasonic ou qualquer outra ( particularmente acho uma excelente camera , assim com a Nikon  , Olympus , Canon e outras ) ... Até bem pouco tempo , tinha uma Canon .. que eu considerava muito boa , foi quando um amigo comprou a Fuji , e fiz um teste para comparar ... e escolhir a Fuji - devido a fatores que me agradaram ( cor ; principamente  - acho as cores da Fuji muito melhor , contraste ... possibilidade de fotografar em RAW , Sensibilidade , Pequena assim com a Olympus C-770UZ( se comparada com outras UZ ) .. e outras coisas... )  

Voce prefere baterias proprietarias , não tenho nada contra ,,, mais quando não tenho uma reserva e não disponho de um carregador ... ai  a coisa pega ..., basta eu colocar pilhas alcalinas e usar normalmente ,,, digo isso porque já aconteceu comigo ...

Como falei isso é minha opinião ... cada qual tem uma !!!


Abraço.

[]
MAURO