Autor Tópico: Sujeira no viewfinder?  (Lida 21888 vezes)

lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Online: 27 de Setembro de 2011, 12:35:34
Tenho 99% de certeza que essa "sujeira" (e coloco entre aspas pra não eliminar outra hipótese) surgiu de ontem pra hoje. Ontem mesmo bati várias fotos e não notei nada desse tipo. E hoje, ao colocar o olho no viewfinder, percebi o ponto.

Quando olho pelo viewfinder, no lado esquerdo, existe um ponto.

De cara pensei ser fungo na lente, mas quando eu troco para a visão no LCD, o ponto some.

Também removi a lente da câmera e olhei contra a luz, mas não vi nada.

Outra coisa que notei: o ponto fica fixo e na mesma nitidez, independente da distância focal que a lente esteja. Acho complicado ser fungo, pois a câmera possui apenas 10 dias de uso e eu bati aproximadamente 900 fotos nesses 10 dias. Praticamente todos os dias eu bati foto em céu aberto e com sol (e, pelo que li, isso ajuda a previnir os fungos).

Não possuo outra lente pra testar. =/

Existe algum teste pra fazer e verificar se o problema é na lente ou no sensor?


l.yacoub

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
  • lendo o manual
Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2011, 13:27:17
 pode ser no espelho tambem.
 quando vc tira a lente e olha, aparece a sujeira?
"pus nos olhos vidros pra poder
    melhor te enxergar" n. reis


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #2 Online: 27 de Setembro de 2011, 15:55:30
pode ser no espelho tambem.
 quando vc tira a lente e olha, aparece a sujeira?


Olha, agora eu tô no trabalho e a câmera não tá aqui, mas pelo que eu me lembro, se eu tiro a lente e olho fica tudo embaçado. Não sei se tô confundindo... Quando eu chegar em casa eu volto e respondo melhor.

Mas, supondo que seja sujeira no espelho, como faço pra limpar? Com aquelas bolinhas de assoprar? Ou melhor levar em uma assistência?

Sei que é tudo bem delicado e já li gente que arranhou o espelho ou o pentaprisma ao passar um cotonete...


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #3 Online: 27 de Setembro de 2011, 17:49:24
Ôôôh Lucas...
Sem ansiedade a 99,9%, OK..?!
Olhar não arranha nada, não é mesmo..?
Então, primeiro de tudo, tenha calma, meu amigo...  faça o diagnóstico correto sem pressa...
Só decida o que fazer e como fazer (e onde) quando tiver certeza do que é.
Se for sujeira, há oficinas especializadas nas principais cidades do país que limpam isso rápidamente e a custo baixo...  o que é muito melhor do que tentar alguma estripulia pessoalmente.
Se for sensor, sempre há a garantia.
Vai devagar.
Um abraço.
JQueiroz.


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #4 Online: 27 de Setembro de 2011, 18:04:21
Hehehehe, valeu, JQueiroz.  :D

Na real, eu não tô ansioso. Eu nem vou tentar limpar, se for sujeira mesmo, levo numa especializada e pronto.

Na real, acho que é sujeira mesmo. E acho que é sujeira no viewfinder/espelho/pentaprisma (nem sei se a minha câmera tem tudo isso, mas eu vi numa imagem que é isso que leva a imagem da lente até o viewfinder).

Pq eu acho que a "sujeira" não é no sensor: pq a "sujeira" não sai na foto e pq a sujeira não aparece na tela de lcd quando altero o modo de visualização (quando uso o lcd como visor). Nesses dois casos a foto fica limpa.

Também acho que não é na lente, pq a sujeira continua ali, independente da distância focal setada e do foco setado...

Acho mesmo que é no viewfinder. Na real, eu li um tempo atrás que tinha como descobrir sujeiras no sensor e na lente. Mas não me lembro mais onde li e nem como eram as técnicas.

E eram técnicas diferentes pra lentes e pra sensor...

Pra lente tinha que fechar o diafragma e bater foto do céu azul e pro sensor era numa parede branca... Algo assim... Nem lembro...  :ponder:



Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2011, 18:27:44
Quase 100% que é sujeira no espelho ou despolido..se for no sensor aparece nas fotos.Se a sujeira esta te incomodando leve a uma assistencia,Ou tente uma bobbinha FUK FUK no espelho e despolido,ou simplesmente deixar como esta,não vai atrapalhar nada nas fotos.


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2011, 19:03:07
Bombinha FUK FUK é bom...  he,he...  só não pode ser um cotonete FUCK FUCK...  rsrss...


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2011, 21:03:24
Bom, fiz o teste sem lente e de fato o ponto continua. Logo, não é na lente.

Também foquei em um objeto, movi pra cima de um papel branco e tirei a foto. Nada de manchas.

Tirei uma foto de um papel branco sem lente também e nada de manchas. Quase certeza que é algo no viewfinder.

Já mandei um email pra uma loja pra ver o valor da limpeza.

Abraços!


romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2011, 00:34:33
lucas, ficar tirando fotos sem a lente vai deixar seu sensor sujo, e pra limpar o sensor você vai ter que mandar na loja autorizada da sua câmera! nunca tire a lente com a camera ligada!  :eek:
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #9 Online: 28 de Setembro de 2011, 00:42:09
lucas, ficar tirando fotos sem a lente vai deixar seu sensor sujo, e pra limpar o sensor você vai ter que mandar na loja autorizada da sua câmera! nunca tire a lente com a camera ligada!  :eek:

É verdade, romerod. Sei disso.

O que acontece é que a ordem cronológica é outra: a "sujeira" apareceu e aí, pra eliminar possibilidades, tirei uma foto. Mas não costumo fazer isso, não. Só tirei pra eliminar possibilidades mesmo. E tirei essa foto do mesmo jeito que recomendam troca de lente: com a abertura virada pro chão.

Pra ser bem sincero, acho que essa é a 1a vez que tiro a lente da câmera desde o dia em que eu comprei...


romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2011, 00:46:49
Hm, menos mal entao  :D
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2011, 08:07:01
Se fosse comigo (aliás, já aconteceu duas vezes isso) eu tentaria enxergar onde está essa sujeira e eu mesmo limpar.. limpei a primeira vez com cotonete enrolado com um tecido de microfibra desses para limpeza de óculos... o cotonete é macio e flexível e o tecido não deixa o algodão soltar fibras e sujar ainda mais...na segunda vez já tinha comprado uma bombinha bombinha de ar, dessas fuc fuc. Se sair com ela é melhor porque nem tem contato com as partes da câmera...

o máximo que vai acontecer nesse caso é não conseguir limpar ou espalhar a sujeira, e aí sim leva na assistência... Na maioria das vezes é um pelinho minúsculo de poeira, mas onde está localizado fica desfocado e parece grande...

Mas como não é comigo, você decide!

Acho impressionante como o assunto é polêmico e gera um verdadeiro pavor nas pessoas...

É mais ou menos como você comprar um violão e toda vez que precisar limpar ou trocar cordas você levar numa assistência... e acredite, trabalho com instrumentos e tem gente que faz isso.. :doh:

« Última modificação: 28 de Setembro de 2011, 08:09:22 por Luciano.Queiroz »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2011, 08:22:39
Amarildo já deu o diagnóstico preciso.

E os testes mostram onde é... Ou espelho ou despolido. Bombinha fuc-fuc nela. Se não sair, e vc se incomodar com ele, manda limpar numa Assistência reconhecidamente qualificada. Lista de Assistências: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20765.0

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #13 Online: 28 de Setembro de 2011, 08:48:45
Se for limpar tome extremo cuidado, pois o viewfinder (na verdade é no despolido) é a parte da câmera mais sensível a sujeiras e a estragos, por isso muito cuidado. Muitas das vezes só piora a situação.


cintia morais

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #14 Online: 01 de Outubro de 2011, 15:47:54
Sou nova aqui na comunidade e também no mundo da fotografia. Usei e abusei das compactas e agora há 2meses resolvi dar um passo e comprei uma Canon EOS REBEL T3. Ainda tô aprendendo. Mas tem algo que não consigo entender. Em alguns momentos ela no modo AF não encontra o foco e não dispara de jeito nenhum e até o flash dá ocupado. Pq isso acontece? li algo sobre não encontrar a distancia focal, mas não tô sabendo lidar com isso. Vocês sabe o que acontece?

Obrigada.