Autor Tópico: Faculdade - Vale a pena ?  (Lida 6559 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #15 Online: 28 de Setembro de 2011, 22:26:26
Deixa eu dar só um pitaco aqui?
Antes deixa eu falar que sim, tenho formação universitária (não em fotografia lógico!), e que trabalhei minha vida toda ate me aposentar a cerca de 2 anos na área da minha formação (mecânica).
Esse lance de fazer ou não faculdade, tem que ser visto de ângulos distintos; um diploma ajuda na contratação? Sim é logico. Uma faculdade serve de BASE para o conhecimento? Sim é indiscutível. E como já falaram ai, saber nunca é demais.
Agora se alguém acha que vai sair da faculdade um fotógrafo (nesse caso) esqueça. Se na minha área que é técnica, eu sai um "bocó" que só foi começar a entender "pra que lado vira a porca" muito tempo depois de estar trabalhando, imagina numa área como fotografia que depende MUITO de coisas abstratas como olhar, dom, gosto, rapidez, etc, etc...

Abraços povo.
simples , claro , indiscutivel!!!!
e assim mesmo!!!!!
abs.


Letty

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 271
  • Sexo: Feminino
  • “Let`s put a smile on that face.”
    • Facebook
Resposta #16 Online: 03 de Outubro de 2011, 19:14:53
Oi Thiago! Concordo com o pessoal, conhecimento nunca é demais. Me formei em publicidade e propaganda, nós tínhamos aula de fotografia, mas só começamos a aprender e a entender mesmo na prática.. errando e dando murro em ponta de faca (continuo até hj! rs) Mas estudar sempre vale a pena  :)


GutoBaptista

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 05 de Outubro de 2011, 14:14:23
Pessoal, boa tarde...
Temos que lembrar que foi proposto um projeto de lei, o PL 5187/2009, que regulamentava a profissão de fotógrafo e exigia a formação superior em fotografia para o exercício da profissão. Esse projeto foi arquivado porque a legislatura terminou (artigo 105 do Regimento da Câmara) mas pode ser desarquivado a qualquer momento, depende dos interesses envolvidos e de ter um "padrinho".


Eliezer Teodoro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 13 de Outubro de 2011, 23:02:42
Eu trabalho como fotografo a 4 anos e ainda hoje tenho duvidas terriveis que nao se aprende com pratica, eu estou pensando em voltar a estudar sim , eu aprendi o que sei de fotografia em livros e um pouco na internet, e muito triste fazer uma coisa e nao saber tudo sobre o que se esta fazendo acho que é preciso entender detalhadamente a origem da luz que e o material principal do nosso trabalho, entender a parte da Fisica , Quimica, Optica fisica e geometrica, a imagem digital,que eu particularmente nao acho nada interessante , e por ultimo saber como fazer uma foto para um determinado assunto . agora como adquirir esse conjunto de conhecimentos eu nao sei o que é melhor,  resumindo .... fotos sao feitas apartir de: um cerebro criativo+ Optica fisica +optica geometrica+ quimica+ eletronica+computaçao+treinamento e experiencia O resto e especializaçao por exemplo "o que fografar"  "como fazer uma foto para ser usada em "+ Cinematografia+ tudo quanto e coisa vamos concluir Eu faria uma faculdade de fotografia se esta abordar todos esses temas e tudo que esta relacionado a imagem TV Hologramas+ tecnologia 3d digital+ e tudo isso Se for pra fazer faculdade e ficar com a cabeça cheia de pontos de interrogaçao como fez uma mulher que eu conheci ao fotografar os filhos dela ,ela disse ser fotografa formada e nao sabia o que era Balanço de branco da camera.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #19 Online: 13 de Outubro de 2011, 23:13:53
ela disse ser fotografa formada e nao sabia o que era Balanço de branco da camera.


Essa matou aula pra caramba!  :hysterical:

[]s


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #20 Online: 14 de Outubro de 2011, 10:52:44

Essa matou aula pra caramba!  :hysterical:

[]s
Esse e um problema da "industria das faculdades",
ser "formado" em X, e so ter um retangulo de cartolina que diz isso!!!!!.
Em todas as areas!!!!!!!!
Depende do interesse do aluno, e a dedicaçao, massss ta cheio de burrinho com "canudo"!!!!
abs.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #21 Online: 14 de Outubro de 2011, 21:13:02
rsrs... Deve ter sido em um desses cursos por correspondência!!!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AugustoL

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
Resposta #22 Online: 17 de Outubro de 2011, 19:45:31
Te digo o seguinte: entrar numa faculdade não é grande coisa. Mas ela é um canal extremamente eficiente para aquisição de bagagem cultural. Seja lá qual for a formação que você escolher, vc vai ver muita gente saindo da faculdade com o mesmo diploma que você e com bagagem cultural nenhuma, como eu estou vendo. Essa galera vai se diferenciar mais a frente.

Desabafo à parte, vou colocar mais uma dúvida na sua cabeça: se você quer trabalhar com fotografia na mídia, será que estudar a mídia não seria interessante? Eu sou estudante de comunicação e te digo o seguinte: dentro das faculdades de comunicação em geral você não vai ter formação para ser fotógrafo. No máximo uma disciplina básica sobre operação de câmera reflex.

Mas, por outro lado, você vai estudar muito artes visuais, artes gráficas, semiótica (linguistica de forma geral), ciências sociais e um monte de coisa que, cada vez mais, eu considero fuindamentais para um fotógrafo. É lógico que se, desde já, você está tão decidido assim a ser fotógrafo, você pode desde o início direcionar seus estudos.

Mas também não estou te dizendo para se tornar um formado em comunicação. É uma m**da. Fazer uma boa faculdade, seja de que for, eu acredito seja um importante passo. Talvez não tão importante quanto eu gostaria que fosse, mas sim, é importante.

EDIT: Fazer BEM uma boa faculdade. Fazer mal feito não adianta.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2011, 19:52:17 por AugustoL »
flickr.com/augustoo