Autor Tópico: Faculdade - Vale a pena ?  (Lida 6530 vezes)

xThiago

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 27 de Setembro de 2011, 18:05:32
Olá membros do forúm, tenho 17 anos e estou no 3º ano do ensino médio, sempre gostei de fotografia e nao vejo outra profissao pra mim, estou querendo fazer a faculdade de fotografia na UNIP, quero entrar no ramo de fotojornalismo, sou leigo no assunto, como é o mercado de trabalho em fotografia ? me parece bastante fechado pois tem gente trabalhando por conta propria etc, no meu caso, gostaria de trabalhar com fotojornalismo em revistas e talz.. esse tipo de trabalho dá futuro ? posso sobreviver disso sem problemas ? sei que as vezes pode depender da maneira que tiro fotos, o que importa é a pratica, mas mesmo assim estou cheio de duvidas  :s.

Pois nao quero fazer uma faculdade e nao der em nada  :(

Mas enfim, espero que possam me ajudar e obrigado. 


Leticia Borges

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2011, 06:49:49
Oi Thiago, eu nao vivo no Brasil, mas acredito que uma formaçao universitaria SEMPRE ajuda na hora de buscar trabalho
e se vc quer entrar no fotojornalismo ou na midia escrita como resvistas etc
pode ter certeza que eles dao preferencia para quem tem uma facul no curriculun.


Desculpem os errores de gramatica, estou meia enferrujada  :assobi:com o idioma e meu teclado ñ esta configurado para o Portugués :aua:



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2011, 07:43:23
Não acho que Faculdade de fotografia é necessária pra arrumar emprego em fotografia. Ninguém vai te contratar pelo diploma,mas sim pelo seu seu portfólio.... Nem pra jornalismo a faculdade não é mais necessária. Obviamente que isso não quer dizer que esses cursos não sirvam pra nada...

E sobre a sobreviver disso, centenas de pessoas se formam em cursos tradicionais como direito, odontologia, farmácia ou sei lá mais o que e não consegue "sobreviver disso sem problemas" ...

Tudo é difícil pra quem tá começando.

Dá uma olhada aqui que pode te ajudar: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=61040.0
« Última modificação: 28 de Setembro de 2011, 07:44:20 por Luciano.Queiroz »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2011, 08:06:48
Conhecimento NUNCA é demais. Mas o que diferencia mesmo no mercado é profissionalismo e portfólio. O canudo abre diversas portas, mas não as mantém abertas.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2011, 09:06:27
Thiago, antes de mais nada eu devo dizer que sou um fotógrafo AMADOR e professor universitário, o que poderia influenciar minha resposta. Conforme já foi citado anteriormente, o que realmente importa no mercado da fotografia profissional é o portfólio, que substitui quase integralmente o currículo utilizado nas outras profissões. Neste mercado, não importa que você tenha títulos universitários de graduação e pós-graduação, cursos de extensão ou outros, mas sim a sua capacidade de fazer fotos tecnicamente perfeitas. ENTRETANTO, acho que a formação universitária, aliada à sua paixão pelo assunto e à sua eventual vocação, farão com que você se torne um profissional tecnicamente diferenciado e, em uma eventual seleção, sempre à frente dos demais quando os portfólios forem similares. Portanto, como você ainda é muito jovem e pode se dedicar nos próximos anos a este curso, meu conselho é que você deve fazê-lo. Não conheço o curso da UNIP, mas convém dar uma olhada no da SENAC, tido por muitos como excelente.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2011, 09:12:39
Devemos estudar sempre, mas certificado de faculdade nao garante nada.
Pode abrir uma porta,massssssssss para ficar aberta tem que Saber!!!!
abs.


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2011, 12:32:37
Thiago.
O Senac/SP tem uma renomada faculdade de fotografia.
Não conheço o curso da UNIP.
::::::::::::::::::::
Quanto a cursar uma faculdade: eu penso que se vc quer estudar e tem condições para isso, será melhor vc estudar o que gosta, pensando profissionalmente desde já.
O teu futuro profissional começa agora, independentemente da área de atuação escolhida.
Boa sorte.
Abçs.
JQueiroz.


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2011, 12:53:46
Thiago,

Qualquer profissão "dá $$$", mas tem que ser feito com muita dedicação.

Eu já até prestei o vestibular de Fotografia do SENAC, mas não passei. ehehehhe

Hoje, eu não vejo a necessidade de fazer uma faculdade de fotografia para trabalhar com foto.

Acho mais interessante fazer Jornalismo ou Mkt, vai aprender bastante sobre fotografia e sobre midia nestes dois cursos.

Michel
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2011, 14:44:21
Pessoal, não sei se vcs conhecem o site Jovem Nerd. tem muito conteúdo relevante e atualizado.

eles fazem um podcast semanal chamado nerdcast, e algumas semanas atrás o assunto foi fotografia como profissão (Nerdcast 271 – Profissão: Fotógrafo).

Entrevistaram alguns fotografos profissionais e um dos assuntos discutidos foi se vale a pena fazer faculdade de fotografia. O que eles recomendaram é que se faça faculdade de qualquer outra área, e em paralelo ou depois , se faça cursos de fotografia.
Assim, você terá uma outra profissão, além de bagagem intelectual que pode ser usada caso siga na fotografia.

Segue link da página onde pode ser baixado o podcast.

Abs,
Fernando


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 28 de Setembro de 2011, 15:37:26
Ôpa... Boa Fernando! Em casa vejo o vídeo. Valeu pelo link. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2011, 15:40:06
Legal Hyde!

mas não é video...é só audio em mp3....legal pra ir ouvindo no caminho pra casa.... :D


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2011, 15:48:52
 :doh: Tranquilo... Fecho os olhos e imagino... Só não dá pra fazer isso no carro.  :hysterical:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


xThiago

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2011, 18:29:02
Nossa, quanta gente respondendo meu tópico, primeiramente, obrigado pela atenção :)

Leticia Borges
Obrigado por responder, nao tem problema, por mim você pode escrever até em japones aqui, o que importa é a intenção, abs. :D

Luciano.Queiroz
Ok, vou dar uma olhada no link, vlw.

Bretas e JQueiroz
Entendo o que querem dizer, deve ser muito dificil de entrar pelo jeito, mas se entrar, vale a pena ? parece ser bem caro, nao sei se vi o curso certo mas o preço é mais de R$1,000.00 por mes, enquanto na UNIP é R$400,00 e ja ouvi falar muito bem dela..

michel_caetano
Obrigado pela dica, mas tenho um certo desejo também em fazer moda etc, entao eh melhor eu fazer tudo de uma vez mesmo :)

Mr. Hyde
Belas palavras amigo  :clap:

ferdu
Vou baixar esse som.  :ponder:
« Última modificação: 28 de Setembro de 2011, 18:45:49 por xThiago »


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 28 de Setembro de 2011, 19:49:43
Deixa eu dar só um pitaco aqui?
Antes deixa eu falar que sim, tenho formação universitária (não em fotografia lógico!), e que trabalhei minha vida toda ate me aposentar a cerca de 2 anos na área da minha formação (mecânica).
Esse lance de fazer ou não faculdade, tem que ser visto de ângulos distintos; um diploma ajuda na contratação? Sim é logico. Uma faculdade serve de BASE para o conhecimento? Sim é indiscutível. E como já falaram ai, saber nunca é demais.
Agora se alguém acha que vai sair da faculdade um fotógrafo (nesse caso) esqueça. Se na minha área que é técnica, eu sai um "bocó" que só foi começar a entender "pra que lado vira a porca" muito tempo depois de estar trabalhando, imagina numa área como fotografia que depende MUITO de coisas abstratas como olhar, dom, gosto, rapidez, etc, etc...

Abraços povo.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2011, 19:50:15 por Magro Costa »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #14 Online: 28 de Setembro de 2011, 21:07:56
Faça a faculdade sim, com seriedade e responsabilidade.

Não há dúvida que para o fotógrafo o portfólio é mais importante que diplomas, porém, fazendo a graduação você vai começar a construir seu portfólio e terá bagagem conceitual que cursos livres e prática não te dão (como imagética, semiótica, teoria de comunicação, história da arte, etc). E o mais legal pra você é que na faculdade você terá contato com técnicas, conceitos e metiê de todos os ramos fotográficos, de evento a fotografia científica, e isso vai te permitir apurar suas pretensões fotográficas.

E sim, fotografia, como toda profissão pode ser tranquilamente seu "ganha pão".

Quanto à UNIP, me formei em fotografia lá em 2009, recomendo! A estrutura é boa, os estúdios são bem equipados, laboratório PB. Uma biblioteca razoável e uma maioria de professores interessados. :ok:


[]s
« Última modificação: 28 de Setembro de 2011, 21:09:09 por dondon »