Autor Tópico: Foto de espetáculos: T3i ou 60D?  (Lida 3959 vezes)

satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Online: 27 de Setembro de 2011, 22:41:23
Poderiam opinar, por favor, qual das câmeras é mais recomendável para fotografia de espetáculo de dança, teatro e música, ou seja, qual é a melhor em ISO alto? Em analógica, "puxava" o filme de ISO 800 (Fuji Press) para até 3200 e ficava muito bom para ampliação de até 15x22.
Qual ISO máximo poderia usar nas duas câmeras sob luzes de shows, considerando que gosto de ampliações em papel no tamanho acima?

Obrigado.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 27 de Setembro de 2011, 23:35:04
Satoshi, o desempenho em ISO alto das duas é praticamente idêntico já que compartilham o mesmo sensor. Dizer qual o maior ISO que pode utilizar é muito relativo, depende de vários fatores, desde a quantidade de luz ambiente até a linguagem que vai utilizar nas fotos.

Entre as duas eu optaria pela 60D pelo sistema de foco mais avançado e pelo 9 pontos de foco em cruz, sendo o central de alta sensibilidade, o que ajuda em ambientes com pouca luz e utilização de lentes claras.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2011, 08:06:18
Obrigado pela informação.



Satoshi, o desempenho em ISO alto das duas é praticamente idêntico já que compartilham o mesmo sensor. Dizer qual o maior ISO que pode utilizar é muito relativo, depende de vários fatores, desde a quantidade de luz ambiente até a linguagem que vai utilizar nas fotos.

Entre as duas eu optaria pela 60D pelo sistema de foco mais avançado e pelo 9 pontos de foco em cruz, sendo o central de alta sensibilidade, o que ajuda em ambientes com pouca luz e utilização de lentes claras.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2011, 08:13:06
Tudo vai depender da sua grana...

Como me disseram certa vez, as câmeras vão-se embora e as lentes ficam...

Tem dinheiro pra tudo, ótimo! Nesse caso pega a 60D.

A grana tá curta? melhor pegar a T3i e usar a diferença pra já investir numa boa lente. Com o passar do tempo (e nem é muito tempo assim) essa câmera estará desafasada e a lente não....

Além disso, como já foi citado, acho que o que você mais pode perceber de diferença é o sistema de foco, partindo do princípio que você irá fotografar em ambientes com pouca luz. De resto, o desempenho é quase o mesmo.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2011, 08:15:05 por Luciano.Queiroz »


satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2011, 19:31:10
Obrigado pelas dicas, vou considerá-las quando decidir pela compra.
Sei que vale a pena investir em boas lentes, mas pela grana e pelo uso amador vou tentar escolher a melhor relação custo-benefício.
Até mais.



Tudo vai depender da sua grana...

Como me disseram certa vez, as câmeras vão-se embora e as lentes ficam...

Tem dinheiro pra tudo, ótimo! Nesse caso pega a 60D.

A grana tá curta? melhor pegar a T3i e usar a diferença pra já investir numa boa lente. Com o passar do tempo (e nem é muito tempo assim) essa câmera estará desafasada e a lente não....

Além disso, como já foi citado, acho que o que você mais pode perceber de diferença é o sistema de foco, partindo do princípio que você irá fotografar em ambientes com pouca luz. De resto, o desempenho é quase o mesmo.


alfacorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Setembro de 2011, 10:52:56
Só vou acrescentar uma coisinha...

Atenção com as fotos tiradas pela T3i com o live view!

Se vc precisar utilizar o live view (visor de LCD) ao invés de botar o olho no buraco, vc deve tomar cuidado com determinados locais de pouca luz.

A T3i tem boas dificuldades de "fazer o foco" em locais de pouca luz quando vc está usando o live view. Simplesmente ela não tira a foto de jeito nenhum. Fica procurando o foco e simplesmente não acha.

Tem que se ligar se isto faz diferença pravc ou não.

Abraço.


satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Resposta #6 Online: 30 de Setembro de 2011, 12:48:42
Sou da época analógica e acho que apoiar a câmera no rosto e olhar pelo tal buraco estabiliza melhor a imagem, além de me concentrar apenas na imagem a ser capturada.
Valeu pelas dicas.


Só vou acrescentar uma coisinha...

Atenção com as fotos tiradas pela T3i com o live view!

Se vc precisar utilizar o live view (visor de LCD) ao invés de botar o olho no buraco, vc deve tomar cuidado com determinados locais de pouca luz.

A T3i tem boas dificuldades de "fazer o foco" em locais de pouca luz quando vc está usando o live view. Simplesmente ela não tira a foto de jeito nenhum. Fica procurando o foco e simplesmente não acha.

Tem que se ligar se isto faz diferença pravc ou não.

Abraço.


alfacorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Setembro de 2011, 16:34:57
Eu também... Só uso o viewfinder para tirar as fotos.

Mas, às vezes, é interessante fazer uma foto com a câmera abaixo da linha da cintura ou levantar a câmera acima da altura da cabeça e, para estes ângulos o live view (LCD) é interessante.

Em uma situação de batizado, já aconteceu de todas as crianças, pais e padrinhos subirem para o altar para fazer uma foto coletiva. Tinha uma infinidade de pessoas na frente da foto, várias cabecinhas atrapalhando. Com o live view, basta destacar o visor e esticar o braço. A foto sai lá de cima, sem pegar a nuca de ninguém. A sorte é que estava de dia e a igreja era bem clara. Se a cerimônia fosse em dia nublado ou a noite, talvez houvesse problema.

Abraço.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #8 Online: 30 de Setembro de 2011, 16:50:43
Alfacorrea, não sei na T3i, mas na d3100 já vem uma tampinha para o viewfinder em caso de usar o live view. No manual diz que se usar o live view sem a tampa, a luz que entra pelo viewfinder interfere na qualidade da imagem. Será que não foi esse seu problema?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 01 de Outubro de 2011, 01:51:25
A T3i tb tem o bloqueador do viewfinder. É mais usado para longas exposições para não entrar luz pela ocular.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Resposta #10 Online: 01 de Outubro de 2011, 17:57:22
A visão por diversos pontos de vista realmente é uma excelente opção para usar o live view da câmera digital.
Na analógica temos que torcer pra dar certo, quando não há alternativas.

Obrigado.


Eu também... Só uso o viewfinder para tirar as fotos.

Mas, às vezes, é interessante fazer uma foto com a câmera abaixo da linha da cintura ou levantar a câmera acima da altura da cabeça e, para estes ângulos o live view (LCD) é interessante.

Em uma situação de batizado, já aconteceu de todas as crianças, pais e padrinhos subirem para o altar para fazer uma foto coletiva. Tinha uma infinidade de pessoas na frente da foto, várias cabecinhas atrapalhando. Com o live view, basta destacar o visor e esticar o braço. A foto sai lá de cima, sem pegar a nuca de ninguém. A sorte é que estava de dia e a igreja era bem clara. Se a cerimônia fosse em dia nublado ou a noite, talvez houvesse problema.

Abraço.