Autor Tópico: Expor fotos de outros fotografos  (Lida 1753 vezes)

iberlucio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
  • Texto com limites, é fotografia sem emoção.
    • LuciOPhotoS
Online: 28 de Setembro de 2011, 12:07:48
Boa tarde a todos,
consegui 70 fotos da decade de 20 e 30 que são uma maravilha, e quero fazer uma exposição,
gostaria de saber qual a problematica que pode ter, pois evientemente não sou o dono das fotos e com certeza os donos já morrerão, outro detalhe é que a maioria das fotos não tem como saber quem é o dono.

Atenciosamente
Iberlucio
Lucio
A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2011, 12:14:17
Boa tarde a todos,
consegui 70 fotos da decade de 20 e 30 que são uma maravilha, e quero fazer uma exposição,
gostaria de saber qual a problematica que pode ter, pois evientemente não sou o dono das fotos e com certeza os donos já morrerão, outro detalhe é que a maioria das fotos não tem como saber quem é o dono.

Atenciosamente
Iberlucio
Depois de 70 anos contados a partir da morte do autor elas viram "domínio público", como ainda não deve ter passado, a não ser que ele tenha falecido logo após tirar as fotos, já é domínio público não tendo problema nennhum a exposição.

Mas de quem são essas fotos, tem alguma documentação, alguma informação sobre o possível autor?


iberlucio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
  • Texto com limites, é fotografia sem emoção.
    • LuciOPhotoS
Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2011, 12:22:24
São fotos de Salvador, algumas tem autor, as outras vou dar uma passada no departamento histórico da cidade e ver essa questão, se as fotos são de lá.

Mas se forem do acervo público, posso fazer a exposição, pois, já se passaram mais que os 70 anos.
Lucio
A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2011, 12:39:33
Mensagem duplicada
« Última modificação: 28 de Setembro de 2011, 12:40:24 por Natão »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #4 Online: 28 de Setembro de 2011, 12:39:46
São fotos de Salvador, algumas tem autor, as outras vou dar uma passada no departamento histórico da cidade e ver essa questão, se as fotos são de lá.

Mas se forem do acervo público, posso fazer a exposição, pois, já se passaram mais que os 70 anos.

Procure conhecer os autores das fotografias, ou seus herdeiros, é importante para não teres dor de cabeça posterior

com relação ao domínio público, são 70 anos contados a partir do início do ano posterior à morte do autor:

Citar
Lei 9610/98

Art. 44. O prazo de proteção aos direitos patrimoniais sobre obras audiovisuais e fotográficas será de setenta anos, a contar de 1° de janeiro do ano subseqüente ao de sua divulgação.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #5 Online: 28 de Setembro de 2011, 12:47:30
Desculpa iberlucio, eu fiz confusão aqui... é 70 anos a partir da divulgação... Pode mandar bala, que estás amparado pela lei...

abs.


iberlucio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
  • Texto com limites, é fotografia sem emoção.
    • LuciOPhotoS
Resposta #6 Online: 28 de Setembro de 2011, 13:02:49
Natã,
to com uma idéia que para pô-la em pratica vai me exigir um feito heróico, vou tentar fotografar as mesmas fotos no momento atual, e expor as duas juntas, assim os espectadores terão uma nitída visão da evolução.
Agora, tenho que considerar o propósito da exposição, qual será a melhor viagem ao passado? Com as fotos atuais e deixar a imaginação por conta do espectador ou leva-lo ao momento presente com a outra foto.
Sou formado em Design e serei o curador da exposição.
Eu particularmente sempre que vejo as fotos, entro num tunel do tempo e os colegas aqui também gostaram muito dessa viagem.

O que os colegam acham?

Lucio
A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2011, 13:27:25
Lucio, acho bacana utilizar esse contraste em passado e presente... mas acho ainda que o maior impacto seria com as fotos antigas, até mesmo para que os espectadores possam tentar adivinhar qual o local, e ver exatamente como era.

boa sorte com a tua exposição, se der pra tirar fotos dela (do ambiente em si), e depois postar aqui, agradeceriamos muito.

abs.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2011, 13:46:46
E deixar o indicativo de data e local. São poucos mas existem soteropolitanos no MF.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #9 Online: 28 de Setembro de 2011, 15:36:16
Citar
qual será a melhor viagem ao passado? Com as fotos atuais e deixar a imaginação por conta do espectador ou leva-lo ao momento presente com a outra foto.

porque não os  dois cenários? ... algumas fotos com o antes e o atual, e outras somente o antes. As que deixar somente o antes, podem ser as mais óbvias, de lugares onde todo mundo está acostumado a ver no dia a dia e que seja fácil a comparação pela memória....

na minha opinião ficaria legal...

Muito legal a sua exposição...parabéns pelo projeto. E reforço o pedido dos colegas ... se possível coloque fotos da exposição aqui pra podermos ver.

Abs,
Fernando


iberlucio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
  • Texto com limites, é fotografia sem emoção.
    • LuciOPhotoS
Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2011, 16:18:47
Por isso que eu gosto do dialogo e exposição de idéias...

Gostei mesmo.
Lucio
A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2011, 21:51:14
...
« Última modificação: 28 de Setembro de 2011, 21:52:19 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2011, 21:51:25
Depois de 382
"Connection Problems
Sorry, SMF was unable to connect to the database. This may be caused by the server being busy. Please try again later."

vai aí minha resposta................

Não sei como pretende montar a exposição, mas eu tentaria sim a foto do mesmo ângulo recente.

Porém, vai uma idéia. se for numa parede, a foto antiga fica exposta e a recente coberta por uma espécie de cortina, mas com acesso a todos... Você chega, olha a foto antiga, tenta imaginar de onde é, e depois você mesmo levanta a cortina e vê a foto do local atual.