Autor Tópico: Melhor SLR para compra  (Lida 3510 vezes)

Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #15 Online: 07 de Março de 2006, 08:45:25
Citar
Segue a mesma ideia: Pra que vou comprar um golf de 60 mil e pagar 4 mil de seguro por ano e 2500 de IPVA se eu posso comprar um carro de 15 mil e com a grana que eu gastaria no golf, viajar e/ou fazer investimentos.

ehehe é por ae... pelo menos no meu caso..r.s.
Opa.... é o meu caso tb!

O custo vs. benefíco é muito importante. Neste exemplo do golf eu tb prefiro um carro bem mais simples e ter grana pra viajar muito (e fotografar mais ainda) do que ficar desfilando pelas ruas da minha cidade com um carrão!  
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #16 Online: 07 de Março de 2006, 09:13:53
Citar
:boxing: Pronto ja estou quase decidido, me ajudem nesta reta final:

Canon XT ou Nikon D50?

A principip kit. Depois invisto em lentes.

Abraços e obrigado!
Essa é uma pergunta que você não obterá uma única resposta, os Canonzeiros dirão que é a XT e os Nikonzeiros dirão que é a D50. Aconselho você a ler artigos e reviews e decidir o que é melhor para você, mas te garanto que você ficará satisfeito com qq uma das duas.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 07 de Março de 2006, 09:20:05
Citar
Eu sei que isso é mais polêmica, mas eu concordo com o Murilo.
Lembro que alguém um tempo atrás fez um teste com uma lente prime vs. uma básica, o cara começou a notar diferença qd comprou, mas até ali nunca sentiu nada, e a diferença ficava evidente mesmo só em 100%, eu por exemplo que estou pegando DSLR não para imprimir grande, mas sim pelas cores, latitude, velocidade, pegada, e range de lentes disponíveis, não sei até que ponto uma lente prime iria me atender tão melhor que uma mísera lente de kit, anyway to pegando a D50 já com a 18-70 de saída.
Gustavo:

Outro dia recebi aqui em casa uma foto 20X30 feita com uma 350XT e lente do Kit. Quem me mandou foi um amigo que é pelo menos tão dedicado quanto eu sou no tratamento do RAW, perfeccionista ao extremo. A foto está muito bem feita, mas sem vida.

Qualidade da imagem entregue pela lente não se resume a definição. Saturação, contrastes, tudo isso é tão importante quanto.

A lente do Kit Canon, essa eu estou cansado de ver imagens feitas com ela, é é muito sofrível. Se você tem um contexto com bastante contraste, com luzes duras, ela até vai bem, mas se não... Em termos de beleza de imagem, esse meu amigo tinha uma G3 que fazia imagens mais bonitas em termos de contraste e percepção geral -obviamente limitadas no tamanho.

Há uma série de atributos que fazem a imagem de uma lente ser bem diferente da imagem de outra. Um outro amigo montou em uma Pentax Spotmatic várias lentes: Meyer, Pentacon, Domiplan, Carl Zeiss e por fim a Helios44 que tinha. Todas, exceto a Helios, 50mm. Dotografou o mesmo contexto, com o mesmo diafragma. As diferenças entre as imagens de uma lente para outra são mais que evidentes, mesmo mostradas em tamanhos pequenos. Por ordem, sairam-se melhor a Zeiss devido à saturação única que essa Tessar oferece, a Helios logo após, perdendo ligeiramente em saturação, a Pentacon e por aí vai.

Lentes dependem dos vidros que as formam, de sua fórmula, da perfeição das curvaturas dos vidros, da presença de elementos raros nos vidros, e na parte mecânica da quantidade de lâminas do diafragma, de sua forma, etc, etc. Não dá, simplesmente não dá para pegar o PS e fazer de uma imagem feita com uma lente de contrastes desinteressantes uma imagem como a de uma boa lente.

Lentes Primes há de diversas qualidades. Não é por ser prime que é boa, embora a prime sempre será um pouco melhor que a variável.
« Última modificação: 07 de Março de 2006, 09:24:34 por Ivan de Almeida »


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #18 Online: 07 de Março de 2006, 09:34:43
Topicos repetidos e batidos (esse nao é tão assim) sao tao importantes quanto aqueles que sao unicos e tentam discutir algo de forma definitiva.
As vezes a gente reclama desses topicos, mas eles sao importantissimos.
Esse topico daqui há 1 (ou 2) anos vai ter um desenvolvimento diferente!

Vou até ler novamente os que falam a respeito de lentes, D50, prossumer x srl...
Muito bom!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 07 de Março de 2006, 09:46:38
Helder:

Antes, quando eu tinha uma prosumer, e antes mesmo quanto tinha uma superzoom, achava que essas cãmeras vinha trazer um novo conceito em fotografia, que não podiam ser exatamente comparadas às DSLRs, pois seu "balanço" era diferente, trazendo algumas coisas boas outras não. Acreditava que há um campo bem definido a ser coupado pelas Posumers, e que grande parte da fotografia seria feita no futuro com câmeras desse tipo de configuração.

Hoje tenho uma DSLR. Sabe o que eu penso? A mesma coisa. São dois tipos de fotografia completamente diferentes. Há utilidades para uma superzoom ou prosumer que não são tão bem atendidas por uma DSLR.

Hoje, se me sobrasse um dinheirinho, compraria uma s5200 como segunda câmera digital. Sei que para uma parte das minhas necessidades ela seria melhor que a reflex, masi ágil e prática. Andei reconvertendo alguns RAWs da minha antiga s5000, já vendida há ano e meio pelo menos, e fiquei espantado com a qualidade das fotos. Sinceramente, podem achar engraçado, mas mais interessantes que as fotos que vejo com a lente do Kit das Canons, mais vivas, menos fachadas.

Nem compraria uma prosumer não, mas uma superzoom, que creio representar com meior exatidão esse compromisso (se bem que a s9000 é uma prosumer-superzoom).

Grande parte dos fotógrafos perde mais tempo pensando no tamanho do equipamento que nas qualidades da fotografia, qualidades em um sentido amplo, referentes inclusive à capacidade de serem feitas sem estardalhaço.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 07 de Março de 2006, 09:46:41
Só sabe a diferença de uma lente boa para uma ruim quem já teve as duas, lamento mas é gritante, quem compra DSLR pensando em usar as lentes vagabundas do kit que me desculpe, mas está jogando dinheiro fora, compre uma boa prossumer que certamente terá até melhores resultados finais (inclusive com pouca luz).


Gustavo respondendo tecnicamente à sua pergunta a diferença de uma 28-70 (Peso de papel do Kit 135 da Canon) para uma 24-70L é de 45% em nitidez, 290% em aberrações cromáticas, 190% em aberrações esféricas, 120% em velocidade de AF e 490% em precisão do AF, se isso não é significante acho que vc não se incomoda de andar em um FIAT 147, afinal a diferença de preço dele para uma Mercedes S55 AMG é bem maior do que a diferença entre essas duas lentes e a diferença de performance é bem menor. ;)
Agora das lentes médias para frente isso cai muito. As diferenças entre lentes originais de US$ 500,00 para uma L de US$ 1200,00 é da ordem de 10% na maioria dos quesitos, o problema é que conforme o produto vai se refinando você precisa de muito aumento tecnológico para pouco ganho de performance.
Via de regra é 1000X melhor investir em lentes do que em corpo, tanto em questão financeira como em questão de ganho de qualidade final, pessoas com masi experiência e que já tiveram acesso a lentes médias e muito boas podem dar um bom parecer sobre isso tbm. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #21 Online: 07 de Março de 2006, 10:35:06
Citar
Hoje, se me sobrasse um dinheirinho, compraria uma s5200 como segunda câmera digital. Sei que para uma parte das minhas necessidades ela seria melhor que a reflex, masi ágil e prática. Andei reconvertendo alguns RAWs da minha antiga s5000, já vendida há ano e meio pelo menos, e fiquei espantado com a qualidade das fotos. Sinceramente, podem achar engraçado, mas mais interessantes que as fotos que vejo com a lente do Kit das Canons, mais vivas, menos fachadas.

Nem compraria uma prosumer não, mas uma superzoom, que creio representar com meior exatidão esse compromisso (se bem que a s9000 é uma prosumer-superzoom).

Grande parte dos fotógrafos perde mais tempo pensando no tamanho do equipamento que nas qualidades da fotografia, qualidades em um sentido amplo, referentes inclusive à capacidade de serem feitas sem estardalhaço.
isso acontece porque você sabe de suas necessidades. E consegue extrair o maximo do equipamento.
Ao inves de por exemplo, atrasar 1 ano sua compra, devido a estudos e pesquisa, a pessoa vai estar ganhando uns 4 anos.
Por isso é fundamental estudar e pesquisar exaustivamente!
Principalmente quem nunca teve contato com uma prossumer ou dslr.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #22 Online: 07 de Março de 2006, 10:46:55
Citar
Grande parte dos fotógrafos perde mais tempo pensando no tamanho do equipamento que nas qualidades da fotografia, qualidades em um sentido amplo, referentes inclusive à capacidade de serem feitas sem estardalhaço.
Isso é uma grande verdade Ivan, o grande problema é que a maioria só quer status, dizer que tem a câmera X ou Y, sendo que no final das contas a câmera Z, bem mais em conta, faria o trabalho melhor do que a X ou Y por conta de aplicação.
No meu dia a dia eu praticamente não uso S3, só uso a pequenina Pentax MX, o pessoal de sampa que tem mais contato comigo sabe bem disso, acho que poucos lá já me viram com o trambolhão da Fuji na mão em compensaçào a Pentax MX heheheheh! Vai comigo até no ambiente profissional, tá quase sempre na pochete acompanhando. :)
« Última modificação: 07 de Março de 2006, 10:47:37 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #23 Online: 07 de Março de 2006, 12:01:38
Opa, deixa eu dar uma idéia na discussão, já que foi pra outro lado.

Em uma galeria do Ivan de retratos do carnaval, alguém  perguntou porque o pessoal gosta tanto das fotos do Ivan, já que são muito simples. Depois da galeria do Ivan outra pessoa postou um retrato, se não me engano com equipamento semelhante (corpo) mas a foto é bem diferente.

Eu por exemplo acho que as fotos do Ivan tem qualidade excepcional, cores ótimas e que agradam a quem vê. A foto em si não tem muito o que comentar, mas eu vejo pelo lado da qualidade. Noto isso em algumas fotos, umas são mais vivas e trazem mais detalhes, sei lá, eu não sei explicar tecnicamente  :laughing:

Por isso estou pesquisando melhor na escolha da nova câmera, por dois motivos, primeiro porque não tenho a grana. Segundo, a A610 me atende legal e é bem barata, mas queria algo de mais qualidade nas fotos. Talvez seja até o fotógrafo o problema  :risada2:

Mas a maioria das fotos de câmeras superiores me parecem com mais definição e melhores cores. As da Olympus por exemplos (C-7070, C-5060, C8080) me agradam muito. As da S70 e S80 me parecem melhores que as da A610 (nesses pontos que citei). Estou analisando errado ou algumas dessas câmeras/lentes vão ter essas limitações mesmo?
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #24 Online: 07 de Março de 2006, 12:08:53
Citar
Citar
:boxing: Pronto ja estou quase decidido, me ajudem nesta reta final:

Canon XT ou Nikon D50?

A principip kit. Depois invisto em lentes.

Abraços e obrigado!
Essa é uma pergunta que você não obterá uma única resposta, os Canonzeiros dirão que é a XT e os Nikonzeiros dirão que é a D50. Aconselho você a ler artigos e reviews e decidir o que é melhor para você, mas te garanto que você ficará satisfeito com qq uma das duas.
Eu sou Minolteiro...   iria de 5D heheheh
Mas entre essas duas, iria de D50.

 
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #25 Online: 07 de Março de 2006, 12:28:10
Citar
isso acontece porque você sabe de suas necessidades. E consegue extrair o maximo do equipamento.
Ao inves de por exemplo, atrasar 1 ano sua compra, devido a estudos e pesquisa, a pessoa vai estar ganhando uns 4 anos.
Por isso é fundamental estudar e pesquisar exaustivamente!
Principalmente quem nunca teve contato com uma prossumer ou dslr.

Sim, Helder. Tenho essa vantagem, digamos assim, de ter um conhecimento antigo de fotografia e um conhecimento real do que é a MINHA FOTOGRAFIA -aquela simples -risos.

Então isso me permite escolher o equipamento com bastante precisão, e porque não dizer, com economia, porque não compro o que não preciso. Compreendo que no início, quando o cara ainda não sabe o que gosta de fotografar, quer fazer de tudo, aí é mais difícil mesmo.

Grosso modo, minha opinião é a seguinte: Há dois patamares de entrada. Um é o correspondete às antigas Axx Canon, hoje Axxx, também ocupado por algumas Fujis e de outras marcas. Câmera pequena, versátil, capaz de realizar até certo ponto fotografias criativas, mas com limitações óticas e operacionais (visor túnel de vidro). O outro patamar de entrada é o segmento Superzoom, no qual obtem-se maior versatilidade ótica, melhor ótica que o segmento anterior em geral, e uma operação mais rigorosa, com fotômetro de barrilha (caso das Fujis pelo menos) e não o "what uyou see is what you get" que engana tanto.

No segundo caso, das superzooms, eu creio que o patamar da s5200 permite uso interessante por quelquer fotógrafo, ou pelo menos eu me divertiria demais se tivesse uma.

São dois caminhos de entrada seguros.

A entrada pela DSLR eu não acho produtiva, pois ela é cara para a experimentação pouco criteriosa do início, e porque é menos versátil que os modelos citados. Na verdade há um espaço entre as câmeras prosumers, superzooms e compactas e as DSLRs, pois nelas há uma mudança dramática de linguagem. Quem está acostumado com câmeras reflex de filme não sente, mas o cara acostumado ao CCD pequeno de repente fica perdido, porque as opções de diafragama antes menos importantes agora são fundamentais, mudam completamente a foto. Por isso não dá para comparar a melhor prosumer com auma DSLR. Não é que a imagem seja melhor ou pior. É que são diferentes. A linguagem é diferente. Por isso, também, que acho que o melhor dos mundos é ter as duas, pois a linguagem da superzoom/prosumer é bem legal também.

Bem, o cara pode começar com uma DSLR? É claro que pode. Mas é mais econômico seguir um caminho de evolução, pois enquanto ele evolui a tecnologia barateia, e ele pode fazer as substituições com um valor global provavelmente menor do que se fosse direto à DSLR, e quando a comprar ela estará mais barata ou mais avançada do que a primeira que compraria. Me parece que os primeiros problemas da fotografia são relativos a um idéia de composição geral, não composição fina, que implica em escolher objeto, escolher fundo, lidar com iluminação, problemas que são mais bem abordados inclusive em câmeras com preview.

Citar
Isso é uma grande verdade Ivan, o grande problema é que a maioria só quer status,

Leo. Metade das decisões de compra pelo menos atendem ao status.

Citar
Segundo, a A610 me atende legal e é bem barata, mas queria algo de mais qualidade nas fotos.

Quando você consegue perceber os limites do que tem, então está na hora de começar a pensar em trocar. Nessa etapa você já "gastou" o equipamento, já se elevou acima dele. Suas opções são boas, mas sugeriria também a s5200. O controle do enquadramento pelo EVF é muito valioso, e a imagem bem nítida.


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #26 Online: 07 de Março de 2006, 13:08:23
Ivan, obrigado pela resposta.

O problema das Fuji para mim, é que eu quero fotografia submarina e não tem caixa estanque barata para as Fuji, como é o caso das da Canon e Olympus. Teria que encomendar e as sob encomenda além de serem mais caras não disponibilizam todas as funções embaixo d'água. Uma Fuji 5200 seria beleza pra mim
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Mr Rezy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #27 Online: 07 de Março de 2006, 14:44:43
:giveup: Galera comprei....valeu pela ajuda optei por este kit:

 
01 Canon Rebel XT + lente kit    
01 Lente 75-300mm    
02 CF 1 Gb Sandisk  
Bateria extra  

Obrigado a todos estou montando um site para aqueles que quiserem postarem suas fotos!!!! Principalmete de rostos femininos...parece fetiche...

Abraços,

paulo