Autor Tópico: SLR acessível. K1000 ou Minolta?  (Lida 2952 vezes)

gambogi123

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 29 de Setembro de 2011, 11:28:13
Olá, possuo muito interesse pela fotografia a muito tempo, e sempre ''brinquei'' em SLR's digitais e analógicas de amigos e namorada, porém sem nunca conhecer a fundo. Ultimamente venho tirando fotos com minha trip 35, no entando gostaria de aprofundar um pouco mais no tema com uma SLR pra aprender. No entanto não quero nada que sirva pra aprender, mas depois tenha que trocar por um equipamento melhor.
Ando lendo muito o fórum mas não cheguei em conclusão ainda, ando considerando 3 modelos, pretendo gastar até no MÁXIMO 300 reais.

Pentax k1000
Olympus OM-1
Minolta srt 101

Em questão de opnião dos membros do forum, a om1 vence disparado, porém não tenho encontrado nenhuma em boas condições usada na internet. Encontrei algumas pentax em bom estado, mas um pouco mais caras que uma minolta que encontrei em perfeita condição, além de ser a mais barata delas.
A minha dúvida é: Vale a pena comprar a minolta, mesmo sendo menos afamada, vai me servir pro aprendizado e futuramente para fotos amadoras, porém de boa qualidade e com pleno controle manual sobre elas?
Ou seria mais jogo procurar algum lugar físico vendendo aqui na minha cidade por uma OM-1? No caso, moro em belo horizonte, e vejo muitos membros de BH aqui, se alguem souber me indicar um local bom e barato para esse tipo de cameras!

Obrigado!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2011, 13:10:21
Das 3 que você falou, a melhor sem duvida é a OM-1, do ponto de vista mecânico. Tem um obturador muito bem projetado, em segundo a Minolta. A K1000 é uma boa câmera mas é grande e pesada. Das Pentax manuais, mecanicas, curto a MX. As Praktica são boas e baratas. Se quiser algo mais sofisticado (e caro) a melhor na minha opinião é a Nikon FM-2 (em se tratando de câmeras puramente mecanicas).

Se quiser uma camera de filme eletronica, nada bate em termos de custo/beneficio uma EOS-300/500. Evite cameras eletrônicas antigas sem ter garantia, pois quando quebram em geral vao para o lixo.

As 3 tem performance identica. Diferem no peso, tamanho e tipo de baioneta. Todas tem lentes boas e ruins.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2011, 13:12:31 por Antonio Fernando Shalders »


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2011, 20:34:41
a minolta é excelente, eu tenho uma ***EDITADO***

CL5. Para criar anúncios de equipamentos no fórum o usuário deverá ser o nível de participação freqüentador do fórum.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2011, 17:33:25 por Mr. Hyde »


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2011, 21:17:15
"Vale a pena comprar a minolta, mesmo sendo menos afamada, vai me servir pro aprendizado e futuramente para fotos amadoras, porém de boa qualidade e com pleno controle manual sobre elas?"

A Minolta foi uma das Grandes, meu amigo. Vai sem susto. Fama não pôe mesa não.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2011, 21:17:58 por Malheiros »
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Outubro de 2011, 13:33:50
Eu tenho uma Om-1n e uma OM-2n e gosto muito dessas câmeras, mas também tenho uma Pentax ME Super e é uma câmera que me agrada bastante também, além de ter algumas coisas a mais como por exemplo velocidade até 1/2000 e um fotômetro com leds que facilita lê-lo em locais escuros. Nessa ainda dá pra ter um adaptador e usar lentes de rosca M42.

Entre essas 3, a última que eu venderia seria a OM-1n, mas se tivesse só uma delas, a ME Super me atenderia plenamente também, só tem mais eletrônica que as OM. Se você achar alguma Pentax MX pode ser uma grande escolha também.

[]s
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 10 de Outubro de 2011, 22:06:50
A OM-1 é um caso a parte, foi a SLR não eletrônica mais revolucionária de todas, em todos os sentidos, porque foi a primeira profissional que não era um trambolho e contava com um verdadeiro sistema de lentes, visores, grips e tudo mais que nenhum outro fabricante tinha nada tão variado e sofisticado. Além de ser uma excelente câmera mecânica, tem um grande significado histórico. Aliás se alguém precisar tenho no meu site o manual técnico dela.

A Pentax MX é igualmente interessante mas não está no mesmo nível de sofisticação tecnológica, embora ela tenha algumas coisas que acho muito legais, como o sistema de fotômetro com 5 leds sobre aquele disco rotativo transparente com as velocidades no visor, que mostra em uma única "olhada" a exposição correta, +/- 1/2 ponto e +/- 1 ponto. Mas perde da OM-1 em pontos como a clareza do visor e o sistema de obturador, pois o da OM-1 é uma obra prima da relojoaria.

Tanto uma quanto outra tem uma excelente seleção de objetivas para todos os gostos e bolsos.


A ME-Super é bacana, tem coisas legais como velocidades baixas de até 4 segundos, prioridade de abertura e modo manual, mas lembre que assim como as P3/P30 (que são a evolução da ME-Super) são, como já disse, eletrônicas, então se pifar, a chance de não ter mais conserto é grande. Só vale se pagar muito barato, uns R$ 150 no máximo. Se fosse uma câmera rara, valeria mais.

Resumindo, se for mecânica, no final tanto faz ser uma OM-1, Praktica MTL-3, Nikon FM-2, Pentax MX, Minolta SRT101, Fujica ST701 (a minha favorita) ou outra similar, de alta gama de qualquer fabricante. As performances e confiabilidade são no final iguais.

Veja bem... Tem como criticar uma MX que funciona a 40 anos ? Ou tem como reclamar de uma Praktica de 1980 ? Essas com certeza durarão mais do que qualquer outra câmera eletrônica. O que importa no caso dessas mecânicas é mais a questão das boas lentes do que outras coisas.

 


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2011, 12:06:45
A.F.S, sempre que eu vejo colocações suas eu leio porque acho vc muito entendido. Agora, só me tira uma dúvida: é a primeira vez que eu vejo vc falar dessa fujica, e no entanto vc diz que ela é sua preferida? Eu nunca vi vc citá-la em nenhuma lista das mais-mais......
Por favor, não pense que eu estou pegando no seu pé. Não é isso. Eu só queria entender.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2011, 12:50:33
A.F.S, sempre que eu vejo colocações suas eu leio porque acho vc muito entendido. Agora, só me tira uma dúvida: é a primeira vez que eu vejo vc falar dessa fujica, e no entanto vc diz que ela é sua preferida? Eu nunca vi vc citá-la em nenhuma lista das mais-mais......
Por favor, não pense que eu estou pegando no seu pé. Não é isso. Eu só queria entender.


É simples Meletti, as Fujica são caso de amor e ódio. Se você consegue comprar uma em estado realmente bom, vai ama-la. Só que a maioria que você encontra a venda já estão pra lá de Bagdá, geralmente com mau contato no botão do fotômetro, que é um porre de consertar. Fora isso, a danada é bem pequena e com o melhor fotômetro já colocado em uma câmera mecânica, com dois sensores tipo SBC (silicon blue cell), muito sensíveis ( mede EV1 @ ISO 100 ) e extremamente rápido, sem o efeito memória que torna os do tipo CDS lerdos. Outro ponto bacana é que o visor é fantástico (0.96x). Só perde para o da Bessaflext TM em termos de claridade e nitidez. Lembra muito uma tela da Bittie IntenScreen.

A OM-1 é mais câmera, com certeza, mas a ST701 é de rosca M42 e as Objetivas Fujinon EBC são o que há de melhor em termos de M42 e a combinação visor + fotômetro realmente é surpreendente. O da OM-1 é CDS

A MX é bacana, mas como todas as Pentax série M (ME/MX) usam fotômetro CDS e tem o mesmo defeito da ST701 em relação a mau-contato, principalmente a ME/ME-Super. A Pentax só resolveu isso na série P (P3/P30).

A série SRT da Minolta é excelente, tem umas objetivas G-Rokkor fenomenais, mas... hoje em dia as objetivas MD não podem ser aproveitadas adequadamente em nenhuma dslr (precisam de adaptador com ótica, o que degrada a imagem). Se for comprar uma Minolta hoje, tem que estar ciente disso. Mas dá para usar as objetivas MD nessas mirrorless.

Já a FM-2, embora seja a com o melhor obturador, tem um fotômetro menos sensível que o da ST701, e o visor também perde, mas é, digamos na média a melhor. Mas usa objetivas Nikon e tem sincronismo-X de 1/250s !


A Fujica nunca esteve na lista das mais-mais. É gosto meramente pessoal e pelo fato dela ser M42.


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #8 Online: 11 de Outubro de 2011, 13:09:07
Ah, tá! Então tá explicado. Mas, gozado: ela não deve ter sido muito conhecida no Brasil, pois eu nunca tinha ouvido falar dela; pelo menos, nos sites de fotografia brasileiros; não é mesmo?


pedrotolfo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2011, 05:31:29
k1000 sem duvidas é a melhor aopção das 3, mas outras que recomendaria a voce é a nikormat, a canon a-1 ou a Ae1 todas no mesmo padrão da k1000
Pedro Tolfo - Fotógrafo
11-82783067