Autor Tópico: Desligando Canon T3i- Duvida.  (Lida 5897 vezes)

romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Online: 30 de Setembro de 2011, 02:13:56
Olá amigos, toda vez que desligo a câmera, aparece um um négocio dizendo que o sensor esta sendo limpado.
Se eu tirar uma foto sem a lente (o que faz entrar poeira no sensor), esse negócio que aparece tira essa poeira quando eu desligo a câmera?  :ponder:
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2011, 10:16:07
Quando vc liga ou desliga a cam, o sensor é "sacudido" rapidamente, em alta frequência. Isso ajuda sim a remover eventuais partículas de poeira que porventura tenham ficado sobre o sensor. Ajuda, mas não é 100% eficaz. Tudo mundo que tenha DSLR e mais de uma lente um dia vai se deparar com sujeira no sensor  :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


alfacorrea

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2011, 10:29:29
Este procedimento é comum nas câmeras da Canon.

Pelo menos nas sérias da Rebel, todas podem fazer isso.

Trata-se de um processo criado pela Canon para tentar limpar o sensor de eventuais partículas de poeira que possam ter caído no sensor. Por isso se chama "sensor cleaning", ou seja, limpeza do sensor.

Como já foi dito acima, é um processo que faz uma vibração muito rápida do sensor, uma espécie de sacudida mesmo, para que qualquer impureza que tenha aderido ao sensor possa cair.

Não é um procedimento 100% eficaz, mas reduz a necessidade de manutenções periódicas em assistências técnicas.

Como também já foi dito acima, quando vc fica trocando de lente toda hora, por mais que vc faça isto em um local bem seguro, sempre acaba entrando alguma partícula indesejável.

Com o tempo, pode haver algum acúmulo de sujeira que pode prejudicar as fotos, mas isso acontece depois de muita sujeira mesmo.

Fique tranquilo quanto a este procedimento. Deixe a tecnologia te ajudar e não esquente a cabeça.

Abraço.


romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #3 Online: 30 de Setembro de 2011, 14:04:17
Obrigado pelas respostas!  :ok:
alfacorrea não fico preocupado quanto a isso só queria saber se era realmente eficaz, ajudou muito sua resposta, valeu!
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


Leonardo Alves

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2013, 21:41:51
Ufa, que alívio!
Acabei de receber a minha hoje pelos correios, estou apanhando aqui, descobrindo, vendo vídeos pra poder tirar ao máximo proveito dessa belezura de Câmera e aparece isso quando desligo. Imaginei que já tivesse que gastar pra limpar, sendo que mal abri a caixa para conhecê-la, hehe.
Principiante tem disso, por pouca coisa acha que tudo é sério.
Valw pelos esclarecimentos, serviu pra mim também.