Autor Tópico: Câmera até 2.000,00 [ajuda]  (Lida 5407 vezes)

Bruna1976

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 30 de Setembro de 2011, 19:55:15
Olá a todos,

Desculpem-me se postei no local errado...

Tenho 2.000,00 para poder comprar uma câmera nova e "completa". Estive olhando no começo Nikon D3100, mas depois acabei indo mais além, dando uma estudada na Nikon D5100 e na Canon T3i, por visor escamoteável, qualidade fotográfica, modos de vídeo (slow motion, select color e etc). Vi que existem muitas coisas na internet falando sobre as duas, mas estou querendo um empurrãozinho para me decidir logo.

Sempre gostei de fotografia mas nunca tive uma DSLR mas acho que agora chegou a vez, por isso necessito da ajuda dos amigos daqui do fórum. Lendo, vi que a Nikon e Canon citadas são idênticas, tendo uma alguma qualidade ou defeito que a outra não tem e vice-versa.

Não sei se estou "exagerando" em pegar uma D5100 ou a T3i , sendo que a D3100 poderia me atender (fora o visor fixo). Pegando uma D3100 economizaria uns 700,00 e não sei se essa economia ccompensa...

Bem, fico no aguardo de opiniões..

Grata


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2011, 00:02:28
Olá Bruna, seja bem vinda. Estou começando com fotografia também e passei pela mesma dúvida. Acabei comprando a 3100 mesmo e não me arrependi. Porém existem algumas coisas a se considerar. Todas essas que você mencionou, apesar de similares, são modelos de entrada nesse mundo das SLR's. Você logo vai perceber que mais do que as câmeras, os objetos de desejo começam a ser as lentes. Daí vem a grande pergunta: qual é a sua pretensão? Hobbie? Trabalho? Por quanto tempo pretende ficar com essa camera? Logo os amigos mais experientes vão te dar algumas dicas.

Mas o que penso no momento é trocar de camera apenas quando a minha ficar "pequena" diante da minha habilidade e conhecimento, coisa que acho que vai demorar muito!! rsrsrs Digo isso, porque ao comprar a sua, independente de qual seja, vai pensar em comprar lentes melhores e mais adequadas para a sua pretensão.

Mais um lembrete: Você dispõe desse valor no total ou apenas para a camera? Porque se for no total, lembre-se que vai precisar de bateria extra (imprescindível), bons cartões de memória (que não são baratinhos), talvez um tripé, filtro uv para proteger a sua lente, uma boa bolsa pra carregar essa tralha toda e um dos principais caso queira fotografar na rua: o seguro, que fica em torno de 7% do valor do equipamento segurado.

Boa sorte na sua compra  :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2011, 00:34:49
Uma boa forma de saber qual a cam para atender sua demanda é: quer se profissionalizar? Tá estudando (fazendo cursos, aprendendo os fundamentos, participando de fóruns, etc...)? Vc é do tipo de pessoa que se apaixona loucamente por um hobby mas depois perde o tesão e abandona ele por outro?

Porque fique certa de uma coisa, fotografia é apaixonante mas é cara. O que o Alexandre falou tem tudo a ver... Vai ter mais gastos além da cam. Logo de cara bateria e cartão... Depois, o céu é o infinito...rs

Para o iniciante que ainda precisa dominar os fundamentos e fazer cursos e tals, uma cam de entrada, mesmo usada, é uma boa saída. A grana que sobrar pode ser investida em lentes de melhor qualidade. As lentes ficam, a cam novinha de hoje poderá (e quase sempre o é) ser substituída em 2 ou 3 anos por outra mais atual, com sensor melhor, melhor qualidade de imagem, mais funções, etc... (de entrada ou já num nível mais alto - FF - a depender da intensidade da paixão ou de se ter profissionalizado)

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Bruna1976

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2011, 08:08:57
Olá Bruna, seja bem vinda. Estou começando com fotografia também e passei pela mesma dúvida. Acabei comprando a 3100 mesmo e não

me arrependi. Porém existem algumas coisas a se considerar. Todas essas que você mencionou, apesar de similares, são modelos de

entrada nesse mundo das SLR's. Você logo vai perceber que mais do que as câmeras, os objetos de desejo começam a ser as lentes.

Daí vem a grande pergunta: qual é a sua pretensão? Hobbie? Trabalho? Por quanto tempo pretende ficar com essa camera? Logo os

amigos mais experientes vão te dar algumas dicas.

Mas o que penso no momento é trocar de camera apenas quando a minha ficar "pequena" diante da minha habilidade e conhecimento,

coisa que acho que vai demorar muito!! rsrsrs Digo isso, porque ao comprar a sua, independente de qual seja, vai pensar em comprar

lentes melhores e mais adequadas para a sua pretensão.

Mais um lembrete: Você dispõe desse valor no total ou apenas para a camera? Porque se for no total, lembre-se que vai precisar de

bateria extra (imprescindível), bons cartões de memória (que não são baratinhos), talvez um tripé, filtro uv para proteger a sua

lente, uma boa bolsa pra carregar essa tralha toda e um dos principais caso queira fotografar na rua: o seguro, que fica em torno

de 7% do valor do equipamento segurado.

Boa sorte na sua compra  :ok:


Bom dia Alexandre, tudo bem?

Então, apenas é para hobbie mesmo, fotos pessoais, natureza e etc, coisa que sempre gostei. Sei que futuramente vou precisar

(talvez de lentes) mas acho que vá demorar um pouco... Em relação ao tempo de que pretendo ficar com ela, é por muito tempo, já

que pegando logo uma câmera boa, não precisarei trocá-la por tão cedo. Tive uma Canon A610 com ajustes manuais e tirava fotos

maravilhosas. Vendi em 2009 e comprei uma compacta Sony esse ano, uma W570 e senti falta de alguns recursos para fotos mais

"criativas".

Esse valor é para a câmera. O resto dos acessórios extras vou comprar assim que comprar a cam. O mais importante no momento é a escolha da câmera. Olhei a D3100, meu primo tem até uma e tira fotos maravilhosas, mas sempre gostei de um visor articulado, pois nos possibilita tirar algumas fotos que o visor fixo não ajuda tanto. Acabei achando a Canon T3i hoje por 1.500,00 e falam muito bem dessa câmera. Pensei na possibilidade de ficar com a D3100 e adquirir lentes no futuro, mas acabei pulando para a D5100 ou a Canon D3100.

Grata.

Abraços

Uma boa forma de saber qual a cam para atender sua demanda é: quer se profissionalizar? Tá estudando (fazendo cursos, aprendendo os fundamentos, participando de fóruns, etc...)? Vc é do tipo de pessoa que se apaixona loucamente por um hobby mas depois perde o tesão e abandona ele por outro?

Porque fique certa de uma coisa, fotografia é apaixonante mas é cara. O que o Alexandre falou tem tudo a ver... Vai ter mais gastos além da cam. Logo de cara bateria e cartão... Depois, o céu é o infinito...rs

Para o iniciante que ainda precisa dominar os fundamentos e fazer cursos e tals, uma cam de entrada, mesmo usada, é uma boa saída. A grana que sobrar pode ser investida em lentes de melhor qualidade. As lentes ficam, a cam novinha de hoje poderá (e quase sempre o é) ser substituída em 2 ou 3 anos por outra mais atual, com sensor melhor, melhor qualidade de imagem, mais funções, etc... (de entrada ou já num nível mais alto - FF - a depender da intensidade da paixão ou de se ter profissionalizado)

Olá Hyde, tudo bem?

Bem, quero uma câmera para "brincar" mesmo. Nunca tomei curso de fotografia, pois acho que muitas técnicas a gente aprende no dia-a-dia. Participo de alguns fóruns de fotografia desde 2007 e ontem que me cadastrei neste para ouvir mais opiniões. Não não, quando gosto de uma coisa vou a fundo mesmo e por isso que estou querendo pegar uma cam melhor para poder obter também melhores resultados e sei que não é câmera que faz a foto e sim o fotográfo rsrs.

Gosto de fotos macro e sei que futuramente vou precisar alguma lente para isso, mas por enquando quero me aprofundar nas técnicas também..

Grata e abraços


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2011, 08:16:23
Então vá de T3i (minha indicação é viciada porque eu mesmo tenho uma...rs) porque é uma cam mais recente, visor articulado, fila em Full (se isso for importante para vc) e durará muito mais tempo dando imagens de 'qualidade' que uma usada (exceto se a usada for em um nível acima).

No fundo, no fundo, qualquer câmera de entrada NOVA lhe atenderá. Mas, dado o seu perfil de consumo, recomendo que seja um lançamento mais recente, para sobreviver mais tempo à obsolência digital. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2011, 09:53:31
Ahá!! Então você não é tão iniciante assim né!!! rsrsrsrsrs

T3i ou D5100. As duas são muito similares e lançadas recentemente. Escolha Canon ou Nikon pela sua simpatia e/ou experiência com a marca compre sua camera ;)

Dica: se tem alguém próximo que tenha uma delas, ajuda pra trocar informações, fazer experiências com outras lentes, etc....  :ok:


Simpa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Outubro de 2011, 10:18:11
Eu estou em situação parecida, buscando minha primeira DSLR. Na verdade, minha dúvida é entre a Canon 60D e a Nikon D7000... Mas isso é para outro tópico.

Nesta faixa de preço que você deu, concordo com o Mr. Hyde que a T3i parece ser a melhor escolha. Os modelos de entrada da Nikon, como a D3100 ou a D5100, não possuem motor de foco na câmera, o que limita a escolha da lente caso queira fazer foco automático. Os recursos são semelhantes, talvez a Nikon possuindo menos ruído e a Canon possuindo melhor modo de vídeo, no entanto a questão do motor de foco parece ser um diferencial, na minha opinião, em favor da Canon.
Canon A710IS, mas à procura da DSLR...


Bruna1976

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2011, 08:11:04
Olá pessoal,

lendo duas comparações entre as duas, a Canon se saiu melhor em alguns quesitos...

CANON T3i - (fonte dpreview)


NIKON D5100



CANON T3i (fonte camera labs)


NIKON D5100


Acho que cada câmera tem sua característica positiva e negativa. A Nikon D5100 tem o mesmo sensor da D7000, 11 pontos de foco, efeitos em vídeos por ex...  A Canon tem um visor melhor, faz vídeos melhores,a empunhadura também...

Vou partir pra Canon mesmo.

Obrigada a todos.

Abraços












Simpa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2011, 11:49:53
Será uma ótima escolha, Bruna. Se eu estivesse na sua situação, também escolheria a T3i.
Canon A710IS, mas à procura da DSLR...


Bruna1976

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2011, 15:13:12
Será uma ótima escolha, Bruna. Se eu estivesse na sua situação, também escolheria a T3i.

oi Simpa, tudo bem?

Pois é... apesar de gostar dos efeitos em vídeo da Nikon D5100 (sendo que vídeo não será o principal objetivo), mas acho bacana. Quando aos ruídos em ISO alto, isso não me precocupa pois raramente usamos acima de 3200. Gostei muito do menu da Nikon rs...

Nossa, pena a Canon não ter a opção de cor seletiva, recurso muito legal mesmo e que eu queria que ela tivesse  :(.  Li o manual e não diz nada...  :ponder: A Nikon sai ganhando em efeitos, tais como: cor seletiva, miniatura, visão noturna... Ouvir relatos da ruido que a Nikon D5100 produz quando está filmando com AF e por curiosidade achei. Instalando o mic externo soluciona o problema e custa só 490,00 :assobi:

http://youtu.be/FpLkN7V_NSM

http://www.youtube.com/watch?v=DCbAnLbJv24&feature=youtu.be
« Última modificação: 02 de Outubro de 2011, 15:32:56 por Bruna1976 »


Simpa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Outubro de 2011, 00:04:37
oi Simpa, tudo bem?

Pois é... apesar de gostar dos efeitos em vídeo da Nikon D5100 (sendo que vídeo não será o principal objetivo), mas acho bacana. Quando aos ruídos em ISO alto, isso não me precocupa pois raramente usamos acima de 3200. Gostei muito do menu da Nikon rs...

Nossa, pena a Canon não ter a opção de cor seletiva, recurso muito legal mesmo e que eu queria que ela tivesse  :(.  Li o manual e não diz nada...  :ponder: A Nikon sai ganhando em efeitos, tais como: cor seletiva, miniatura, visão noturna... Ouvir relatos da ruido que a Nikon D5100 produz quando está filmando com AF e por curiosidade achei. Instalando o mic externo soluciona o problema e custa só 490,00 :assobi:

http://youtu.be/FpLkN7V_NSM

http://www.youtube.com/watch?v=DCbAnLbJv24&feature=youtu.be

Oi, Bruna. Apesar destes efeitos de vídeo da D5100, penso que a T3i está um passo a frente no quesito filmagem, como o próprio dpreview assinala na sua pontuação. Também concordo que o mic externo é essencial caso queiramos captar o som ambiente sem obter algum som indevido da máquina ou da lente.

Sobre o vídeo, a especificação da T3i diz o seguinte:
1920 x 1080 (1080p, 16:9) @ 30/25/24 fps
• 1280 x 720 (720p, 16:9) @ 60/50 fps
• 640 x 480 (4:3) @ 60/50 fps
• Quicktime MOV format (H.264 video,linear PCM audio)
• Up to 29 min 59 sec (or max file size 4 GB)

A especificação da D5100 é ligeiramente inferior (observe que não existe o 60/50p em vídeo HD - 1280x720):
 1920 x 1080 30, 25, 24 fps
 • 1280 x 720 30, 25, 24 fps
 • 640 x 424 30, 25 fps
Canon A710IS, mas à procura da DSLR...


Bruna1976

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #11 Online: 03 de Outubro de 2011, 09:57:35
Bom dia Simpa,

Por incrível que pareça eu estava dando certa atenção ao quesito filmagem sim, principalmente para poder registrar alguns momentos e esquecendo de outros detalhes, como os efeitos cor seletiva (que curto pra caramba), miniatura e etc, sendo que na Nikon, terei esses efeitos tanto em foto quanto em vídeo, maaaas, parando bem para pensar, meu intuito com a câmera é fotografia...

O que me diz? A Nikon é uma ótima escolha?

Grata


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #12 Online: 03 de Outubro de 2011, 11:59:22
Dúvida cruel, hein?

Acho que só experimentando as duas na mão. Eu gosto da T3i e achei que a Nikon ficou devendo um pouco mais de qualidade nessa D5100, além de um pouco mais de recursos. Não tenho idéia quanto estão custando as duas, mas se for pra pagar o mesmo preço eu ficaria com a Canon.


Bruna1976

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #13 Online: 03 de Outubro de 2011, 14:37:48
Dúvida cruel, hein?

Acho que só experimentando as duas na mão. Eu gosto da T3i e achei que a Nikon ficou devendo um pouco mais de qualidade nessa D5100, além de um pouco mais de recursos. Não tenho idéia quanto estão custando as duas, mas se for pra pagar o mesmo preço eu ficaria com a Canon.

Olá Natão,

Realmente a dúvida está grande   :aua:  Sei que são câmeras quase idênticas, cada uma com sua qualidade. Eu já tive 2 Canons e sei que são maravilhosas. As duas estão saindo no mesmo preço...

Alguns recursos simples que acho faltaram na Canon, foi o da cor seletiva, miniatura (coisa besta) :hysterical:  Ponto positivo para a Canon por ter motor de foco...

Você conhece alguma loja em Campinas que tenha as duas para eu poder analisá-las?

Grata
« Última modificação: 03 de Outubro de 2011, 14:39:37 por Bruna1976 »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #14 Online: 03 de Outubro de 2011, 14:57:57
Olá Natão,

Realmente a dúvida está grande   :aua:  Sei que são câmeras quase idênticas, cada uma com sua qualidade. Eu já tive 2 Canons e sei que são maravilhosas. As duas estão saindo no mesmo preço...

Alguns recursos simples que acho faltaram na Canon, foi o da cor seletiva, miniatura (coisa besta) :hysterical:  Ponto positivo para a Canon por ter motor de foco...

Você conhece alguma loja em Campinas que tenha as duas para eu poder analisá-las?

Grata

Aqui acho que o único lugar disponível é mesmo o camelô!!!