Autor Tópico: Lista de Filtros  (Lida 4250 vezes)

GMarigo

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Online: 08 de Março de 2006, 11:33:32
Bom, vou postar esta lista de filtros que recebi do usuário Nakinha aqui do fórum. Eu acho a tabela bem incompleta, e sem muitos dados, mas pode servir como referência para quem tá começando ou quer fazer uma rápida consulta.
Se alguém tiver mais algum filtro q queira incluir na lista, só me mandar os dados por MP que adicionarei.
Não estou modificando absolutamente nada no texto, toda a informação aqui apresentada está exatamente como no arquivo. Mas conforme forem surgindo novas informações, irei atualizar a tabela, e indicar a mudança no final do post, no changelog.

Em azul é o tipo de filtro, em verde é o fator (que pelos números na tabela imagino que seja quantos pontos de luz vc perde com o filtro, e 1 é sem perda) e em cinza são as cores dos filtros, se aplicável.


FILTROS PARA FILMES COLORIDOS

UV Ultra Violeta 1.0
Absorve com eficiência raios ultra violeta e azuis, sem aumentar a exposição. Recomendado para fotos instantâneas, cenário colorido e telefotografia. Pode permanecer constantemente na lente para protegê-la.
1A Skylight 1.0
Absorve eficientemente raios ultravioleta e alguns raios azuis, evitando que a foto pareça excessivamente azulada. Pode permanecer constantemente na lente para protegê-la.
85A Âmbar 2.2
Compensa o filme tipo A (3400º K) para uso na luz do dia. Sem o filtro, a foto ficará excessivamente azulada.
85B Âmbar 2.2
Converte o filme tipo B (3200º K) para uso na luz do dia. Sem o filtro a foto ficará muito azulada.
80A Azul Escuro 3.2
Compensa o filme tipo luz do dia para fotos sob luz incandescente a 3200º K ou lâmpada doméstica comum. Sem o filtro, a foto ficará muito avermelhada.
80B Azul Médio 3.0
Converte o filme tipo luz do dia para fotografias sob lâmpada a 3400º K, tais como: Fotoflood.  Sem o filtro, a foto ficará bastante vermelha.
81A Coral Claro Amarelado 1.2
Compensa filmes tipo B para uso com lâmpadas Fotoflood a 3400º K ou similares. Funciona também como um filtro de efeito aquecedor em um dia encoberto ou para fotos com flash eletrônico.
81B Coral Claro 1.2
Compensa filmes tipo A ou B para uso com flash tipo transparente. Funciona também como um filtro de efeito aquecedor, útil para fotografias na sombra ou sombra aberta em dias ensolarados. Melhora as cores em objetos contraluz, retro-iluminados e sob a luz do sol.
82A Azul Claro 1.5
Compensa filmes tipo A sob a luz, com uma temperatura de cor de 3200º K, tal como lâmpadas domésticas normais. Também pode ser usada para compensar a temperatura de cor em condições de luz avermelhada, pela manhã ou no final da tarde.

FILTROS PARA FILMES PRETO E BRANCO

Y2 Amarelo Médio 2.0
Absorve raios ultra violeta e azul violeta para contrastes fortes, especialmente em fotos cênicas.
YA2 Laranja Médio 4.0
Absorve raios violeta, azul e verde, para um contraste mais forte. Usado principalmente para fotos de cenas distantes ou nuvens.
R2 Vermelho Médio 8.0
Absorve raios violeta, azul, verde e amarelo para maior contraste. Útil para fotografia infravermelha.
PO1 Verde 4.0
Absorve raios ultra violeta, violeta, alguns raios azuis e vermelhos escuros, para tornar o verde mais brilhante e o vermelho mais escuro. Muito bom para fotografias de delineação da tonalidade da pele e folhas verdes. Utilizado com filme P&B do tipo pancromático usual.

FILTROS DENSIDADE NEUTRA PARA FILMES COLORIDO E P&B

ND2 Cinza Claro 2.0
O filtro ND (Densidade Neutra) é utilizado para reduzir a quantidade de luz sem alterar a versão das cores. Transmite 50% da luz.
ND4 Cinza Médio 4.0
O filtro ND (Densidade Neutra) é utilizado para reduzir a quantidade de luz sem alterar a versão das cores. Transmite 25% da luz.
ND8 Cinza Escuro 8.0
O filtro ND (Densidade Neutra) é utilizado para reduzir a quantidade de luz sem alterar a versão das cores. Transmite 12,5% da luz.
GD ND Cinza e transparente 2.0/8.0
Este filtro apresenta un degradê entre o ND e a ausência de filtro. O filtro GD ND (Densidade Neutra Gradual) é utilizado primariamente em fotografia de paisagem, usando a parte graduada do filtro para corrigir a luminosidade do céu, impedindo q ele saia estourado. O filtro pode ser apresentado com o degradê de várias intensidades, posições e tamanhos de transição.

FILTROS DE EFEITO ESPECIAL

Polarizador 3.0
O filtro polarizador muda a luz natural para uma condição polarizada ou regula a intensidade de luz polarizada proveniente da rotação do eixo do filtro. Uma vez que as reflexões de superfícies não metálicas, tais como água, vidro etc., ou luz de céus azuis são condições de luz polarizadas, o uso do filtro irá regular adequadamente estas reflexões.
Polarizador Circular 2.0
Similar ao filtro polarizador comum, exceto pelo fato dos raios incidirem de maneira circular e não linear. Elimina possíveis erros de exposição que podem ser causados pela leve polarização de raios em câmaras com sistema TTL utilizando espelhos fixos (Autofocus).
CCF-TB 2.5
É um filtro projetado para ser usado em conjunto com filmes coloridos tipo Tungstênio (Tipo B). Reduz o esverdeado comum à iluminação fluorescente e produz resultados naturais mais agradáveis.
CCF-LD 2.0
É um filtro projetado para ser usado em conjunto com filmes coloridos tipo Luz do Dia. Reduz o esverdeado comum à iluminação fluorescente e produz resultados naturais mais agradáveis.
Difusor 1.0
Filtro em vidro ótico transparente, possuindo uma superfície irregular, criando efeito de foco leve. Cria uma atmosfera delicada em portraits.
Duto 1.0
É um filtro de vidro ótico incolor, com círculos concêntricos na superfície, que criam um efeito levemente desfocado na foto.
Diff-II 1.0
É um filtro de vidro ótico incolor, com uma superfície em ondas, que criam um efeito levemente desfocado na foto.
Cross 4X 1.2
Adiciona um brilho em forma de estrela de 4 pontas, para destacar uma seção na foto. Utilizado para fotografias de cenário noturno.
Cross 6X 1.2
Adiciona um brilho em forma de estrela de 6 pontas, para destacar uma seção na foto. Utilizado para fotografias de cenário noturno.
Cross 8X 1.2
Adiciona um brilho em forma de estrela de 8 pontas, para destacar uma seção na foto. Utilizado para fotografias de cenário noturno.
Foggilizer 1.0
Cria um efeito de foco suave de neblina, que destaca o jogo sutil de cores.
Parallel Screen 1.0
Um conjunto de filtros com linhas paralelas em sua superfície, para produzir um brilho de linhas paralelas. Utilizando-se dois filtros, obtem-se um brilho de linhas cruzadas.
Changeable Vignete 4.0/5.0
Disponível em cinco tipos: Y-R, Y-G, G-R, B-Y e R-B. Cada um desses filtros deverá ser utilizado em conjunto com um filtro polarizador regular. Girando o filtro haverá alteração de uma cor primária através de tons médios para uma cor primária diferente.
Color Vignete 1.0/1.5
Este filtro possui as extremidades coloridas e o centro transparente. Disponíveis nas cores Amarela (Y-V), Laranja (O-V), Verde (G-V), Violeta (V-V), e Azul (B-V). Utilizado para fotografias de retratos e paisagens.
Wonder Color 4.0/5.0
Disponível em quatro tipos: Y-P, B-P, R-P e B-C. Cada um desses filtros deverá ser utilizado em conjunto com um filtro polarizador regular. Girando o filtro haverá alteração na densidade de cor de cada filtro.
Spectracolor 4.0
Um conjunto de filtros vermelho, azul e verde, para fotos de exposição tripla. Cria fotos espectro coloridas, onde objetos em movimentos são transformados em um espectro de cores, enquanto que os objetos estacionários da mesma cena são mantidos em seus tons naturais. Procedimento: Montar a câmara num tripé, corrigir a exposição determinada, fotografar através de cada um dos três filtros no mesmo quadro do filme ( tripla exposição).
Dual Image 1.0
Filtro para fotos de dupla exposição. Gire o filtro para a posição desejada a fim de bloquear metade do quadro. Tire a primeira foto. Gire o filtro para bloquear a outra metade. Tire a segunda foto. Esta simples operação cria efeitos fantásticos de múltipla exposição. Quando utilizar lente normal ou grande angular ajuste o diafragma em f/8 - f/4 e quando utilizar uma teleobjetiva, ajuste o diafragma em f/16 - f/8. Se a abertura ampla causar super exposição, use um filtro ND em combinação.
DR / Diffraction Rainbow 1.2
Os filtros DR produzem fachos coloridos especiais em torno de qualquer fonte de luz na fotografia. Disponível em DR-4X, DR-8X, DR-18X, DR-36X, DR-Halo, DR-48X.
GC- Degrade 1.0
Uma metade é colorida e a outra é transparente. O filtro vai se tornando transparente a medida que se aproxima da linha central dos filtros. Disponível em nove cores: Marrom, Vinho, Cinza, Violeta, Rosa, Verde, Amarelo, Lilás e Azul.
Spot 1.0
Torna possível circundar o objeto com um atraente fundo fora de foco, dando um toque profissional às suas fotos.
Sand Spot 1.0
Possui uma superfície de aparência fumê com um ponto transparente no centro. (Efeito semelhante ao Spot)
Soft Spot 1.0
Filtro ótico com superfície irregular e ponto central transparente. (Efeito semelhante ao Spot).
Bi Color 4.0
Possui duas cores em um único filtro. Disponível em Verde/Amarelo e Azul/Vermelho.
Tri Color 4.0
Possui três cores em um único filtro. Disponível em Azul/Vermelho/Verde.
Exotcolor 4.0
Conjunto de filtros de 3 cores. Marinho Místico, Rosa Palpitante e Violeta Violenta. Usado para destacar um grupo particular de cores em fotografias cênicas e outras.
Filt-Up 1.0
Um filtro especial que combina um filtro 1A com lente Close-Up de meia seção. O Filt-Up permite que você consiga o objeto em close e a qualquer distância em foco definido, dentro de um único quadro de composição.
Planet Filters 1.2
Os filtros Planet circundam seu objeto com uma imagem borrada, enquanto o objeto central fica com foco definido, conferindo um toque lúdico à foto. Disponível nos tipos: Saturno, Netuno, Vênus, Marte, Mercúrio e Júpiter.
Sépia 1.0
Proporciona um efeito de envelhecimento à imagem.
ODD-Out 1.0
É um filtro que permite apagar intencionalmente uma pessoa ou objeto em parte ou por completo da foto.

LENTES DE APROXIMAÇÃO CLOSE-UP

Lente Close-Up 1.0
Colocada na frente da lente normal, a lente Close-Up permite que sejam fotografados pessoas, objetos e situações a longa distância, ou mesmo detalhes mínimos a curta e média distância, impossíveis de serem registrados por lentes normais. Disponíveis em +2, +3 e +4.
Kit Close-Up 1.0
Conjunto com 3 filtros Close-Up ( +1, +2 e +4) para serem utilizadas em conjunto ou separadas para uma maior gama de aproximações.



Citar
. UV movido para parte de filmes coloridos.
. Adicionado o ND GD (Densidade Neutra Gradual)
« Última modificação: 08 de Março de 2006, 18:07:57 por GMarigo »
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m.oreste

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Resposta #1 Online: 08 de Março de 2006, 17:17:56
poderia acrecentar isso no GLOSSÁRIO... o que vc acha?
Marcelo - POA/RS



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Resposta #2 Online: 08 de Março de 2006, 19:33:10
Legal, Gabriel (e Nakinha, claro)!


Flavio Ribeiro

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Resposta #3 Online: 08 de Março de 2006, 22:54:34
Ótima lista, alguns deles eu conhecia mas não sabia para que eram usados...
 :thmbup:  
FLÁVIO RIBEIRO
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GMarigo

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Resposta #4 Online: 10 de Março de 2006, 17:43:57
Citar
Ótima lista, alguns deles eu conhecia mas não sabia para que eram usados...
 :thmbup:
E para quem sabe pra que é usado mas quer ter uma idéia de como fica o visual, achei um site de um plugin interessante, que basicamente imita a maioria dos filtros que foram descritos aqui...

Lembrando que Photoshop IMITA, mas nunca é a mesma coisa (mas em alguns casos o photoshop supera o filtro)

http://www.digitalfilmtools.com/55mm/
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FernandoPaes

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Resposta #5 Online: 10 de Março de 2006, 23:54:30
Muito legal!

Matheus, coloca lá no Glossário!

Abraço,
Fernando
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Resposta #6 Online: 11 de Março de 2006, 00:27:36
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Efeito legal, já discutido aqui no fórum em um tópico que não tínhamos exemplos :)
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