Autor Tópico: Hot pixel em Rebel T3 1100D com 2 meses de uso.  (Lida 2835 vezes)

lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Online: 18 de Outubro de 2011, 01:53:29
Seguinte, pessoal.

Hoje quis fazer umas fotografias das estrelas com alta exposição (entre 7 e 10min).

Notei, ao passar as fotos pro PC, que haviam 3 pontos bem brilhosos. Fui atrás pra saber o que eram e acabei lendo sobre os Hot Pixels.

Minha câmera tem uns 2 meses de uso. Usei aquele programa DeadPixelTest e o "Thresold for hot pixels" configurado em 60, ele acusou 21 Hot Pixels e nenhum Dead Pixel (apesar de eu não conseguir ver os 21).

Segue uma foto que mostra os Hot Pixels:
http://dl.dropbox.com/u/31436574/IMG_1609.JPG
Os dados da foto são:
Distância focal: 18mm
ISO: 100
Abertura: f/3,5
Velocidade: 455 segundos
Tirei com a lente tampada.

Gostaria de saber dos amigos se vale a pena ir pra briga?
Eu não sei muito manipular foto, mas me parece ser fácil de remover (eu teria que aprender).

A dúvida mesmo é: esse problema que hoje é pequeno pode virar um problemão? Ou vale mais a pena eu aprender a remover esses pixels das fotos e não me estressar com isso?

Abraços!


EDIT:
Só pra fins comparativos:
http://dl.dropbox.com/u/31436574/IMG_1611.jpg
Exif:
ISO: 6400
Velocidade: 30 segundos
Abertura: f/3,5
Distância focal: 18mm


http://dl.dropbox.com/u/31436574/IMG_1612.jpg
Exif:
ISO: 100
Velocidade: 30 segundos
Abertura: f/3,5
Distância focal: 18mm
Deadpixeltest acusa 2 hot pixels nesse caso.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, 02:23:01 por lucas.beier »


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Outubro de 2011, 05:18:28
Lucas,

Antes de mais nada tente o seguinte procedimento:

1. Retire a lente e coloque a tampa no corpo.
2. Confirme se o modo de redução de ruídos para longas exposições está ON nas funções customizadas.
3. Ative o modo trava do espelho para limpeza do sensor.
4. Após 30 segundos a 1 minuto, desligue a câmera (desligue direto, sem desativar as funções).

Teste novamente com o DeadPixelTest, com uma imagem em ISO 100 e exposição de 30 segundos. Se a imagem passar com contagem 0 para threshold 60, está tudo OK. Caso ainda não passe, você pode aumentar progressivamente o tempo do passo 4 até 5 minutos. Sugiro não aumentar mais de 30 segundos de cada vez, e a cada tentativa passar novamente o DeadPixelTest.

Se ainda assim o programa continuar acusando dead/hot pixels, vale tentar uma troca em garantia, ou no mínimo enviar a câmera para a Canon fazer um mapeamento do sensor.

Vale dizer também que isto é uma loteria - após a troca a câmera nova pode ter até mais pixels problemáticos.

Minha XSi quando nova acusava 2 hot pixels, depois do procedimento ela passa com 0 mesmo com o threshold abaixo de 10.


Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Outubro de 2011, 09:16:15
Com exposições tão longas é comum hot pixels, só começa a ficar preocupante quando aparecem com exposições como 1/2s, mais comuns no dia a dia.
Não é de preocupar. O noise reduction estava ligado?

Se eu pegar a minha A100 e fizer isto vai parecer o Dave Bowman no filme 2001:
- My god, it´s full of stars!
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:52:11
Como foi dito aí em cima, em exposições tão longas assim é normal aparecerem alguns hot-pixels. Fiz uns still's de 10 segundos estes tempos com minha XSi que está com 12.000 cliques e apareceram vários, 10 ou mais eu acho. No entanto, no dia a dia em exposição "normal", não aparece nada.

Uma coisa que pode ajudar é ligar a redução de ruído para longa exposição, quando a camera gera um dark-frame para fazer a supressão de ruído. Este é o procedimento padrão para quem faz astrofotografia, o único porém é que o tempo de exposição dobra, a camera faz uma exposição para a geração da foto e outra exposição, de igual tempo mas com o obturador fechado, para a geração do dark-frame.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #4 Online: 18 de Outubro de 2011, 15:47:54
Lucas,

Antes de mais nada tente o seguinte procedimento:

1. Retire a lente e coloque a tampa no corpo.
2. Confirme se o modo de redução de ruídos para longas exposições está ON nas funções customizadas.
3. Ative o modo trava do espelho para limpeza do sensor.
4. Após 30 segundos a 1 minuto, desligue a câmera (desligue direto, sem desativar as funções).

Teste novamente com o DeadPixelTest, com uma imagem em ISO 100 e exposição de 30 segundos. Se a imagem passar com contagem 0 para threshold 60, está tudo OK. Caso ainda não passe, você pode aumentar progressivamente o tempo do passo 4 até 5 minutos. Sugiro não aumentar mais de 30 segundos de cada vez, e a cada tentativa passar novamente o DeadPixelTest.

Se ainda assim o programa continuar acusando dead/hot pixels, vale tentar uma troca em garantia, ou no mínimo enviar a câmera para a Canon fazer um mapeamento do sensor.

Vale dizer também que isto é uma loteria - após a troca a câmera nova pode ter até mais pixels problemáticos.

Minha XSi quando nova acusava 2 hot pixels, depois do procedimento ela passa com 0 mesmo com o threshold abaixo de 10.

Eu havia lido esse procedimento, mas não havia feito ele com redução de ruído ativada.
Vou fazer ele hoje. Deixarei 1 min e depois posto o resultado.

Onde vejo as assistências da Canon no Brasil? Caso eu deseje enviar pra mapeamento.

Com exposições tão longas é comum hot pixels, só começa a ficar preocupante quando aparecem com exposições como 1/2s, mais comuns no dia a dia.
Não é de preocupar. O noise reduction estava ligado?

Se eu pegar a minha A100 e fizer isto vai parecer o Dave Bowman no filme 2001:
- My god, it´s full of stars!


O noise reduction não estava ligado...

Vou ligar ele pra ver como fica.

Como foi dito aí em cima, em exposições tão longas assim é normal aparecerem alguns hot-pixels. Fiz uns still's de 10 segundos estes tempos com minha XSi que está com 12.000 cliques e apareceram vários, 10 ou mais eu acho. No entanto, no dia a dia em exposição "normal", não aparece nada.

Uma coisa que pode ajudar é ligar a redução de ruído para longa exposição, quando a camera gera um dark-frame para fazer a supressão de ruído. Este é o procedimento padrão para quem faz astrofotografia, o único porém é que o tempo de exposição dobra, a camera faz uma exposição para a geração da foto e outra exposição, de igual tempo mas com o obturador fechado, para a geração do dark-frame.



Com 10 segundos, em ISO 100, não se nota nada. Aliás, com 30 segundos, em ISO 100, se nota muito pouco (uns 2 ou 3).

Vou ligar a redução de ruído e ver como fica.

Abraço!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2011, 16:45:00
Eu havia lido esse procedimento, mas não havia feito ele com redução de ruído ativada.
Vou fazer ele hoje. Deixarei 1 min e depois posto o resultado.

Esqueci de mencionar que o dark frame para o  teste com o DeadPixelTest deve ser feito com a redução de ruído DESATIVADA, pois se estiver ativada ela irá, obviamente, neutralizar os hotpixels.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #6 Online: 18 de Outubro de 2011, 21:06:52
Lucas,

Antes de mais nada tente o seguinte procedimento:

1. Retire a lente e coloque a tampa no corpo.
2. Confirme se o modo de redução de ruídos para longas exposições está ON nas funções customizadas.
3. Ative o modo trava do espelho para limpeza do sensor.
4. Após 30 segundos a 1 minuto, desligue a câmera (desligue direto, sem desativar as funções).

Teste novamente com o DeadPixelTest, com uma imagem em ISO 100 e exposição de 30 segundos. Se a imagem passar com contagem 0 para threshold 60, está tudo OK. Caso ainda não passe, você pode aumentar progressivamente o tempo do passo 4 até 5 minutos. Sugiro não aumentar mais de 30 segundos de cada vez, e a cada tentativa passar novamente o DeadPixelTest.

Se ainda assim o programa continuar acusando dead/hot pixels, vale tentar uma troca em garantia, ou no mínimo enviar a câmera para a Canon fazer um mapeamento do sensor.

Vale dizer também que isto é uma loteria - após a troca a câmera nova pode ter até mais pixels problemáticos.

Minha XSi quando nova acusava 2 hot pixels, depois do procedimento ela passa com 0 mesmo com o threshold abaixo de 10.


Fiz o procecimendo:
1) Removi lente e pus tampa no corpo,
2) Redução de ruído ON
3) Ativei limpeza do espelho
4) Esperei 30segundos (e depois 1min).

Tirei fotos com ISO 100, 30 segundos.

Nem preciso ir pro DeadPixelTest. É só dar um zoom na foto pra ver que os 4 hot pixels continuam lá.

Depois segui esse tópico http://stargazerslounge.com/astro-lounge/144297-hot-pixel-fix.html e mantive a lente. Refiz o processo. Nada. Continuam lá,

Refiz depois com a redução de ruído OFF e nada. Continuam lá.

Aparentemente minha 1100D não remapeia os pixels do sensor após fazer o procedimento de limpeza...
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, 21:07:46 por lucas.beier »


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2011, 22:01:09
Neste caso, só o mapeamento feito pela Canon resolverá.

Mas é aquela coisa, a redução de ruído deve dar cabo deles (em troca de levar o dobro do tempo para "liberar" a câmera para a próxima foto). O Lightroom também detecta e remove a maioria deles durante a primeira abertura da foto.

Só você pode decidir se vale a pena encarar uma troca ou manutenção.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 18 de Outubro de 2011, 22:49:50
(...)O Lightroom também detecta e remove a maioria deles durante a primeira abertura da foto.

(...)

De que forma se dá isso, Daniel? É automático ou precisa de interferência do usuário?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Outubro de 2011, 23:09:42
De que forma se dá isso, Daniel? É automático ou precisa de interferência do usuário?

Hyde,

Confesso que não faço a menor idéia de como se dá o processo. O fato é que já vi acontecer, várias vezes, diante de meus olhos, quando usava um computador mais lento. Era só carregar a foto e imediatamente mandar ampliá-la, e se houvesse um hotpixel naquela área, dava tempo de ver o Lightroom sumir com ele.

Na época cheguei a procurar informações a respeito, sem muito afinco, admito, mas não encontrei nada sobre o assunto.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2011, 00:23:44
 :ponder:

Vou dar uma lida no novo libro do Clício para ver se ele fala alguma coisa nesse sentido. Valeu!  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova