Autor Tópico: FOTOS DE KARTING  (Lida 1029 vezes)

CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Online: 04 de Outubro de 2011, 15:39:30
Olá, pessoal

Assim como de fotografia, tb gosto de karting e nada melhor do que tentar unir os 2 hobbies: na próxima corrida do campeonato que participo, além de correr, quero fazer fotos e queria ouvir dos mais profissas algumas dicas, ideias, sugestões sobre esse tipo de foto em particular, isto é, objetos em movimento rápido. Minha câmera é uma T3i com - a única lente que tenho! - 18-200mm IS (Canon). As fotos são, como disse, de objeto em velocidade, durante o dia e em distâncias que podem variar entre 3 a 4 metros até algumas dezenas, talvez 50-100 metros. Então, algum dos colegas tem essa experiência específica? Com esse equipamento dá para fazer boas fotos desse tipo? Modo Tv já seria suficiente ou M é mais indicado? Seria possível em M fazer as fotos em movimento com baixo DOF (fundo bem desfocado)? O modo Av serviria para alguma coisa nesse caso? Dicas, sugestões de efeitos criativos? Aliás, em relação a criatividade, vi uma foto tirada bem de perto de um fórmula 1 saindo do box, com aparentemente alto DOF, com os borrões do movimento tanto do carro quanto do fundo, muito, muito bonita!

Abraços!
« Última modificação: 04 de Outubro de 2011, 15:40:38 por CGS »
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2011, 20:07:43
Perguntinha difícil hein! Não difícil de fazer, mas porque é tanta coisa que pra escrever sai um livro...

Tentando sintetizar tudo... pra diminuir o DOF e congelar o movimento, abertura grande a velocidade alta... pode ser por exemplo com AV

Pra fazer essa foto com o borrão que você viu, chamada de panorâmica ou panning, velocidade lenta e seguir o objeto enquanto clica... pode ser por exemplo com TV...

O modo M acho que seria o menos indicado pra você pela falta de agilidade... até você girar o botão pra ajustar tudo o kart já tá na outra volta...

Dá uma olhada em http://www.fotografia-dg.com/ ... tem uns materiais bons pra você estudar lá.  É só clicar em "cursos" ... Tem um e-book gratuito sobre fotografia de esportes, que pra falar a verdade ainda não li mas imagino que possa ter algo nesse sentido que você busca.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2011, 23:16:05
Veja a diferença que a velocidade faz: uma 1/50 e outra 1/250s



1/50s


1/250


Veja angulos diferentes:
Entorte a câmera para dar a sensação de mais ação:





Por fim, use a criatividade.
Você tem uma lente mais versátil que a que eu usei na época em que fiz estas fotos.

Boa Sorte e não esqueça de fazer a galeria mais feliz com postagem desses seus karts.


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2011, 20:02:54
dkfuji... boas fotos.
CGS... o Ministério da Saúde adverte: se clicar, não dirija...  rsrss...