Paulo, footer e Pictus, obrigado pelas respostas.
Acredito que pode ser as duas coisas, ja que nunca calibrei o monitor. Acho que vou tentar fazer a minha parte ver se o resultado melhora.
Footer, o LAB me falou para utilizar o perfil de cor RGB e o espaço de cor sRGB. Exportei a foto no LR optando pelo espaco de cor sRGB. Utilizei o PS para fazer as laminas. Portanto, no PS abri as laminas com o perfil de cor RGB. Sera que fiz errado?
Ja o arquivo para impressao fine-art, eu somente exportei no LR optando pelo espaço de cor RGB, como me foi comandado. A foto nao foi diagramada no PS. Foi mandada por e-mail para a impressão.
Outra coisa, nao sei se eh o papel ou a impressão. Imprimi uns panfletos na grafica em papel couche 180g, fosco. As fotos sairam com muito ruido. Ja o fotolivro, optei pelo couche 250g, fosco. Saiu com menos ruido, porem tambem ruidosas. Isso eh caracteristica do papel?
Spider, tudo que Pictus e Paulo Arruda citaram é de extrema importância!
alguns links:
http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/sRGB-AdobeRGB1998.htmhttp://www.cambridgeincolour.com/tutorials/color-space-conversion.htmhttp://www.cambridgeincolour.com/tutorials/color-perception.htmPorém o seu monitor deve estar calibrado. O Mestre Pictus dá várias dicas sobre isso e pra mim são ótimos! Nem preciso falar para você hehehehe.
Como dito pelo Paulo Aruuda tb acho q RGB e sRGB não interfiram tanto, pois são defauls, a CANON normalmente usa sRGB.
Em labs não tenho intimidade alguma, impressos indigo são ripados por software normalmente online, cada empresa tem o seu ripper.
Agora grafica plana off-set, normalmente é utilizado fotolito depois a gravação na chapa, as mais modernas já usam o sistema CTP, gravam na chapa diretamente.
Para isso são utilizados arquivos fechados em PS(PostScriptt) depois utiliza o PPD do software da Grafica ou Bureaw para a saída do filme(fotolito) ou a gravação do CTP.
Após dessa trajetória toda que é chamada de pré impressão, temos a impressão...rs....na boa existe até um profissional para isso "Produtor Grafico" para vc ver a complexidade!
Os ruídos, eu não sabia que eram 380.000 fatores, mas como dito são muitos mesmos!!!
Já Papel o Paulo Arruda também já disse tudo, risos o cara é fera!!!
Bom, o que posso t ajudar?
1- calibre o seu monitor
2- Jobs para impressão grafica plana off-set, tente trabalhar com CMYK(crtl+Y ou maça+Y-apenas modo visualização) ou já altere no modo. Quer preservar o sRGB faça uma cópia.
Isto já gera brigas curriqueiras entre criação, arte-finalista e produtor gráfico! Até alinharem já estão em outra agência....rs
3- Vá na grafica, converse com o operador, veja qto tempo ele trabalha na empresa(se é funcionario antigo,
a empresa renumera bem e presa pela qualidade, então normalmente é de confiança).
Em Empresas gigantes, o problema é rotatividade dos funcionários. (isso ao meu ver).
4- Papel, entre em contato com as Fabricantes de Papéis e peça amostras! As mais conceituadas enviam, é bem legal.
5- Peça uma escala CMYK para a grafica parceira.
6- Acompanhe a entrada de máquina, mas sempre junto de um produtor gráfico.(Se não vai ter q enterder de HEIDELBERG, Roland, KBA, Komori, etc...)
7- Se for entrar forte em imrpessos, já tire o escorpião do bolso para comprar uma escala Pantone. rs
As situações que citei acima são breves e resumidas, como dito por Paulo e acrescento, são milhões de variáveis!!!
Spider, são tantas variaveis q jornalismo parece ser mais fácil...kkkk tô brincando!
Espero ter ajudado, "muitas vezes acho que quanto mais informações, mais nos perdemos".
Por isso eu Clico ainda...mesmo sem saber.
Abraço