Autor Tópico: Qual a cor predominante?  (Lida 10582 vezes)

Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #15 Online: 07 de Outubro de 2011, 11:12:01
Que mistério!! rsrsrsrs


 :snack:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #16 Online: 07 de Outubro de 2011, 11:22:37
hehehe. Galera, isso aqui nao eh uma pegadinha ou brincadeirinha de minha parte nao. Eh que eu vejo uma cor predominante mas, entretanto, mandei imprimir um album e a foto tinha outra coloracao. Na tela, eu vejo igual o Magro, o Paulo e o Pictus. Vejo uma foto tendendo para o amarelo. Principalmente a pele do bebe e as areas de sombra, como mencionou o Paulo. Nao realizei cross processing algum na pos. Entretanto, o WB nao foi ajustado. Quando reduzo o brilho da foto, ela fica com um tom verde parecido (porem, um pouco menos verde) com o resultado do papel. Portanto, pensei que podia ser o brilho excessivo do monitor. Entretanto, a maioria das fotos do album vieram com um tom esverdeado. Diminui o brilho em outras fotos e o resultado nao se assemelha nem um pouco ao resultado do papel. Fiz uma impressao fine-art de outra foto minha, e, efetivamente, ha menos brilho, porem as cores sao as mesmas que vejo no monitor. Essa mesma foto no fotolivro tem um leve tom verde igualmente. Conclusao, nao ha qualquer padrao. Fiz umas impressoes de panfletos em uma grafica grande aqui de Brasilia. O resultado foi mais parecido com o que vejo no monitor do que a impressao do fotolivro. Ou seja, assim fica complicado. Talvez eu esteja sendo perfeccionista demais ao querer obter na impressao o mesmo que vejo no monitor?  :aua:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 07 de Outubro de 2011, 14:33:56
hehehe. Galera, isso aqui nao eh uma pegadinha ou brincadeirinha de minha parte nao. Eh que eu vejo uma cor predominante mas, entretanto, mandei imprimir um album e a foto tinha outra coloracao. Na tela, eu vejo igual o Magro, o Paulo e o Pictus. Vejo uma foto tendendo para o amarelo. Principalmente a pele do bebe e as areas de sombra, como mencionou o Paulo. Nao realizei cross processing algum na pos. Entretanto, o WB nao foi ajustado. Quando reduzo o brilho da foto, ela fica com um tom verde parecido (porem, um pouco menos verde) com o resultado do papel. Portanto, pensei que podia ser o brilho excessivo do monitor. Entretanto, a maioria das fotos do album vieram com um tom esverdeado. Diminui o brilho em outras fotos e o resultado nao se assemelha nem um pouco ao resultado do papel. Fiz uma impressao fine-art de outra foto minha, e, efetivamente, ha menos brilho, porem as cores sao as mesmas que vejo no monitor. Essa mesma foto no fotolivro tem um leve tom verde igualmente. Conclusao, nao ha qualquer padrao. Fiz umas impressoes de panfletos em uma grafica grande aqui de Brasilia. O resultado foi mais parecido com o que vejo no monitor do que a impressao do fotolivro. Ou seja, assim fica complicado. Talvez eu esteja sendo perfeccionista demais ao querer obter na impressao o mesmo que vejo no monitor?  :aua:

Grande Spider, mas me esclareça uma coisa, o tratamento foi efetuado em RGB, CMYK? isto eu pergunto sobre a impressão na gráfica. sabe me dizer como foi a pre impressão? direto no CTP ou foi ripado antes no Fotolito?

abraço


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #18 Online: 07 de Outubro de 2011, 14:56:05
Spiderman,
-O monitor tem que estar calibrado e ser capaz de reproduzir as cores, notebook geralmente não consegue :eek:
-A iluminação no impresso tem que ter a intensidade e cor adequadas
-A calibração no monitor está correta quando o branco é branco e a iluminação no impresso está correta quando
o branco é branco, nem azulado e nem amarelado.
-Profile da “impressora”
Veja os links azuis em http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0
« Última modificação: 07 de Outubro de 2011, 15:07:51 por Pictus »


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #19 Online: 07 de Outubro de 2011, 15:51:21
Spider, eu estava imaginando que sua questão seria mais ou menos essa. Recentemente eu li esse tópico que o Pictus colocou o link e perdi meu sono em relação aos monitores. Sou hobbista, mas gostaria de fidelidade de cores e me deparei com essa série de fatores.... Como não estou imprimindo muito as fotos, tenho mais usado pra internet mesmo, dá pra conviver com as "surpresas" dessas diferenças de cores.

Mas vou acompanhar aqui as alternativas  :ok:


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 07 de Outubro de 2011, 18:14:33
Teoricamente vc teria que instalar o perfil de cores do Lab que fez o álbum.
Se for um Lab de ponta, deveria ter este controle de qualidade, e alías, vc nem precisaria perguntar, eles deveriam enviar as especificações para a saída deles.
É assim também para qualquer versão impressa offset (ou digital Indigo, que trabalha com tinta líquida e CMYK), embora somente gráficas com excelência de qualidade adotam esta postura, sendo que há outras que até adotam (e muitas) mas não acompanham os resultados.
No caso de impressão offset, este padrão se estende ao CTP, onde além do perfil de cores há também a questão do "dot gain" que leva em conta o papel que será impresso e sua absorção de tinta.
Ah... e pode-se calibrar também o monitor com estes perfis... sendo que "teoricamente", vc teria fidelidade de visualização e resultado final em todas as etapas... mas aí já são outros 500... é um padrão caro de se conseguir e manter.
Em geral, somente se seu monitor estiver totalmente descalibrado mesmo para a impressão sair muito diferente... o que parece pelo seu relato é que o Lab pisou na bola mesmo.
Abs.
 


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 07 de Outubro de 2011, 18:30:09
Teoricamente vc teria que instalar o perfil de cores do Lab que fez o álbum.
Se for um Lab de ponta, deveria ter este controle de qualidade, e alías, vc nem precisaria perguntar, eles deveriam enviar as especificações para a saída deles.
É assim também para qualquer versão impressa offset (ou digital Indigo, que trabalha com tinta líquida e CMYK), embora somente gráficas com excelência de qualidade adotam esta postura, sendo que há outras que até adotam (e muitas) mas não acompanham os resultados.
No caso de impressão offset, este padrão se estende ao CTP, onde além do perfil de cores há também a questão do "dot gain" que leva em conta o papel que será impresso e sua absorção de tinta.
Ah... e pode-se calibrar também o monitor com estes perfis... sendo que "teoricamente", vc teria fidelidade de visualização e resultado final em todas as etapas... mas aí já são outros 500... é um padrão caro de se conseguir e manter.
Em geral, somente se seu monitor estiver totalmente descalibrado mesmo para a impressão sair muito diferente... o que parece pelo seu relato é que o Lab pisou na bola mesmo.
Abs.

Perfeita definição!!!  :ok:


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #22 Online: 07 de Outubro de 2011, 19:59:37
Paulo, footer e Pictus, obrigado pelas respostas.

Acredito que pode ser as duas coisas, ja que nunca calibrei o monitor. Acho que vou tentar fazer a minha parte ver se o resultado melhora.

Footer, o LAB me falou para utilizar o perfil de cor RGB e o espaço de cor sRGB. Exportei a foto no LR optando pelo espaco de cor sRGB. Utilizei o PS para fazer as laminas. Portanto, no PS abri as laminas com o perfil de cor RGB. Sera que fiz errado?

Ja o arquivo para impressao fine-art, eu somente exportei no LR optando pelo espaço de cor RGB, como me foi comandado. A foto nao foi diagramada no PS. Foi mandada por e-mail para a impressão.


Outra coisa, nao sei se eh o papel ou a impressão. Imprimi uns panfletos na grafica em papel couche 180g, fosco. As fotos sairam com muito ruido. Ja o fotolivro, optei pelo couche 250g, fosco. Saiu com menos ruido, porem tambem ruidosas. Isso eh caracteristica do papel?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 07 de Outubro de 2011, 21:35:52
Spider... os spaços de cores RGB e SRGB são "defaults", ou seja... mais ou menos "genéricos/padrão", o que não quer dizer que não sejam corretos.
O lance de cada LAB ou gráfica ter seu próprio perfil de cores é uma questão que, se seguida à risca, permite uma fidelidade muito alta do primeiro impresso até o último do dia, ou seja, praticamente não há variação se todos os fatores envolvidos forem controlados. Porém.. com as novas tecnologias os espaços "default" resolvem muito bem todos os problemas... acho que o seu caso foi falta de controle do Lab mesmo.
Já o ruído na impressão... são 380.000 fatores que podem interferir:
Só pra citar alguns: papel (origem, gramatura, sentido de impressão (fibra ou contra-fibra), aproveitamento, etc); tintas (mistura, homegeneidade),
se é fotolito ou CTP, tipo de ponto (retícula, lineatura, etc)... o melhor seria você pegar um outro job feito com o mesmo papel e verificar se é "padrão" ou se vc "deu sorte"...rss
Abs.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #24 Online: 07 de Outubro de 2011, 21:51:27
Spider... os spaços de cores RGB e SRGB são "defaults", ou seja... mais ou menos "genéricos/padrão", o que não quer dizer que não sejam corretos.
O lance de cada LAB ou gráfica ter seu próprio perfil de cores é uma questão que, se seguida à risca, permite uma fidelidade muito alta do primeiro impresso até o último do dia, ou seja, praticamente não há variação se todos os fatores envolvidos forem controlados. Porém.. com as novas tecnologias os espaços "default" resolvem muito bem todos os problemas... acho que o seu caso foi falta de controle do Lab mesmo.
Já o ruído na impressão... são 380.000 fatores que podem interferir:
Só pra citar alguns: papel (origem, gramatura, sentido de impressão (fibra ou contra-fibra), aproveitamento, etc); tintas (mistura, homegeneidade),
se é fotolito ou CTP, tipo de ponto (retícula, lineatura, etc)... o melhor seria você pegar um outro job feito com o mesmo papel e verificar se é "padrão" ou se vc "deu sorte"...rss
Abs.

Pois eh, Paulo. Pelo visto vou ter que morrer numa grana ate encontrar um LAB que encaixe com o que estou querendo. Nao quero oferecer do jeito que ta para o cliente. Alem dos diferentes laboratorios, terei que testar diferentes papeis. Se tratando de fotolivro e impressoes fine-art, a brincadeira fica muito cara. Voce ja passou por isso ate encontrar o melhor caminho? Nao vejo muitos fotografos se questionando sobre isso. Porque sera?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 07 de Outubro de 2011, 22:07:15
Pois eh, Paulo. Pelo visto vou ter que morrer numa grana ate encontrar um LAB que encaixe com o que estou querendo. Nao quero oferecer do jeito que ta para o cliente. Alem dos diferentes laboratorios, terei que testar diferentes papeis. Se tratando de fotolivro e impressoes fine-art, a brincadeira fica muito cara. Voce ja passou por isso ate encontrar o melhor caminho? Nao vejo muitos fotografos se questionando sobre isso. Porque sera?

São muitos fatores Spider... um deles (e infelizmente o mais imprtante) é o volume de trabalho: se vc tem volume vc é "VIP", então qualquer solicitação/sugestão sua o fornecedor faz de tudo para atender.
Como venho da área gráfica, impressões off-set já tenho meus fornecedores de tempos de agência, então há uma relação antiga de confiança... já em LAB ainda sou um reles "vai pro fim da fila e torce"... pq tbém não tenho muita experiência... mas se o LAB me demonstra que tem controle de qualidade fico mais tranquilo - e isso vc percebe pela conversa (por exemplo se o cara abre num bate-papo incisivo o tipo de químico, a frequência de troca, a temperatura, o tipo de papel, a checagem dos parâmetros).
Masss... estou passando por um processo de ajuste cultural... qdo eu era produtor da agência, estendiam tapete vermelho pelo volume de trabalho... agora que sou um reles "fotógrafo"... só pra achar o cara no tel... já é outra história... rss
Abs.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #26 Online: 07 de Outubro de 2011, 22:34:08
São muitos fatores Spider... um deles (e infelizmente o mais imprtante) é o volume de trabalho: se vc tem volume vc é "VIP", então qualquer solicitação/sugestão sua o fornecedor faz de tudo para atender.
Como venho da área gráfica, impressões off-set já tenho meus fornecedores de tempos de agência, então há uma relação antiga de confiança... já em LAB ainda sou um reles "vai pro fim da fila e torce"... pq tbém não tenho muita experiência... mas se o LAB me demonstra que tem controle de qualidade fico mais tranquilo - e isso vc percebe pela conversa (por exemplo se o cara abre num bate-papo incisivo o tipo de químico, a frequência de troca, a temperatura, o tipo de papel, a checagem dos parâmetros).
Masss... estou passando por um processo de ajuste cultural... qdo eu era produtor da agência, estendiam tapete vermelho pelo volume de trabalho... agora que sou um reles "fotógrafo"... só pra achar o cara no tel... já é outra história... rss
Abs.

Paulo, a distancia fisica dos laboratorios inviabiliza muitas coisas. O laboratorios de impressao fine-art demoram para responder aos meus questionamentos por e-mail. Tem um, que nao citarei o nome, parece que eu tenho que implorar pra virar cliente. Em relacao ao fotolivro, testei na Indimagem. Ja vi aqui e em outros foruns profissionais competentes que indicaram a empresa. Eles tem um atendimento on-line bastante disponivel. Entretanto, a atendente eh praticamente uma maquina com respostas curtas e treinadas. Como era uma versao para teste, eu optei pelo promocao mostruario. Nessa promocao, vem estampado, no final do fotolivro, a palavra portfolio bem grande. Nao sei se foi por causa disso que minha impressao nao foi legal. Em algumas fotos parece ate que a tinta ta acabando.  :doh:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 08 de Outubro de 2011, 06:34:04
Paulo, footer e Pictus, obrigado pelas respostas.

Acredito que pode ser as duas coisas, ja que nunca calibrei o monitor. Acho que vou tentar fazer a minha parte ver se o resultado melhora.

Footer, o LAB me falou para utilizar o perfil de cor RGB e o espaço de cor sRGB. Exportei a foto no LR optando pelo espaco de cor sRGB. Utilizei o PS para fazer as laminas. Portanto, no PS abri as laminas com o perfil de cor RGB. Sera que fiz errado?

Ja o arquivo para impressao fine-art, eu somente exportei no LR optando pelo espaço de cor RGB, como me foi comandado. A foto nao foi diagramada no PS. Foi mandada por e-mail para a impressão.


Outra coisa, nao sei se eh o papel ou a impressão. Imprimi uns panfletos na grafica em papel couche 180g, fosco. As fotos sairam com muito ruido. Ja o fotolivro, optei pelo couche 250g, fosco. Saiu com menos ruido, porem tambem ruidosas. Isso eh caracteristica do papel?

Spider, tudo que Pictus e Paulo Arruda citaram é de extrema importância!

alguns links:
http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/sRGB-AdobeRGB1998.htm
http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/color-space-conversion.htm
http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/color-perception.htm

Porém o seu monitor deve estar calibrado. O Mestre Pictus dá várias dicas sobre isso e pra mim são ótimos! Nem preciso falar para você hehehehe.
Como dito pelo Paulo Aruuda tb acho q RGB e sRGB não interfiram tanto, pois são defauls, a CANON normalmente usa sRGB.
Em labs não tenho intimidade alguma, impressos indigo são ripados por software normalmente online, cada empresa tem o seu ripper.
Agora grafica plana off-set, normalmente é utilizado fotolito depois a gravação na chapa, as mais modernas já usam o sistema CTP, gravam na chapa diretamente.
Para isso são utilizados arquivos fechados em PS(PostScriptt) depois utiliza o PPD do software da Grafica ou Bureaw para a saída do filme(fotolito) ou a gravação do CTP.
Após dessa trajetória toda que é chamada de pré impressão, temos a impressão...rs....na boa existe até um profissional para isso "Produtor Grafico" para vc ver a complexidade!
Os ruídos, eu não sabia que eram 380.000 fatores, mas como dito são muitos mesmos!!!
Já Papel o Paulo Arruda também já disse tudo, risos o cara é fera!!!

Bom, o que posso t ajudar?
1- calibre o seu monitor
2- Jobs para impressão grafica plana off-set, tente trabalhar com CMYK(crtl+Y ou maça+Y-apenas modo visualização) ou já altere no modo. Quer preservar o sRGB faça uma cópia.
Isto já gera brigas curriqueiras entre criação, arte-finalista e produtor gráfico! Até alinharem já estão em outra agência....rs
3- Vá na grafica, converse com o operador, veja qto tempo ele trabalha na empresa(se é funcionario antigo,
a empresa renumera bem e presa pela qualidade, então normalmente é de confiança).
Em Empresas gigantes, o problema é rotatividade dos funcionários. (isso ao meu ver).
4- Papel, entre em contato com as Fabricantes de Papéis e peça amostras! As mais conceituadas enviam, é bem legal.
5- Peça uma escala CMYK para a grafica parceira.
6- Acompanhe a entrada de máquina, mas sempre junto de um produtor gráfico.(Se não vai ter q enterder de HEIDELBERG, Roland, KBA, Komori, etc...)
7- Se for entrar forte em imrpessos, já tire o escorpião do bolso para comprar uma escala Pantone. rs
As situações que citei acima são breves e resumidas, como dito por Paulo e acrescento, são milhões de variáveis!!!

Spider, são tantas variaveis q jornalismo parece ser mais fácil...kkkk tô brincando!

Espero ter ajudado, "muitas vezes acho que quanto mais informações, mais nos perdemos".
Por isso eu Clico ainda...mesmo sem saber.

Abraço


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 08 de Outubro de 2011, 06:36:38
O laboratorios de impressao fine-art demoram para responder aos meus questionamentos por e-mail. Tem um, que nao citarei o nome, parece que eu tenho que implorar pra virar cliente.

Poxa, podia ser criado uma cooperativa! Que acham?


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 08 de Outubro de 2011, 08:12:49
Paulo, a distancia fisica dos laboratorios inviabiliza muitas coisas. O laboratorios de impressao fine-art demoram para responder aos meus questionamentos por e-mail. Tem um, que nao citarei o nome, parece que eu tenho que implorar pra virar cliente. Em relacao ao fotolivro, testei na Indimagem. Ja vi aqui e em outros foruns profissionais competentes que indicaram a empresa. Eles tem um atendimento on-line bastante disponivel. Entretanto, a atendente eh praticamente uma maquina com respostas curtas e treinadas. Como era uma versao para teste, eu optei pelo promocao mostruario. Nessa promocao, vem estampado, no final do fotolivro, a palavra portfolio bem grande. Nao sei se foi por causa disso que minha impressao nao foi legal. Em algumas fotos parece ate que a tinta ta acabando.  :doh:

Então Spider.
Só pra abreviar a coisa... e complementar os posts do Footer aí abaixo:
Eu sou produtor gráfico, por isso tenho um pouco de intimidade com o sistema offset.
EMHO a única impressora offset on-demand que traz resultados confiáveis é a HP INDIGO.
Indimagem e Digipix têm esta impressora; entretanto, acredito que pelo volume de trabalho e pelo foco estar 100% na produção de fotolivros eles não têm o acompanhamento 100% dos processos, pois a maioria dos fotógrafos trata as fotos em RGB... e estas impressoras trabalham em CMYK.
Então, a percepção, até mesmo dos operadores é meio que viciada... e depois tem a laminação, que deixa tudo mais bonito.
Se vc está acostumado a pensar em CMYK e utilizar/operar a impressora CMYK os resultados para ESTE tipo de impressão tendem a ser melhores.
Para a impressão em offset, eu sugiro que vc procure uma gráfica rápida que tenha a impressora HP Indigo 5000, mas que trabalhe para o mercado publicitário, não de fotolivros. E é simples a explicação: estas gráficas só trabalham com pequenas tiragens, trabalham para agências onde a exigência de qualidade é maior (se o impresso não fica bom, o "sarna" do produtor gráfico simplesmente devolve o trabalho e refaz)... isso leva a uma busca de qualidade maior... senão é prejuízo na certa para a gráfica.
Já nos fotolivros, a gama de "não profissionais", ou seja, pessoas que não vivem disso, que enviam trabalhos é muito grande... e resultados razoáveis são considerados muito bons justamente por não terem o senso crítico dos profissionais da área (qualquer pessoa pode fazer um fotolivro pela internet, livrarias e supermercados.. estas empresas simplesmente repassam a produção).
Não estou dizendo que as empresas de fotolivros não tem qualidade, nem controle... somente que o nível de exigência e percepção é diferente em cada situação.

Pra complementar: eu estou fazendo o processo contrário: sempre trabalhei em CMYK por conta do offset e acho que para fotos, nada supera o LAB... então estou me adaptando a tratar fotos em RGB. Confesso que estou apanhando um pouco (falsa modéstia.... estou apanhando muito...rsss).

Abs.