Autor Tópico: Qual a cor predominante?  (Lida 10555 vezes)

Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 08 de Outubro de 2011, 08:14:23
Pessoal... me desculpem pelas respostas extensas... mas pra falar mais tecnicamente não tem muito como ser breve (e olha que abreviei...rss).
Abs.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #31 Online: 08 de Outubro de 2011, 09:42:45
Abreviem não, Paulo e Footer. Quanto mais informação, melhor.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #32 Online: 09 de Outubro de 2011, 12:35:33
Spider, tudo que Pictus e Paulo Arruda citaram é de extrema importância!

alguns links:
http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/sRGB-AdobeRGB1998.htm
http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/color-space-conversion.htm
http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/color-perception.htm

Porém o seu monitor deve estar calibrado. O Mestre Pictus dá várias dicas sobre isso e pra mim são ótimos! Nem preciso falar para você hehehehe.
Como dito pelo Paulo Aruuda tb acho q RGB e sRGB não interfiram tanto, pois são defauls, a CANON normalmente usa sRGB.
Em labs não tenho intimidade alguma, impressos indigo são ripados por software normalmente online, cada empresa tem o seu ripper.
Agora grafica plana off-set, normalmente é utilizado fotolito depois a gravação na chapa, as mais modernas já usam o sistema CTP, gravam na chapa diretamente.
Para isso são utilizados arquivos fechados em PS(PostScriptt) depois utiliza o PPD do software da Grafica ou Bureaw para a saída do filme(fotolito) ou a gravação do CTP.
Após dessa trajetória toda que é chamada de pré impressão, temos a impressão...rs....na boa existe até um profissional para isso "Produtor Grafico" para vc ver a complexidade!
Os ruídos, eu não sabia que eram 380.000 fatores, mas como dito são muitos mesmos!!!
Já Papel o Paulo Arruda também já disse tudo, risos o cara é fera!!!

Bom, o que posso t ajudar?
1- calibre o seu monitor
2- Jobs para impressão grafica plana off-set, tente trabalhar com CMYK(crtl+Y ou maça+Y-apenas modo visualização) ou já altere no modo. Quer preservar o sRGB faça uma cópia.
Isto já gera brigas curriqueiras entre criação, arte-finalista e produtor gráfico! Até alinharem já estão em outra agência....rs
3- Vá na grafica, converse com o operador, veja qto tempo ele trabalha na empresa(se é funcionario antigo,
a empresa renumera bem e presa pela qualidade, então normalmente é de confiança).
Em Empresas gigantes, o problema é rotatividade dos funcionários. (isso ao meu ver).
4- Papel, entre em contato com as Fabricantes de Papéis e peça amostras! As mais conceituadas enviam, é bem legal.
5- Peça uma escala CMYK para a grafica parceira.
6- Acompanhe a entrada de máquina, mas sempre junto de um produtor gráfico.(Se não vai ter q enterder de HEIDELBERG, Roland, KBA, Komori, etc...)
7- Se for entrar forte em imrpessos, já tire o escorpião do bolso para comprar uma escala Pantone. rs
As situações que citei acima são breves e resumidas, como dito por Paulo e acrescento, são milhões de variáveis!!!

Spider, são tantas variaveis q jornalismo parece ser mais fácil...kkkk tô brincando!

Espero ter ajudado, "muitas vezes acho que quanto mais informações, mais nos perdemos".
Por isso eu Clico ainda...mesmo sem saber.

Abraço
Obrigado pelas dicas, footer. Ainda tenho dificuldade com o seu vocabulario tecnico. Vou ler os artigos que propos, tentar entender por completo o seu texto. Qualquer duvida especifica te pergundo mais, ok? Esse assunto me interessa muito. Vejo que a coisa eh bem complexa. Nao conversei com o produtor grafico. Alias, pela minha falta de conhecimento, nem adiantaria muito eu conversar :). So sei que, para impressoes mais numerosas, como foi o caso das minhas, o processo eh off-set. Nao soube mais nada a respeito. A ideia da cooperativa eh muito boa. Eu voto em voce e no paulo para presidente e vice-presidente (se estapeiem para decidir quem eh o chefe) :). Mas falando serio, a ideia eh boa. So teria que juntar uma galerinha que tenha certo volume de impressoes. Senao, nao vale a pena. Entrar em contato com os fabricantes de papel tambem eh interessante. Porem, a maioria dos papeis fine-art acredito que venha de fora do Brasil. Talvez uma opcao mais rapida seja ir ate o laboratorio e conhecer a galera pessoalmente. Ou seja, mais $$$ :aua:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #33 Online: 09 de Outubro de 2011, 12:46:54
Então Spider.
Só pra abreviar a coisa... e complementar os posts do Footer aí abaixo:
Eu sou produtor gráfico, por isso tenho um pouco de intimidade com o sistema offset.
EMHO a única impressora offset on-demand que traz resultados confiáveis é a HP INDIGO.
Indimagem e Digipix têm esta impressora; entretanto, acredito que pelo volume de trabalho e pelo foco estar 100% na produção de fotolivros eles não têm o acompanhamento 100% dos processos, pois a maioria dos fotógrafos trata as fotos em RGB... e estas impressoras trabalham em CMYK.
Então, a percepção, até mesmo dos operadores é meio que viciada... e depois tem a laminação, que deixa tudo mais bonito.
Se vc está acostumado a pensar em CMYK e utilizar/operar a impressora CMYK os resultados para ESTE tipo de impressão tendem a ser melhores.
Para a impressão em offset, eu sugiro que vc procure uma gráfica rápida que tenha a impressora HP Indigo 5000, mas que trabalhe para o mercado publicitário, não de fotolivros. E é simples a explicação: estas gráficas só trabalham com pequenas tiragens, trabalham para agências onde a exigência de qualidade é maior (se o impresso não fica bom, o "sarna" do produtor gráfico simplesmente devolve o trabalho e refaz)... isso leva a uma busca de qualidade maior... senão é prejuízo na certa para a gráfica.
Já nos fotolivros, a gama de "não profissionais", ou seja, pessoas que não vivem disso, que enviam trabalhos é muito grande... e resultados razoáveis são considerados muito bons justamente por não terem o senso crítico dos profissionais da área (qualquer pessoa pode fazer um fotolivro pela internet, livrarias e supermercados.. estas empresas simplesmente repassam a produção).
Não estou dizendo que as empresas de fotolivros não tem qualidade, nem controle... somente que o nível de exigência e percepção é diferente em cada situação.

Pra complementar: eu estou fazendo o processo contrário: sempre trabalhei em CMYK por conta do offset e acho que para fotos, nada supera o LAB... então estou me adaptando a tratar fotos em RGB. Confesso que estou apanhando um pouco (falsa modéstia.... estou apanhando muito...rsss).

Abs.
Paulo, na verdade, a propria funcionaria da indimagem me pediu para enviar as fotos em sRGB. Nem mencionou nada a respeito de CMYK. Em relacao a grafica, como se trata apenas de panfletos, nao preciso buscar uma qualidade excepcional. Ja em relacao ao fotolivro, sim, pois pretendo oferece-lo aos meus clientes. A primeira coisa que vou tentar fazer eh tentar calibrar o meu monitor e ver se melhora. A indimagem me mandou uma prova de ajuste. Entretanto, essa prova eh somente para ajustar brilho e contraste. Nao faz menção a cores. Vou ver tambem com a funcionaria robo se estou fazendo algo errado. Talvez sRGB nao seja a melhor opcao. Vou tentar estudar melhor o assunto (chato isso! Como gostaria de somente tirar fotos! :( ). Ah! Esse laboratorio de impressoes fine-art tambem possui fotolivros. Talvez seja uma opcao, ja que achei que la a impressao ficou melhor. Voce acha que eles utilizam o mesmo metodo de impressao para os fotolivros?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 09 de Outubro de 2011, 19:14:04
Obrigado pelas dicas, footer. Ainda tenho dificuldade com o seu vocabulario tecnico. Vou ler os artigos que propos, tentar entender por completo o seu texto. Qualquer duvida especifica te pergundo mais, ok? Esse assunto me interessa muito. Vejo que a coisa eh bem complexa. Nao conversei com o produtor grafico. Alias, pela minha falta de conhecimento, nem adiantaria muito eu conversar :). So sei que, para impressoes mais numerosas, como foi o caso das minhas, o processo eh off-set. Nao soube mais nada a respeito. A ideia da cooperativa eh muito boa. Eu voto em voce e no paulo para presidente e vice-presidente (se estapeiem para decidir quem eh o chefe) :). Mas falando serio, a ideia eh boa. So teria que juntar uma galerinha que tenha certo volume de impressoes. Senao, nao vale a pena. Entrar em contato com os fabricantes de papel tambem eh interessante. Porem, a maioria dos papeis fine-art acredito que venha de fora do Brasil. Talvez uma opcao mais rapida seja ir ate o laboratorio e conhecer a galera pessoalmente. Ou seja, mais $$$ :aua:

Olá, então os links são relacionados à cores luz RGB e quadricromia CMKY. é um início à Off-Set. Ex. Pegue uma foto com cores bem saturadas e no PS clique em (crtl+Y ou maçã +Y) você terá o resultado da quadricromia(CMYK),  sim é complexo, existe cursos técnicos apenas para essa área, até graduação e pós no Senac. Converse com os produtores gráficos, vale a pena. O seu conhecimento nessa área vai começar por ai conversando com eles. Sobre a cooperativa só dei idéia hehehehehe eu voto o Paulo Arruda como presidente e eu como cliente cooperado kkkkkkkkkk. Então no início nada é volumoso, mas é o início. Sobre os papéis comece com os tradicionais e verás que é papel... use as na sua jato de tinta e já terá alguma diferença....mesmo não sendo comparável com a real, mas já terá uma intimidade com eles e a pratica ao menos em sua casa. Mande email para eles, pois estamos num mundo globalizado!!! vai te custar 5 minutos e no máximo não t respondem....rs(ae c já avisa a galera por  aqui). Sim ir ao lab é legal. Mas pq mais $$$ eles cobram visita? Alias, vi em algum post que o Fernando Paes um forista abriu ou sei tem um lance de impressão de fotolivro, será q não é uma boa? Não usei ainda...por ser forista acredito q tenhamos um desconto maior....rs
No que puder ajudar e estiver ao meu alcance é só falar!

Abraço


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 09 de Outubro de 2011, 20:28:17
Paulo, na verdade, a propria funcionaria da indimagem me pediu para enviar as fotos em sRGB. Nem mencionou nada a respeito de CMYK. Em relacao a grafica, como se trata apenas de panfletos, nao preciso buscar uma qualidade excepcional. Ja em relacao ao fotolivro, sim, pois pretendo oferece-lo aos meus clientes. A primeira coisa que vou tentar fazer eh tentar calibrar o meu monitor e ver se melhora. A indimagem me mandou uma prova de ajuste. Entretanto, essa prova eh somente para ajustar brilho e contraste. Nao faz menção a cores. Vou ver tambem com a funcionaria robo se estou fazendo algo errado. Talvez sRGB nao seja a melhor opcao. Vou tentar estudar melhor o assunto (chato isso! Como gostaria de somente tirar fotos! :( ). Ah! Esse laboratorio de impressoes fine-art tambem possui fotolivros. Talvez seja uma opcao, ja que achei que la a impressao ficou melhor. Voce acha que eles utilizam o mesmo metodo de impressao para os fotolivros?

Spider... estive aqui em SP na feira de fotografia e conversei com o pessoal da Indimagem. Eles me disseram que utilizam a Indigo 5000. Se for isso, esta impressora é CMYK... então a conversão é feita por eles.
Só pra tentar ilustrar um pouquinho... a conversão CMYK bem feita trará a imagem praticamente cheia nos canais CMY... o preto serve para dar contraste, contornos e sombras... então se vc olhar a separação de canais, o preto só complementa... se esta conversão é feita incorretamente chamamos de "preto composto", ou seja, o que era pra ser só o preto é composto pelo preto e pelas outras 3 cores... o que dá um preto "amarronzado", desta forma promovendo perda de profundidade das imagens... as sombras tendem a ficar "chapadas"... e não "delineadas" como deveriam ser.
De qualquer forma, quando falar com a atendente-robô, confirme em qual equipamento é feita a impressão... e se é feita pela separação CMYK... se for, a conversão deles não está comportanto a gama tonal dos seus tratamentos... aí é questão de eles te enviarem o perfil ICC deles... tem todo aquele lance que te disse de ganho de ponto e tals... o pior não é isso... o pior é se a atendente não entender o que vc está dizendo....rsss aí meu camarada, só com vela e reza brava.
Aí em Brasília deve ter alguma gráfica que utiliza a Indigo 5000... vou ver se tenho consigo esta informação aqui.
Como te disse... procure gráfica que utilize Indigo 5000 e faça trabalhos publicitários... aí é só tirar uma prova.
Se tiver mais dúvidas... só fico preocupado com minhas respostas extensas... mas pode perguntar a vontade.
Abs.


footer

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 15 de Outubro de 2011, 20:49:15
Spider... estive aqui em SP na feira de fotografia e conversei com o pessoal da Indimagem. Eles me disseram que utilizam a Indigo 5000. Se for isso, esta impressora é CMYK... então a conversão é feita por eles.
Só pra tentar ilustrar um pouquinho... a conversão CMYK bem feita trará a imagem praticamente cheia nos canais CMY... o preto serve para dar contraste, contornos e sombras... então se vc olhar a separação de canais, o preto só complementa... se esta conversão é feita incorretamente chamamos de "preto composto", ou seja, o que era pra ser só o preto é composto pelo preto e pelas outras 3 cores... o que dá um preto "amarronzado", desta forma promovendo perda de profundidade das imagens... as sombras tendem a ficar "chapadas"... e não "delineadas" como deveriam ser.
De qualquer forma, quando falar com a atendente-robô, confirme em qual equipamento é feita a impressão... e se é feita pela separação CMYK... se for, a conversão deles não está comportanto a gama tonal dos seus tratamentos... aí é questão de eles te enviarem o perfil ICC deles... tem todo aquele lance que te disse de ganho de ponto e tals... o pior não é isso... o pior é se a atendente não entender o que vc está dizendo....rsss aí meu camarada, só com vela e reza brava.
Aí em Brasília deve ter alguma gráfica que utiliza a Indigo 5000... vou ver se tenho consigo esta informação aqui.
Como te disse... procure gráfica que utilize Indigo 5000 e faça trabalhos publicitários... aí é só tirar uma prova.
Se tiver mais dúvidas... só fico preocupado com minhas respostas extensas... mas pode perguntar a vontade.
Abs.


hehehe não tem oq nem por nem tirar, o Paulo Arruda é fera no assunto!  :ok:


linoart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
    • Flickr
Resposta #37 Online: 17 de Outubro de 2011, 14:22:00
Quando vi a foto achei que a cor predominante era um tom mais esverdeado.

Então fiz a prova no photoshop pra definir de vez qual a cor predominante e deu um tom mais pro amarelo. Essa é a cor #b2ac9d.

Abraço!
Canon EOS Rebel T2i

http://www.flickr.com/photos/linoandrade/

A vida é uma arte. Com bons exemplos, arte perfeita!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #38 Online: 17 de Outubro de 2011, 18:29:54
essa amostra puxa pro amarelo sem duvida
agora se o lab te entregou fotos "verdes"
e o perfil da impressora deles,
ate nao ter a mesma calibraçao e comum acontecer isso.
abs.