Autor Tópico: Opnião sobre lente  (Lida 1634 vezes)

dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 05 de Outubro de 2011, 09:42:27
Pessoal, bom dia!

Como tirei a Praktica do Armário e estou apenas com a Pentacon 50mm f/1.8, quero comprar outra lente, mais angular.

Tenho duas possibilidade: Super Takumar 35mm F3.5 ou Soligor 28mm f2.8

A Soligor está com o coated um pouco mais gasto.

Gostaria da opnião de vocês, fotógrafos, amantes e colecionadores sobre qual lente comprar. As duas têm o mesmo preço.

Agradeço desde já!
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2011, 18:47:59
Fique com a Takumar. Só por causa do coating da Soligor que vc disse estar gasto. Mas são duas lentes diferentes e eu penso que você ainda vai querer as duas distâncias focais. Ou seja, haverá situação que a 35mm vai cair muito bem, e em outra a 28mm é insuperável.

Vai muito do gosto de cada um. Eu tenho preferência pela Takumar 24mm f/3.5 ou a Soligor 21mm. Escolheria qualquer uma das duas antes da 28mm.

Engraçado! Soligor é uma marca que ninguém, ou quase ninguém, dá nada por ela (http://en.wikipedia.org/wiki/Soligor). No entanto, existem ótimas objetivas sob esse nome. Eu diria pra vc formar um set básico, que pra começar poderia ser:
  • uma GA 24mm Takumar ou 21mm Soligor;
  • uma cinquentinha que vc já tem (essa Pentacon dá sim um puta caldo);
  • uma tele pra retratos. Esta última também vai do gosto. A Soligor tem uma 105mm f/2.8 que é ótima e outra 135mm f/3.5 (eu gosto da 2.8). Muita gente fala que p/ retrato seria a 85mm. Tá! Pode ser, mas...

Outra coisa. Se vc não tem necessidade de usar lentes zoom, ótimo!, esqueça essas então. Prefira as de foco fixo. Sem dúvida são melhor construídas.

Agora vou extrapolar um pouco a sua pergunta para falar de outra marca: Fujinon EBC. Esse tratamento, o EBC, é qualquer coisa de extraordinário sem falar na ótica magnífica.

Agora, se quiser fechar todo o pacote na Pentax pode ter certeza que vc estará muitíssimo bem servido. Existem verdadeiras jóias em 50mm f/1.4 com rosca M42. E o melhor: baratas.

Complicou ou ajudou?!
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2011, 19:18:55
Ah! Sabe do que me lembrei agora?!

Em lentes ditas "normais" existe uma que todo fotógrafo deveria experimentar pelo menos uma vez na vida: Mamiya-Sekor 55mm  f/1.4
-22.352971,-48.775582


marcosfrança

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 146
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2011, 20:30:50
eu ficaria com a 28mm,mas duro é estar com o revestimento gasto.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2011, 09:01:11

  • uma cinquentinha que vc já tem (essa Pentacon dá sim um puta caldo);


Essa cinquentinha é sensacional!

Citar
Complicou ou ajudou?!

Ajudou... Acho que vou fechar na Takumar.

A tele eu vou dispensar. Tenho uma Tron 70-210mm que preciso fazer uma limpeza. Minha idéia é aprender bastante com essa câmera e depois voltar pro mundo digital com uma SLR.

Vou só juntar o dindim agora e fechar na takumar!

Vlw e abraços!



"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM