Autor Tópico: o polemico difusor tipo Domo...  (Lida 4002 vezes)

hugodanielf

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
  • Sexo: Masculino
    • Hugo Daniel Fotografia
Online: 07 de Outubro de 2015, 09:08:59
Estou compartilhando um vídeo que mostra a verdade, de que muitos acham que esse acessório serve para alguma coisa...rsrsrsr

www.youtube.com/watch?v=SbgVWaq55N0





AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2015, 12:28:19
"A idéia de que um flash na cara da pessoa é ruim vem do tempo de fotos mal feitas, com flash's mal calculados por fotógrafos que não sabiam o que estavam fazendo"

"Usar luz rebatida não é iluminação, é clareamento (no sentido que isso é algo terrível)".

"Rebater flash em teto e paredes é estupidez"

Então tá, rebater o flash em uma parede para criar uma luz lateral, com baixo decaimento e criando volume é estupidez, o bom mesmo é meter um flash direto para aproveitar a "massa de luz intensa" disponível pela cabeça do flash.

 :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
« Última modificação: 07 de Outubro de 2015, 12:30:04 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2015, 12:42:36
Ele proferiu essas frases no contexto de defender o uso do flash fora da câmera, o que, dependendo da situação, pode sim ser mais vantajoso que o rebatimento. Só esqueceu de falar que nesses casos ele normalmente usa difusores montados nos flashes  :assobi:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2015, 12:50:15
"A idéia de que um flash na cara da pessoa é ruim vem do tempo de fotos mal feitas, com flash's mal calculados por fotógrafos que não sabiam o que estavam fazendo"

"Usar luz rebatida não é iluminação, é clareamento (no sentido que isso é algo terrível)".

"Rebater flash em teto e paredes é estupidez"

Então tá, rebater o flash em uma parede para criar uma luz lateral, com baixo decaimento e criando volume é estupidez, o bom mesmo é meter um flash direto para aproveitar a "massa de luz intensa" disponível pela cabeça do flash.

 :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Essas citações não representam bem o conteúdo do vídeo, que por sinal é muito bom.
Afinal muitos fotógrafos acham que botar um pedaço de plastico suaviza a luz do flash. E o exemplo dele com a vela, lanterna e lampada foi bem didático.

Sobre rebater em paredes me pareceu que ele se referia a externas, onde geralmente precisamos brigar com o sol e rebater com certeza não é a melhor opção.

Sobre a parte do clareamento realmente ficou estranho, não entendi o que ele quis dizer.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2015, 13:04:17
Essas citações não representam bem o conteúdo do vídeo, que por sinal é muito bom.
Afinal muitos fotógrafos acham que botar um pedaço de plastico suaviza a luz do flash. E o exemplo dele com a vela, lanterna e lampada foi bem didático.

Sobre rebater em paredes me pareceu que ele se referia a externas, onde geralmente precisamos brigar com o sol e rebater com certeza não é a melhor opção.

Sobre a parte do clareamento realmente ficou estranho, não entendi o que ele quis dizer.

Por isso que eu digo, qualquer um que tenha a mínima noção sobre tamanho aparente da fonte de luz sabe que o que suaviza a luz do flash não é o difusor.

Suas dúvidas vão direto ao ponto. O vídeo é confuso. Para mim, quando ele fala em rebater em paredes está falando em ambiente interno.

Quanto ao clareamento acho que ele quis se referir que ao rebater usando um omnibounce em um quarto por exemplo, vc rebate a luz em tetos, parede e até piso, criando uma luz multidirecional que preenche todo o ambiente. O tamanho aparente da fonte de luz fica enorme, e a luz, suave mas sem direção.

Já com o flash direto, na sapata ou fora dela vc tem uma luz direta, direcionada, e tem total controle sobre a iluminação.

Só que as vezes a luz direta muitas vezes também não é interessante pois em função das propriedades do decaimento da luz, uma vez iluminado o objeto, o fundo atrás dele tende a receber quantidade significativamente menor de luz, criando o famoso "efeito caverna". A não ser claro que o ambiente tenha iluminação razoável e vc use a luz do flash mais para preenchimento, como acontece com as externas.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2015, 13:16:30
RIDICULO !!!!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2015, 13:32:57
O cara tava indo bem até a hora que jogou o espalha-bosta longe.

Aí começou a falar asneira.

Tem que apresentar pra ele o trabalho do Teté, que manja das manjarias do flash rebatido.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2015, 13:37:43
O cara tava indo bem até a hora que jogou o espalha-bosta longe.

Aí começou a falar asneira.

Tem que apresentar pra ele o trabalho do Teté, que manja das manjarias do flash rebatido.

Foi a primeira coisa que pensei.. Acho que ele tá precisando fazer o workshop de vcs :)

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2015, 14:14:05
Vi o vídeo e não achei ruim como vocês pintaram. Ele manja muito de flash e, pelo que vi, não falou nenhuma bobagem.

Quando ele fala de flash rebatido, fala sobre o uso do difusor mesmo. Não do flash rebatido no estilo Neil van Niekerk. Nesse ponto concordo plenamente! Conheço o trabalho do Renato faz tempo, e ele sempre usa o flash fora da câmera. Mas ele pode estar falando também da galera que rebate apenas virando a cabeça do flash pra cima. Nesse ponto o vídeo é meio confuso mesmo.

Gosto desse ponto aqui: "Uma luz suave vindo de “pino” é tão ruim quanto uma luz dura vindo de frente. O fato de ser suave, não significa que é bonito."
É bem o que eu penso. Esses difusores de copinho tornam a luz mais suave mas ela continua vindo do eixo da câmera. Eu prefiro uma luz dura e direcional do que uma luz suave e chapada. Ou seja, melhor um flash direto mas fora da câmera, vindo lateralmente, do que um flash com difusor em cima da câmera.

E é por isso que gosto de usar flash rebatido no "estilo Niekerk", porque me dá luz direcional.  ;)


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #9 Online: 07 de Outubro de 2015, 14:20:28
Bom, não gostei muito do video, ele foi bem em alguns pontos explicando sobre tamanho da luz e tal, mas de modo geral, na minha opinião, foi muito subjetivo, não da pra levar em consideração...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Outubro de 2015, 23:32:59
Qual a diferença entre iluminar e clarear?

 :aua: :aua:


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Outubro de 2015, 20:47:54
Também tenho a opinião que esses difusores minúsculos só matam o flash e só prestam em ambientes pequenos, mas acho bastante útil rebater o flash em parede ou teto.
Já vi muito fotógrafo usando desses difusores à céu aberto ou pior, apontando pro céu e levantando a abinha branca (sendo que só a luz rebatida da abinha chegava ao assunto). Aí sim, arrombando a carga do flash inutilmente.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"