Autor Tópico: Início no mundo da fotografia como Hobby. Ajuda.  (Lida 5839 vezes)

fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Online: 11 de Outubro de 2011, 13:02:32
Boa Tarde, esse é meu primeiro post aqui, embora já tenha lido alguns artigos e posts nos fóruns.

Bom, eu tenho um enorme interesse em começar nesse mundo da fotografia. Meu pai tem uma Canon A1, antiga já, e desde sempre eu tive muito interesse nessa arte.

Gostaria de comprar uma camera boa, não essas compactas, porém eu não tenho muito conhecimento, e não sei nem por onde começar. Muito vejo dos mm das lentes, informações sobre como a imagem é processada, cameras dSLR, Canon, Nikon, Pentax...enfim...fico até com um pouco de vergonha em falar que as fotos que tiro são pelo celular.

Li um artigo aqui no fórum que diz que a melhor camera é aquela que iria me atender, e não exatamente a melhor em especificações...pois bem, como posso descobrir que uma camera vai me atender? Como ter uma lente boa para iniciar? Quais as recomendações que vocês poderiam me dar?

Queria um equipamento bom para iniciar, e recomendações de como eu posso começar a "achar a minha camera ideal".

Obrigado pela atenção e ajuda.
Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2011, 13:09:51
De uma olhada neste artigo. Qualquer duvida mais especifica, volte aqui e pergunte.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=35747.0
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2011, 13:13:30
Bem, inicialmente seria interessante vc descrever quais são os estilos de fotografia que mais gosta e a disponibilidade financeira para a aquisição do equipamento. Adiantando algo, talvez vc necessite neste momento, por sua total inexperiência, de uma câmera do tipo "aponte e dispare" mais avançada, que lhe permitiria fazer alguns "exercícios" antes de adquirir uma dSLR. Abç.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2011, 13:14:31
Inicialmente, listando quais os assuntos e situações que o fazem sacar o celular do bolso e fazer uma foto.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2011, 13:30:10
Obrigado pela ajuda pessoal. Estou lendo o artigo que o spiderman me recomendou, porém vou adianando algumas coisas...

Tenho uma CyberShot simples em casa, já tem uns 5 anos, já fiz algumas experiências com ela, mas nada especial.

Bom, listando os motivos que me fazem tirar o celular do bolso para fotografar...

Gosto muito de tirar fotos de cenários urbanos, paisagens, situações cotidianas (aqueles momentos que parecem únicos), adoro macros (e camera de celular é impossível tirar macros). Aprecio muito fotos com pessoas, mas aquelas fotos onde as pessoas estão espontaneas.

Em questão ao custo, tenho em mente gastar até 2500 reais.
Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2011, 13:39:46
Obrigado pela ajuda pessoal. Estou lendo o artigo que o spiderman me recomendou, porém vou adianando algumas coisas...

Tenho uma CyberShot simples em casa, já tem uns 5 anos, já fiz algumas experiências com ela, mas nada especial.

Bom, listando os motivos que me fazem tirar o celular do bolso para fotografar...

Gosto muito de tirar fotos de cenários urbanos, paisagens, situações cotidianas (aqueles momentos que parecem únicos), adoro macros (e camera de celular é impossível tirar macros). Aprecio muito fotos com pessoas, mas aquelas fotos onde as pessoas estão espontaneas.

Em questão ao custo, tenho em mente gastar até 2500 reais.

Se fosse EU:

DSLR, usada, de entrada (qualquer marca, aquela que te agrade mais)+ uma lente macro+grande angular (para paisagens e arquitetura)+ uma 35mm, 50mm ou 85mm para pessoas+tripe+filtros, etc, etc.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2011, 14:15:09
Um DSLR de "entrada", você tem alguma que poderia me recomendar?

Canon t1i?

Tem alguns parametros que devo me atentar ao escolher uma camera? Entre as marcas (Canon, Nikon, Pentax...) existem diferenças gritantes entre modelos concorrentes?


Obrigado desde já.
Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2011, 14:32:14
Um DSLR de "entrada", você tem alguma que poderia me recomendar?

Canon t1i?

Tem alguns parametros que devo me atentar ao escolher uma camera? Entre as marcas (Canon, Nikon, Pentax...) existem diferenças gritantes entre modelos concorrentes?


Obrigado desde já.

Nao se preocupe com a marca. Veja aquela que voce se adapta melhor. Eh importante voce ir na loja e ver pessoalmente cada uma delas. De uma olhada nas especificacoes tambem.

T1i, T2i, XS, XTI, D40, D80...Veja alguma que esteja em conta e em bom estado. Eu prefiro investir em lentes de qualidade do que comprar uma camera um pouco mais cara.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #8 Online: 11 de Outubro de 2011, 15:26:21
Reforçando a dica do amigo-aranha, lentes de qualidade que foram dos seus pais, ainda são lentes de qualidade, e serão para seus filhos e netos.

Em 5 ou 10 anos não lembrarei do corpo que usava em 2007. Mas lembrarei da 50mm que comprei em 2010, que ainda fará parte do meu set.


xerem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Outubro de 2011, 20:02:01
Um DSLR de "entrada", você tem alguma que poderia me recomendar?

Canon t1i?

Tem alguns parametros que devo me atentar ao escolher uma camera? Entre as marcas (Canon, Nikon, Pentax...) existem diferenças gritantes entre modelos concorrentes?


Obrigado desde já.

Eu também colocaria a Sony na jogada, afinal o AF delas é excelente e lentes MInolta AF são "em conta".

Qualidade é tudo em 99% a mesma coisa, se comparar as dslr's de entrada são bem parecidas em qualidade, vai do gosto do freguês por determinada marca.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Outubro de 2011, 22:55:20
O pessoal já disse tudo. Completando o etc do aranha. Lembre-se que se você tem 2500 pra gastar, tem de reservar pelo menos uns 500 para os assessórios: filtros, tripé, cartão de memória, bateria extra é bem vinda, e uma bolsa.  :ok:


fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Resposta #11 Online: 13 de Outubro de 2011, 10:22:02
Nossa pessoal, obrigado mesmo. Esse fórum está de parabéns pela disposição do pessoal em ajudar.

Eu andei dando uma pesquisada, em lojas virtuais pois ainda não tive tempo de ir a uma loja física, na verdade, nem sei onde posso ir em SP...estava pensando em dar uma passada na Santa Ifigênia...mas não sei se lá vende máquinas usadas...

Não sei pq, mas tenho um "carinho" pela Canon, talvez seja pelo meu pai ter uma A1 em casa :D

Em relação ao custo, eu pretendo ir comprando aos poucos...não sei se possível...mas por exemplo, gostaria de uma lente que eu pudesse ter um "uso geral"...uma lente onde eu pudesse "testar" qual estilo vou levar e ir montando meu set de lentes aos poucos...

Em relação ao corpo, acho que não tem mais o que discutir, pelo que vocês disseram, é tudo quase a mesma coisa...

Só uma pergunta. Em relação ao processador de imagem de cada câmera...por exemplo, de uma t1i e uma t2i, existe muita diferença? Algo que a diferença de preço pagaria?

Obrigado.
Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.135
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 13 de Outubro de 2011, 10:41:39
Em relação ao custo, eu pretendo ir comprando aos poucos...não sei se possível...mas por exemplo, gostaria de uma lente que eu pudesse ter um "uso geral"...uma lente onde eu pudesse "testar" qual estilo vou levar e ir montando meu set de lentes aos poucos...
Só uma pergunta. Em relação ao processador de imagem de cada câmera...por exemplo, de uma t1i e uma t2i, existe muita diferença? Algo que a diferença de preço pagaria?

Uma opção em SP para a compra de equipamentos usados é a Angelfoto (http://www.angelfoto.com.br/main_usados.php), bastante confiável. Quanto às suas dúvidas, T1i e T2i têm o mesmo processador (Digic 4 image processor) e, em relação a uma lente para uso geral, no caso da Canon, eu recomendaria a 28-135mm IS, que é barata e tem uma óptica bem boa.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #13 Online: 13 de Outubro de 2011, 10:44:21
Quanto a t1/2i, existe boa diferença. Mas se a discussão fosse entre as t2/3i, acho que não vale muito a pena a ultima.
É uma boa escolha, apesar de preferir o lado negro da força.


fstoaldo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Flickr
Resposta #14 Online: 13 de Outubro de 2011, 11:17:48
Entendi.

Estava dando uma olhada nos preços, normalmente eu encontro as câmeras com a lente junto. Prefiro comprar o corpo e a lente separados.

Eu estou "namorando" a t2i, pelo preço e por afinidade mesmo.

Bom, sou novato no assunto, e mesmo sabendo que isso de megapixels não importa, notei uma diferença grande entre a t2i (18MP) e a d40 (6.1MP) por exemplo. Essa diferença seria perceptível?

E ah, pq Nikon é o "Lado Negro da força"? hahaha

Existem diferenças "tradicionais" entre Canon e Nikon? Tipo, diferenças que não mudam...contraste, balanceamento de cor (por exemplo, a Canon tem cores mais fortes e a Nikon não)???

Não que uma seja pior que a outra, mas apenas diferentes...

Apenas mais uma pergunta...um amigo meu disse que essas cameras dslr possuem um número total de cliques que você pode dar. Isso é verdade?

Muito Obrigado

« Última modificação: 13 de Outubro de 2011, 11:22:10 por fstoaldo »
Canon Rebel T2i / 18-135mm f/3.5-5.6 + 50mm f/1.8 II

"Those who know what's best for us/ Must rise and save us from ourselves"