Autor Tópico: Fotos de ambiente interno  (Lida 10316 vezes)

edoo vicentini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
    • http://www.fotologue.jp/eduardovicentini
Resposta #15 Online: 09 de Março de 2006, 23:13:46
hmmm acho que um snoot não iria funcionar muito não, pois iria marcar muito mesmo. andei fazendo uns testes aqui com luz continua e deu um resultado legal, fazendo o wb deu um clima legal, diferente do flash que fica td branco, acaba parecendo venda de móveis. A luz continua deu um ar mais convidativo a cena, mais aconchegante.

Acho que irei usar umas continuas rebatidas com uma velociade bem lenta.
ela preenche bem e nao da aquele ar artificial que o flash acabou proporcionando.
valeu gente!
Canon EOS 20D |18-55mm 3.5|28-105mm 3.5|
Nikon Coolpix 4500

www.flickr.com/photos/eduardovicentini
www.fotologue.jp/eduardovicentini


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #16 Online: 10 de Março de 2006, 00:31:52
Edoo,

Já fiz algumas fotos de interiores e acho q seria legal ou vc ver os espaços antes de fotografar ou levar todo o teu equipamento.

Minhas melhores fotos foram feitas com uma análise antes. Por que isso? Pra poder saber que tipo de técnica eu vou utilizar e evitar de ficar fazendo os testes na frente do cliente. Outra coisa é avaliar quanto tempo vai se gastar para fazer as fotos. Digo isso, pois já aconteceu comigo de começar a fotografar de manhã e terminar à noite e as luzes nos ambiente serem totalmente diferentes. As necessidades de fotometria outras. Os interesses arquitetônicos outros.
Ver se vai precisar fazer uma produção. Isso é importante, pois só soube disso qdo cheguei pra fazer as fotos e isso colaborou pra começar de manhã e terminar à noite.

Com relação à técnica eu sugiro a você não utilizar o flash, principalmente se você for fotografar à noite. Porque o flash altera a luminotécnica do ambiente. A técnica que o Guto mencionou, por incrível que possa parecer, é bastante utilizada durante o dia qdo se fotografa um ambiente que tem uma vista animal fora da janela e a luz externa é superior ao ambiente fotografado. Aí o flash é importante pra aproximar a luz externa com a interna e garantir que caiba dentro da latitude da câmera. E outra, não existe luz artificial acesa então o flash não interferirá.

Espero ter ajudado.

Abraço,

Melão
« Última modificação: 10 de Março de 2006, 00:32:17 por Melão »
Visitem meu flickr


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #17 Online: 10 de Março de 2006, 00:38:19
Esqueci de dizer um negócio: f/8 e f/11 resolvem pra fazer esse tipo de foto. Não é preciso utilizar aberturas tão pequenas quanto as que você estava imaginando.

Outra coisa importante é ter uma lente grande angular. Sem isso você vai sofrer bastante.

Estas fotos do exemplo eu sofri pra fazer, pois na época eu só tinha uma 28-70 e com o fator de crop em 1.6x já viu. A sorte é q essa sala era gigante. Mesmo assim não foi fácil.

« Última modificação: 10 de Março de 2006, 00:40:43 por Melão »
Visitem meu flickr


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #18 Online: 10 de Março de 2006, 00:39:26
Bom.. acho que o "clima" que a luz contínua dá é exatamente a tonalidade mais amarelada que esse tipo de luz produz.
Mas vc pode reproduzir isto com um flesh tb... basta botar um gel neles para igualar a temperatura de cor da sua luz contínua...
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #19 Online: 10 de Março de 2006, 00:57:26
Gabriel,

A luz contínua pode ser produzida por lâmpadas fluorescentes de temperatura de cor  próxima a 9000K o que deixaria a foto com cor azulada.

Precisaria acertar o WB na hora da foto.

Se for possível o melhor negócio é fotografar em RAW
Visitem meu flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 10 de Março de 2006, 01:16:40
Bom falou o mestre arquiteto fotográfico Melão. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Melão

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
Resposta #21 Online: 10 de Março de 2006, 01:17:56
Citar
Bom falou o mestre arquiteto fotográfico Melão. :)
 :laughing:  :laughing:  :laughing:  
Visitem meu flickr


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #22 Online: 10 de Março de 2006, 01:18:38
sim, pode.

no caso eu presumi que ele estaria usando halógenas por causa do comentário do "clima aconchegante".
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #23 Online: 10 de Março de 2006, 08:29:40
Citar
Bom falou o mestre arquiteto fotográfico Melão. :)
 :thmbup:

dpois destas dicas edoo, se joga!
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



edoo vicentini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
    • http://www.fotologue.jp/eduardovicentini
Resposta #24 Online: 10 de Março de 2006, 09:25:05
Fala ai Melão! primeiro obrigado pela força.
Bom... estou aqui conversando com voces justamente para chegar com uma idéia na cabeça. não quero chegar lá sem ter noção de qual luz usar, por isso estou aqui pedindo ajuda de pessoas que confio no talento.

Vou levar tudo que tenho sim, isso ja esta certo, como digamos é minha primeira vez com fotos assim vou levar td para qualquer problema ja estar na mão.

Não tem como eu ir antes pois o motel é longe na rodovia, entao vou chegar bem cedo para pegar a luz da manha para fotos de fachada (externas em geral do local), e depois irei para os quartos, onde terei que analisar o que vou usar na hora, e depois vou ter que ficar até o fim da tarde pois ele quer da fachada de manha e outra da fachada a noite.

Porque desisti do flash? porque como você disse, se tivesse janelas onde tivesse uma grande entrada de luz ficaria melhor pois iria igualar a luminosidade.
Mas como o lugar é fechado optei pela continua (halogena) que achei que pode ficar melhor, o Gabriel disse da gelatina no flash, mas ainda prefiro a continua nesse caso. (mas tb é na hora que vou saber oque sera melhor) :)


Melão, parabéns pelas imagens que postou, gostei muito da primeira foto.
Nesse caso voce usou que tipo de iluminação? somente a ambiente? as luzes não estouraram, voce lembra qual foi a fotometria dessas fotos?

Muito obrigado a todos que deram as dicas.
valeu

Edoo
 
« Última modificação: 10 de Março de 2006, 09:36:19 por edoo vicentini »
Canon EOS 20D |18-55mm 3.5|28-105mm 3.5|
Nikon Coolpix 4500

www.flickr.com/photos/eduardovicentini
www.fotologue.jp/eduardovicentini


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 10 de Março de 2006, 11:37:19
Edoo tanto a halógena como o flash tem o mesmo resultado de destruir a iluminação do ambiente, que faz parte do ambiente, no caso as fotos do melão são só com luz ambiente.

Com relação à gelatina, não seria necessária no flash, basta puxar o W/B que vc pode obter o mesmo efeito amarelado usando o o flash, é tudo uma questão de W/B, se sua imagem está saindo amarelada na luz contínua é porque seu W/B está errado, basta dar o mesmo desvio ao W/B do flash que terá o mesmo resultado. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #26 Online: 10 de Março de 2006, 12:02:01
Uma coisa tbem que não foi mencionada, é obter um bom briefing do cliente. Pergunte como ele vai querer as fotos e de preferência exija algumas fotos de revistas, internet, etc... como referência pra seu trabalho. Com um bom briefing você acerta em cheio no gosto do cliente e não corre o risco de depois o cliente não gostar. O briefing é mais uma segurança para seu trabalho.


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #27 Online: 10 de Março de 2006, 12:32:04
Para não destruir a iluminação com uma halógena, mas para atenuar
ou reforçar  a iluminação, poderia usar um dimmer para controlar
a intensidade da luz e rebatedores e/ou gelatina para deixar
a  iluminação mais equilibrada sem alterar as características do local.
Não sei quantos watts um dimmer comercial, PIAL ou equivalente,
controla sem precisar aumentatar a dissipação de calor, acredito algo
em torno de 200W. Os que eu monto chegam até 3500W. Dá para
criar uma iluminação cênica incrível.
Boas fotos.
Nelson.


 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


edoo vicentini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 249
    • http://www.fotologue.jp/eduardovicentini
Resposta #28 Online: 10 de Março de 2006, 13:32:00
Estava pensando aqui tb, fotografar em raw vai ser bemm melhor para o tratamento depois pq acho que vc acaba tendo muito mais controle no tratamento.

Pelo que estou vendo vou ter que mexer nas luzes com muita cauleta para não estragar as fotos com uma luz que nao é do ambiente, vejo que devo usa-las apenas para dar uma pequena reforçada e deixar o resto por conta da luz do local.

Vou fazer uns testes tb com neons e luz negra, nos moteis as lampadas tem dimer entao pode dar até que um resultado legal se controlar com exatidao.

Quanto ao briefing eu ja tenho td em maos e até algumas fotos de referencia que andei pesquisando em outros sites.

Tem um site de um motel em limeira que acho as fotos show o cara fez com uma grande angular fudida, não sei se é tb uma fish eye mas vale a pena dar uma olhada:( e até visitar pessoalmente se tiver uma boa companhia :thmbup: ) www.flamboyantmotel.com.br

comente o que acharam e se acham que teve inclusão de luz artificial além do ambiente.

Abração galera!
« Última modificação: 10 de Março de 2006, 13:35:20 por edoo vicentini »
Canon EOS 20D |18-55mm 3.5|28-105mm 3.5|
Nikon Coolpix 4500

www.flickr.com/photos/eduardovicentini
www.fotologue.jp/eduardovicentini


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #29 Online: 10 de Março de 2006, 13:44:13
Citar
Para não destruir a iluminação com uma halógena, mas para atenuar
ou reforçar  a iluminação, poderia usar um dimmer para controlar
a intensidade da luz e rebatedores e/ou gelatina para deixar
a  iluminação mais equilibrada sem alterar as características do local.
Não sei quantos watts um dimmer comercial, PIAL ou equivalente,
controla sem precisar aumentatar a dissipação de calor, acredito algo
em torno de 200W. Os que eu monto chegam até 3500W. Dá para
criar uma iluminação cênica incrível.
Boas fotos.
Nelson.
Nelson vc trabalha com iluminação?????
Eu estava querendo montar um conjunto contínuo...
Dependendo podemos conversar. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.