Autor Tópico: Fotos de ambiente interno  (Lida 10287 vezes)

GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #30 Online: 10 de Março de 2006, 15:18:20
Citar
Edoo tanto a halógena como o flash tem o mesmo resultado de destruir a iluminação do ambiente, que faz parte do ambiente, no caso as fotos do melão são só com luz ambiente.

Com relação à gelatina, não seria necessária no flash, basta puxar o W/B que vc pode obter o mesmo efeito amarelado usando o o flash, é tudo uma questão de W/B, se sua imagem está saindo amarelada na luz contínua é porque seu W/B está errado, basta dar o mesmo desvio ao W/B do flash que terá o mesmo resultado. :)
não Leo.. isso é um erro (que já cometi em fotos de ambientes)
Se vc não "gelar" o flash vc vai ter um WB para o flash, e outro diferente para as luzes convencionais do ambiente, afinal o flash eh mto mais "frio" q as luzes ambientes, assim se vc ajustar o WB pro flash, vai deixar as luzes ambientes muito fora do WB, por isso vc tem q aproximar ao máximo o WB na hora da foto. Talvez por isso que vc diga q o flash destrói a iluminação ambiente, o que não é necessariamente verdade se vc souber ajustar a intensidade para que ele ajude a preencher o ambiente, e não iluminar.

Eu já me fu** grande um dia que fui fazer fotos de ambientes e cozinhas e levei luz halógena. Foi tudo muito bem até me deparar com uma das cozinhas que tinha uma luz fria embutida em algumas prateleiras, e obviamente o cliente queria elas acesas. Pra completar, estava sem gel para botar nas lampadas frias, e acabei tendo q tirar a foto assim mesmo. Resultado? Ajustei o WB pra luz halógena que levei, e as luzes frias e o que ela iluminava sairam com aquela tonalidade esverdeada. Então tive que perder muito mais tempo no photoshop para ajustar aquelas áreas para um WB mais neutro e não tão gritante.


Nelson, usar dimers as vezes atrapalham.. eu tenho dimers pra minha luz halógena, e quando uso eles pra limitar, a luz fica MUITO alaranjada, complicando o WB pra certas fotos. Não sei se outras lâmpadas se comportam assim tb.. mas no meu caso, achei inviável...

e edoo, nas fotos do do Flamboyant o cara usou uma fisheye sim...
« Última modificação: 10 de Março de 2006, 15:31:38 por GMarigo »
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #31 Online: 10 de Março de 2006, 17:26:50
Gabriel é praticamente impossível ajustar o W/B de todas as luzes, existem 1500K de diferença de uma halógena para outra, se adicionarmos outros tipos de luzes como dicróicas, e etc fica totalmente impossível balancear.

Outra coisa que vc está se equivocando fortemente, se o flash servirá para preencher apenas ele não vai ser o tom predominante do quadro e mesmo assim destruirá completamente a luz.
Qualquer um que saiba o mínimo de luz artificial sabe os efeitos causados pela suavidade maior da iluminação e seus efeitos finais na cena, isso é um dos princípios básicos da luz artificial, ou seja, se eu alterar as fontes de luz adicionando uma terceira fote de luz difusa em 1 ponto abaixo ela não será a denominadora do tom e destruirá completamente os efeitos de transição entre a iluminação do ambiente, me desculpe mas de luz artificial eu entendo e muito bem (é só minha especialidade) se você adicionar o flash em uma cena você irá alterar drasticamente o comportamento da iluminação do ambiente, inclusive o João Ribeiro (que é considerado um dos melhores fotógrafos de arquitetura do Brasil) diz em um de seus artigos que o uso do flash só deve ser usado em casos extremos e que ele normalmente prefere esperar um horário mais adequado do dia para aproveitar melhor a iluminação oferecida pelo próprio ambiente.

Finalmente é importantíssimo conhecer os conceitos matemáticos que envolvem a soma de luz para trabalhar bem tanto o balanço de branco como a pradominância de um certo tipo de luz, no exemplo abaixo eu e o Danilo Fassa fotografamos um evento da Cargil a algum tempo, ambos trabalhamos com flash e day light, no mesmo ambiente, a diferença de tom e das características da iluminação se devem apenas ao fato de eu ter trabalhado a dupla exposição diferente dele, eu optei por dar mais força à luz ambiente, por isso trabalhei com o flash 1/2 ponto abaixo da luz ambiente e fiz a exposição das luzes somadas.
Se eu tivesse feito 1 ponto abaixo e trabalhado com as luzes somadas o balanço de branco ja seria definido praticamente toto pela luz ambiente e não mais pelo flash, é importante conhecer os conceitos para entender como você pode fazer para misturar luz e definir bem os tons que irão dominar um quadro, lembrando sempre que o flash como luz principal pode endurecer a luz, enquanto no contrário ele sempre torna a luz mais suave.


Veja que em ambas nós trabalhamos com flash e com luz ambiente, mas a forma com que cada um abordou a iluminação gerou resultados diferentes de predominância da luz e de balanço de branco, eu poderia ter optado por balancear para a luz ambiente, isso deixaria minha imagem com brancos brancos (e não azuis, mesmo com o flash participando da foto).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


RICARDO MUÑOZ DE SÁ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://
Resposta #32 Online: 10 de Março de 2006, 18:31:22
Aproveitando carona neste tópico ( para mim, até aqui, super interessante e esclarecedor ) gostaria de fazer uma pergunta.  Qual ou quais lentes são as mais indicadas para fotografias de interiores ? Um range entre 11 mm a 28 mm seria bom ?  Abraços.
Olympus  E-1
Zuiko      14-54 mm 2.8-3.5
Zuiko      50-200 mm 2.8-3.5
Flash       FL-36
Tripé Manfrotto    190 PRO / 141 RC
Monopé Nikon      (veio de brinde)

São Paulo - SP


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #33 Online: 10 de Março de 2006, 18:35:21
Léo.
Bom,  eu trabalho com iluminação, sim, só que trabalho numa usina de geração hidrelétrica da CEEE em Canela. Ilumino parte do Brasil. hehehe
Mas, quanto a iluminação própriamente dita, eu já trabalhei em teatro fazendo sonoplastia e aprendí muito sobre iluminação cênica. Também já tive uma banda de rock (de garagem) onde em montei todo equipamento de luz e som. Agora que peguei a febre da fotografia estou adequando um rack de iluminação, no caso, deixando mais compacto com sómente seis canais, para fazer minha fotos. O sistema funciona muito bem para luz contínua. Eu uso halógenas de 300W e uma folha de poliéster branca na frente para suavizar a luz. Se precisares de alguma dica não tem problema. Dentro do que posso ajudar estou a disposição. Montar o equipamento é muito mais barato, além de ser direcionado as nossas necessidades.

GMarigo.
Realmente puxa um pouco para âmbar, mas não chega a comprometer. É sómente para clarear um pouco as áreas sombreadas. Num palco ou numa passarela todas as lâmpadas passam por um dimmer e para piorar com gelatina colorida.Usa-se ainda vários tipos de lâmpadas de temperaturas diferentes (arco, PAR, incandescente de filamento, etc).
O resultado final fica bonito. Pelo menos para o meu olho, ainda não muito exigente em fotografia.

Abraços


 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #34 Online: 10 de Março de 2006, 18:40:31
Citar
Aproveitando carona neste tópico ( para mim, até aqui, super interessante e esclarecedor ) gostaria de fazer uma pergunta.  Qual ou quais lentes são as mais indicadas para fotografias de interiores ? Um range entre 11 mm a 28 mm seria bom ?  Abraços.
Em APS seria legal sim.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #35 Online: 10 de Março de 2006, 18:42:29
Citar
Léo.
Bom,  eu trabalho com iluminação, sim, só que trabalho numa usina de geração hidrelétrica da CEEE em Canela. Ilumino parte do Brasil. hehehe
Mas, quanto a iluminação própriamente dita, eu já trabalhei em teatro fazendo sonoplastia e aprendí muito sobre iluminação cênica. Também já tive uma banda de rock (de garagem) onde em montei todo equipamento de luz e som. Agora que peguei a febre da fotografia estou adequando um rack de iluminação, no caso, deixando mais compacto com sómente seis canais, para fazer minha fotos. O sistema funciona muito bem para luz contínua. Eu uso halógenas de 300W e uma folha de poliéster branca na frente para suavizar a luz. Se precisares de alguma dica não tem problema. Dentro do que posso ajudar estou a disposição. Montar o equipamento é muito mais barato, além de ser direcionado as nossas necessidades.

GMarigo.
Realmente puxa um pouco para âmbar, mas não chega a comprometer. É sómente para clarear um pouco as áreas sombreadas. Num palco ou numa passarela todas as lâmpadas passam por um dimmer e para piorar com gelatina colorida.Usa-se ainda vários tipos de lâmpadas de temperaturas diferentes (arco, PAR, incandescente de filamento, etc).
O resultado final fica bonito. Pelo menos para o meu olho, ainda não muito exigente em fotografia.

Abraços
Nelson eu queria montar um sistema baseado em Fresnel de cinema ou algo similar, com potenciômetro e tudo mais... Mas tem que ser uma coisa bem pensada para não me arrebentar, trabalhar com Frenel de cinema ia ser tudo de bom.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #36 Online: 10 de Março de 2006, 19:23:16
Léo.
O refletor tipo Fresnel é o mais bonito de todos. Tem muita presença. Mas assim como o PAR é muito grande, pesado e foco fechado. É ótimo para shows. Para fotografia acho muito desajeitado e demorado para acertar o foco.
Eu acho mais prático o spot com lâmpada halógena de 500W, aquela usado em jardins com lâmpada tipo lapiseira, com comando por dimmer. Com pelo menos uns seis deles dá para iluminar uma cena legal. Com o uso do dimmer dá para criar cenas cinematográficas. Num dia desses achei um site muito interessante sobre iluminação em estúdio, no momento, não sei onde arquivei, mas o material é muito bom. Se interessar posso procurar.
Nelson
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #37 Online: 10 de Março de 2006, 22:16:01
Ai é que está Nelson, o Fresnel lhe permite usar variações de luz muito grandes, desde a luz dura obtida com ele em foco como a mais suave dele fora de foco, os refletores de jardim já tem uma usabilidade menor em termos de manipulação da luz. :)
Usei a algum tempo o material de uma equipe de cinema e dá para fazer miséria com Fresnel, o que me segura de investir em fesnel é o custo de manutenção dos brinquedinhos que é meio alto. :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #38 Online: 10 de Março de 2006, 23:47:37
Léo.
Foi em 1986 e 87 (faz tempo) que trabalhei nesta área e o equipamento praticamente não dava manutenção. As vezes explodia uma lâmpada.
Concordo que dá para fazer miséria com o fresnel. Porém o preço sobe proporcionalmente.
Claro, no teatro usávamos 40 refletores, o que dava muito trabalho. Em época de festival eram duas peças por noite. Imagine.
Para um estúdio fotográfico quatro ou cinco devem resolver. Mas para cada foto precisa  ser refeita toda iluminação.
Eu não tenho estúdio. Quando eu monto as luzes, são para as festas de aniversário das minhas filhas ou para fotografar algum objeto.  Mas eu consigo criar belas cenas usando aquelas luminárias de jardim. Claro, não são fotos profissionais.
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #39 Online: 10 de Março de 2006, 23:55:34
Eu já estou acostumado com ter trabalho, flashs eletrônicos dão bastante trabalho tbm e eu praticamente só uso flash... :)
O que mais me assusta em trabalhar com Fresnel é que sempre temos de 2 a 8 lâmpadas para fazer uma foto, se fosse usar fresnel de cinema de 2000W eu teria de 4mil a 16mil W de potência sendo consumidos... Imagine a falicidade na hora que recebesse a conta de luz hehehehe!
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


nelson161

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
Resposta #40 Online: 11 de Março de 2006, 00:02:45
Com uma conta dessas meu salário estaria garantido por vários meses.
Já os 16kW aqui no sul, eliminariam a lareira.

 
Nelson161
NIKON D50
OLYMPUS D540
KODAK XERETA


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #41 Online: 12 de Março de 2006, 23:33:15
Bom Léo, de novo vc não entendeu o que eu falei. Eu falei exatamente para preencher a cena com o flash em uma intensidade mínima, e vc rebate meu argumento falando exatamente a mesma coisa e postando uma foto em que vc usa o flash e a luz ambiente, exatamente como eu falei para fazer.

Acho que vc levou para o lado pessoal quando discordei de vc. Agora, se luz artificial é "só sua especialidade", eu fotografo ambientes profissionalmente, então acho que algo que falo tem algum crédito.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Ewerton Padilha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
  • epadilha.fot@hotmail.com
    • Retratos de Família
Resposta #42 Online: 20 de Junho de 2007, 18:00:12
Citar
Eu poderia sugerir ainda uma outra solução.

Utilizando apenas a iluminação ambiente, vc corre o risco de estourar perto de certas fontes de luz como abajures, spots etc para poder expor corretamente o resto do quarto, e mesmo assim corre o risco de deixar certas áreas na sombra sem detalhe...
Eu recomendo avaliar o ambiente na hora, e ver o que fazer.

Mas a sugestão seria vc fazer uma exposição mista, utilizando o flash e a luz ambiente. Usando uma velocidade mais baixa e intensidade do flash tb mais baixo, vc vai conseguir pegar bem a iluminação ambiente enquanto usa o flash para dar uma preenchida no ambiente, tiradno um pouco as sombras sem detalhes, e evitando estourar os arredores das fontes de luz...
Concordo plenamente!

E para alimentar melhor esta idéia, vc poderia apontar os fleshs na posição contrária a da mira da objetiva, ou seja, reduzir sua potência à menor possivel, virá-los para trás (no sentido contrário ao assunto), e disparar.

Fiz este teste em casa e consegui um bom resultado, onde preservei a iluminação ambiente, mostrando seus detalhes (sem estourar o abajour). Rsrsrsrssss...

Tenta aí, e posta as fotos pra gente ver! ;-)

Abração a todos!  
Ewerton Padilha - Retratos de Família - www.zuinn.com.br/epadilha - www.flickr.com/epadilha
Nikon D7000 no Grip / SB900 / Nikkor 18-105mm VR; 50mm f/1.8; 12-24mm


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 20 de Junho de 2007, 18:19:12
Acho que tópicos esclarecedores assim poderiam ir para Artigos :)

Não lembro de ter visto algum artigo sobre iluminação em ambientes internos aqui antes :P