Autor Tópico: (AJUDA) Compra no "Paulista Center"!  (Lida 36789 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #15 Online: 14 de Outubro de 2011, 16:35:20
Olá Luciano.
Não quero polemizar nada não, embora soubesse de antemão que isso ocorreria... cada qual tem sua opinião a respeito. Mas confesso que fiquei curioso com essa sua frase.
Qual seria a diferença???
Quem garante que os produtos lá de fora, do ML, do PY não são fruto da mesma origem???
Lá fora... só se VC comprar diretamente na loja... se encomendar, quem garante a procedência?
Se a questão levantada por você é "ética"... qual a diferença entre não pagar imposto "encomendando" via PY ou comprando num Center Paulista da vida?
Vc não estaria no mesmo dilema?

Uma outra questão.... não são só os impostos não... há uma diferença enorme também na ganância de certas empresas... já vi diferenças de até 40% do mesmo produto, em lojas oficiais... o que significaria esta diferença???

E ainda... nunca ninguém comprou nada no ML, feiras, nadica que não fosse considerado "ético", ou que soubesse claramente a procedência... nem um cdzinho, nem um dvdzinho???? Sinto muito mas duvido...
Não existe mulher "meio grávida"... ou está ou não está. Pau que bate em Chico também tem que bater em Francisco...

Por mais que tentemos andar extremamente "na linha"... em cada esquina tem algo para desvirtuar... mesmo que seja um cdzinho pirata.
Aliás... todos aqui têm TODOS os seus softwares originais????
Pra complementar.... é só MINHA opinião... não estou dizendo ao autor do post "vá lá... compre contrabando"... cada qual sabe onde seu sapato aperta.... eeeeeee.... porque estas lojas estão abertas em pleno centro financeiro de SP?

Abs.

Paulo... realmente toda vez que se entra nesse assunto a polêmica tá instalada...

Mas porque acho que existe diferença entre comprar lá fora e não pagar imposto e comprar num lugar desses...

Comprando no exterior e entrando sem pagar imposto, você está comentendo um descaminho de mercadoria... nem sei se juridicamente isso é crime ou contravenção... mas ninguém vai preso por causa disso... É como comprar nos EUA por internet... se o produto passou pela receita e não foi taxado é crime? você não se negou a pagar imposto...

Porém, comprar numa loja que tem o melhor preço do planeta pra mim é no mínimo muito suspeito. Alguém pode dizer que a loja compra uma grande quantidade direto no fornecedor e entra aqui no Brasil sem imposto. Primeiro que não acredito nisso, e segundo, que seria necessário "molhar" a mão de tanta gente que o preço não conseguiria ser tão baixo assim... Não conheço o esquema desses caras, mas isso deve ser ou mercadoria de roubo ou de apreensão nas fronteiras que acaba voltando pro comércio pelas mãos de alguns federais...

Uns anos atrás tinha um amigo que vendia whisky num esquema assim... os caras apreendiam na fronteira, desviavam do depósito da receita e passavam pra ele vender, com isso davam cobertura pro comércio e tinham o melhor preço do mercado, já que nem tinham pagado pelo produto... por que essas câmeras de repente não pode ser algo do tipo?

Quando compro lá fora, só compro de lojas sérias e se suspeito que tenha muita maracutaia no comércio prefiro cair fora... Uma coisa é não pagar imposto pro governo, outra é estimular o crime por trás desses comércios clandestinos...


Como você disse, ninguém consegue ser 100% correto nessa vida, mas particularmente me esforço pra isso.. Como já disseram anteriormente aqui prefiro ser o trouxa ou o otário do que o que quer sair por cima de tudo..

Concordo com você sobre a questão dos softwares... sempre que surge algum programa que eu me interesse e o preo seja aceitável eu compro.. senão acabo baixando.. mas NUNCA compro esse programa por vias informais... ou baixo de graça ou fico sem. Sou completamente contra alguém ganhar dinheiro com o trabalho dos outros... já erro por baixar quando não compro, mas prefiro não errar dobrado num caso desses...

Voltando à questão da Paulista, tem muita coisa envolvida nisso. Tudo que envolve o crime organizado, desde o "coitado" na linha de frente até os de colarinho branco por trás do negócio e que nunca aparecem.

E sobre os impostos, não sou contra eles não... impostos foram feitos pra serem pagos e usados pra melhorar a vida da população. Mas sou obviamente contra o destino que a coisa toma aqui no Brasil, indo pro bolso de alguns e não chegando a quem precisa. O povo tem que aprender que é com relação a isso que tem que lutar, e não sobre o quanto é taxado...

E com todo o respeito, preferiria encerrar minha participação porque senão isso não tem fim nunca..



« Última modificação: 14 de Outubro de 2011, 16:41:07 por Luciano.Queiroz »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #16 Online: 14 de Outubro de 2011, 18:56:20
Acho que cheguei tarde...  :(

EMHO, penso que estão misturando as coisas...
Uma coisa é comprar de um fornecedor que PESSOALMENTE vá a outro país e traga o produto fotográfico para vc! Esse produto é livre de taxação pela lei brasileira!!! Não há qualquer irregularidade na compra feita com esse portador!

Outra coisa beeeem diferente é comprar de origem desconhecida! Preço baixíssimo cobrado no produto (mais baixo inclusive que nos EUA) é CERTEZA de ser de origem criminosa. Qual? Eu tb não sei. Mas que ninguém queira tapar o sol com a peneira, quem faz esse tipo de compra está estimulando o CRIME! As mesmas vias de 'internalização' de um produto como esse tb são utilizadas para outros produtos que, dificilmente, encontrariam estímulo no seu 'comércio' pelos colegas foristas! A cocaína que seu filho poderá usar e se viciar, a bala que poderá matar seu pai no meio de um fogo cruzado, a arma que poderá assassinar seu amigo numa saídinha bancária, o lança perfume que fará seu primo, na micareta, cair no meio da avenida e morrer de traumatismo craniano, etc... Então não sejamos, todos nós inclusive EU mesmo, tentados a justificar de qualquer forma e argumento possível a existência desse tipo de comércio, muito menos o estímulo à compra nesses locais. Acho inclusive quem faz isso, o faz num ato impensado e temerário!!! Se parasse para pensar só um pouquinho perceberia o tamanho da besteira que tá fazendo.

EU, pessoalmente, me recuso a pagar os preços irreais praticados pelas lojas 'oficiais' aqui no Brasil. A única alternativa legal que encontrei é comprar com portadores, sob encomenda, em viagens ao exterior e é isso que eu faço. Quando quero algo, saio perguntando quem vai e quando vai e peço para me trazerem. Um colega da moderação recentemente foi aos EUA e eu ia encomendar uns filtros por ele. Pronto, rápido, indolor e sem crime!!!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #17 Online: 14 de Outubro de 2011, 19:14:56

EU, pessoalmente, me recuso a pagar os preços irreais praticados pelas lojas 'oficiais' aqui no Brasil. Falou tudo !!!

 :ok: :ok: :ok:


O que acho engraçado Hyde, é que tem gente que acha que existe fábrica da Nikon, Canon, Sony e cia ltda no Paraguai, na avenida paulista rsrsrsrs...   :doh: :doh: :doh:
« Última modificação: 14 de Outubro de 2011, 19:16:33 por THUNDER »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #18 Online: 14 de Outubro de 2011, 20:37:15
Hyde e Luciano falaram tudo! Isso aí mesmo, sem tirar nem por.  :ok:

Eu, como não tenho contatos fora do Brasil nem viajo pra fora, procuro por aqui os melhores preços entre quem venda com nota e mantenha a garantia da fábrica, simples. Se esse é o preço que custa no meu país é o preço que eu devo pagar, seu não concordo com impostos (e com seu destino) e isso é algo fundamental na minha cidadania devo procurar me engajar na causa (movimentos, protestos, cobrar do deputado e do senador em que votei, etc..). Não é compactuando com ações criminosas que farei valer ou darei visibilidade à minha opinião ou indignação.

Claro e óbvio que a gente não deve sair pagando qualquer preço que as FNAC e loja Oficial da Canon cobram, mas há a disposição melhores preços em compras "limpas".

[]s


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 14 de Outubro de 2011, 23:51:38
O Hyde falou uma coisa certa. Comprar lá fora e entrar no Brasil pode ser feito de forma legal e sem impostos. Comprei meu equipamento todo fora do Brasil, em uma viagem que fiz. Voltei, parei na alfândega, apresentei a nota e mostrei que o equipamento já tinha sido usado (na viagem é claro) e que era para minha utilização pessoal. Passei sem pagar impostos, legalmente e oficialmente. É meu direito.

Outra coisa, pra quem vai comprar equipamento completo (cam, mais de uma lente, flash, filtros, tripé etc...) vale até comprar uma passagem para Miami por companhia como Taca, Lan, fugindo das gigantes. Se comprar com antecedência não custa mais de R$800. Mais uns 300 de hotel e uns 200 de rango, passa 3 dias lá e economiza uns 4 paus.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #20 Online: 15 de Outubro de 2011, 00:13:25
Pessoal e como ficaria o caso de alguém, alheio a essa discussão, vai lá no stand center da vida, compra a camera, usa por  um tempo e resolve dar um up. O cara é membro ativo do fórum, anuncia o equipamento nos classificados e aí? Quem comprar será conivente com a compra "suspeita" anterior?


Meu equipamento também foi comprado fora, na B&H, tenho NF de lá, passou pela alafandega brasileira, está tudo ok como explicou o Portela. Se não fosse assim, através da oportunidade de um amigo que trouxe, demoraria muito mais pra conseguir a compra nos preços exorbitantes (pra não dizer aviltantes) do nosso país.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #21 Online: 15 de Outubro de 2011, 00:55:18
Alexandre, cada um toca a vida da forma que melhor lhe apraz! E cria seus próprios argumentos para justificar seus atos...

Eu pessoalmente, EMHO, acho que o mal já foi realizado! Comprar depois de 2º, 3º ou 4º mão, não vai inibir mais ou menos o contrabando/descaminho/roubo.
O mundo ideal seria todo mundo comprar com Nota Fiscal, porque aí não teria forma de haver comércio 'paralelo'. Mas no mundo real, aqui no Brasil, isso ainda é impossível, por causa da mentalidade do brasileiro de sempre querer o produto mais barato, independente da fonte.
Agora, o cara tendo comprado lá e depois de tomar contato com maiores informações e compreendido a sua contribuição pessoal à existência da prática criminosa, no momento de dar um UP, torna a voltar lá para comprar sua FF, aí ele é mais que desinformado!!!!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #22 Online: 15 de Outubro de 2011, 09:10:08
Verdade Hyde. Consciência e ética precisam estar intimamente ligados, e antenados com o bom senso e discernimento.

Falando especificamente sobre os stands aqui de São Paulo, a grande maioria é controlado por apenas uma pessoa. Os produtos podem ser trazidos da Ásia diretamente do fabricante ou sabe-se lá como, pois a coisa é muito grande e isso justifica os preços tão baixos.

« Última modificação: 15 de Outubro de 2011, 09:35:23 por AlexandreMT »


osteiner

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 15 de Outubro de 2011, 11:26:26
Estamos no Brasil e todos querem levar vantagem, começando por Brasília. >:(

Aqui em São Paulo todos compram nas galerias da Paulista, Santa Ifigênia ou 25 de março. :assobi:

A questão é: afirmo que mercadorias das lojas da Conselheiro Crispiniano e 7 de Abril tem a mesma procedência das galerias, eles fornecem nota, mas elas vem de fornecedores duvidosos com certeza. Só uma pequena parte compram oficialmente para esquentar os produtos. >:(

Sou amador e entusiasta de produtos Nikon, já comprei na Paulista várias cameras pequenas que duraram anos e conheço vários profissionais free lancers que só compram lá. Lojas oficiais só para grandes empresas que precisam de nf.

E para completar ainda não achei nada custando menos que no PY ou EUA.
Quando alguém encontrar avisem.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2011, 11:27:10 por osteiner »


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 15 de Outubro de 2011, 12:26:57
Mas que ninguém queira tapar o sol com a peneira, quem faz esse tipo de compra está estimulando o CRIME! As mesmas vias de 'internalização' de um produto como esse tb são utilizadas para outros produtos que, dificilmente, encontrariam estímulo no seu 'comércio' pelos colegas foristas! A cocaína que seu filho poderá usar e se viciar, a bala que poderá matar seu pai no meio de um fogo cruzado, a arma que poderá assassinar seu amigo numa saídinha bancária, o lança perfume que fará seu primo, na micareta, cair no meio da avenida e morrer de traumatismo craniano, etc... Então não sejamos, todos nós inclusive EU mesmo, tentados a justificar de qualquer forma e argumento possível a existência desse tipo de comércio, muito menos o estímulo à compra nesses locais. Acho inclusive quem faz isso, o faz num ato impensado e temerário!!! Se parasse para pensar só um pouquinho perceberia o tamanho da besteira que tá fazendo.

Bom galera...acho que já li até na Bíblia algo com “feliz aquele que é ignorante”.
Adoro um bom debate e o fórum também se presta a isso. Nada como um bom diálogo, um debate para formarmos nosso senso crítico.
Vou dividir esta minha postagem em 2  porque minhas considerações e questionamentos são amplos...
Depois de ler e reler as postagens vou fazer aqui uma “mea-culpa”.
Hyde... realmente cara, pra ser sincero, quando postei eu não tinha a dimensão real da coisa.
A princípio, pra mim, a compra nestes locais “alternativos” não tinha nada de mais uma vez que estão lá escancarados para todos comprarem. Não tinha, juro, a linha de raciocínio que você colocou a respeito do estímulo à criminalidade. Talvez por ingenuidade, ignorância ou comodismo não tinha me atentado pra isso. Pra mim, estímulo à criminalidade eram o consumo/tráfico de drogas, armas e coisas mais “pesadas”...
Fazendo um paralelo a essa linha que você colocou... sempre tive carro FIAT (eu sei, gosto do autoflagelo...rss ) e sempre comprei as peças de reposição somente em locais credenciados... sempre fugi dos desmanches que a meu ver estimulam a criminalidade. Mas não tinha o mesmo raciocínio em relação aos produtos vendidos nestes locais. E pelo que você colocou... o patamar é o mesmo... e pensando agora, acho que você (e os demais que compartilharam da mesma posição) têm toda razão.
Sinceramente, meu muito obrigado por me esclarecerem isso... realmente não tinha essa dimensão dos fatos.

A segunda questão é que há uma confusão entre “legal” e “ético”. Legalidade e ética têm o mesmo peso a todos?
Acho que até já comentei aqui... um advogado que defende um réu confesso de homicídio qualificado por motivo torpe... está agindo dentro da Lei. Mas será que é ético?
Da mesma forma “encomendar” produtos na tentativa de se isentar de impostos pode até ser legal... mas é ético?
Então, tenho outros questionamentos, que farei por pura ignorância (desconhecimento) e, por favor, que ninguém leve isso para o lado pessoal... mas estou tentando enriquecer meu senso crítico sobre o comportamento humano e estimular o raciocínio sobre o tema.
1 - Há o senso comum que o Paraguai é a Meca do contrabando. Então, quando se indica a compra numa loja do PY tem-se a certeza de que os produtos não são fruto de contrabando, descaminho, ações criminosas? A mesma questão vale para as lojas virtuais sem endereço físico. Temos a certeza de procedência quando indicamos?
2 - Há a mesma sensação de ser um “mal menor” quando, por exemplo, compramos um CD ou DVD (não aquele gravado com show da Paula Fernandes ou do Metallica, mas a mídia virgem mesmo) que sabemos, institivamente que a procedência lááá na ponta, não é por meios legais? Ou aquele computador que montamos, com aquela memória ou placa de vídeo hipermegablaster... temos a certeza de que são peças que vieram por vias legais? Nosso policiamento e senso de não-contribuição para a criminalidade é o mesmo ou somos enganados pelo “pequeno valor material e pulverização da distribuição em massa”?
Vou encerrar esta minha singela participação neste debate apreciando uma boa dose de Chivas Gold 25 anos... importado legalmente (assim me assegurou o vendedor da importadora que por sinal é estabelecida fisicamente e legalizada)...rss
Abs a todos.
E obrigado pelas colaborações.



dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #25 Online: 15 de Outubro de 2011, 12:58:12
Estamos no Brasil e todos querem levar vantagem, começando por Brasília. >:(

Aqui em São Paulo todos compram nas galerias da Paulista, Santa Ifigênia ou 25 de março. :assobi:

A questão é: afirmo que mercadorias das lojas da Conselheiro Crispiniano e 7 de Abril tem a mesma procedência das galerias, eles fornecem nota, mas elas vem de fornecedores duvidosos com certeza. Só uma pequena parte compram oficialmente para esquentar os produtos. >:(

Sou amador e entusiasta de produtos Nikon, já comprei na Paulista várias cameras pequenas que duraram anos e conheço vários profissionais free lancers que só compram lá. Lojas oficiais só para grandes empresas que precisam de nf.

E para completar ainda não achei nada custando menos que no PY ou EUA.
Quando alguém encontrar avisem.

Putz, essa é uma questão interessante. Você até tinha me falado isso na última saída e fiquei meio encucado. Difícil reconhecer qual loja ali pode ou não ter alguma "maracutaia" no processo, assim como as lojas virtuais. Assim como é complicado em qualquer "ramo" do comércio. Pois bem, dada a impossibilidade de identificar isso eu concluo que, como consumidor, o máximo que posso exigir é que seja emitida a bendita nota fiscal, é a única garantia (ou pista) que posso ter de que ali se trata de um comércio legal. É o que posso fazer.

No mais, prefiro acreditar que lojas tradicionais daquela região como Angel, PhotoNews, Consigo, Chromour, Bella Foto, etc andam na linha...

[]s


Simpa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 15 de Outubro de 2011, 13:48:09
Também concordo que exigir a Nota Fiscal é a "garantia" que temos da procedência do produto. É a "nossa parte" na manutenção da ética. Caso a empresa faça caixa 2, compre de fornecedores duvidosos, etc, não temos como controlar isso. A rigor, isso poderia existir em absolutamente tudo que compramos. Então, se o produto tem Nota Fiscal, a empresa um CNPJ, há garantia formal no equipamento para ser utilizada em caso de algum defeito, não vejo por que tentarmos supor ou advinhar aquilo que foge ao nosso controle. A não ser, é claro, nos casos de divulgação notória, onde fica patente a má fé da loja.
Canon A710IS, mas à procura da DSLR...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #27 Online: 15 de Outubro de 2011, 13:53:15
(...)A segunda questão é que há uma confusão entre “legal” e “ético”. Legalidade e ética têm o mesmo peso a todos?
(...)

O assunto é bem interessante. Não sei se sou credenciado a abordá-lo. Tenho certeza que o Natão é um dos mais indicados para tal, mas vou deixar meus 2 cents de contribuição...

Legalidade tem que ter o mesmo peso para todo mundo, porque, no ideal, a lei é feita para todos. Dentro do direito há algumas correntes que pensam diferente da minha colocação, defendendo que a lei necessariamente deve ser 'discriminatória' para proteger os menos favorecidos dos mais favorecidos. mas essa é uma corrente minoritária e sem grande representatividade dentro do pensamento jurídico nacional.

Já quanto a ética, penso que que não deve ter o mesmo peso não. Até porque, embora o conceito em si já seja há muito tempo critalizado, o que é ético em si é mutável no tempo e no espaço. Assim, podemos falar de uma ética dos anos 50 ou de uma ética brasileira, em comparação à uma ética dos anos 2000 e uma ética argentina, p. ex., e perceber que são éticas bem distintas uma das outras.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


osteiner

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 15 de Outubro de 2011, 14:02:21
Realmente o debate está bom!!! :clap:

Vamos aquecê-lo um pouco, vou usar alguns nomes de lojas, espero não ferir nenhuma regra do forum :worship:

Sabe aquela lente ou aquele acessório ultra mega raro que só tem na Consigo e que sempre desejamos ou precisamos para aquela foto especial  e que custa $$$$$$$. Sorte grande achamos para vender usado, por um precinho $, estado de novo por um usuário do forum, no ML ou numa loja física que trabalha com usados.
Quem vai nos garantir que a compra inicial não feriu a ética e os bons costumes comerciais???

Fica a questão
« Última modificação: 15 de Outubro de 2011, 14:06:47 por osteiner »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #29 Online: 15 de Outubro de 2011, 14:11:37
Creio eu que "de segunda mão" a coisa fica mais complica mesmo de se analisar, Osteiner. Muitas vezes nem o vendedor conhece a procedência pois não foi ele que comprou o equipamento quando novo.

Nesse caso é dar preferência para os equipamentos usados que o vendedor tenha a nota fiscal de compra ou que se conheça o histórico/procedência.

E bola pra frente, né!

Já essa discussão do que é legal, moral e ético, o buraco é beeeem mais embaixo! rs
O que é legal é bem estabelecido, o que é ético varia no tempo e no espaço (conforme bem disse o Hyde), já a moral é individual, aí o bicho pega! rs

[]s