Autor Tópico: (AJUDA) Compra no "Paulista Center"!  (Lida 36714 vezes)

Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #45 Online: 17 de Outubro de 2011, 08:07:53
Já não quero entrar na discussão do que seria ou não ético e qual a diferença entre o ethos e o nómos. Uma coisa é certa, não sabemos a procedência dos equipamentos de nenhuma das lojas, a todo instante. Claro, é um dever, enquanto cidadãos, acreditar sempre e fazer sempre pelo certo, achando que tais lojas são idôneas.

Ao meu ver, certeza, mas certeza mesmo, só nas Fnac da vida, que uma D90, custa 5.999,00 reais, uma D700 (corpo) custa 12.999,00 e uma D7000 (kit) custa 7.999,00.

Eu fico tentado a comprar nesses locais, mas se eu puder evitar, é bem certo, só que eu também não vou ficar sofrendo para pagar o dobro do valor sendo que eu preciso, e sabendo que essa metade a paga a mais, vai pra um bando de corrupto que só fazem sumir com o dinheiro, quando não uma outra parte vai para a mentalidade das empresas instaladas no brasil e que nos oferecem seus produtor por preços impraticáveis no resto do mundo (o conhecido LUCRO BRASIL).

De um lado eu sustento contrabando (que não precisa necessariamente, tal termo, ter uma carga pejorativa, afinal se alguém trouxer pra mim equipamentos de fora, que não pagaram impostos, é, de certo modo, contrabando - Aqui faço uma ressalva, político e diplomata não paga imposto de importação para nada, somente nós, meros mortais); do outro lado eu sustento uma corja de bandios que mamam nas custas do dinheiro público, suado, além de alimentar mais e mais a cultura do LUCRO BRASIL.

E aí, o que eu faço? Simples, mudo do país.


souzawell

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
    • Benfazeja
Resposta #46 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:16:08
Galera, trabalhei em uma das duas empresas autorizadas pela Kodak a importar cartões de memórias diretamente deles. A venda dessas duas empresas não representam nem 25% do mercado. Os outros 75% estão entre os que importam legalmente e pirataria.

Particularmente, como tenho empresa aberta, exijo notafiscal e garantia de produtos que custem acima de R$1.000,00 - mais pela garantia mesmo. O resto, compro em lojas que confio e que me dão garantia. Tem algumas na Santa que compro tranquilo...

A pergunta que me faço é se quem recrimina a compra produtos sem pagar imposto, também exerce suas atividades de maneira legal e emitem nota de cada frila feito. De se pensar.
Wellington Souza
Diretor de conteúdo


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #47 Online: 18 de Outubro de 2011, 20:12:46
Acho que o maior problema, Wellington, é pensar que todo mundo é profissional. Pagar ou não pagar o importo não é a questão central. Até porque a importação PESSOAL de equipos é isenta de imposto. Os que adquiri, p. ex., foram completamente isentos de impostos de importação.
Nunca fiz um frila. Nunca ganhei um tostão com fotografia. No entanto, me oponho frontalmente a quem alimenta esse tipo de rede de 'importação'. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


vmarins

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • Vini Marins - Fotografia
Resposta #48 Online: 19 de Outubro de 2011, 09:30:24
Muito boa a discussão. A verdade é que não há uma verdade absoluta em relação ao tema. Como muito bem relatado, a percepção do ético e do moral varia de pessoa para pessoa e principalmente de época para época.
Para aqueles que tiverem tempo e quiserem se aprofundar nesta questão, existem alguns artigos que falam exatamente sobre isso. Basta digitar no google "O sabe e o deve saber no crime de receptação".
No mais, eu vou muito na teoria da aparência. Se a loja aparenta ser legal, bem estabelecida, emite nota fiscal, não cabe (neste caso) a mim, dar uma de Sherlock Holmes para descobrir se 100% do estoque de produtos da loja é 100% legal. Ou seja, Se a "Photobonita" do "Seu Luiz" tá ali estabelecida na esquina desde que me entendo por gente, é crível e factível que o mesmo trabalhe com produtos legalizados. Do contrário, cabe ao Poder Público e não a mim, descobrir o inverso.

Abraços!
DSLR - Nikon D750/ D700/ D300 / Nikkor 50mm f1.4D/ Nikkor 85mm f1.8D/ Nikkor 24-70 f2.8G ED/ Nikkor 70-200 f2.8 VRII/ SB-910(x3)/ SB-600


Titus Petronius

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
Resposta #49 Online: 19 de Outubro de 2011, 23:22:00
Se há uma loja funcionando em plena avenida Paulista, lotada de gente, com PMs circulando na porta, suponho que não haja qualquer irregularidade ou ilegalidade no local... Não é um muquifo na favela; é um estabelecimento localizado na principal avenida da maior e mais importante cidade do país. ***EDITADO***

2.1. É proibida a postagem de tópicos que possam ser considerados ofensivos, que contenham palavras de baixo calão, xingamentos, ofensas, ameaças e provocações.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2011, 00:26:43 por Mr. Hyde »


osteiner

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 20 de Outubro de 2011, 08:40:18
Alguém já chegou a alguma conclusão concreta? :ponder:

Quem postou o tópico vai comprar ou não nos boxes da Paulista, seria interessante saber?


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #51 Online: 20 de Outubro de 2011, 11:43:06
Citar
Alguém já chegou a alguma conclusão concreta? :ponder:

Quem postou o tópico vai comprar ou não nos boxes da Paulista, seria interessante saber?

na minha opinião, o fórum serve para acrescentar informações, e expor os prós e contras...isso já foi feito neste e em outros tópicos...

baseado no que leu, vc tem que decidir se compra lá ou não...cada um pensa de uma forma....

eu sugiro você ir lá pessoalmente e ver com seus próprios olhos....
« Última modificação: 20 de Outubro de 2011, 11:43:26 por ferdu »


osteiner

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 20 de Outubro de 2011, 18:29:27
baseado no que leu, vc tem que decidir se compra lá ou não...cada um pensa de uma forma....

eu sugiro você ir lá pessoalmente e ver com seus próprios olhos....

Eu conheço bem e tem os boxes que faço compras, só não me pergunte o nome que não sei, sei que é sempre a mesma chinesa que me atende


amiltonmorillas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #53 Online: 25 de Outubro de 2011, 12:30:56
Tem sim ferdu... Nós, eu, vc, a polícia, o MP, o Judiciário, etc... que consente nisso. Se cada uma fizesse sua parte, isso não aconteceria. O problema é que a polícia, o MP, o Judiciário e o imenso ETC... é formado por pessoas do povo e, como tal, refletem a moral do povo, que, na minha opinião, tá muito errada. Se o povo se conscientizasse do mal que faz ao país cada pequena prática errada que adotamos no nosso dia-a-dia, não precisaríamos ficar procurando os standes da vida.

O problema é que o povo Brasileiro assistiu calado, como vaquinhas de presépio, aos inúmeros aumentos de impostos que nos assolam, e que fazem uma câmera D90 que comprei na Espanha, por R$ 1.600,00 (descontado o IVA que recebi no aeroporto (isso sim que é responsabilidade fiscal, pois um cidadão que não vai utilizar os benefícios do pagamento do imposto, não deve pagá-lo)),  custar R$ 2.386,00 ( após II 18% =  289,45; IPI 15% = 284,62;  PIS 1,65% =   R$ 37,95, COFINS 7,6% = R$ 174,78. Fora o ICMS que seria de 18% = R$ 429,00 ou ICMS de 4% (optante do simples nacional) = R4 95,72. Ou seja, essa câmera em uma loja optante do Simples não sairia por menos de R$ 2.481,00.
São R$ 880,00 de impostos, que cerca de R$ 200,00 voltam em benefícios ao cidadão, e os outros R$ 680,00 financiam ao crime organizado chamada oficialmente de classe política.
O povo brasileiro não deve mais se calar ao aumento de impostos, não deve mais suportar aos constantes recordes de arrecadação de impostos, como se isto fosse um orgulho nacional, isso sim é uma vergonha!!!


FelipeMartins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #54 Online: 25 de Outubro de 2011, 20:27:50
O problema é que o povo Brasileiro assistiu calado, como vaquinhas de presépio, aos inúmeros aumentos de impostos que nos assolam, e que fazem uma câmera D90 que comprei na Espanha, por R$ 1.600,00 (descontado o IVA que recebi no aeroporto (isso sim que é responsabilidade fiscal, pois um cidadão que não vai utilizar os benefícios do pagamento do imposto, não deve pagá-lo)),  custar R$ 2.386,00 ( após II 18% =  289,45; IPI 15% = 284,62;  PIS 1,65% =   R$ 37,95, COFINS 7,6% = R$ 174,78. Fora o ICMS que seria de 18% = R$ 429,00 ou ICMS de 4% (optante do simples nacional) = R4 95,72. Ou seja, essa câmera em uma loja optante do Simples não sairia por menos de R$ 2.481,00.
São R$ 880,00 de impostos, que cerca de R$ 200,00 voltam em benefícios ao cidadão, e os outros R$ 680,00 financiam ao crime organizado chamada oficialmente de classe política.
O povo brasileiro não deve mais se calar ao aumento de impostos, não deve mais suportar aos constantes recordes de arrecadação de impostos, como se isto fosse um orgulho nacional, isso sim é uma vergonha!!!

Faço de suas palavras as minhas, criador deste tópico!


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 27 de Outubro de 2011, 08:29:07
Amilton, isso seria ético e justo.

Cada um faz sua opção, mas devemso lembrar que não existe o "meio honesto" ou "meio legal". Ou é ou não é. Se fazemos isso, perdemos o direito de reclamar da sonegação de grandes conglomerados, de políticos. Como disse um profeesor de direito que conhecí, pagar 100 mil de propina para liberar a entrada de um lato executivo no país sem impostos, é a mesma coisa que pagar 10 reais para conseguir entrar naquela boate onde foi barrado.

É uma situação complicada, mas não vejo quem vai ao shopping comprar o contrabando (não estou apontando um ou outro, nem dizendo que é só quem vai ao shopping mencionado em SP... também os da feira do rolo em no DF ou qualquer outro comércio parecido) ir para a rua lutar por redução de impostos. Senão teríamos uma movimento social monstruoso.



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #56 Online: 27 de Outubro de 2011, 08:52:27

Cada um faz sua opção, mas devemso lembrar que não existe o "meio honesto" ou "meio legal". Ou é ou não é. Se fazemos isso, perdemos o direito de reclamar da sonegação de grandes conglomerados, de políticos. Como disse um profeesor de direito que conhecí, pagar 100 mil de propina para liberar a entrada de um lato executivo no país sem impostos, é a mesma coisa que pagar 10 reais para conseguir entrar naquela boate onde foi barrado.

É uma situação complicada, mas não vejo quem vai ao shopping comprar o contrabando (não estou apontando um ou outro, nem dizendo que é só quem vai ao shopping mencionado em SP... também os da feira do rolo em no DF ou qualquer outro comércio parecido) ir para a rua lutar por redução de impostos. Senão teríamos uma movimento social monstruoso.

Bom, concordo em pontos e discordo em outros... pode até ser que roubo e roubo tenha exatamente a mesma discriminação perante a lei, mas é muito diferente alguém roubar uma fruta porque estava com fome, dos caras que roubaram o BC em Fortaleza e levaram pelo menos 80 milhões de reais... São roubos, mas a diferença para apenas na definição da palavra. Ou seja, a sonegação de impostos não é necessariamente a mesma coisa, em se comprando uma bateria do exterior e se tendo uma firma que movimenta milhões de dinheiro. O problema é onde exatamente encontrar o exemplo a ser seguido para que a coisa funcione da forma como deveria ela funcionar. O pobre sente mais que o rico o aumento do preço dos alimentos, o pobre sente tudo mais do que o rico e ele ainda tem que começar a dar o exemplo, pois já que o pais não colabora com o povo, eu vou colaborar com o país que depois vai me ferrar mais e mais.
Mas são apenas escolhas, ético e não ético já é uma definição que em nossos tempos assume outra envergadura. Pois deveremos daí levar em consideração o que é essencial para vida, de um homem. Pensar o coletivo tem a grande necessidade de pensar o indivíduo primeiramente, mas se o indivíduo apenas sofre como posso falar que tudo isso é ético!? Nem toda lei encontra-se nos planos da ética, nem toda lei é propriamente justa. Agora, todos sabem o que têm que fazer, mas muitos não cumprem o seu papel dando abertura a outros descumprimentos em proteção da própria vida.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #57 Online: 27 de Outubro de 2011, 10:42:30
Natão, só para informação. Ambos são roubos, não se discutem. Contudo a própria lei discrmina uma atitude da outra. Roubar para comer embora seja crime não é punível, assim não há reprimenda estatal contra essa atitude (((CLARO, isso em tese, porque na real nossas cadeias estão cheias de pessoas que roubaram uma lata de leite para dar para o filho))).

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #58 Online: 27 de Outubro de 2011, 11:21:50
Natão, só para informação. Ambos são roubos, não se discutem. Contudo a própria lei discrmina uma atitude da outra. Roubar para comer embora seja crime não é punível, assim não há reprimenda estatal contra essa atitude (((CLARO, isso em tese, porque na real nossas cadeias estão cheias de pessoas que roubaram uma lata de leite para dar para o filho))).

Eu nunca disse que são diferentes, roubou 1 real e 1 milhão de reais, é roubo, mas será que é exatamente a mesma coisa, será que tem exatamente o mesmo impacto? Até onde a diferença entre 1 e 1 milhão de reais, estará efetivamente presente na nossa vida. O que pode mudar e o que não pode mudar? Por isso não posso comparar alguém que rouba um gás pra fazer comida de um político corrúpto que desvia milhões e por causa disso milhares de pessoas sofrem com a fome ou com qual outro tipo de mal.

Bom, não estou defendendo ninguém, só acho que há muita coisa pra ser pensada e repensada sobre as consequências de se comprar e não comprar num local que "segue as regras" de um que "não segue"... Muita gente, a grande maioria gostaria sim de pagar os impostos, mas gostariam também de vez esses voltando ao seu benefício, ou seja, uma ajuda mútua entre cidadão e Estado. Mas daí a deixar de ter, viver a própria vida com todos os seus direitos, isso mesmo, pois a partir do momento em que o Estado impõe essas condições absurdas ele também retira o direito de nosso lazer, de termos ferramentas adequadas a nossa profissão e por isso sofrer até para trabalhar. Nesse aspecto sou bem kantiano, a partir do momento em que interferem na minha própria libertade, eu terei todo o direito "natural" de me proteger contra tal atitude... Mas claro, é bem, bem mais complicado do que isso.

Só que agora eu gostaria de ver quem aqui uma única pessoa deixaria de comprar no Paulista Center da vida e pagar 1900 reais numa câmera para pagar 5000 na loja da Canon, deixando 3100 pra ser dividido entre o lucro impraticável da canon e o imposto desviado pro bolso dos políticos... Acho que ninguém...
Peço que me entendam, não estou induzindo ninguém a comprar nada nessas lojas, só estou mencionando um fato da realidade, que não deveria ser assim, mas é.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2011, 11:24:29 por Natão »


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 28 de Outubro de 2011, 09:27:31
Natão, não coloquei a questão do roubo como forma de crucificar que pega uma fruta. Apresentei esse fato para despertar a questão de que nossa postura é de criticar o grande crime (de milhões), e não vermos a cultura da vantagem arraigada em nossa cultura. Que as pessoas criticam o político que rouba (e olha que vejo muito isso por aquí), mas suborna o proteiro para entrar na boate. Do funcionário (concursado) da câmara federal que critica a verba idenizatória do deputado (que acho um absurdo), mas que recebe 200 reais toda vez que tem seção extraorinária na casa, a título de gratificação por trabalhar fora do horário, mesmo sendo seu horário pela manhã e a secão à noite. Ele vai lá às 8 horas, bate o ponto e está em casa às 8:15. É aquele negócio, pimenta no c... dos outros é refresco. O que ele faz é anti ético, o que faço é porque todo mundo faz... senão sou trouxa.

Só tentei levantar a discussão sobre esta postura. Claro, quem rouba um alimento é porque está nas últimas. Mas... já ofereceu uma diária de faxina de 30,00 a um pedinte?