Autor Tópico: Iniciante  (Lida 2348 vezes)

Erick Simão

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 14 de Outubro de 2011, 13:45:47
Olá!

Sou iniciante na fotografia (e também no mundofotografico).
Sempre gostei de fotos e levava a minha compacta para todo lado... entretanto, neste ano decidi que precisava de um pouco mais de recursos. Comprei então a Canon SX 30 is... a máquina é excelente: tem um super zoom, ótima resolução, várias funções, modos de disparo e etc...
Só que em algumas situações, a foto não sai com a definição que eu esperava.
Por isso resolvi estudar um pouco sobre as SLR`s...
Só que isso me pirou de vez!
Tem gente que fala mal se sensor "cropado", outros dizem que eles são melhores que os "full frames"...
Existem 5 milhoes de lentes e não sei qual seria a ideal para mim... (se é que realmente preciso de uma SLR...)
Enfim, meus questionamentos são muitos, mas para inicio de conversa, basta o seguinte:

1- Para fotografar apenas por hobby, preciso de uma SLR para ter um bom resultado?
2- Como se relaciona o zoom das compactas com as lentes das SLR`s?
3- Que história é essa de sensor cropado e qual a diferença que provaca na escolha da lente?
4- Gosto de fotografar paisagens, pássaros (preciso de um bom zoom), algumas macros e fotos de familia em passeios e datas comemorativas. Existe alguma lente que possa ser boa para tudo isso?

Bom... de imediato é isso.

Lembrando, ainda não tenho uma SLR... estou estudando esta possibilidade.
O modelo que gostei foi a Canon 600D T3i. Se alguém tiver alguma opinião sobre este modelo, ou algum outro para sugerir...

Obrigado à todos,

Abraço,

Erick


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2011, 14:09:02


Só que em algumas situações, a foto não sai com a definição que eu esperava.
Por isso resolvi estudar um pouco sobre as SLR`s...

Tenha calma, nem sempre essa falta de definição é uma limitação da câmera. Você pode estar errando o foco ou usando tempos de exposição equivocados e obtendo fotos tremidas (o que são dois fatores críticos quando usamos teleobjetivas). Uma DSLR não vai resolver isso pra você, se for o caso.

1- Para fotografar apenas por hobby, preciso de uma SLR para ter um bom resultado? Não!
2- Como se relaciona o zoom das compactas com as lentes das SLR`s? Estude distância focal das objetivas e fator de corte dos sensores.
3- Que história é essa de sensor cropado e qual a diferença que provaca na escolha da lente? Estude distância focal das objetivas e fator de corte dos sensores.
4- Gosto de fotografar paisagens, pássaros (preciso de um bom zoom), algumas macros e fotos de familia em passeios e datas comemorativas. Existe alguma lente que possa ser boa para tudo isso? No mundo das DSLR's uma única objetiva dificilmente vai te atender pra isso tudo, por isso existem as objetivas versáteis montadas em câmeras com a SX30IS, para que tenhamos a opção de uma câmera que faz tudo, mesmo que não faça tudo com primor.

seja bem-vindo!  :ok:

[]s


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2011, 14:13:06
Erick, uma opinião de iniciante para iniciante.

Eu também começei agora na fotografia, com uma Fuji S2800. Uma superzoom, tenho dois propósitos : Spotter e cotidiano, esta super zoom para mim é ótima, já que possui uma boa lente, tem todo ajuste manual, menos o foco manual, um ótimo zoom e um excelente macro.

E para mim é pratico, já que não preciso ficar trocando de lente e levando os kits para onde eu for.

Quer dizer, nem sempre uma DSLR é o melhor para todos, claro , são excelentes câmeras, mas dizer que uma SZ ou Prosumer ou compacta simplesmente não serve não é o mais correto.

Ou seja, estude mais sobre fotografia e tente tirar o máximo de sua câmera, quando chegar neste nível e tu achar que ela esta aquem de suas necessidades, ai tu investe numa melhor ou numa DSLR
« Última modificação: 14 de Outubro de 2011, 14:21:27 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Erick Simão

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2011, 14:48:35
Dondon:

Valeu as dicas...
Vou prestar mais atenção na exposição quando fotografar novamente.
Se eu encontrar os mesmos problemas, vou postar as fotos p/ vc ter melhores condições de avaliar se o problema é a configuração da máquina ou se é o carinha atrás do equipamento. rsrs

Sérgio:

Valeu pelas dicas tbm!
No fato de carregar a camera pra todo lado eu estou contigo! Elas são realmente muito praticas.
Vou seguir explorando minha Sx 30 por enquanto e continuar desvendando o VASTO mundo da fotografia.

Dondon e Sérgio,
Forte abraço à voces e obrigado pela atenção.

Até a próxima,

Erick

 :ok:




Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2011, 17:17:56
Dondon:

Valeu as dicas...
Vou prestar mais atenção na exposição quando fotografar novamente.
Se eu encontrar os mesmos problemas, vou postar as fotos p/ vc ter melhores condições de avaliar se o problema é a configuração da máquina ou se é o carinha atrás do equipamento. rsrs

Sérgio:

Valeu pelas dicas tbm!
No fato de carregar a camera pra todo lado eu estou contigo! Elas são realmente muito praticas.
Vou seguir explorando minha Sx 30 por enquanto e continuar desvendando o VASTO mundo da fotografia.

Dondon e Sérgio,
Forte abraço à voces e obrigado pela atenção.

Até a próxima,

Erick

 :ok:

Erick, eu sempre me interessei por fotografia, desde qdo meu pai me deixava usar a Olympus Trip 35 dele, qdo eu tinha uns 5 ou 6 anos. Pulando para a história recente, eu comprei uma SX120 IS e tirei ótimas fotos, nítidas e comecei a fazer mais fotos criativas tb. A partir disso, vi que teria de comprar uma DSLR para melhorar a técnica e fazer fotos melhores. Mas mesmo assim, comprei uma câmera de entrada da Canon para aprender mais. Com isso vi a necessidade de uma ou outra lente para o tipo de foto que gosto de tirar. Investimento agora é em livros e cursos. A internet tb tem ótimos sites. Faça uma pesquisa aqui no fórum, em vários tópicos tem dicas ótimas de sites e livros.
Veja portifólios, como estes www.500px.com , acesse os links dos fotógrafos... seja curioso.

Abs
Gustavo


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2011, 11:00:10
Erick, respondi seu email ok?

Abraço!

André


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2011, 12:04:31
1- Para fotografar apenas por hobby, preciso de uma SLR para ter um bom resultado?
2- Como se relaciona o zoom das compactas com as lentes das SLR`s?
3- Que história é essa de sensor cropado e qual a diferença que provaca na escolha da lente?
4- Gosto de fotografar paisagens, pássaros (preciso de um bom zoom), algumas macros e fotos de familia em passeios e datas comemorativas. Existe alguma lente que possa ser boa para tudo isso?

Lembrando, ainda não tenho uma SLR... estou estudando esta possibilidade.
O modelo que gostei foi a Canon 600D T3i. Se alguém tiver alguma opinião sobre este modelo, ou algum outro para sugerir...

Olha vou dar minha opinião aqui, mas deixo claro que não sou nenhum mestre como os que temos aqui OK?

1- Sim apesar de ser só por hobby a SLR dá uma diferença brutal na qualidade das fotos.

2- Não entendi muito bem sua pergunta, mas... Fiz uma pergunta parecida aqui sobre zoom X lentes e ma passaram uma informação que gostei.
Quer saber qual a "equivalência" entre a lente em mm e o zoom ? Divida o distancia focal maior pela menor das tele.
Por exemplo: Uma tele 75-300mm fica 300 dividido por 75 dando 4 o que equivale a um zoom de 4X ok? Era isso a pergunta?

3- Também gostaria de saber, vou ficar de olho nas outras respostas aqui...

4- Acho que não há uma lente só que faça tudo isso (seris ótimo se tivesse), pra  fotografias de animais, principalmente pássaros o ideal é uma boa tele (uma 75-300 no minimo), pra macros uma lente que gosto (tô louco pra comprar uma...) é a 100mm MACRO e pra retratos gosto muito da "50ntinha" 1.8

Comprei a pouco tempo umaT3i, não sou fotografo profissional, fotografo só por hobby mesmo e estou gostando MUITO dela.

Abraços.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2011, 12:06:12 por Magro Costa »


satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2011, 18:01:05
Olá Erick,
Não sou iniciante na fotografia, mas também conheço pouco da tecnologia dos equipamentos atuais.
Fotografo com uma Nikon FM2 “full frame” (acho que uns 96% no visor, rsrs) e algumas lentes fixas e zoons. É uma câmera mecânica - sem foco e avanço do filme automático - e também muito pesada. Nem considero as dificuldades que tive, pois aprendi muitas coisas com ela.
Equipamento sempre foi uma preocupação em fotografia, e, pra mim, está sendo ainda maior nestes tempos modernos, com uma vasta vitrine de máquinas e acessórios para ver e escolher.

1 – Acho natural procurar uma SLR após conhecer uma compacta.
2 – Zoom em SLR é mais rápido, logo uma qualidade fundamental à  fotografia.
3- Bem, só uso câmera FF, mas sei que o tal cropado potencializa a distância focal da lente, inclusive para mais.
4 – Fotografar paisagem aberta precisa de grande angular até 28, 35mm. Pássaros e para outros elementos que não possa se aproximar do tema, use tele objetiva com distância focal longa, acho que pelo menos 300mm.
Uma 28mm, por exemplo, serviria também para festas em ambiente fechado e uma 200, 300mm pode ser legal para fotografar flagrantes ou retratos.
A Canon tem a 18-200 f/3.5-5.6 que pode ser usado pra tudo isso. Com o crop, deve equivaler a uns 28-320mm. A lente escura na distãncia focal mais comprida é compensada pelo sistema de estabilização de imagem.

Sobre a 600D T3i, acho que se fizer uma busca no fórum deve encontrar comentários sobre ela.




Erick Simão

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2011, 15:07:49
Po galera... obrigado mesmo pelas dicas...
Tem ajudado muito!

Depois de tudo o que já li, considerei como bom o seguinte kit:

Canon T3i com a lente "do kit" (18-55mm) + Lente Canon EF-S 55-250mm IS.
Acho que com isso, dá para combinar um monte de possibilidades com apenas duas lentes.

Aceito opiniões... rsrsrsrsrs

Muito obrigado à todos que responderam!
Forte abraço, e até a próxima!!!


Jazzy44

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2011, 19:07:15
Erick, na minha opinião, ao invés de investir em uma EF-S 55-250mm IS, fique só com a lente do kit mesmo (18-55mm) para aprender os conceitos básicos da câmera. Com o tempo (e muita leitura/estudo), você entenderá o que falta para tirar as fotos que precisa...

Não sei se vc utilizou essa lógica, mas a EF-S 55-250mm IS não é "necessariamente" uma complementação da 18-55mm. Note que ela é uma lente escura (4/5.6f) e, dependendo do seu propósito, ela pode simplemente ficar jogada na mala. Comece com a lente do kit e com o tempo de uso (+ estudo) você entenderá as suas necessidades e poderá escolher lentes com mais critério (aqui no fórum é um ótimo lugar pra perguntar...)

A internet é um lugar bom e barato (de graça!) pra começar - existem diversos tutoriais espalhados por aí com os conceitos mais básicos da fotografia. :D

Abrs.!