Autor Tópico: Fotos de indios  (Lida 1151 vezes)

jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Online: 14 de Outubro de 2011, 20:57:17
Sábado passado fui na Festa das Águas na aldeia dos índios Pataxos em Carmésia. Tirei algumas fotos lá. Tem uma ou duas que dá para fingir que sei fotografar. Minha dúvida é se eu posso publicar essas fotos. Não tem nada "comprometedor". Mas algumas fotos são de crianças. Eles foram muito acessíveis para fotografar.


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2011, 21:41:36
quando eu trabalhava num projeto, ano passado, um de nossos publicos analisados eram indígenas. Segundo o que a diretora da escola da aldeia, o Cacique assinando a a autorização, poderíamos tirar fotos e usa-las pro projeto tranquilamente. Não sei se o caso é o mesmo.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2011, 21:47:27
Cara, isso é delicado...

Vai depender muuuita da foto em si. Se for uma foto que tenha como tema principal o local e secundário os índios, eu arriscaria utilizar para fins NÃO-comerciais.

Se a foto for tipo 'retrato' do índio em si, eu não usaria para fim nenhum, se não tivesse a autorização por escrito, ou, ao menos, a autorização verbal com testemunhas.

Se for para uso comercial, aí só por escrito mesmos. Nem com testemunhas eu arriscaria.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova