Autor Tópico: Panasonic FZ-150 X Canon SX40 HS  (Lida 63889 vezes)

ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #30 Online: 27 de Outubro de 2011, 11:30:36
Normalmente um equipamento (produto) sai de fabrica calibrado de forma que tenha o maximo de desempenho sem que afete sua vida util,e ao usar uma calibragem ou programa (cdhk "Pirata") que não o de fabrica ,voce pode estar comprometendo a vida util do mesmo!

isso é fato...

mas tem que pesar de um lado a grande facilidade com os recursos adicionais e de outro a diminuição da vida útil. Considerando que hoje em dia a tecnologia muda tão rápido, eu não acho que a vida útil diminuída seja um problema....em 2 anos já estou de olho em equipamento novo, mesmo o meu estando funcional ainda...rs.

Agora, voltando a comparação, a FZ150 tem muitos recursos já nativos que só se consegue na SX40 com o hack....então pra que ficar fazendo gambiarra....melhor pegar a fz150 logo...só fico tentado pelo zoo de 35x da canon...é a única coisa que me faz ficar dividido....
« Última modificação: 27 de Outubro de 2011, 11:31:25 por ferdu »


Carlos Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://carlos.ra.nafoto.net
Resposta #31 Online: 27 de Outubro de 2011, 12:19:55
Pensamento antiecológico o seu...rs...

Eu penso que muita coisa que oferecem pra gente comprar novos modelos todo ano, não passa de perfumaria pra continuar vendendo. Eu tenho a S7000 há 8 anos, funcionando muito bem, e pouco me animou troca-la por outra câmera, pois, no final, ela tem tudo que eu quero para fotografar.

Na verdade, há tempos que os novos modelos, apesar da grande resolução e dos sensores que economizam mais energia, têm oferecido imagens piores. Então, antes da vontade de consumir e comprar um modelo mais novo, melhor ver se a novidade irá ter coisas novas que realmente irá precisa. Caso contrário, é jogar dinheiro fora.

E as câmeras, a gente mede a vída útil pelo número de cliques, pois a cortina do obturador é projetada para um certo número de movimentos de abrir e fechar, sendo que essa quantidade depende de cada modelo. Uma câmera profissional top, vai possibilitar muito mais cliques do que os modelos de entrada. Porém, já li que há oficinas que fazem novas cortinas de obturador para câmeras usadas, com materiais até melhores que o do original, fazendo aumentar em muito a vida útil do equipamento.
Fuji S7000...meu xodó...


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #32 Online: 27 de Outubro de 2011, 13:49:09
Nas compactas, não existe o problema de vida útil do obturador, já que ele é eletrônico e não mecânico como nas DSLR. Aliás, é por isso que as compactas não fazem o barulho característico das DSLR que é justamente o conjunto espelho-obturador se movimentando. Se desligar o autofalante de uma compacta, ela vai clicar sem fazer som nenhum.

O CHDK teoricamente não interferia em nenhum aspecto na durabilidade da câmera, já que não alterava o funcionamento dos componentes mecânicos, que são os que sofrem desgaste. Apenas acrescentava algumas funções a mais, como alguns tipos de histograma diferentes, medidores diferentes, tudo baseado em software e como complemento do firmware original. Aliás, as DSLR da Canon também contam com um hack semelhante ao CHDK, o Magic Lantern, que era muito utilizado pelos film-makers porque implementava algumas features na 5D Mk II que mais tarde foram implementadas pela própria Canon através de alteração de firmware.

Mas voltando ao assunto, eu acho que o grande diferencial das compactas modernas em relação às mais antigas é o nível de ruído em ISO alto. Basta comparar a SX40 com qualquer outra câmera de 1 ou 2 anos atrás e se verá que o ganho é enorme.


« Última modificação: 27 de Outubro de 2011, 13:53:27 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #33 Online: 27 de Outubro de 2011, 14:42:55
Citar
Pensamento antiecológico o seu...rs...

rsrsrsrs

Na verdade não jogo fora a antiga...eu vendo, e completo a grana pra pegar uma nova....hehehehe

Citar
Nas compactas, não existe o problema de vida útil do obturador

o que li a respeito foi sobre a vida útil do sensor....pois algumas funcionalidades desse CHDK permitem fazer muitas fotos em pouco tempo, usando scripts por exemplo. Na verdade não sei se isso tem fundamento, já que ao filmar com a câmera, estamos fazendo várias capturas por segundo...daria no mesmo não?

Citar
Mas voltando ao assunto, eu acho que o grande diferencial das compactas modernas em relação às mais antigas é o nível de ruído em ISO alto

isso é um bom motivo pra trocar de câmera a cada 2 anos.... :D


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #34 Online: 27 de Outubro de 2011, 15:25:05
Ferdu, eu também fico cismado com a vida útil do sensor. Mas na realidade, com o CHDK ou não, nas compactas o sensor está ligado o tempo todo. O obturador é apenas uma "leitura" das informações que já estão disponíveis e a velocidade do obturador é a velocidade de varredura desta leitura. Mesmo entre cameras de sensor grande já existem algumas que trabalham assim, como as mirrorless da Sony (as NEX) e a nova linha de DSLT da Sony, as A33, A55 e por aí vai. Estas também não tem mais espelho nem obturador eletrônico e o sensor fica ligado o tempo todo.

Lembrei agora de uma feature que o CHDK permitia que o pessoal falava que era bom não utilizar. Com o CHDK na S5 vc podia setar abertura de até f/16, no entanto, testes comprovaram que a lente só conseguia fechar até f/11 (mesmo assim, 1 ponto a mais do que o original que é f/8). Eles então diziam para não usar números f maiores que f/11 para não forçar o mecanismo do diafragma. Se é verdade eu não sei, mas até faz sentido.

De qualquer forma, f/11 em cameras com a densidade de pixels das compactas já resulta em grande perda de nitidez por difração, talvez por isso a Canon fez este limite de f/8 via software, mesmo a lente podendo ir além.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Paulo666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 27 de Outubro de 2011, 23:03:23
Jamais usaria um cdhk ou coisa parecida!!!Bom mesmo é aquilo que vem de fábrica do jeito que veio da fábrica!!!
FZ-150      SX-120is


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 27 de Outubro de 2011, 23:51:55
De qualquer forma, f/11 em cameras com a densidade de pixels das compactas já resulta em grande perda de nitidez por difração, talvez por isso a Canon fez este limite de f/8 via software, mesmo a lente podendo ir além.

Na SX100 uma vez setei para f16, não sei nem se estava em f16, mas a imagem ficou horrenda por causa da difração e aberração cromática rs

Eu usava e achava interessante. Conseguia melhor qualidade nos vídeos, além de poder usar o zoom óptico nele também, fotografava em RAW (e usava o Raw Therapee para converter), além dos histogramas diferenciados, porcentagem de bateria e outras coisas que não lembro no momento rs


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #37 Online: 28 de Outubro de 2011, 13:48:32
Um off-topic  :D :D

Eu li em um fórum o relato de um engenheiro, ou arquiteto, ou algo assim, que habilitou o CHDK e como ele fornecia algumas (na realidade, várias) informações extras como distância de foco e a iluminação captada em candelas, ele aproveitava a camera para medir o nível de luminosidade natural do ambiente quando não tinha os equipamentos específicos a mão, ou seja, usava a cam como uma espécie de fotômetro de mão :)

Mode off-topic off  :D
« Última modificação: 28 de Outubro de 2011, 13:49:09 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 11 de Novembro de 2011, 23:05:06
Olá pessoal!

Só vim aqui trazer minha experiência....tive a Fz18 e tenho a Fz35 (antes tive uma bridge...um estilo de camera que praticamente desapareceu...a minha era a Samsung Pro 815). E hoje tenho a minha primeira camera de lentes intercambiáveis a Olympus E-P3 (Micro 4/3). Não vendi minha FZ35 estou com ela e com a Olympus.

Ultrazoom das Pana....são excelentes cameras pra um aprendizado em fotografia, aprender a controlar abertura, velocidade,  ponto de focagem, aprender a fazer Bokeh etc etc (sobre ponto de focagem cabe registrar que a FZ150 dá um banho nas concorrentes mais próximas nisso, como SX40 e Hx 100, pois tem 23 pontos ante 09 das outras.

Outro ponto de vantagem das Panas ...são as lentes Leica....é impressionante como não distorcem, mesmo que esse range imenso.

Recomendo a Fz150 sem receio algum...ótima camera....extremamente versátil 25-600mm.....e saibam em toda linha FZ as lentes Leica dão show...insisto praticamente inexiste distorção....as tonalidades de cores e o processamento da Pana tbém são muito excelentes.

Advertências: A Fz150 como eu já falei...é uma ótima camera (a maioria das pessoas.... não precisa de outra camera....é uma prática comum nos fóruns...a "empurroterapia" das DSLR)...mas tem suas limitações....quer aprender a usar controles manuais...OK....quer filmar com qualidade...OK...quer boas cores e nitidez e a versatilidade de um range 25-600mm...OK....quer pagar bem menos que pagaria por uma Dslr...OK....carregar menos peso e chamar menos a atenção...ok....agora.......se quer utilizar a camera pra fotografar assuntos com pouca luz e movimento.....ESQUECE........quer utilizar ISO acima de 800.....ESQUECE......quer fazer grandes crops 5x ou mais mantendo qualidade pra uma impressão de porte médio...esquece.

Foto com pouca luz e movimento...resta a seguinte opção...o alcance do flash...fora isso, é simples...fim das opções, não tem o que fazer ......foto de assunto estático com pouca luz...alternativa...abertura máxima e reduzir a velocidade (é essencial adquirir um tripé)....alternativa pra crops...quer fazer grandes crops??...ora o crop da ultrazooom é no range dela...por isso que vc tem 25-600mm a disposição...use o máximo possível essa alternativa.

Enfim apesar de certas das limitações...temos que lembrar que a "nóia" pelo ISO não se justifica...(a não ser que vc fotografe majoritariamente assunto em movimento com pouca luz..festa a noite, casamentos, formaturas etc...ou seja uso tipicamente profissional...DSLR é a única alternativa)....não vivemos na Europa e ou EUA (especialmente Norte deles) onde...durante quase 06 meses...tem-se praticamente 08-horas de sol no auge do inverno 06 -07 horas  (Inverno todo, parte do outono e da primavera) e, diga-se,  um sol para os nossos padrões muito do mequetrefe...rs...lá usar um ISO maioré uma necessidade muito mais recorrente....aqui...temos em média 13 horas de sol...e um baita sol....no Brasil durante o dia...mesmo no amanhecer ou por do sol...raramente alguém precisará sair do ISO base (aliás..parece que nessa "nóia"..o pessoal se esqueceu de quando mais baixo o ISO que vc consegue utilizar melhor...já vi uns "gênios" que compram -ultrazoom - e ao começarem a utilizar em modo manual...fixam ISO...pasme..3200 (porque leram que camera chega até isso) ....kkkkkk....já tive que sentar e ensinar outras regulagens pra um "gênio" que tentava fazer isso....rs.

Bem é isso...escrevi essa bíblia...pra disser... tentar mostrar a partir da minha experiência... os prós e contras de modelos ultrazoom....não acreditem na empurroterapia...não é todo mundo que precisa de uma DSLR...e com boa luz...as ultrazoom tem um desempenho muito bom.


Depois conto como tem sido a expêriencia com uma micro 4/3.....
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #39 Online: 11 de Novembro de 2011, 23:33:24
Oliberal, assino embaixo em tudo oque tu escreveu. E são observações que valem para qualquer câmera dita Ultrazoom.

Essa empurroterapia de DSLRs realmente é chato. Não importa o dinheiro , não importa o uso ou a esperiência da pessoa uma DSLR sempre é a solução para tudo. Ai eu penso, para que existem as ultra-compactas, prosumers, ultra zooms e Medio formato? Se a solução é sempre uma DSLR os fabricantes estão perdendo tempo e dinheiro investindo nessas categorias....
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Paulo666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 19 de Novembro de 2011, 17:40:14
FZ-150      SX-120is


grvalle

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
  • Sexo: Masculino
    • Gustavo Valle
Resposta #41 Online: 27 de Novembro de 2011, 19:03:32
Também estou pesquisando sobre as duas.

Achei este ótimo comparativo entre as elas:

http://snapsort.com/compare/Canon-SX40-vs-Panasonic-FZ150

Eu particularmente, vou caminhar p/ ir de Canon!
« Última modificação: 27 de Novembro de 2011, 19:04:07 por grvalle »
Gustavo Valle


Paulo666

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 28 de Novembro de 2011, 07:31:51
 >:D Bom mesmo seria se pudessemos fazer um "testdrive" com elas assim saberiamos com certeza!!!rá,rá,rá!
FZ-150      SX-120is


panet

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 02 de Dezembro de 2011, 22:43:51
Metade do 'test-drive', ou melhor, 'test-click' começou agora há pouco. Recebi hoje uma SX40HS, e fiz agora à noite uma meia duzia de fotos, repetindo-as com uma FZ40 para comparação, mesmo, digamos, grosseira. Ambas em ISO 800.
A diferença em termos de ruido é muito, muito grande, em favor da Canon. Amanhã, à luz do dia, farei novas comparações.
Dentro de 10 dias devo receber uma FZ150, aí o test-click ficará completo.
Dum senesco addisco


 Canon T3i - Nikon P900/p7800 - Canon G15/G16


Tony bsb

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #44 Online: 02 de Dezembro de 2011, 23:55:40
Olá pessoal, gostaria de uma ajuda. Estou na dúvida entre a panasonic fz150 ou a canon sx40.
Já estou há dias pesquisando e não consegui chegar a nenhuma conclusão.
Entre outras coisas gostaria de saber:
- as duas fazem fotos panoramicas ?
- a diferença de zoom (24 da fz150) X (35 da sx40) é muito significante ?
- em relação a fotos noturnas, qual é a melhor ?
- as duas tem o zom automatico ou manual ?

Agradeço pela ajuda.
Tony.