Autor Tópico: Duas sombras diferentes na mesma foto.  (Lida 8879 vezes)

vilson kojo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.042
  • Sexo: Masculino
  • Aprendiz
    • http://vskojo.blogspot.com/
Resposta #30 Online: 18 de Outubro de 2011, 11:07:20
Quanto ao conceito tambem concordo com a observaçao citada ... Quanto a tecnica creio que leonobox nos trará a luz ... Posiçoes da (s) fonte (s) e rebatedor (es)  (dourado?) ...  :assobi:
Nikon D800 | Fujifilm S3Pro | Nikon FM3A | Tamron AF 19-35mm 3.5-4.5 | Nikkor AF 50mm 1.4 D | Nikkor AF-S 50mm 1.4 G | Nikkor AF-S 85mm 1.8 G | Nikkor AF 28-200mm 3.5-5.6 D | Nikkor AF-S VR 70-200mm 2.8 G | Speedlight SB-80DX
http://vskojo.blogspot.com/


linoart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 153
    • Flickr
Resposta #31 Online: 18 de Outubro de 2011, 11:15:34
Apesar dos pesares e pêsames (nuussa  :assobi:) que o pessoal falou aqui eu gostei da imagem.

Quando postei o tópico eu já tinha gostado da imagem mesmo com 2 sombras. A meu ver o único problema está no ângulo da sombra. O conceito ficou bem legal.

O vídeo que o FeLopes postou mostra o uso de mais sombras mas não mostra a sombra difuso, apenas dura. Se alguém conseguir fazer as 2 sombras diferentes posta pra gente ver o resultado.  :ok:

Abraço!
Canon EOS Rebel T2i

http://www.flickr.com/photos/linoandrade/

A vida é uma arte. Com bons exemplos, arte perfeita!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #32 Online: 18 de Outubro de 2011, 11:54:44
Lino, quanto a essa questão de se conseguir 2 sombras em lados opostos do corpo, uma dura e outra difusa, dá para conseguir sim. Basta usar angulação da fonte de luz correta e bandeiras para limitar a incidência da luz de um lado e do outro (no local em que as sombras se formarão).

Nesse sentido, embora eu não tenha grande experiência com flash, difusores, rebatedores e bandeiras, intuo que possa ser realizado.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:11:16
Tenta fazer isso, otimo, sempre e tempo de aprender coisas novas.
A pergunta inicial e sobre tecnica , nao sobre gosto.
Todo gosto e valido, depende de cada um.
abs.

isso e o resultado da incompetencia decorrente da banalizaçao de um oficio.
qualquer retardado com uma dslr+um micro consegue fazer esse lixo!!!!!!
Na "prehistorica "epoca do slide,nao existia a minima possibilidade de fazer essa porcaria.
Duas sombras, :hysterical: :eek: :aua: :hysterical: :eek: :aua:, podiam fazer 4 braços, :aua:
fazer o que , ne!!!!!!, e o "progreso"causado pelo desenvolvimento tecnologico, :hysterical:
abs.

Agalons... percebi que a questão inicial era sobre técnica, e não sobre gosto. Por favor, note no fim do meu post inicial:"E claro... PS nas duas sombras.... e em todo o resto da imagem. "
Citei a "questão conceitual" por conta deste post seu acima... certo, errado, bonito ou feio... no caso foi o conceito do Diretor de Arte que foi aprovado pelo cliente.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, 14:22:51 por Paulo Arruda »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #34 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:16:50
a moça ta na quina da parede.. essa é a explicação...


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #35 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:20:48
Do meu ponto de vista a questão é conceitual. Não é questão da foto ser real ou não.
O título da campanha é "refresque-se"... então se avaliarmos a imagem como um todo temos:
Ao lado esquerdo a sombra "quente"... significando verão... tanto que a cor da sombra tende ao vermelho-alaranjado.
Ao lado direito a sombra "fria".. significando a refrescância proporcionada pela coleção apresentada no catálogo... tanto que a sombra é dura e tem tons azulados.
Só isso... não é a foto que está "certa ou errada"... é o conceito da campanha.
E claro... PS nas duas sombras.... e em todo o resto da imagem.
Abs.

Não havia me "tocado" do conceito da campanha na imagem. Concordo contigo, foi bem explorado nesse ponto.  :ok:

Mas que a imagem gera um incômodo visual, gera. As sombras não são naturais ou "possíveis".

Ansioso pelos testes do Leono! hehehe
Vou ver se faço alguma coisa aqui também. ;)

[]s


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #36 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:26:39
Agalons... percebi que a questão inicial era sobre técnica, e não sobre gosto. Por favor, note no fim do meu post inicial:" E claro... PS nas duas sombras.... e em todo o resto da imagem. "
Citei a "questão conceitual" por conta deste post seu acima... certo, errado, bonito ou feio... no caso foi o conceito do Diretor de Arte que foi aprovado pelo cliente.


certissimo,
sem duvida alem do burro que fez houve outros burros que aprovaram, :hysterical: :hysterical: :hysterical:(brincadeira)
vai que os burros me procesam,  :hysterical: :hysterical:
Ja disse alguem uma vez,  uma mentira dita varias vezes se transforma numa verdade,
assim uma cafonice feita varias vezes se transforma em conceito ou moda!!!.(ali entra no subjetivo e vira papo de boteco)
Em definitiva, nao deixa de ser uma divertida troca de ideias.
deixa os caras inventar sombra para por em qualquer lugar,  :hysterical: :hysterical:
abs.


vilson kojo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.042
  • Sexo: Masculino
  • Aprendiz
    • http://vskojo.blogspot.com/
Resposta #37 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:28:31
Fiz um pequena tentativa de teste com uma fonte de luz e um rebatedor, na junçao de duas paredes ... É possivel projetar a  sombra na outra parede posicionando a fonte e o rebatedor nos angulos desejados ...  :D Aguardemos o testes do leonobox ...  :snack: Sou iniciante ... :assobi:
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, 14:29:38 por vilson kojo »
Nikon D800 | Fujifilm S3Pro | Nikon FM3A | Tamron AF 19-35mm 3.5-4.5 | Nikkor AF 50mm 1.4 D | Nikkor AF-S 50mm 1.4 G | Nikkor AF-S 85mm 1.8 G | Nikkor AF 28-200mm 3.5-5.6 D | Nikkor AF-S VR 70-200mm 2.8 G | Speedlight SB-80DX
http://vskojo.blogspot.com/


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:29:05
Não havia me "tocado" do conceito da campanha na imagem. Concordo contigo, foi bem explorado nesse ponto.  :ok:

Mas que a imagem gera um incômodo visual, gera. As sombras não são naturais ou "possíveis".

Ansioso pelos testes do Leono! hehehe
Vou ver se faço alguma coisa aqui também. ;)

[]s

Dondon... tenho experiência em agência de publicidade.... passa cada coisa pela cabeça dos D.A. que vc pode nem imaginar... e no retoque de imagens então... tem caras que fazem o que parece ser impossível.
Altas viagens na maionese.
Algumas coisas ficam bem legais.... mas tem muita m**** também.
Num caso desses aí o cara nem se toca se 2 sombras são factíveis ou não... o que vale é o conceito.
Neste quesito e nesta peça propriamente dita... acho perfeitamente aceitável.
Abs.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #39 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:29:59
Fiz um pequena tentativa de teste com uma fonte de luz e rebatedor, na junçao de duas paredes ... É possivel projetar a  sombra na outra parede posicionando a fonte e o rebatedor nos angulos desejados ...  :D Aguardemos o testes do leonobox ...  :snack: Sou iniciante ... :assobi:

Sim, é possível, claro. O que não é possível é obter sombras naqueles formatos e ângulos...  ;)


vilson kojo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.042
  • Sexo: Masculino
  • Aprendiz
    • http://vskojo.blogspot.com/
Resposta #40 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:33:44
Sim, é possível, claro. O que não é possível é obter sombras naqueles formatos e ângulos...  ;)
Será?  :ponder:... E em angulos de de cima para baixo? ...:assobi: Em estudios há tantas parafernálias e recursos de iluminaçao ...  :D Na pós só aumentar o contraste ... :D
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, 14:51:27 por vilson kojo »
Nikon D800 | Fujifilm S3Pro | Nikon FM3A | Tamron AF 19-35mm 3.5-4.5 | Nikkor AF 50mm 1.4 D | Nikkor AF-S 50mm 1.4 G | Nikkor AF-S 85mm 1.8 G | Nikkor AF 28-200mm 3.5-5.6 D | Nikkor AF-S VR 70-200mm 2.8 G | Speedlight SB-80DX
http://vskojo.blogspot.com/


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:34:22

certissimo,
sem duvida alem do burro que fez houve outros burros que aprovaram, :hysterical: :hysterical: :hysterical:(brincadeira)
vai que os burros me procesam,  :hysterical: :hysterical:
Ja disse alguem uma vez,  uma mentira dita varias vezes se transforma numa verdade,
assim uma cafonice feita varias vezes se transforma em conceito ou moda!!!.(ali entra no subjetivo e vira papo de boteco)
Em definitiva, nao deixa de ser uma divertida troca de ideias.
deixa os caras inventar sombra para por em qualquer lugar,  :hysterical: :hysterical:
abs.

Em moda é o que mais tem... basta ver os desfiles de "tendências". Sinceramente.. eu não entendo p**** do que os caras dizem que é tendência...rss
Qdo tava na agência... altos paus pra todo lado sobre as questões conceituais da campanha... algo inimaginável, que hoje dou risada à toa só de lembrar.
Mas o pior mesmo era apresentar o conceito ao cliente....kkkk coisa de outro mundo. Era vender o Zé do Caixão como se fosse o Brad Pitt.
E tem gerente de MKT e Produto que ganha bem uns 30 conto pra aprovar isso.
Abs.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #42 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:46:24
Será?  :ponder: ... :assobi:

É sim, Vilson. Dá uma olhada atenta. Deveria haver projeção de sombra da cabeça/chapéu sobre o braço à esquerda da modelo, além de sombra sobre o olho esquerdo dela. A sombra da direita não respeita o formato exato do corpo, braço e cabelo. Não há a iluminação dura sobre a face e perfil que a sombra à esquerda sugere.

Enfim, parece-me artificial, montada.

Como disse, não é condenável, mas é esquisitim.

[]s


vilson kojo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.042
  • Sexo: Masculino
  • Aprendiz
    • http://vskojo.blogspot.com/
Resposta #43 Online: 18 de Outubro de 2011, 15:03:52
É sim, Vilson. Dá uma olhada atenta. Deveria haver projeção de sombra da cabeça/chapéu sobre o braço à esquerda da modelo, além de sombra sobre o olho esquerdo dela. A sombra da direita não respeita o formato exato do corpo, braço e cabelo. Não há a iluminação dura sobre a face e perfil que a sombra à esquerda sugere.

Enfim, parece-me artificial, montada.

Como disse, não é condenável, mas é esquisitim.

[]s
Vamos aguardar os testes ... :ok: Improvisei, mas minha filha nao estava disposta ...
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, 15:05:09 por vilson kojo »
Nikon D800 | Fujifilm S3Pro | Nikon FM3A | Tamron AF 19-35mm 3.5-4.5 | Nikkor AF 50mm 1.4 D | Nikkor AF-S 50mm 1.4 G | Nikkor AF-S 85mm 1.8 G | Nikkor AF 28-200mm 3.5-5.6 D | Nikkor AF-S VR 70-200mm 2.8 G | Speedlight SB-80DX
http://vskojo.blogspot.com/


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #44 Online: 18 de Outubro de 2011, 15:10:55
Já disse, ela está numa quina entre paredes...