Autor Tópico: heeeeeelp - Panasonic Lumix Dmc Fz47 ou Canon G12  (Lida 8295 vezes)

earquemann

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 19 de Outubro de 2011, 01:05:43
Ola pessoal, sou novo no forum (esta eh meu primeiro post) , e procurando net afora, visitando forums ( desculpem o cliche, mas chegeui aqui e parei! o o forum eh fan-tas-ti-co) blogs e etc, acabei chegando em 2 cameras para uma compra.
Praticamente nao tenho nenhum conhecimento em fotografia, a maquina sera usada por mim e minha  esposa (que tambem pode-se chamar de usuaria 'casual') praticamente totalmente em modo 'auto', e eh para tirar fotos pricipalmente de shows em clubes e bares que vamos frequentemente, mas nada profissional, somente casual mesmo, porem, ja temos uma compacta sony beeeem fraquinha (DSC T90) e o que nao nos agrada no final eh o seu resultado ou seja pra trocar em miudos,  A QUALIDADE DA IMAGEM.
Resumindo, quero uma maquina compacta com uma otima imagem  mesmo em ambientes escuros. Acabei chegando nessas 2 onde o preco esta em R$899 e R$1099 respectivamente. Gostaria de salientar que estou 'pendendo' mais para o lado da FZ47, pois alem da imagem gostei das opcoes Filmes em Full HD e fotos 3D ,assim como seu preco um pouco mais em conta. Mais nao quero fazer besteira novamente como quando comprei minha T90 sem pesquisar em locais especializados e me deixei levar pelo que o vendedor de uma loja falou,  e acabei pagando bem caro para a epoca, cerca de R$900 por essa digital de resultado final duvidoso.
Gostaria de pedir a opiniao entre as 2 e se existir outra mais indicada para esse fim (shows em bares etc) qual seria?
A ideia de preco seria mais ou menos nao ultrapassar a casa dos R$1000, alem disso seria uma maquina para levar em viagens, passeios e fazer algumas filmagens (preferencia full HD).
Por  favor ajudem esse pobre mortal totalmente virgem no mundo da fotografia, procurando uma compacta com preco relativamente bom e com a melhor qualidade de imagem possivel dentre dos quesitos acima mencionados.
Um grande abraco e muito o brigado desde ja.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2011, 01:14:37
Compactas e ótimas fotos em ambientes escuros não combinam muito não. Mas neste ponto a G12 leva uma vantagem. A Olympus XZ-1 está um passo a frente porque a lente é bem clara, o problema que o preço dela não é muito amigável e por aqui acho difícil encontrá-la. A não ser que você pegue uma micro 4/3 ou uma Sony NEX. São "compactas" (dependendo da lente que usa), tem resultados bemmmm mais satisfatórios em ambientes com menos luz, o vídeo também tem qualidade bem interessante, os únicos detalhes são os preços e um pouco da falta de praticidade se optar por ter mais de uma objetiva...


Carlos Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://carlos.ra.nafoto.net
Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2011, 12:58:03
Qualquer câmera que comprar e usar no modo automático, com o flash dela mesmo, para fotografar ambientes noturnos ounde a iluminação não é lá essas coisas, você terá resultados ruins.

Explico: a câmera no modo automático, para equilibrar a medição de luz e fazer uma imagem clara, irá diminuir muito a velocidade do obturador para entrada de mais luz. O problema é que, com o sensor exposto à imagem por mais tempo irá provocar fotos tremidas.

No modo manual, você consegue aumentar a velocidade, mesmo fazendo com que a foto saia um pouco escura, mas que pode dar uma ajeitada depois em algum programa similar ou no próprio photoshop.

Outra coisa: escolha sempre câmeras com objetivas claras. Você descobre isso olhando um número que vem escrito na frente da lente, tipo f2.8 por exemplo. Para ter uma lente clara, procure numeração entre f2.4 e f2.8.

Fuji S7000...meu xodó...


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2011, 13:13:54
Earquemann.
Esses dois modelos de câmeras não apresentam exatamente semelhanças a ponto de serem concorrentes.
Mas vc pode ver no link abaixo as principais especificações de ambas lado a lado.
http://www.eyalg.com/compare/index.php?first=fz47&second=g12&x=44&y=18
A Canon ganha na objetiva mais luminosa e a Pana ganha na amplitude da variação da distância focal (zoom range).
Assim, se o zoom 28-140mm da Canon te atende, ela é a indicada, pois vc pretende fotografar em ambientes escuros.
Abçs.
JQueiroz.


earquemann

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2011, 23:58:25
Pessoal muito obrigado pelas respostas rapidas,  analisei as resposta e acabei incluindo a a Olympus XZ-1 na lista, ja que acabei encontrando ela por R$1.190, que como disse o amigo pedro_raythz estaria um passo a frente na questao de filmar em ambientes mais escuros. Levando em conta isso parece que essa seria  mais indicada (eh isso mesmo?). OK so pra pontuar algumas coisas, deixando a opcao 'fotografar ambientes escuros' de lado dessas 3 qual  teria mesmo a 'melhor imagem'  final,  fotografando em um ambiente normal (luz do dia,  um parque por exemplo)? existe muita diferenca na qualidade entre a G12 e a Fz47? outra coisa , caso eu optace pela FZ47 somente com a propria lente que acompanha a camera e possivel tirar essas fotos (ambientes claros e escuros)? ou eu teria que comprar alguma lente opcional?
Levando em consideracao o preco das 3  e visto que nao seria pra nada profissional, apenas casual, buscando mesmo no final a 'melhor imagem', ou a imagem 'mais bonita', qual seria a melhor escolha (tenho grande interesse em  gravar video em Full Hd tambem)

Desculpa mais uma vez tantas perguntas 'noobs', mas reafirmo que sou um completo 'ignorante' no quesito cameras fotograficas e , como ja disee, nao quero cometer o mesmo erro de pagar mais por uma camera ruim.
Novamente obrigado pelas respostas e auxilios. To quase la pra adquirir minha nova compacta


raulval

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Flickr Raul Val
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2011, 00:27:35
Pessoal muito obrigado pelas respostas rapidas,  analisei as resposta e acabei incluindo a a Olympus XZ-1 na lista, ja que acabei encontrando ela por R$1.190, que como disse o amigo pedro_raythz estaria um passo a frente na questao de filmar em ambientes mais escuros. Levando em conta isso parece que essa seria  mais indicada (eh isso mesmo?). OK so pra pontuar algumas coisas, deixando a opcao 'fotografar ambientes escuros' de lado dessas 3 qual  teria mesmo a 'melhor imagem'  final,  fotografando em um ambiente normal (luz do dia,  um parque por exemplo)? existe muita diferenca na qualidade entre a G12 e a Fz47? outra coisa , caso eu optace pela FZ47 somente com a propria lente que acompanha a camera e possivel tirar essas fotos (ambientes claros e escuros)? ou eu teria que comprar alguma lente opcional?
Levando em consideracao o preco das 3  e visto que nao seria pra nada profissional, apenas casual, buscando mesmo no final a 'melhor imagem', ou a imagem 'mais bonita', qual seria a melhor escolha (tenho grande interesse em  gravar video em Full Hd tambem)

Desculpa mais uma vez tantas perguntas 'noobs', mas reafirmo que sou um completo 'ignorante' no quesito cameras fotograficas e , como ja disee, nao quero cometer o mesmo erro de pagar mais por uma camera ruim.
Novamente obrigado pelas respostas e auxilios. To quase la pra adquirir minha nova compacta
Pra mim na questão de qualidade de imagem, a melhor é a FZ47...
A FZ47 não troca de lente, ela é compacta e não uma DSRL. Ela possui lente Leica, uma ótima lente...
Pelo que vi em reviews estão falando super bem da FZ47
Caso esteja na dúvida, olhe esse site e compare as duas maquinas, http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM
Espero ter ajudado  :ok:
http://500px.com/RaulVal

Canon T3i
Canon 50mm f/1.8 II
Canon 55-250mm f/4-5.6 II


earquemann

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2011, 21:00:06
Obrigado pela resposta ! mais alguem?


earquemann

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2011, 14:12:22
Pessoal , desculpa novamente mas ta quase la, to quase adquirindo min ha camera, cabei acatando a ideia do amigo acima colocando a posicao de q as cameras citadas nao sao concorrentes.
Bom estou num impasse , ja estava quase comprando a G12 , ai pesquisando acabei  ficando em duvida entre as cameras

Canon G12
Nikkon Cooplix p300

Procurei reviews sobre a p300 e nao encontrei.
Alguem possui? é boa? a qualidade das imagens sao superiores ou pelo menos no mesmo patamar da G12? Pra finalizar  numa escolha direta, levando em consideracao o preco ser muito parecido, por qual optariam?:


JQueiroz

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Masculino
  • Nas montanhas, caminhar... Nos mares, velejar..!
Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2011, 18:59:49
Oi, Earquemann...
Tô aqui de novo.
Eu sou suspeito prá falar, pois só uso Canon e tenho uma G12.
As Nikon, contudo, têm o meu maior respeito.
Então vai aí a minha opinião...
A Nikon P300 é uma espécie de irmã menor da P7000. Ela está mais para ser uma concorrente da Canon S95 (agora substituída pela S100) do que da G12. Ou talvez, pior que isso, ela quase se aproxima de ser uma concorrente, num plano um pouco mais abaixo, que é o da Canon SD 4000 IS.
A Nikon P300 tem vantagem sobre a Canon G12 nos seguintes pontos: por filmar em full HD contra HD da G12, por ter distância focal inicial do zoom em 24mm contra 28mm da G12, por ter luminosidade inicial em f/1,8 contra 2,8 da G12 e por ter sensor CMOS com back light (embora seja um sensor pequeno).
Mas a G12 leva a vantagem de fotografar em RAW (a P300 não tem RAW), em ter uma distância focal final do zoom em 140mm (contra 100mm da P300) e uma luminosidade nessa distância de f/4,5 contra 4,9 da P300 em 100mm; além disso tem sensor maior (o que lhe dá potencialmente uma melhor qualidade de imagem, mesmo com o seu sensor sendo CCD - eu não comparei); a G12 também possui uma sapata para acoplamento de um flash externo e a P300 não.
Nessa comparação sou mais a Canon G12, até pelo conjunto de todas as funções embutidas nas duas, incluindo o HDR na G12.
Mas, tudo depende do teu objetivo de uso e da grana disponível.
Um abraço.
JQueiroz.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2011, 21:18:32
Na boa, se a câmera tem spot meter tanto faz quantos modos de operação ela tem, se é automática, manual ou semi. Claro que uma com modos tipo M/Av/P/Tv tem mais versatilidade. Falo isso porque tenho fotos excelentes feitas com uma simples Canon A540 e com a Minolta dImage XT.

Tem algumas coisas que são fundamentais. A primeira é a qualidade ótica. De nada adianta um super sensor com uma objetiva ruim. Na outra ponta, o sensor, fazendo a mesma analogia, de que adianta uma baita objetiva com um sensor ruim ? Só que sensor ruim é um problema hoje em dia bem menos marcante. A imensa maioria dos sensores de hoje apresentam boa performance para uso amador.

O outro problema, esse sim mais pertinente, é o pós processamento que a própria câmera faz para gerar os arquivos jpeg. Geralmente os fabricantes abusam da compressão e com isso a qualidade da imagem é degradada. Uma solução para o amador que tem mais paciência são as câmeras que tem saída em RAW.

Agora em relação as duas câmeras que você falou. Verifique antes, em exemplos (não reviews) a qualidade da imagem produzida em máxima abertura nos cantos da imagem, e nos dois extremos dos comprimentos focais das objetivas. Um monte de gente achava a G10 uma maravilha e fui testar uma. Achei os cantos um lixo, comparados na época com a FZ35 da Panasonic. Mas isso não quer dizer nada, tem que realmente correr atras. Dinheiro não dá em árvore (pelo menos não para mim) e se tem algo que me deixa p**o da vida é gastar em coisa que eu depois me arrependa. Use os sites de reviews como guias, não como palavra final. Não sou apegado a marcas, se algo me agrada, fico com ele. Se não agrada, vendo.

Tenho duas dslrs Canon mas minhas compactas são todas Panasonic.


earquemann

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #10 Online: 23 de Outubro de 2011, 20:29:47
Muito o brigado por toidas as respostas, esclareci muitas duvidas aqui. Com toda essa informacao , acabei optando pela G12 mesmo, estarei efetuando a compra essa semana. ]
Vlw mesmo pessoal.
abraco a  todos e mais uma vez muito obrigado pela atencao