Autor Tópico: Ajuda - Canon 60D ou Canon 7D? (com lentes)  (Lida 5274 vezes)

Jazzy44

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 19 de Outubro de 2011, 17:06:47
Pessoal, tenho sempre acompanhado o fórum, mas essa é a primeira vez que posto uma dúvida... Todas as opiniões são válidas e agradeço desde já qualquer ajuda.

Não sou fotógrafo profissional, mas pelo tempo que já dispendi com a câmera (entre cursos, estudos, etc.), acredito ser o que as pessoas chamam hoje de “entusiasta” (sempre achei engraçado esse termo). Por isso, não tenho um tema recorrente nas minhas fotos.

Tenho uma Canon Rebel XSi (450D), comprada no lançamento (2008), quando era considerada a “top” das câmeras de entrada. Ela me ajudou bastante no aprendizado, mas com o tempo acabei percebendo algumas limitações da câmera (i.e., shutter speed; ISO limit; etc.). Nada que comprometa o meu hobby, mas depois de quase quatro anos com a mesma câmera, acho que já está na hora de partir para outra... É nesse exato momento que as dúvidas começaram a aparecer:

Dúvida 01: Canon 60D ou Canon 7D?

A primeira questão é um pouquinho mais simples, mas acho que vale ouvir a opinião.

Já li diversos reviews comparando a 60D (USD 999 – body only) com a 7D (USD 1.700 – body only) – sem dúvida, a 7D tem melhor construção, FPS, etc., mas fico pensando se vale a pena investir USD 700 a mais em uma câmera que tem “praticamente” os mesmos recursos de uma 60D (ainda mais considerando os meus propósitos). Claro que investir em uma 7D significa não trocar o corpo da câmera por um bom tempo, mas não sei até onde esse investimento valeria a pena. Qual a opinião de vcs.? Tenho, em princípio, que a 60D seria o melhor custo benefício...

Apenas para deixar claro: não pretendo tirar fotos de eventos esportivos, etc., logo o FPS não é um fator que me atrai na 7D. Além disso, o fato da 60D ter um LCD giratório é algo a se levar em conta, considerando a possibilidade de se fazer vídeos. Por fim, eu seria obrigado a comprar cartões compact flash e deixar de lados os vários SDs que tenho da minha Rebel...

Algo que não estou levando em consideração?

Dúvida 02: Canon 60D + EF-S 15-85mm 3.5f/5.6f IS USM (USD 999 + 800) OU Canon 7D + EF-S 28-135mm 3.5/5.6f IS USM – Kit Lens (USD 1900)

Aqui fica a verdadeira dúvida – escolhi, em princípio, a lente EF-S 15-85mm para a Canon 60D (não pretendo ir full frame no futuro) devido ao focal range que ela abrange, além dos ótimos reviews que a lente tem recebido (tirando alguns problemas no low end dela). Ela não é rápida e o preço é um pouco salgado (USD 800), mas acho que seria uma boa aquisição para uma lente para “todos os propósitos” (para ambientes sem iluminação, continuaria com a "baratinha" 50mm/1.8f).

A lente da 7D (Kit Lens) tem ótimos features, como IS e USM, além de um focal range abrangente, mas acho que ele deixa um pouco a desejar no low end (já que o crop factor acabaria tirando o wide angle dela). Por outro lado, estaria levando uma 7D, que já está um pouco datada (2009)*, mas continua melhor construída que a 60D.

Sempre vejo o pessoal comentando que o melhor é investir em lentes e não câmeras... Alguma sugestão? Alguma outra lente que eu devo considerar?

Agradeço mais um vez qualquer ajuda!

Abrs.

* sei que uma câmera de 2009 não pode ser considerada datada - muito menos uma 7D, mas é que em alguns (poucos) aspectos as inovações da 60D são consideráveis.

Obs.: postei essa questão em outro fórum tb., mas nenhuma resposta...



Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2011, 21:19:07
Camarada, não vou te recomendar o corpo, pois ambos são fantásticos. Cada um com suas qualidades.

Mas recomendo fortemente a lente 15-85 da Canon.


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2011, 08:51:38
Camarada, não vou te recomendar o corpo, pois ambos são fantásticos. Cada um com suas qualidades.

Mas recomendo fortemente a lente 15-85 da Canon.

Essa lente é bem legal! estou com uma dessa faz 1 mês e gosto bastante da rapidez de foco e da qualidade das imagens.


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2011, 13:01:15
a lente o pessoal já opinou e eu também concordo com eles , mas a câmera ao meu ver é a 7D sem duvida nenhuma


Jazzy44

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2011, 02:01:20
Hector, Hannun e Lee, obrigado pelas opiniões.

Sem dúvida, pelos reviews que li, a 15-85 é um ótima lente (alguns dizem, inclusive, que ela teria um build de L series, mas sem o "red ring" por ser EF-S). Apostar em lentes é sempre a melhor escolha a longo prazo - talvez esse seja o melhor caminho (e para não estourar no orçamento, apostar em uma 60D).

Obrigado mais uma vez. Abrs.


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2011, 08:05:21
Hector, Hannun e Lee, obrigado pelas opiniões.

Sem dúvida, pelos reviews que li, a 15-85 é um ótima lente (alguns dizem, inclusive, que ela teria um build de L series, mas sem o "red ring" por ser EF-S). Apostar em lentes é sempre a melhor escolha a longo prazo - talvez esse seja o melhor caminho (e para não estourar no orçamento, apostar em uma 60D).

Obrigado mais uma vez. Abrs.

Eu li isso em alguns lugares. Eu comprovo que é uma ótima lente mesmo. Mas o mais importante é estudar... semana passada fui na Galeria Sergio Caribé ver uma exposição de fotos que tinha uma de um amigo meu, e durante a visita vi que preciso estudar mto ainda para tirar uma foto parecida com as que vi lá. Dá uma tristeza e ao mesmo tempo me empurra para querer mais!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2011, 08:44:33
Se tiver dinheiro suficiente compensa ir na 7D claro, mas pelo que você mesmo comentou não é uma necessidade.

A 60D vai lhe suprir mais do que suficiente, talvez a ponto de você não sentir falta de nenhum recurso... e ainda terá gasto com cartões.

Outra coisa é sobre a lente.

Sem comentários sobre 15-85... mas sobre a 28-135, eu tenho uma dessa e gosto bastante. Vivi muito tempo sem ter outra grande angular, mas sempre senti falta de uma lente abaixo dos 28mm (hoje tenho uma sigma 10-20 pra suprir a necessidade que faltava e recomendo fortemente)... você é que tem que ver se prefere perder dos 28 pra baixo ou dos 85 pra cima...

Dá uma pensada aí... com 2000 e poucos dólares (já que terá que comprar cartão CF pra 7D) eu talvez pegaria a 60D + 28-135 + sigma 10-20 + 50mm 1.8 ... ou 60D + 28-135 + 55-250 + 50mm 1.8.......... particularmente eu acho muito mais negócio que ter só a 7D com 28-135 ..

e aí é aquela coisa.. daqui a 3 ou 4 anos vai querer trocar de câmera de novo... se tiver comprado boas lentes agora vai permanecer com elas...
« Última modificação: 25 de Outubro de 2011, 08:52:52 por Luciano.Queiroz »


Xulico

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 35
Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2011, 22:52:47
Aprendi que, na dúvida, em podendo, compre sempre a melhor. Mas concordo que o mais importante são as lentes. Vai aqui um depoimento: sou apenas um iniciante (ainda um aspirante a " entusiasta"). Comprei a 7D (se conhecesse este site antes, certamente já teria comprado a 5D) em janeiro de 2011. A máquina é ótima. Tiro fotos da família, basicamente. Comprei, depois, uma lente 50mm 1.4. Excelente a lente para retratos (e não só isso). Viajei agora com a família e comprei uma 16-35L (2.8). A lente é um avião. Ótima (uma GA) para fotos que envolvem paisagem e pessoas juntas, além de ser uma lente clara (só que é cara!). Excelente para lugares fechados e não muito espaçosos (entendo-a muito mais últil do que a 24-70L). Depois de comprada, ela praticamente não mais saiu da máquina (dada a sua utilidade - ao menos para meu uso). Boa sorte na compra!


frankdrsilva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2011, 23:22:04
Olá pessoal,
bem minha dúvida é semelhante a dele, então achei desprezível abrir um novo tópico apenas para isso...

No entanto não é por causa da qualidade da imagem, lente ou vídeo, e sim pelo corpo...
Estava seriamente em adquirir uma 60D (visto "mesma" qualidade que a 7D, mas por preço menor)...

No entanto ao ver este tópico (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=58625.0) em que se fala sobre o corpo de borracha da 60D ser talvez frágil... Hector ainda disse: "Nada contra, mas a 60D não é uma câmera do tipo que se coloca para esportes e natureza. É mais para o social." então fiquei em dúvida novamente...

Não sou profissional, mas queria uma imagem (vídeo principalmente) de qualidade como hobby.

Usaria a câmera mais para o dia-dia, viagens etc...

Será que compensa eu pagar quase R$ 1000,00 a mais pelo corpo melhor da 7D? Depois de ver as reclamações do tópico citado, fiquei com medo de começar a descolar a borracha tudo, e por causa de não muito, não ter adquirido a 7D...

E se um dia descolar, em que isso pode afetar minha máquina? Um grip resolveria o problema?

Outra dúvida é: desculpem a ignorância (esta também vai ser minha primeira DLSR), qual a diferença entre uma 18-135mm (60D que pretendo comprar) e uma 28-135mm (da 7D que estou vendo)...

E a questão do Compact Flash, ele sai mais caro quem um SD em média?

Obrigado...

Frank dos Reis.


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #9 Online: 29 de Outubro de 2011, 02:53:51
frankdrsilva, tudo bom?
vou dar minha opinião..as duas fazem muito bem o papel delas...


Não sou profissional, mas queria uma imagem (vídeo principalmente) de qualidade como hobby.
Usaria a câmera mais para o dia-dia, viagens etc...
para vídeo até a T3i funciona muito bem para filmar, no youtube tem vários videos com testes de filmagem de todas as Canon

Será que compensa eu pagar quase R$ 1000,00 a mais pelo corpo melhor da 7D?
no meu caso eu prefiro a 7D, mas no seu caso talvez não..esses R$1.000,00 voce pode aplicar em acessórios ou lente

Depois de ver as reclamações do tópico citado, fiquei com medo de começar a descolar a borracha tudo, e por causa de não muito, não ter adquirido a 7D...
não é assim tão absurdo, mas é mais frágil sim, a borracha se descolar usa fita dupla-face para colar de novo..não sei se sai assim facilmente a borracha

E se um dia descolar, em que isso pode afetar minha máquina? Um grip resolveria o problema?.
não vai afetar no funcionamento da câmera não, o grip não resolve esse problema ,mas é bom ter..


Outra dúvida é: desculpem a ignorância (esta também vai ser minha primeira DLSR), qual a diferença entre uma 18-135mm (60D que pretendo comprar) e uma 28-135mm (da 7D que estou vendo)....
a 18-135mm é também uma grande angular, e como as duas câmeras são cropadas, eu prefiro a 18-135mm,... a 28-135mm só terá uma grande-angular se for usada em uma câmera FF

E a questão do Compact Flash, ele sai mais caro quem um SD em média?
sim...o CF é mais caro que o SD,..e lembre que para filmar , o bom são cartões com alto GB e boa velocidade







Flavio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
    • http://www.itaboraiweblist.com.br
Resposta #10 Online: 29 de Outubro de 2011, 20:21:12
bom,

eu consideraria a 60D com uma 17-55 2.8IS,
é o conjunto que uso em alguns eventos e o resultado é muito satisfatório.
Antes usava uma 40D com 17-552.8 IS e foi um grande avanço, a 60D perde um pouco em AF e só, mas nada que atrapalhe.

boa sorte
Flavio


Hector.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.487
Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2011, 22:54:59
bom,

eu consideraria a 60D com uma 17-55 2.8IS,
é o conjunto que uso em alguns eventos e o resultado é muito satisfatório.
Antes usava uma 40D com 17-552.8 IS e foi um grande avanço, a 60D perde um pouco em AF e só, mas nada que atrapalhe.

boa sorte
Flavio

Conjunto recomendadíssimo.

Olá pessoal,
bem minha dúvida é semelhante a dele, então achei desprezível abrir um novo tópico apenas para isso...

No entanto não é por causa da qualidade da imagem, lente ou vídeo, e sim pelo corpo...
Estava seriamente em adquirir uma 60D (visto "mesma" qualidade que a 7D, mas por preço menor)...

No entanto ao ver este tópico (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=58625.0) em que se fala sobre o corpo de borracha da 60D ser talvez frágil... Hector ainda disse: "Nada contra, mas a 60D não é uma câmera do tipo que se coloca para esportes e natureza. É mais para o social." então fiquei em dúvida novamente...

E a questão do Compact Flash, ele sai mais caro quem um SD em média?

Obrigado...

Frank dos Reis.

Frank, eu tenho uma 7D. E não tenho interesse em me desfazer dela. Não me vejo com qualquer outra câmera hoje. Meu sonho ainda é a 5Dmk2, mas depois que disparei ela, percebi que a sensação não é a mesma que tenho na 7D, porém, a qualidade da imagem da 5Dmk2 com certeza é superior. Se pudesse ter as duas.......

No fim, eu tenho recomendado a 60D pois sei que ambas vão estar muito próximas em qualidade de imagem (senão iguais), mas a 60D é mais barata. Mas se eu tivesse que escolher entre a 60D e a 7D, eu, por gosto pessoal, iria novamente na 7D.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2011, 22:57:37 por Hector. »


frankdrsilva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #12 Online: 30 de Outubro de 2011, 14:08:46
Obrigado, Lee, Flávio, e Hector...

Bem, realmente é uma escolha bem difícil... no entanto R$ 1000,00 para mim, compensaria investir na lente por exemplo... O único problema é "os plásticos descolando etc..." mas se um dia eu trocar de câmera, vou ter as lentes... mas tudo depende do dinheiro, se der vai a 7D... se não fico com a 60D mesmo...

Abraços.


andrelaine

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 30 de Outubro de 2011, 17:09:33
 :ok:
Estive com as 2 cameras na mão na montecarlo,peguei a 60D olhei,apalpei,senti ela na mão e gostei,Maaais quando peguei na 7D :worship:....
Me apaixonei e não tive duvida,e comprei a 7D,é maior,mais robusta,me passou bem mais confiança q a 60D,embora a 60D seja uma baita camera também.. a única bobeira minha foi ter comprado ela com a lente 18-135,devia ter comprado com 18-200..mais com certeza ficaria com a 7D amigo.
Canon 7D,lente 18-135,lente 50mm F1.8,speedlith 430EXII.

http://www.flickr.com/photos/andrelaine/

http://www.500px.com/andrelaine


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #14 Online: 31 de Outubro de 2011, 15:23:18

Enviado por: Hector.
« Online: 29 de Outubro de 2011, 22:54:59 »Frank, eu tenho uma 7D. E não tenho interesse em me desfazer dela. Não me vejo com qualquer outra câmera hoje. Meu sonho ainda é a 5Dmk2, mas depois que disparei ela, percebi que a sensação não é a mesma que tenho na 7D, porém, a qualidade da imagem da 5Dmk2 com certeza é superior. Se pudesse ter as duas.......


Onde eu assino.... ?
Já tive oportunidade de trocar a 7d pela 5dMkII, eu seu e tenho consciencia do sensor full frame ser muito melhor que o cropado... mas sinceramente, para o q eu uso... aí tb entra um pouco de estúdio... não vi motivos para trocar...  tb se pudesse ter as duas....
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM