Autor Tópico: Opiniões sobre inicio de carreira/ Gastos  (Lida 1583 vezes)

ianmartins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Julho de 2011, 16:45:06
 Olá a todos, venho aprendendo ha um tempo bastante coisa aqui pelo fórum até que quis começar a frequentar efetivamente. E criei a conta. Enfim, venho planejando iniciar carreira como fotografo profissional, mas a idéia de "apostar" 1 ano de salário me deixa com o pé atraz, por mais que eu confie em mim e que eu posso realmente ser bom e rentável com isso.
 Direto ao assunto, sobre inicio de carreira ouço muito falar sobre preços baratos, " ah, pede só a gasolina ". Mas com certeza, não é só isso ou não seja realmente isso. Queria opiniões de como começar a carreira, porque além de montar portfolio e gastar com a câmera, notebook e afins tenho um medo enorme de perder 1 ano da minha vida. Para evitar essa confusão que está aqui, na minha cabeça, nada melhor que perguntar aqui, na minha cabeça. Creio eu. Obrigado pela atenção.
« Última modificação: 16 de Julho de 2011, 16:52:42 por ianmartins »


ianmartins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2011, 18:04:05
"confusão que está na minha cabeça". Acabei colocando 2x sem querer, e só depois fui ver. Fui fazer outra coisa e voltei a digitar o raciocineo errado  :(
« Última modificação: 16 de Julho de 2011, 18:04:32 por ianmartins »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2011, 20:05:09
http://www.fotografia-dg.com/cursos/ganhar-dinheiro-fotografia/

Leia essa série de artigos e terás um pouco mais de luz, ou não, na sua cabeça.

Não reputo a melhor escolha cobrar abaixo dos custos no início da profissão, porque se em 1 ou 2 anos vc quebrar, ao menos pagou os custos. Se "cobrar só a gasolina" ficam de fora TODOS os outros custos, principalmente amortização de equipo e custos fixos. Assim, se quebrar pelo menos não fica com um puta rombo no orçamento.
Antes de se lançar no mercado, procure um SEBRAE e faça um curso básico de gestão de custos. Aprenda, no mínimo, a montar uma planilha de custos fixos e variáveis. E cobre o suficiente para cobrir esses custos. Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


ianmartins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2011, 21:22:07
Obrigado pelo link Hyde, e tem razão sobre o curso de gestão de custos SEBRAE, e afins... Não tinha pensado nisso. Novamente, obrigado pela 'luz' e com certeza futuros resultados estarei mostrando aqui. E, quase certo, futuras dúvidas também. Huhsdushadu, até a próxima.


ianmartins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2011, 18:10:52
Isso aqui vai acabar virando "O diário de um fotógrafo". Vim fazer uma explanação de como foram esses últimos 3 meses:
Seguindo a dica do camarada Mr. Hyde tenho feito um curso e outro do SEBRAE, até o momento fiz 2 e pretendo fazer mais pra complementar meu conhecimento financeiro e empreendedor, digamos. Iniciei também um curso de fotografia profissional. São várias as opiniões sobre a validade do curso ou não, faculdade ou não. Fazendo o curso percebi que, realmente, dá pra ser um profissional sem fazer curso ou graduação alguma
Ao passo que os cursos desenrolam, adquiri um notebook modesto para que eu trabalhe com o que eu já trabalho. Que é na área de Design. E como eu já iria precisar de um computador comigo sempre pra quando iniciar a carreira de fotografia preferi primeiro começar pelo notebook invés de pegar a câmera.
Agora é só esperar eu quitar o notebook pra comprar a câmera. Enquanto isso vou continuar estudando e avaliando as coisas e recebendo opiniões, que principalmente nesse ponto de inicio é bastante importante. Espero receber algumas.
Abraços.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2011, 18:40:04
 pode tentar se oferecer como assistente em estudios ou produtoras, e sem comprar nada vai conhecendo, aprendendo como e o oficio.
como trabalhar de uma coisa desconhecida!!!!
abs.


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2011, 19:00:43
legal a ideia de diario de fotografo. acho cursos muito validos, tb a pratica eh muito importante, quanto mais cedo vc puder pegar sua camera melhor, pq com certeza vai ter que fotografar bastante ate comecar apresentar qualidade. desejo muita sorte p vc e achei legal a ideia de ir contando como vai seu progresso. tem bastante  coisa pesquisar no forum.
Abç


ianmartins

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2011, 19:08:22
... Fazendo o curso percebi que, realmente, dá pra ser um profissional sem fazer curso ou graduação alguma...
O telefone tocou e esqueci de concluir o raciocínio:
...Fazendo o curso percebi que, realmente, dá pra ser um profissional sem fazer curso ou graduação alguma. Mas, em contra partida, os cursos dão uma base muito sólida e são muito importantes. Seja pra incrementar, adicionar e até reciclar alguns conceitos.


cezaraugustophotos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2011, 18:38:45
Eu tenho uma dúvida e gostaria que alguém me respondesse! Lí em um livro que pra se fazer um orçamento fotografico, somasse os custos e acrescentasse cerca de 60% do valor do custo. por exemplo: se uma pessoa quer fazer comigo um album tradicional, pro casamento dela, com 10 fotos 10x15cm apenas. o custo do álbum pra mim é R$ 78,50. se eu somar 60% fica R$ 125,60. + R$ 250,00 dos meus serviços fotográficos.( eu estipulei, será q tá pouco? ) ao todo dá: R$ 375,60... de lucro eu vou ter R$ 297,10...... Eu acho que tá muito pouco. acho naum, tenho certeza! o que tá faltando??? Me ajudem a fazer meus orçamentos, onde eu estudei infelizmente naum tive aulas que explicassem isso!!! com respeito aos 250 que eu cobro pelos "cliques", prum casamento é pouco né? mas pra um aniversário infantil por exemplo tá bom naum é? Eu sou muito burro quando o assunto é orçamento.... me ajudem por favor!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2011, 20:05:17
Cezar, ninguém aqui vai conseguir levantar teus custos. Só vc mesmo...
Eu sugiro que faça um curso. Aí em Goiânia deve ter um SEBRAE que tenha um curso de microempreendedorismo, ou, melhor ainda, gestão de custos.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


borns

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2011, 12:34:24
Passando pra contribuir com o topic, seguindo a dica do Hyde.

Curso de Gestão de Custos da FGV: http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitosFormulario.aspx?id_curso=OCWCUSEAD_00_01/2009_1