Autor Tópico: equipamento para trabalho profissional  (Lida 2321 vezes)

fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Outubro de 2011, 11:56:29
Oi galera

Tenho 2 lentes, uma 18-55mm e uma 55-250mm da canon

Estava conversando com um fotógrafo profissional e ele comentou que estas lentes nao podem ser usadas para trabalhos mais sérios e profissionais que o ideal é ter lentes canon série L para esta finalidade

Fiquei pensando nisso e fiquei na dúvida, hoje eu fotografo por hobby e uso meu equipamento para estudos e treino, mas se um dia aparecer uma oportunidade de participar de algum trabalho profissional nao sera possivel eu aceitar por conta das minhas lentes ?

Abraços
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


AlexandreM

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2011, 12:24:38
Poder? Pode! Você terá uma qualidade superior usando uma lente ' L'  mas não é só ela que fará boas fotos, conheço gente com a melhor máquina, as melhores lentes e que não faz uso disso tudo juntamente com o ' olhar ' todo equipamento é possível de usar, só saber tirar o máximo da técnica e claro muita sensibilidade no olhar.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2011, 12:38:49
vou te contar uma história... tempinho atrás estava fotografando um evento de música, simplesmente por fotografar, de graça... Estava lá mesmo e ia fazer fotos desde que não fosse proibido.... e tinha lá um fotógrafo contratado pra cobrir oficialmente...

Eu com minha T3i e nenhuma lente de qualidade fantástica.... E o cara com uma Canon 5DII e um bocado de lentes L ...

Fiquei o evento inteiro completamente tímido por causa do cara... Nem fiz tantas fotos porque apesar de saber que não poderia pensar assim me senti meio inferior, primeiro por estar lá de abelhudo enquanto o cara era o contratado e depois pelo equipamento...

Só que quando vi as fotos do cara me arrependi de ter ficado com o psicológico abalado... Foi a constatação real pra mim, sentida na pele, que câmera e lente não faz foto sozinha... um trabalho muito fraco que eu faria (e fiz) bem melhor...... e isso não sou eu quem digo, a própria organização pra quem mandei as fotos de graça reconheceu isso...

Portanto, quando você tiver trabalhando vai sentir necessidade de equipamento melhor. Mas em nenhum momento alguém pode dizer que você não pode fazer um trabalho profissional com o que tem...
« Última modificação: 21 de Outubro de 2011, 12:41:18 por Luciano.Queiroz »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2011, 12:40:56
Bom, tudo depende do trabalho e do nível do trabalho... Amanhã fotografarei um casamento com um fotógrafo que está há pelo menos 25 anos no mercado... ele usa uma Canon 60D com uma sigma 18-50 f/2.8-4.5 e eu vou usar uma Canon 50D com uma 18-135mm f/3.5-5.6... e ele faz praticamente todo final de semana eventos... e nem por isso tem objetivas "L"...

Uma coisa eu confesso, a vantagem das "L" seria muito mais a precisão de foco e velocidade, em alguns casos, do que a qualidade da imagem pra essas objetivas ditas convencionais de kit...

Ou seja, tudo vai depender to tipo de trabalho, mas nada substitui o talento, afinal ter uma L ajuda, mas se o cara souber ganhar dinheiro com uma objetiva comum, ele é profissional do mesmo jeito, e por incrível que pareça, elas estão tendo um uso profissional...


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2011, 13:23:13
Oi AlexandreM, Luciano.Queiroz e Natão

Muito obrigado pelos comentários eu confesso que fiquei pensando quando ouvi o comentário do meu amigo mas agora estou mais tranquilo. No fantástico mundo do Fernando eu quero continuar aprendendo e estudando e usando meus equipamentos e quando eu estiver com mais conhecimento e confiança tenho a intenção de começar a me envolver em trabalhos com fotografia.

Bom agora que estou mais tranquilo vou continuar com a minha programação de estudos e por ai vai ...

Pergunta: Lente grande angular é uma necessidade basica para eventos ? Tem grande angular da linha "simples" como as minhas ?

abraços
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


fabriziomartins

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
  • Me vejo no que vejo...
    • Fabrizio Martins Fotografia
Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2011, 14:20:35
Oi AlexandreM, Luciano.Queiroz e Natão

Muito obrigado pelos comentários eu confesso que fiquei pensando quando ouvi o comentário do meu amigo mas agora estou mais tranquilo. No fantástico mundo do Fernando eu quero continuar aprendendo e estudando e usando meus equipamentos e quando eu estiver com mais conhecimento e confiança tenho a intenção de começar a me envolver em trabalhos com fotografia.

Bom agora que estou mais tranquilo vou continuar com a minha programação de estudos e por ai vai ...

Pergunta: Lente grande angular é uma necessidade basica para eventos ? Tem grande angular da linha "simples" como as minhas ?

abraços

Meu caso foi parecido, cobri o casamento da prima da minha esposa com uma 20D e a 18-55 sem flash com ISO no talo mas só para treinar pois já tinha uma equipe de 3 fotografos e filmagem e como nosso colega acima, fiquei tímido pra caramba diante de tanto fotógrafo. Te digo que 90% das pessoas preferiram minhas fotos à da Equipe contratada...claro que em termos de nitidez e ruido as minhas pecaram um pouco, mas em termos de "olhar" e "sentimento" .....fiquei muito feliz com os elogios...hoje uso uma 40D com uma Tamron 17-50 F/2.8 e um flash canon 580EX e tenho ótimos resultados!!!

Grande angular faz falta em eventos, mas você tem uma 18-55mm, que apesar de ser escura, tem ótima nitidez (se for a com IS)...fora essa eu recomensaria a que possuo, a Tamron 17-50 f/2.8 que é um dos melhores custo benfício nesse range. Se não tiver como investir na lente agora seria bom ter pelo menos um Canon 430EX para compensar a lente escura.
Canon 5D Mark1 | "SEM OBJETIVA" | Canon 430EX | (2) YN-460 | Radio Flash | Pé de cabra | Roupa do super-homem | Frango de borracha


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2011, 14:23:33
Essa coisa de lente... equipamento... bah, é baboseira.

Não me entendam mal, mas do que adianta um amador com uma 1DX frente a um profissional, com feeling, usando uma compacta?

Dizer que não para para fazer um trabalho sério com o conjunto da canon citado é querer jogar areia no trabalho dos outros, não querer concorrencia etc...

;)
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2011, 18:54:09
Pode ser usada sim, mas vai depender do tipo de trabalho a ser entregue e do nível de exigência da contratante.

Para resultados TOP (e aqui me referido exclusivamente em relação ao mercado), é necessário além de conhecimento, vidro de qualidade, sensor bom, luz boa e bons compradores para a foto. Não adianta você investir o mesmo recurso de material e conhecimento numa foto para seu amigo que lhe contratou para cobrir o evento familiar dele e querer cobrar 10$, mesmo sabendo que esse é o valor pago por uma agência de propaganda que dará veiculação nacional à foto. O preço para o seu amigo é uma fração do preço para uma agência.

Então, dependendo da destinação final da foto e do nível de exigência da contratante, nem mesmo FF dão conta.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2011, 19:38:27
legal galera muito obrigado pelas dicas e ajudas

isso me trouxe uma outra duvida

vale a pena trocar minhas duas lentes (18-55 e 55-250) por uma Canon Lente Objetiva Ef-s 18-200mm F/3,5 5,6 Is 18-200 ?

ou de lentes ja estou ok e posso investir em um flash 430 da canon ?

lembrando que tenho a XS e ela é minha camera de uso mas em um futuro proximo ela vai ser meu back up, vou pegar uma 60D e vou manter as lentes que tenho

abraços galera
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2011, 09:58:56
Compra o 430 que é muito mais negócio do que trocar de objetiva... até mesmo pq a qualidade das duas que tens, é melhor do que a 18-200...


fernando.serem

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 556
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2011, 10:01:16
Compra o 430 que é muito mais negócio do que trocar de objetiva... até mesmo pq a qualidade das duas que tens, é melhor do que a 18-200...

boa natão obrigado !!!!! vou fazer o proximo up, vou atras do flash mesmo

em sp alguem sabe um lugar confiavel e barato para fazer a compra ?
Canon EOS XS 1000D e Canon EOS 60D
Flash Canon 430 EX II
Lente Canon 17-85mm IS USM F/4-5.6 : Lente Canon 18-55 IS F/3.5-5.6 : Lente Sigma 30mm f/1:1.4