Autor Tópico: [ARTIGO] Flusser e o mito da criatividade  (Lida 7895 vezes)

RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Fevereiro de 2010, 19:46:33
Poderíamos tomar "O Universo das Imagens Técnicas: Elogio da Superficialidade" (São Paulo, Annablume) e abordar diversas questões que se relacionam com a fotografia nesse profético livro de filosofia escrito por Vilém Flusser em 1985. Estão presentes a questão da superficialidade das imagens técnicas (caracterizadas na fotografia, televisões, computadores, filmes), a da crescente entropia de uma sociedade que se pulveriza e abandona os valores já inúteis para o nosso tempo e dificuldade em imaginarmos um mundo sem as estruturas que estão se desintegrando. Por conta de todas essas questões, considero o ensaio, sucessor de "Filosofia da Caixa Preta", uma leitura obrigatória não só para aqueles que querem entender melhor o papel da fotografia, mas também alguns aspectos da sociedade atual.

No entanto, achei interessante abordar  um aspecto do livro estritamente ligado à produção de imagens dentro do contexto de comunicação em massa e do mundo conectado no qual vivemos. Na página 104, dentro do capítulo "Criar", o autor argumenta contra um dos mitos em relação à produção cultural ainda muito arraigados no senso comum, o mito do criador, do gênio. Dois parágrafos elucidativos seguem abaixo.


Drew Baker

"Toda informação se produz como síntese de informações precedentes, por diálogo que troca bits de informação para conseguir informação nova. O mito do autor pressupõe que o 'fundador' (o gênio, o Grande Homem) produz informação nova a partir do nada (da 'fonte'). O autor mítico cria na solidão da geleira, nos mais altos picos (Nietzsche). Por certo, muitos mitólogos da criatividade admitirão que o autor está inserido em determinado contexto cultural do qual sorve as informações que o nutrem, mas também afirmarão que tais informações são elaboradas pelo autor em diálogo interno e solitário, e que há algo misterioso no íntimo do autor que faz com que algo de inteiramente novo se acrescente às informações recebidas. Destarte tais mitólogos projetam visão da história que passa a ser uma série de picos altos que se elevam sobre a bruma amorfa da planície a partir da qual os picos se nutrem. Ora, a informática torna inoperante essa visão da história.

Atualmente, a massa das informações disponíveis adquiriu dimensões astronômicas: não cabe mais em memórias individuais, por mais 'geniais' que sejam. Por mais 'genial' que seja, a memória individual não pode armazenar senão parcelas das informações disponíveis. E tais parcelas armazenadas aumentaram, elas também, de modo que o consumidor médio detém atualmente mais informações do que o 'gênio' renascentista. Tais parcelas de informação exigem processamento de dados para serem sintetizadas em informação nova: a memória humana se revela lenta demais para poder processar semelhante quantidade de dados. O diálogo interno e solitário se tornou inoperante. Exigem-se grupos de memórias individuais assistidos por memórias artificiais (laboratórios, comités, grupos de pesquisa e de realização) e, estes sim, produzem informação nova em quantidade e qualidade jamais sonhada no passado. De forma que o autor, o Grande Homem, não apenas se tornou redundante como estritamente impossível."


Dead Air

Mesmo a noção inicial de que seria possível uma criação a partir do nada, apenas de diálogo interior, já é questionável. Aquele que produz qualquer tipo de imagem ou peça cultural bebe do seu tempo, dos seus antecessores, dos mestres, daqueles com quem dialoga. No entanto, ainda que essa concepção um dia tenha feito sentido, torna-se claro, pelos argumentos acima, que frente à quantidade de informações e possibilidades que temos hoje, criar sozinho dificilmente levaria a uma produção de qualidade e em boa quantidade.

Flusser argumenta ainda que as formas de comunicação atuais permitem que cada um seja um potencial produtor que dialoga com muitos outros, aumentando as chances de gerar informações (imagens, trabalhos, conceitos) novas e relevantes. No entanto, o autor não é tão otimista: essa mesma estrutura que possibilitaria a todos serem participantes também pode levar a sociedade à entropia, ao fim em si mesmo, à constante repetição de informações que "parecem" novas, mas que na verdade são uma tediosa cultura massificante de entretenimento vazio. Naturalmente, o autor considera essa última possibilidade mais provável. Haja visto os programas de televisão, como novelas ou futebol que, aparentemente, são novos a cada dia, mas que na verdade são uma repetição infinita das mesmas coisas. Não é difícil imaginar o mesmo acontecendo com a fotografia. Basta acessar as galerias de fotos na internet para vermos fotografias espetaculares sendo produzidas a cada segundo, apenas para serem esquecidas no segundo seguinte. Contentamo-nos com microespetáculos que não nos tiram da letargia induzida por uma torrente cada vez maior de informações massificantes.


Oliver Zelinski

Entretanto, com a Internet, ícone maior do conceito de "telemática" proposto pelo autor (imagem técnica + telecomunicação), teríamos uma ferramenta poderosíssima para combater esse movimento. Temos sites, fóruns, blogs, numa rede imensa que permite que criemos grupos de articuladores a fim de produzir diálogos e trabalhos novos. Essa é a real forma de criação atual. No entanto, Flusser avisa: para isso, é preciso esquivar-se do entretenimento, dos microespetáculos das imagens técnicas. Em vez de preocupar-se em produzir imagens fantásticas, bonitas, vistosas, é preciso afastar-se e falar do processo em si: de como se dá produção e disseminação das imagens, do funcionamento da sociedade, numa tentativa de esclarecer quais são os fios que tecem essa rede e usá-la a favor do nosso aprimoramento, e não da repetição de padrões. Ou seja, a opção está entre continuar alimentando a roda de mesmice ou criar uma metalinguagem que nos possibilite ver, de fato, o que acontece no mundo.

Publicado originalmente no Câmara Obscura.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2010, 19:46:49 por RFP »


wollinger

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2010, 00:19:11
Leitura pesada mas boa.
É difícil exprimir em palavras algum adendo ao já dito.
Pessoalmente acho legal tentar mostrar através da fotografia não apenas a "visão real... nítida... equilibrada de qualquer coisa, acontecimento ou situação.
Achei muito legal seu texto e me despertou mais ainda para essa faceta da fotografia.
Esses tipos de imagens, consideradas por muitos como "aleatórias" "sem foco" ou mesmo "sem noção" parecem nutrir nossas almas com alguma coisa muito positiva.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2010, 18:46:53
wollinger,

obrigado pelo comentário. A fotografia é um discurso e, como tal, pode ser montado e manipulado à vontade para que se obtenha o sentido desejado.


OldHook

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2011, 21:56:00
Realmente, tenho que digerir melhor esse texto, altamente provocativo e estimulante, e no mínimo irei repensar muitas das minhas reações negativas e até intolerantes quando à frente de certas imagens de diferentes formas de arte gráfica. Foi um autêntico puxão de orelhas, eu estava mesmo precisando disso. Obrigado.


Francisco Barreto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Março de 2011, 10:13:41
Interessante artigo, uma bela dica de leitura.
Francisco Barreto


pefremais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #5 Online: 01 de Março de 2011, 10:19:45
Ainda não li o livro, alias, nem o anterior "Filosofia da Caixa Preta", mas ja li outras coisas do Flusser, e considero-o um gênio teórico, sem menos. Me instigou mais a comprar.


zidenis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Março de 2011, 12:40:21
parece que cada vez que leio este texto extraio novas reflexões. Destaco:

"à constante repetição de informações que "parecem" novas, mas que na verdade são uma tediosa cultura massificante de entretenimento vazio. Naturalmente, o autor considera essa última possibilidade mais provável. Haja visto os programas de televisão, como novelas ou futebol que, aparentemente, são novos a cada dia, mas que na verdade são uma repetição infinita das mesmas coisas. Não é difícil imaginar o mesmo acontecendo com a fotografia. Basta acessar as galerias de fotos na internet para vermos fotografias espetaculares sendo produzidas a cada segundo, apenas para serem esquecidas no segundo seguinte. Contentamo-nos com microespetáculos que não nos tiram da letargia induzida por uma torrente cada vez maior de informações massificantes."
"In front of the lens, I am at the same time: the one I think I am, the one I want others to think I am, the one the photographer thinks I am, and the one he makes use of to exhibit his art". Roland Barthes


pefremais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #7 Online: 01 de Março de 2011, 17:38:47
Pensar que a produção dele se deu nas décadas de 70 e 80 é estarrecedor, se trata realmente de um visionário