Autor Tópico: [Ajuda] Condensou, e agora?  (Lida 2173 vezes)

FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Online: 22 de Outubro de 2011, 20:08:00
Olá

Gostaria de saber se com vocês já aconteceu de condensar umidade na câmera (lentes e LCD por dentro) e qual a medida mais adequada pra proceder nesses casos

Ontem a minha dlsr condensou umidade na lente e no LCD por dentro. Ela estava em temperatura ambiente, só que comecei a gravar vídeo com ela, a temperatura dela subiu e surgiu a condensação. Desliguei o equipamento e aos poucos a condensação foi sumindo. Chegando em casa deixei ela 2 horas dentro de uma estufa improvisada (Uma caixa de papelão com uma lâmpada de 40 w dentro. A temperatura ficou em torno de 35 graus) e depois guardei no case com saquinho de silica. Fiz bem?

Hoje utilizei ela normalmente sem problemas.

Abs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2011, 20:22:35
já me aconteceu muitas vezes e o que faço, em caso de emergência é colocar a objetiva ou câmera em um pote absolutamente hermetico com um matérial secativo qualquer. Pode ser uma quantidade razável, algo como 100-200g de silica-gel SECA (azul) ou até com o SECAR que é cloreto de cálcio (deixe no potinho). Mantenha fechado por uns 2 dias, depois se usar o SECAR, jogue fora.

Nunca guarde nada umido.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2011, 20:57:06
Fez bem, mas não o ideal.
Subri a temperatura faz a condensação desaparecer mas pode ficar umidade dentro da cam.
O ideal é fazer o que o Shalders falou, porque aí vc 'rouba' toda a umidade do ambiente, tranferindo para a sílica ou Secar.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2011, 01:28:47
Deixei uma hora com a lente montada e uma hora desmontada. Em teoria, o ar mais seco por conta do calor tende a entrar em equilibrio com o de dentro da cam, mas de qualquer forma vou providenciar o secar amanhã

Abs