Autor Tópico: FujiFilm HS20, Panasonic Lumix FZ40 ou outra?  (Lida 7154 vezes)

Isaac X. Vashel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 23 de Outubro de 2011, 01:17:06
Acabei de conseguir cerca de R$ 800,00 para comprar uma camera com super zoom, mas estou na duvida de qual delas comprar. Andei lendo os post's aqui e eles me ensinaram bastante, mas minhas duvidas permanecem. Na realidade acabei de criar mais duvidas.

Eu sou novo na arte da fotografia, e acabo me perdendo nos termos técnicos, principalmente na parte dos sensores de CMOS e CCD. Eu procuro uma camera que tenha super zoom e uma boa qualidade de imagem (eu sei que é dificil) e que tenha uma rapida resposta ao clique. Minhas preferencias ficaram entre a FujiFilm HS20 e a Panasonic Lumix FZ40. O problema é que a HS20 não tem controles completamente manuais (ou foi isso que eu entendi). O problema da FZ40 é que ela não usa bateria e não pilhas recarregaveis que são minha preferencia.

Eu vou comprar a camera entre essa semana e a próxima, então não posso esperar para um queda dos preços (porque também, ao meu ver, comprar cameras não é mercado de ações pra esperar baixa e poder comprar).

Espero receber alguma ajuda dos detentores dessas cameras e de outras também. Obrigado.

Obs: Peço desculpa aos moderadores caso eu tenha postado meu tópico no local errado.


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2011, 01:52:26
Na verdade, a HS20 tem um ótimo controle manual, muito parecida com as DSLRs ... E também sensor CMOS.

Se for este o problema, não é problema.

Segue uma comparação entre as duas:
http://snapsort.com/compare/Fujifilm-HS20-vs-Panasonic_Lumix_DMC-FZ40
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


nepo.sousa

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 385
  • Sexo: Masculino
  • Alan Nepomuceno de Sousa
Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2011, 01:58:03
Acabei de conseguir cerca de R$ 800,00 para comprar uma camera com super zoom, mas estou na duvida de qual delas comprar. Andei lendo os post's aqui e eles me ensinaram bastante, mas minhas duvidas permanecem. Na realidade acabei de criar mais duvidas.

Eu sou novo na arte da fotografia, e acabo me perdendo nos termos técnicos, principalmente na parte dos sensores de CMOS e CCD. Eu procuro uma camera que tenha super zoom e uma boa qualidade de imagem (eu sei que é dificil) e que tenha uma rapida resposta ao clique. Minhas preferencias ficaram entre a FujiFilm HS20 e a Panasonic Lumix FZ40. O problema é que a HS20 não tem controles completamente manuais (ou foi isso que eu entendi). O problema da FZ40 é que ela não usa bateria e não pilhas recarregaveis que são minha preferencia.

Eu vou comprar a camera entre essa semana e a próxima, então não posso esperar para um queda dos preços (porque também, ao meu ver, comprar cameras não é mercado de ações pra esperar baixa e poder comprar).

Espero receber alguma ajuda dos detentores dessas cameras e de outras também. Obrigado.

Obs: Peço desculpa aos moderadores caso eu tenha postado meu tópico no local errado.

Fala Isaac, seja bem vindo. Bom a HS20 tem controles manuais totais, e controle de zoom também manual, sapata para flash com função TTL e usa 4 pilhas. Já a fz40 usa bateria, mas se eu fosse vc esperaria o Carlos Roberto pois ele possui os dois modelos que vc citou e pode informar todos os prós e contras tanto de uma quanto de outra. Mas te digo, tenho a hs20 e não me arrependendo, a cada dia que passa aprendo mais uma novidade, considero ela uma boa câmera.
Boa sorte
Sony alpha a55v
Sony lens -18-55mm - Sigma 70-300mm - Minolta AF 28mm f2.8 - Sony SAL 11-18
Tamron 18-200mm RX Di-II LD - Pentacon 50mm f1.8 + adaptador m42
Flash Sony HVL 42 - Fujifilm finepix F50fd


Isaac X. Vashel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2011, 03:41:54
Obrigado, e aproveitando que você tem uma, eu teria algumas duvidas:

Uma duvida também seria em relação ao zoom dela que nos videos parece meio "brusco". Mas como não vou filmar muito, ela tira boas fotos? E o seu sensor CMOS é bom? Em relação ao ISO dela, da pra tirar boas fotos a noite? E seu sistema de foco é 100% manual ou tem alguma restrição?

Desculpa pelos montes de perguntas e obrigado des de já.


nepo.sousa

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 385
  • Sexo: Masculino
  • Alan Nepomuceno de Sousa
Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2011, 10:34:49
Obrigado, e aproveitando que você tem uma, eu teria algumas duvidas:

Uma duvida também seria em relação ao zoom dela que nos videos parece meio "brusco". Mas como não vou filmar muito, ela tira boas fotos? E o seu sensor CMOS é bom? Em relação ao ISO dela, da pra tirar boas fotos a noite? E seu sistema de foco é 100% manual ou tem alguma restrição?

Desculpa pelos montes de perguntas e obrigado des de já.

Fala Isaac blz, é o seguinte a filmagem dela é muito boa, o maior problema é dar o zoom, por ser mecânico se você girar bruscamente ou aumentar de uma vez fica muito estranho, mas nada que vc se acostume, para dar um zoom legal vc tem que ir bem devagar e uniforme, quanto ao autofocus, o interessante é sempre deixar no modo centro e não modo multi e com pelo menos uma pequena volta no zoom tipo 2x e ai começar a gravar, ela não fica com aquele legue de ficar buscando foco a todo momento. Quanto as fotos noturnas, esse é o calcanhar de Aquiles de qualquer superzoom, mas com uma boa configuração nos modos manuais e um flash externo(tenho um) ou até mesmo o flash popup  fica super legal dependendo da distancia, ja na questão do ISO vai da exigencia quanto a ruidos, já tirei umas fotos com 3200 em modo raw e deu para limpar bastante o ruído e quando imprimi no tamanho 9x13 não ficou quase perceptível os ruídos, vou ver se acho alguma foto com ISO 3200 ou 1600 e posto aqui (obs: não editei nenhuma somente redimensionei). Quanto ao foco manual quando vc ativa está função ele fica totalmente manual somente controlado pelo anel, mas tem a opção de ativar o foco por um botão. Espero que tenha esclarecido alguma de suas dúvidas e precisando estamos ai.

1 - ISO800 com flash popup noite (lampada branca)



2 - ISO1600 sem flash noite (lampada branca)


3 - ISO3200 sem flash noite (lampada branca)
Sony alpha a55v
Sony lens -18-55mm - Sigma 70-300mm - Minolta AF 28mm f2.8 - Sony SAL 11-18
Tamron 18-200mm RX Di-II LD - Pentacon 50mm f1.8 + adaptador m42
Flash Sony HVL 42 - Fujifilm finepix F50fd


Isaac X. Vashel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2011, 19:41:26
Obrigado pelas informações, as suas fotos ficaram muito boas. O problema é que infelizmente o meu amigo que ia me vender a HS20 passou pra outro cara, então voltei a estaca "0". Fico na duvida agora de qual camera fica melhor pra eu comprar. Existe alguma da Fuji que tenha os controles manuais totais. O que vocês acham das seguintes maquinas: Kodak Z990, Fuji S4000 e Fuji S3300. Embora a Canon PowerShot SX130 e a Nikon L120 esteja em um preço bastante razoavel, infelizmente nenhuma das duas possui o visor EVF que eu tanto gosto e preciso.

Não mais.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2011, 19:58:32
Obrigado pelas informações, as suas fotos ficaram muito boas. O problema é que infelizmente o meu amigo que ia me vender a HS20 passou pra outro cara, então voltei a estaca "0". Fico na duvida agora de qual camera fica melhor pra eu comprar. Existe alguma da Fuji que tenha os controles manuais totais. O que vocês acham das seguintes maquinas: Kodak Z990, Fuji S4000 e Fuji S3300. Embora a Canon PowerShot SX130 e a Nikon L120 esteja em um preço bastante razoavel, infelizmente nenhuma das duas possui o visor EVF que eu tanto gosto e preciso.

Não mais.

Nenhuma das que citou é melhor do que a FZ40 e HS20, não vale a pena mesmooo


Isaac X. Vashel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2011, 22:06:38
Obrigado pela resposta.Quais seriam os problemas dela? Quais opções seriam bom? Valor de maximo de 850,00 reais. Obrigado


Carlos Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://carlos.ra.nafoto.net
Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2011, 14:32:30
As duas câmeras que citou tem controles manuais, mas a que mais se aproxima dos comandos de uma reflex é a HS20, que tem o zoom e o foco maunal controlados por anéis na objetiva. Lembrando que a FZ40 não tem foco manual.

A FZ40 tem várias opções pré-programadas que simulam vários tipos de câmeras e de filmes, o que é bem legal de usar. A HS20 tem a opção panorâmica que tembém é bem divertido. A câmera da Fuji também tem mais porte e o seu corpo parece ser de um plástico melhor que oa da Panasonic.

A HS20 tem sapata pra flash e a FZ40 não, porém a Panasonic é mais barata. Acho que com os seus 800 reais você consegue comprar uma na internet.

As duas câmeras usam sensores CMOS e as imagens, apesar de não serem perfeitas, ainda assim tem a sua qualidade. Vou procurar umas imagens que tenho da FZ 40 pra mostrar o que ela pode fazer.
Fuji S7000...meu xodó...


nepo.sousa

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 385
  • Sexo: Masculino
  • Alan Nepomuceno de Sousa
Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2011, 15:32:17
Dando uma passada no site do dpreview no link http://www.dpreview.com/challenges/Entry.aspx?ID=515320, fiquei muito feliz em ver a hs20 em 1º lugar em uma categoria e até 40º em várias. Vejam vcs mesmos, um dia chego lá...rsss :D

olha a campeã


Segue link para outras fotos de desafios...http://www.dpreview.com/products/fujifilm/compacts/fujifilm_hs20exr
Sony alpha a55v
Sony lens -18-55mm - Sigma 70-300mm - Minolta AF 28mm f2.8 - Sony SAL 11-18
Tamron 18-200mm RX Di-II LD - Pentacon 50mm f1.8 + adaptador m42
Flash Sony HVL 42 - Fujifilm finepix F50fd


nepo.sousa

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 385
  • Sexo: Masculino
  • Alan Nepomuceno de Sousa
Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2011, 16:47:01
Sony alpha a55v
Sony lens -18-55mm - Sigma 70-300mm - Minolta AF 28mm f2.8 - Sony SAL 11-18
Tamron 18-200mm RX Di-II LD - Pentacon 50mm f1.8 + adaptador m42
Flash Sony HVL 42 - Fujifilm finepix F50fd


Isaac X. Vashel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #11 Online: 25 de Outubro de 2011, 00:48:47
Obrigado pela resposta Roberto. Se você conseguir postar as imagens eu agradeceria muito. Mas eu gostaria de saber sobre a questão da bateria e como ela responde a fotos noturnos. E seu modo continuo é bom?

Conheceria algum site bom pra comprar a maquina? E comprar a bateria?


Carlos Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://carlos.ra.nafoto.net
Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2011, 13:23:41
Procurei, mas só tenho mesmo as fotos da FZ40 em casa e tentarei coloca-las aqui hoje a noite. Quanto ao flash da Panasonic ele é bom, porém como qualquer flash usado toda hora, descarrega mais rápido a bateria e deixa o processamento da imagem um pouco mais lento. Este é um dos motivos que me faz gostar do flash de sapata, pois, como tem uma fonte de energia próprio, preserva a carga da bateria da câmera.

A bateria eu não sei onde vende e a câmera eu comprei aqui, em Brasília, numa feira chamada "dos importados", mas que apelidamos de feira do paraguai. Na época me custou 900 reais a vista e depois de muita choradeira, mas soube que já acha por uns 800 reais.

O modo contínuo que você pergunta é de foco ou de várias fotos seguidas?
Fuji S7000...meu xodó...


Isaac X. Vashel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2011, 00:13:22
Varias seguidas mesmo. Obrigado pelas informações. Esta me ajudando muito.


Carlos Roberto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
    • http://carlos.ra.nafoto.net
Resposta #14 Online: 26 de Outubro de 2011, 12:08:08
Não óu muito de usar essa opção. E quando fotografo, geralmente espero pra ter a melhor momento da cena. Coisa de quem aprendeu a fotografar com filme e tinha que economizar. Então, nesse caso, não sei se posso lhe ajudar.
Fuji S7000...meu xodó...