Autor Tópico: Lentes Canon manuias  (Lida 4354 vezes)

António F

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Outubro de 2011, 05:36:40
Eu tenho uma duvida, tenho várias lentes manuias que uso na minha Canon Ftb 35mm , tipo 28mm, 50 mm 1.4 e 135 mm , e eu tenho uma canon 60D , é claro que olhando eu sei que as duas não combinam , porem ja ouvi falar que pode usar um adaptador. Aonde que eu encontro ? tem que mandar fazer especial , algo do tipo ? alguma loja online :) ?? A qualidade da imagem fica como  ? Alguém usa lentes manuais em digitais? Talvez me pareceu ser bem interessante , se der um toque vintage hehehehehe  :wub: . é caro? afinal vale a brincadeira?  valeuuuu !!!! :D :D 
Antonio Filippi de Castro .Canon 60D / 18-135mm 3.5/ 50mm 1.8 / Speedlite 430EX II
http://www.flickr.com/photos/antoniofilippi


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2011, 08:31:11
Antonio, eu não vou saber lhe explicar exatamente porque nunca fiz isso... mas sei que existem uns adaptadores pra comprar, e não é caro não.. se comprar fora do Brasil vai ser baratinho.

Até onde sei não funciona o AF somente....

Vamos aguardar maiores explicações porque me interesso nisso também...

Recentemente fiz um teste com uma lente dessas... o encaixe na baioneta da câmera foi certinho, mas a câmera não conseguia tirar a foto sem adaptador.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #2 Online: 25 de Outubro de 2011, 08:37:48
Essas, objetivas funcionam adaptadar via adaptador Canon FD-EOS, que custa aí uns 1,5k dólares, ou os genéricos que custam 40 dólares. O problema está no fato de que tem uma ótica no centro dele perdendo consideravelmente a qualidade dessas objetivas... O original a perda é pouquíssima, mas pagar 1500 dólares por um, só tivesse uma Canon FD 600mm f/4.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2011, 08:49:17
Para as lentes FD infelizmente não vale à pena a brincadeira, por conta do que falou o Natão.

Para outros tipos de objetivas, já é diferente. Especialmente aas M42... Na verdade qualquer lente que se possa adaptar sem necessidade de elemento ótico vai valer à pena, desde que a objetiva seja bacana. E há uma porção delas.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2011, 10:39:39
Elemento ótico? Sério isso?

Tenho adaptador de Nikon > EOS e Olympus > EOS e nenhum deles tem elemento ótico... pq o da Canon FD > EOS tem? Puta falta de sacanagem isso >.<

Abraço

Me desculpem minha indignação, mas bah neh....

Achei uns sem elemento ótico:

http://www.ebay.com/sch/i.html?_nkw=Canon+FD+to+EOS+adapter+no+glass&_sacat=0&_odkw=Canon+FD+to+EOS+adapter&_osacat=0&_trksid=p3286.c0.m270.l1313

No ML eu não achei mta coisa...
« Última modificação: 25 de Outubro de 2011, 10:49:30 por AdrianoFurlanetto »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2011, 10:45:43
Por conta da distância de registro entre a lente e o filme/sensor.

Em milimetragem menores maiores que o registro original, dá para usar sem elemento óptico. Em milimetragem maiores menores, só inserindo um elemento óptico para conseguir fazer o registro nbo plano do sensor/filme.

Tenho uma tabela em casa onde vem todos os mounts possíveis de registro para o EOS. Se lembrar, depois posto aqui.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2011, 11:08:35 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2011, 10:50:30
Elemento ótico? Sério isso?

Tenho adaptador de Nikon > EOS e Olympus > EOS e nenhum deles tem elemento ótico... pq o da Canon FD > EOS tem? Puta falta de sacanagem isso >.<

Abraço

Por causa da distância entre o plano focal (sensor) e a montagem da objetiva... na Canon FD a "objetiva ficava mais próxima do filme" (explicando assim para melhor compreensão), e como não tem como corrigir isso ajustando essa distância é necessário que seja corrigido essa diferença com um elemento ótico, se não tiver o elemento, o foco será muito curto, quase uma macro...


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2011, 10:57:47
Hmmm, entendi...

Mas isso acontece só com as lentes Canon FD?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2011, 11:07:13
Adaptação sem elemento óptico

Contarex    46.0 mm    
Contax RTS    45.5 mm
Leica R    47.0 mm
Nikon    46.5 mm
Olympus OM    46.0 mm
Pentax K    45.5 mm
Pentax Screw (M42)    45.5 mm
Petri Bayonet    45.5 mm
Ricoh Bayonet    45.5 mm
T2 mount    55.0 mm
Yashica FR, FX    45.5 mm

Adaptação com necessidade de óptica
Canon (FD and earlier)    42.0 mm    
Fujica X Mount (bayonet)    43.5 mm
Konica F    40.5 mm
Minolta MD    43.5 mm
Miranda    41.5 mm


PS: Ou seja, é o inverso do que falei da milimetragem no post anterior, já que no sistema EOS o registro é em 44mm. Assim, menores é com óptica e maiores é sem óptica.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2011, 11:10:29
E-bay é o melhor lugar para se comprar. Tem adaptadores de tudo quanto é tipo lá.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Outubro de 2011, 11:28:12
Adaptação sem elemento óptico

Contarex    46.0 mm    
Contax RTS    45.5 mm
Leica R    47.0 mm
Nikon    46.5 mm
Olympus OM    46.0 mm
Pentax K    45.5 mm
Pentax Screw (M42)    45.5 mm
Petri Bayonet    45.5 mm
Ricoh Bayonet    45.5 mm
T2 mount    55.0 mm
Yashica FR, FX    45.5 mm

Adaptação com necessidade de óptica
Canon (FD and earlier)    42.0 mm    
Fujica X Mount (bayonet)    43.5 mm
Konica F    40.5 mm
Minolta MD    43.5 mm
Miranda    41.5 mm


PS: Ou seja, é o inverso do que falei da milimetragem no post anterior, já que no sistema EOS o registro é em 44mm. Assim, menores é com óptica e maiores é sem óptica.

Ta deixa eu ve se eu entendi esse esquema aih...

Por exemplo a Olympus OM 46mm, apartir de 46mm não precisa de elemento otico?

No caso uma olympus 28mm orecisaria de um adaptador com elemento otico?


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 25 de Outubro de 2011, 11:43:04
Não, Adriano. Nada disso.

Quer dizer que TODAS as lentes Canon FD (por ter registro do ponto focal da objetiva ao plano do sensor/filme) tem registro de 42mm. Como o registro do EOS é 44mm é necessário um elemento óptico a mais para conseguir fazer o foco no plano do sensor/filme.

Não tem nada a ver com DF essas milimetragens acima. Apenas é a distância referência para o registro objetiva>sensor.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2011, 11:43:50
Não... A Olympus OM tem uma distância de registro de 46mm, ou seja, no infinito a imagem se forma 46mm após o encaixe da baioneta. Como no padrão EOS a imagem se forma 44mm depois do encaixe da baioneta, basta "empurrar' a lente 2mm para a frente para que a imagem se forme corretamente, sobre o sensor. Isso se consegue fazendo um adaptador da espessura correta.

Já nas lentes FD a imagem se forma 42mm atrás, ou seja, 2 mm a frente do sensor. Isso não tem como corrigir, teria que fazer a lente ultrapassar o limite da baioneta para dentro da camera para que a imagem se forme corretamente sobre o plano do sensor. Por isso que se utiliza um elemento óptico para fazer essa correção. Um adaptador sem elemento óptico vai permitir o uso da lente, mas não vai focar no infinito. Dependendo da aplicação, até vale. Para macro com tubos extensores simples lentes com abertura controlada por anel (não sei se as FD são) são sempre bem vindas, e dependendo da distância que a lente dá foco, pode ser útil para retratos ou closes por exemplo.

Eu vi algumas fotos feitas com M42 em uma Nikon (a Nikon por ter 46.5mm de distância de registro, não aceita praticamente nenhuma adaptação sem elemento óptico) que me deixaram até que bem impressionado, pelo menos vendo as fotos na web. E o adaptador era dos mais simples. Talvez para uso amador, para web ou pequenas impressões, a perda de qualidade nem seja tão notada. De repente vale experimentar já que o custo é bem baixo.

« Última modificação: 25 de Outubro de 2011, 11:44:19 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2011, 14:24:14
Agora eu entendi  :D

Vlw Hyde, Alexandre e Natão =)


António F

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Outubro de 2011, 03:33:19
Bom , pelo o que eu intendi e vi  , vale a pena comprar um desses aneis sem elemento óptico porque é 30 reais no ebay! hehhehee mas claro vou sofre com esse foco ''minimo'' é isso? não tinha a minima idéia de nada disso !!!!!! eu estava em duvida em comprar um 50 mm 1.4 porque eu tenho uma canon mas ja que vou comprar uma digital ! hehehehe muito obrigado pelas respostas de todos!!!  o problema é acertar qual adaptador achar no ebay , são muitos  :eek:   mega confusão !!!!!!!!!
Antonio Filippi de Castro .Canon 60D / 18-135mm 3.5/ 50mm 1.8 / Speedlite 430EX II
http://www.flickr.com/photos/antoniofilippi