Autor Tópico: Dificuldade com fotos em dia nublado  (Lida 12469 vezes)

PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Online: 25 de Outubro de 2011, 22:26:28
Fala galera.

Fiz uma viagem pra Argentina no fim de semana e levei minha Canon t2i 550D + 18-135mm, achei que ia tirar fotos animais pois agora ja tenho a camera ha uns 5 meses e ja sei mexer com ela melhor que no começo, mas fez um tempo feio, nublado total. Com isso minhas fotos não ficaram como eu gostaria.

Queria pedir para os entendidos, que por favor me dessem algumas dicas de como melhorar fotos nessa situação.
Eu não sei, mas as fotos ficaram sem cor, sem nitidez, meio sem foco. Eu tentei regula-la para que sempre não passasse da velocidade 1/60 pois a partir disso sei que começa a ficar dificil de tirar fotos sem borrar. Ao mesmo tempo não queria passar do ISO 800.

O maior problema é que o céu fica muito branco e ajustando pelo fotometro da camera, o objeto fica relativamente escuro, enquanto o céu estoura tudo (ver fotos 1, 2, 3 )

A 4 falta cor. Eu tenho uma foto do mesmo lugar com uma camera sem vergonha compacta que ta bem mais nitida e colorida, só que foi tirada num dia de sol.

A 5 ficou clara demais, a 6 ficou escura e sei la me parece que falta nitidez.

Ja o problema de falta de cores eu tentei criar um perfil mais colorido (nitidez 7, contraste 4, saturação 2 na foto 8) mas ficou exagerado, aí tirei uma com (nitidez 7, contraste 2, saturação 2 na foto 10), sendo que o standard é (nitidez 3, contraste 0, saturação 0) nas fotos 7 e 9


[Fiz merda, perai que to editando]

Abraços

Paulo
« Última modificação: 25 de Outubro de 2011, 22:32:30 por PEMAMETAL »


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2011, 22:48:12
Vai lá que depois de 30 minutos você não vai mais conseguir alterar o tópico.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #2 Online: 25 de Outubro de 2011, 23:38:07
Bem...nao vi as fotos. Mesmo sem ver, te dou duas dicas que podem melhorar muito suas fotos. Compre um polarizador e tire suas fotos em RAW. Em seguida trate-as no DPP da canon ou qualquer outro programa de edição.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2011, 23:38:31 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2011, 23:41:14
Bom, não deu tempo de editar, então segue a mensagem que era pra ter ido inicialmente:

"
Fala galera.

Fiz uma viagem pra Argentina no fim de semana e levei minha Canon t2i 550D + 18-135mm, achei que ia tirar fotos animais pois agora ja tenho a camera ha uns 5 meses e ja sei mexer com ela melhor que no começo, mas fez um tempo feio, nublado total. Com isso minhas fotos não ficaram como eu gostaria.

Queria pedir para os entendidos, que por favor me dessem algumas dicas de como melhorar fotos nessa situação.
Eu não sei, mas as fotos ficaram sem cor, sem nitidez, meio sem foco. Eu tentei regula-la para que sempre não passasse da velocidade 1/60 pois a partir disso sei que começa a ficar dificil de tirar fotos sem borrar. Ao mesmo tempo não queria passar do ISO 800.

O maior problema é que o céu fica muito branco e ajustando pelo fotometro da camera, o objeto fica relativamente escuro, enquanto o céu estoura tudo (ver fotos 1, 2, 3 )

A 4 falta cor. Eu tenho uma foto do mesmo lugar com uma camera sem vergonha compacta que ta bem mais nitida e colorida, só que foi tirada num dia de sol.

A 5 ficou escura demais, a 6 ficou clara demais e sei la me parece que falta nitidez.

Ja o problema de falta de cores eu tentei criar um perfil mais colorido (nitidez 7, contraste 4, saturação 2 na foto 8) mas ficou exagerado, aí tirei uma com (nitidez 7, contraste 2, saturação 2 na foto 10), sendo que o standard é (nitidez 3, contraste 0, saturação 0) nas fotos 7 e 9

1 -


2 -


3 -


4 -


5 -


6 -


7 -


8 -


9 -


10 -


Abraços

Paulo
"

« Última modificação: 25 de Outubro de 2011, 23:57:15 por PEMAMETAL »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2011, 23:48:04
A foto 6 voce fotometrou corretamente.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2011, 00:07:42
Se não tiver experiência com pós não vai adiantar muito.
Fotometre o céu no limite do estouro.
Sempre que possível use o flash, mesmo que seja o pop-up.
Recupera as baixas luzes na pós.
Fotografe em RAW.

PS: Agora, verdade seja dita, esse céu aí é chatinho de equalizar. É só uma maçaroca cinza uniforme.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2011, 00:09:23 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


lulasato

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2011, 03:58:10
Alguém saberia me dizer se existe algum filtro que ajude nestes casos?

Geralmente não arrisco em dias nublados, tirei essas fotos ontem no zoológico de Nagoya e estava bem nublado, fiz um ajuste de iluminação da câmera para "dia nublado" e sai batendo as fotos. Dia nublado só e bom para fotos em preto e branco hahaha

1-


2-
« Última modificação: 26 de Outubro de 2011, 04:00:10 por lulasato »
- Nikon D7000 / Macbook Pro 17" SSD
- AF-S DX Micro NIKKOR 85mm f/3.5G ED VR
- AF-S DX NIKKOR 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR
- AF-S DX NIKKOR 35mm f/1.8G
- DVD completo do "Man vs Wild" + Canivete Suíço afiado (é bom estar sempre preparado)


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #7 Online: 26 de Outubro de 2011, 08:04:12
Quando li seu relato achei que tinha saído tudo uma porcaria. Mas pelo contrário suas fotos estão muito boas. Você precisa trabalhar um pouco elas na pós-produção, usando o LightRoom por exemplo e conseguira ajustar algumas coisas. O ideal é que você tivesse fotografado em RAW, se não o fez, as chances de recuperar os estouros no céu diminuem um pouco, mas ainda assim você consegue recuperar.

Para as fotos que acha que estão sem cor, no Lightroom use o Saturation ou o Vibrance. O Vibrance vai saturar os tons que nào são de pele, o Saturation vai saturar qualquer cor.

Mas não exagere na edição, não vá colocar cores demasiadamente saturadas se não fica muito surreal.

E confira as fotos em outros monitores, o seu pode estar descalibrado e você estará tendo uma visão não realista do resultado.

Abraço!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 26 de Outubro de 2011, 08:12:21
Quando li seu relato achei que tinha saído tudo uma porcaria. Mas pelo contrário suas fotos estão muito boas. Você precisa trabalhar um pouco elas na pós-produção, usando o LightRoom por exemplo e conseguira ajustar algumas coisas. O ideal é que você tivesse fotografado em RAW, se não o fez, as chances de recuperar os estouros no céu diminuem um pouco, mas ainda assim você consegue recuperar.

Para as fotos que acha que estão sem cor, no Lightroom use o Saturation ou o Vibrance. O Vibrance vai saturar os tons que nào são de pele, o Saturation vai saturar qualquer cor.

Mas não exagere na edição, não vá colocar cores demasiadamente saturadas se não fica muito surreal.

E confira as fotos em outros monitores, o seu pode estar descalibrado e você estará tendo uma visão não realista do resultado.

Abraço!

Concordo plenamente.. dias assim são complicados mesmo, e suas fotos não estão tão ruins quanto pensa. É claro que você não pode compará-las com as tiradas num dia de sol azul e boa luz, porque isso você não controla. Em dias como esse, o que faço é evitar (quando possível) que o céu apareça nas fotos, fazendo ângulos mais fechados...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 26 de Outubro de 2011, 08:17:39
No LR, eu sempre uso um pouquinho de saturação e mais vibração.

Use o deslizante luz de preenchimento e aumente um pouquinho os pretos. Depois dê um pouco de contraste. ACHO que já vai ajudar.

Não mexa na exposição. Ela tem que ter sido ajustada corretamente desde a captura. Qualquer acréscimo na pós, deteriorará muito a imagem, gerando grandes áreas superexpostas.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2011, 10:18:51
Quando li seu relato achei que tinha saído tudo uma porcaria. Mas pelo contrário suas fotos estão muito boas. Você precisa trabalhar um pouco elas na pós-produção, usando o LightRoom por exemplo e conseguira ajustar algumas coisas. O ideal é que você tivesse fotografado em RAW, se não o fez, as chances de recuperar os estouros no céu diminuem um pouco, mas ainda assim você consegue recuperar.

Para as fotos que acha que estão sem cor, no Lightroom use o Saturation ou o Vibrance. O Vibrance vai saturar os tons que nào são de pele, o Saturation vai saturar qualquer cor.

Mas não exagere na edição, não vá colocar cores demasiadamente saturadas se não fica muito surreal.

E confira as fotos em outros monitores, o seu pode estar descalibrado e você estará tendo uma visão não realista do resultado.

Abraço!

E ae cara, valeu pelas dicas.
Eu sou bem iniciante em cameras DSLR, então no momento estou mais focado em tirar o maximo que puder da camera, por isso de pós eu não sei absolutamente nada, o máximo que fiz até agora foi usar o Canon DPP para corrigir algumas fotos que ficaram com o horizonte torto. eu nem sei que programa é esse Lightroom.
O que voce (e o pessoal daqui) acham desse ajuste que eu fiz pra tentar pegar mais nitidez e cor nas fotos? Me refiro ao fato de criar um perfil com Nitidez 7, contraste 2 e saturação 2, sendo que  standard da camera é Nit 3, cont 0 e sat 0. Voces costumam fazer isso ou preferem editar na pós? Minha intenção é conseguir os resultados sem precisar ficar editando no computador, tirar tudo da camera mesmo.
Eu achei que deu uma melhorada, compare as fotos 7 com 8 e 9 com 10. A 7 e 9 são o perfil standard da camera e a 8 e 10 foi o que eu criei.


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2011, 10:53:21
E ae cara, valeu pelas dicas.
Eu sou bem iniciante em cameras DSLR, então no momento estou mais focado em tirar o maximo que puder da camera, por isso de pós eu não sei absolutamente nada, o máximo que fiz até agora foi usar o Canon DPP para corrigir algumas fotos que ficaram com o horizonte torto. eu nem sei que programa é esse Lightroom.
O que voce (e o pessoal daqui) acham desse ajuste que eu fiz pra tentar pegar mais nitidez e cor nas fotos? Me refiro ao fato de criar um perfil com Nitidez 7, contraste 2 e saturação 2, sendo que  standard da camera é Nit 3, cont 0 e sat 0. Voces costumam fazer isso ou preferem editar na pós? Minha intenção é conseguir os resultados sem precisar ficar editando no computador, tirar tudo da camera mesmo.
Eu achei que deu uma melhorada, compare as fotos 7 com 8 e 9 com 10. A 7 e 9 são o perfil standard da camera e a 8 e 10 foi o que eu criei.

Olha, confesso que apenas no começo eu mudava o tipo de perfil na câmera. Como agora só fotografo em RAW, qualquer ajuste que faço é na pós-produção. Você está certíssimo em tentar fazer tudo na câmera, o ideal é que a foto esteja muito bem fotometrada, enquadrada, etc. Porque isso vai reduzir o tempo que você vai levar na pós-produção. Este é um assunto longo, mas resumo do resumo, quase toda foto precisa de algum ajuste na pós. O processo de captura da imagem digital reduz a nitidez da foto, o que você pode recuperar depois. Eu normalmente não gasto mais do que 10 minutos tratando uma foto.

O Lightroom é um programa da Adobe específico para fotógrafos. É muito fácil de usar, os controles estão todos praticamente na sequência do tratamento da imagem. Baixe uma versão de testes e brinque com ele, tenho certeza que vai gostar e vai facilitar sua vida. É muito mais prático gerenciar e tratar as fotos nele do que no DPP da Canon.

Abraço!

André


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2011, 12:16:14
Olha, confesso que apenas no começo eu mudava o tipo de perfil na câmera. Como agora só fotografo em RAW, qualquer ajuste que faço é na pós-produção. Você está certíssimo em tentar fazer tudo na câmera, o ideal é que a foto esteja muito bem fotometrada, enquadrada, etc. Porque isso vai reduzir o tempo que você vai levar na pós-produção. Este é um assunto longo, mas resumo do resumo, quase toda foto precisa de algum ajuste na pós. O processo de captura da imagem digital reduz a nitidez da foto, o que você pode recuperar depois. Eu normalmente não gasto mais do que 10 minutos tratando uma foto.

O Lightroom é um programa da Adobe específico para fotógrafos. É muito fácil de usar, os controles estão todos praticamente na sequência do tratamento da imagem. Baixe uma versão de testes e brinque com ele, tenho certeza que vai gostar e vai facilitar sua vida. É muito mais prático gerenciar e tratar as fotos nele do que no DPP da Canon.

Abraço!

André

Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Mas só um comentário, eu tirei quase 200 fotos nesta viagem, não da pra ficar editando uma por uma. Se tiver alguma mais especial e importante, da pra perder um tempinho a mais, agora pegar 200 fotos uma por uma é fora da minha realidade, não teria tempo, nem paciência  pra isso. Por isso meu objetivo foi criar um perfil na camera que compensasse a falta de cor e nitidez, aí é só sair batendo as fotos, mas pelo jeito não é o que a maioria faz.


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2011, 13:20:03
Bom, realmente para muitas fotos, tratar uma a uma pode se tornar inviável. De qualquer forma, faça um ensaio no Lightroom. Ele possui umas tarefas que automatizam e aceleram o tratamento. Se você identificar que 50 fotos que você tirou precisam do mesmo tratamento, no Lightroom você consegue tratar uma e copiar todas as alterações para as outras 49. E você pode criar cópias virtuais da mesma foto, que não ocupam o espaço de uma cópia do arquivo e ai você pode criar versões PB, Sépia, etc...

Faça um teste!

Abraço!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Outubro de 2011, 13:41:21
Desde que os resultados sejam os desejados, você não tem que fazer "o que a maioria faz", e sim o que for mais conveniente para você :)

A questão central é que, para que os perfis da câmera sejam aplicados, a imagem tem que ser armazenada em JPG. Porém, o formato RAW propicia muito mais flexibilidade para a pós produção, inclusive (e principalmente) quando é necessário recuperar algum problema na imagem, como ruídos e estouros. Mas a imagem raw, como o nome diz, é "crua", vai sempre necessitar de tratamento.

Cabe a você decidir o que melhor atende às suas aspirações fotográficas ;)   
« Última modificação: 26 de Outubro de 2011, 13:42:39 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!