Autor Tópico: FOTO FORA DE FOCO  (Lida 6322 vezes)

Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Online: 25 de Outubro de 2011, 20:16:01
Olá Pessoal:

Estive falando com nosso amigo Portela e ele solicitou que postasse a foto aqui, o problema é o seguinte, fui fazer umas fotos com minha lente 70-200 e o sinal de foco indicava oK, na minha t2I cam um sinal verde, dai cliquei, aparentemente no Lcd estava tudo certo mas quando abri percebi que não estava bem focado, ainda sou novo na fotografia por isso gostaria muito da vossa ajuda, vou colocar a foto mas não sei redimensionar ela para o tamanho certo aqui então vão me desculpando.

Vou colocar o EFIX:
ABERTURA: F 2,8
TEMPO EXPOSICAO: 1/250 SEG
MODO MEDICAL: PONTUAL
FLASH: NAO
As demais seguiram este mesmo padrao.
http://imageshack.us/photo/my-images/819/foto024b.jpg/

Nao sei se fiz certo,

Obrigado a todos aqueles que me ajudarem, realmente nao entendo muito, por isso estou aqui pedindo humildimente,

Agradeco a todos.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2011, 20:18:17 por Rogerio Maringa »


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 25 de Outubro de 2011, 20:26:35
Rogerio uma pergunta, você notou se isso ocorre também quando tira a foto usando não o LCD mas o visor ocular?
Não sei tem algo a ver, mas pergunto isso porque tenho aqui a impressão (tenho uma T3i) que tenho mais dificuldade de cravar o foco usando o LCD, mesmo aparecendo aquele "maledeto" do retângulo verdinho.
Acho; repito pode ser impressão minha, que quando uso o visor ocular, e aparecem os "pontos vermelhos" dando OK consigo fotos mais nítidas... :ponder:
« Última modificação: 25 de Outubro de 2011, 20:33:44 por Magro Costa »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 25 de Outubro de 2011, 20:27:36
Para exibição WEB a foto tá OK.
Ela sofreu resize pelo Imageshack. Não dá pra dizer com 100% de certeza se ela tá um pouco fora de foco ou não. Aparentemente, não está.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2011, 20:29:56
Rogerio uma pergunta, você notou se isso ocorre também quando tira a foto usando não o LCD mas o visor ocular?
Não sei tem algo a ver, mas pergunto isso porque tenho aqui a impressão (tenho uma T3i) que tenho mais dificuldade de cravar o foco usando o LCD, mesmo aparecendo aquele "maledeto" do retângulo verdinho.
Acho, repito pode ser impressão minha, que quando uso o visor ocular, e aparecem os "pontos vermelhos dando OK consigo fotos mais nítidas... :ponder:

Sem dúvida, Magro.

A precisão dos "pontinhos" é bem maior.

Foco no LCD das DSLR Canon vão bem na focalização manual, cena estática e aproximação da área de foco.

[]s


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2011, 21:20:42
Para exibição WEB a foto tá OK.
Ela sofreu resize pelo Imageshack. Não dá pra dizer com 100% de certeza se ela tá um pouco fora de foco ou não. Aparentemente, não está.

também nao achei que estava fora de foco...mas para tirar a duvida ele poderia fazer um teste de back ou front focus
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2011, 21:27:23
também nao achei que estava fora de foco...mas para tirar a duvida ele poderia fazer um teste de back ou front focus

Sim, sempre é válido.

http://focustestchart.com/focus10.pdf

Imprima a tabela final e siga as instruções para determinar front/back focus.

Pode ser utilizada essa tabela tb: http://www.invisicord.com/docs/invisicordfocuschart.pdf

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2011, 21:36:41
Rogerio uma pergunta, você notou se isso ocorre também quando tira a foto usando não o LCD mas o visor ocular?
Não sei tem algo a ver, mas pergunto isso porque tenho aqui a impressão (tenho uma T3i) que tenho mais dificuldade de cravar o foco usando o LCD, mesmo aparecendo aquele "maledeto" do retângulo verdinho.
Acho; repito pode ser impressão minha, que quando uso o visor ocular, e aparecem os "pontos vermelhos" dando OK consigo fotos mais nítidas... :ponder:
Mr. Hyde usei justamente o visou ocular, então nao sei talvez a falta de pratica tambem me leve a isso, mas fiquei descepicionado.

Na sua opiniao esta fora de foco ?? nao tenho a quem perguntar

qqer coisa me envia outra msg

fica c Deus,


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2011, 21:38:49
Para exibição WEB a foto tá OK.
Ela sofreu resize pelo Imageshack. Não dá pra dizer com 100% de certeza se ela tá um pouco fora de foco ou não. Aparentemente, não está.

Mr. Hyde posso lhe enviar no seu e-mail, e nao tinha visto q voce tinha respondido.

rogerio 


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2011, 21:49:41
Pelo que dá pra ver a foto está com o foco na flor no primeiro plano.
Para você o que está fora de foco?

Para mim só o fundo está fora de foco devido ao DOF. Por sinal que belo bokeh  :assobi:
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2011, 22:10:40
Posta na 4shared e disponibiliza para a galera opinar.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Outubro de 2011, 22:51:56
A máquina pode dar sinal de foco mas não estar bem focado no que vc quer dar destaque,no caso crava o foco (pontinho vermelho)na primeira flor,use só um ponto de foco,o central que é mais preciso nas rebel.A foto parece um pouco fora de foco ou tremida,tua lente tem estabilizador (IS)?

Ou vc esta se referindo as flores de trás que estão desfocadas?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 25 de Outubro de 2011, 23:01:37
Na minha opinião, a foto não está desfocada não  :ponder: :ponder:

Baixei a foto aqui para ver o restante do EXIF, que apontou f/2.8 de abertura e distância focal de 143mm.

Pela foto e características do EXIF, vc deve ter feito de distância razoavelmente pequena. Isso aliado à grande abertura de f/2.8 fez com que a profundidade de campo (a área da foto que permanece em foco) ficasse reduzida a talvez alguns centímetros (ou até milimetros). Parece-me que o foco está no conjunto bem no meio, o resto está desfocado não por um problema qualquer, mas por uma característica que por sinal é bem vinda. Para entender melhor, procure na internet ou aqui mesmo no fórum tópicos falando sobre Profundidade de Campo ou DOF. Aqui tem um artigo interessante sobre isso http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/pt-br-depth-of-field.htm
 
Outro detalhe é que como vc disse que é iniciante, provavelmente não configurou sua camera, que deve estar com a nitidez setada para valores bem pequenos, o que ajuda a dar essa sensação de falta de nitidez.

Faça um teste, se o dia estiver claro, coloque a camera em modo Av, sete a abertura para f/5.6 e refaça a foto acima, ou faça outra foto semelhante, e depois poste o resultado  :ok:

« Última modificação: 25 de Outubro de 2011, 23:16:46 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2011, 23:23:03
Pelo que dá pra ver a foto está com o foco na flor no primeiro plano.
Para você o que está fora de foco?

Para mim só o fundo está fora de foco devido ao DOF. Por sinal que belo bokeh  :assobi:

Oi Dimigobbo:

Achei que justamente a primeira esta fora, o bokeh tbem gostei, obrigado pela opniao.

Um abraço


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2011, 23:26:41
Na minha opinião, a foto não está desfocada não  :ponder: :ponder:

Baixei a foto aqui para ver o restante do EXIF, que apontou f/2.8 de abertura e distância focal de 143mm.

Pela foto e características do EXIF, vc deve ter feito de distância razoavelmente pequena. Isso aliado à grande abertura de f/2.8 fez com que a profundidade de campo (a área da foto que permanece em foco) ficasse reduzida a talvez alguns centímetros (ou até milimetros). Parece-me que o foco está no conjunto bem no meio, o resto está desfocado não por um problema qualquer, mas por uma característica que por sinal é bem vinda. Para entender melhor, procure na internet ou aqui mesmo no fórum tópicos falando sobre Profundidade de Campo ou DOF. Aqui tem um artigo interessante sobre isso http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/pt-br-depth-of-field.htm
 
Outro detalhe é que como vc disse que é iniciante, provavelmente não configurou sua camera, que deve estar com a nitidez setada para valores bem pequenos, o que ajuda a dar essa sensação de falta de nitidez.

Faça um teste, se o dia estiver claro, coloque a camera em modo Av, sete a abertura para f/5.6 e refaça a foto acima, ou faça outra foto semelhante, e depois poste o resultado  :ok:

Olá AlexandreS:

O que voce quer dizer com estar com a nitidez setada para valores bem pequenos, o que ajuda a dar essa sensação de falta de nitidez ? voce esta se referindo a abertura 2.8??




Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #14 Online: 25 de Outubro de 2011, 23:38:29
A máquina pode dar sinal de foco mas não estar bem focado no que vc quer dar destaque,no caso crava o foco (pontinho vermelho)na primeira flor,use só um ponto de foco,o central que é mais preciso nas rebel.A foto parece um pouco fora de foco ou tremida,tua lente tem estabilizador (IS)?

Ou vc esta se referindo as flores de trás que estão desfocadas?
Olá Amarildo:
me refiro a flor da frente, achei q pela velocidade eu conseguia uma imagem nitida, ja que usei velocidade acima da range maximo neste caso usei 1/250, minha lente nao em estabilizador e nao usei tripe, foi na mao,tambem se nao me falha a memoria usei o foco central.

O aguardar mais opniao.

valeu, qqer coisa envia outra msg, valeu mesmo