Autor Tópico: FOTO FORA DE FOCO  (Lida 6371 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #15 Online: 25 de Outubro de 2011, 23:44:19
Não Rogério. A abertura f/2.8 aliada à distância focal e distância do objeto faz com que a profundidade de campo seja bem pequena, ou seja, apenas alguns mm da foto ficarão em foco, o resto ficará desfocado. Para fotos tiradas assim de perto vc deve aumentar o número f para ter uma profundidade de campo maior e, consequentemente, uma área maior da foto em foco, salvo claro a intenção seja justamente explorar a profundidade de campo pequena.

Por exemplo, esta foto fiz com uma lente 50mm f/1.4 e a intenção foi justamente essa, explorar a profundidade de campo curta.


Quando me refiro à nitidez, na sua camera vc tem "Picture Styles" que são na realidade parâmetros que dizem como a foto final deve ficar. Estes Picture Styles tem ajustes de Saturação, Contraste, Nitidez. Normalmente estes ajustem vem de fábrica em um valor neutro para Saturação e Contraste e quase mínimo para Nitidez, ou seja, se vc não ajustar nada, as fotos vão ter pouca saturação, pouco contraste e também pouca nitidez. Isso é feito assim porque fotos assim favorecem a pós-produção.

Se vc quer fotos mais "prontas" diretamente da camera, deve reconfigurar estes parâmetros, pelo menos a Nitidez.

Como disse antes, me pareceu que a foto não está fora de foco, mas com uma área de foco bastante curta. Mas posso também estar errado, apenas uma análise de uma foto maior poderá dizer com mais certeza.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #16 Online: 26 de Outubro de 2011, 00:00:20
Não. Ele se refere ao grau de nitidez setado no menu da cam. A cam faz um processamento na imagem e aplica nitidez, de acordo com o que for setado pelo usuário.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #17 Online: 26 de Outubro de 2011, 07:18:38
Essa foto não está fora de foco... eu baixei ela aqui e está normal, e mais nítida do que para a visualização no Imageshack.


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #18 Online: 26 de Outubro de 2011, 09:42:46
Outro detalhe é que como vc disse que é iniciante, provavelmente não configurou sua camera, que deve estar com a nitidez setada para valores bem pequenos, o que ajuda a dar essa sensação de falta de nitidez.
Posso aproveitar o tópico? Alexandre isso muito me interessou, me encaixo ai também, sou novato, tenho uma câmera parecida a essa (é uma T3i) e nem desconfio como seria essa configuração de nitidez que você citou.
Não achei nada no manual dela que falasse algo parecido, tem como explicar isso ai de forma que um leigo entenda?

Abraços.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #19 Online: 26 de Outubro de 2011, 09:49:36
Páginas 81 e 82 do Manual da T3i, Magro.

Se não estiver nessa página procure o item "Picture Style".

;)

[]s


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #20 Online: 26 de Outubro de 2011, 10:11:39
Dondon valeu...
Na verdade eu já havia lido essas páginas que aqui aparecem como "Seleccionar as Características de Imagem Ideais do Motivo" (tenho  o original e baixei o .PDF em português), mas sinceramente tinha entendido (pelo jeito, entendi nada...) que esse recurso dizia mais à ajustes de cores e tonalidades, já que ele quase não cita nitidez ali. Vou fazer uns testes dentro das opções apresentadas ali, pra ver ser altera a nitidez das imagens.

Obrigado mais uma vez.
Abraços.

EDITADO: Achei agora na tela do LCD, estando nessa opções, que clicando no botão INFO, abre uma segunda opção onde podemos setar nitidez, saturação, cor, etc de cada umas das opções apresentadas na tela principal... Vou selecionar um, colocar a nitidez bem la no alto e fazer uns testes.  :ok:
« Última modificação: 26 de Outubro de 2011, 10:20:39 por Magro Costa »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #21 Online: 26 de Outubro de 2011, 10:36:55
Isso aí, Magro!

Lembrando que isso vale para os arquivos JPG, no RAW essas coisas todas e muitas outras são definidas na hora da conversão. ;)

[]s


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #22 Online: 26 de Outubro de 2011, 12:42:46
Não Rogério. A abertura f/2.8 aliada à distância focal e distância do objeto faz com que a profundidade de campo seja bem pequena, ou seja, apenas alguns mm da foto ficarão em foco, o resto ficará desfocado. Para fotos tiradas assim de perto vc deve aumentar o número f para ter uma profundidade de campo maior e, consequentemente, uma área maior da foto em foco, salvo claro a intenção seja justamente explorar a profundidade de campo pequena.

Por exemplo, esta foto fiz com uma lente 50mm f/1.4 e a intenção foi justamente essa, explorar a profundidade de campo curta.


Quando me refiro à nitidez, na sua camera vc tem "Picture Styles" que são na realidade parâmetros que dizem como a foto final deve ficar. Estes Picture Styles tem ajustes de Saturação, Contraste, Nitidez. Normalmente estes ajustem vem de fábrica em um valor neutro para Saturação e Contraste e quase mínimo para Nitidez, ou seja, se vc não ajustar nada, as fotos vão ter pouca saturação, pouco contraste e também pouca nitidez. Isso é feito assim porque fotos assim favorecem a pós-produção.

Se vc quer fotos mais "prontas" diretamente da camera, deve reconfigurar estes parâmetros, pelo menos a Nitidez.

Como disse antes, me pareceu que a foto não está fora de foco, mas com uma área de foco bastante curta. Mas posso também estar errado, apenas uma análise de uma foto maior poderá dizer com mais certeza.

Abçs

Obrigado, interessante isso q vc me passou, eu nao sabia, ja valeu o dia.

Obrigado mesmo.

Rogerio


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #23 Online: 26 de Outubro de 2011, 12:48:05
Rogerio uma pergunta, você notou se isso ocorre também quando tira a foto usando não o LCD mas o visor ocular?
Não sei tem algo a ver, mas pergunto isso porque tenho aqui a impressão (tenho uma T3i) que tenho mais dificuldade de cravar o foco usando o LCD, mesmo aparecendo aquele "maledeto" do retângulo verdinho.
Acho; repito pode ser impressão minha, que quando uso o visor ocular, e aparecem os "pontos vermelhos" dando OK consigo fotos mais nítidas... :ponder:
Ola Magro:
Na minha cam, o sinal que esta em foco é verde, ou voce esta falando de outra coisa, me desculpa se entendi errado.
Nao olhei pelo LCD nao, foi no ocular mesmo apareceu verde e o sinal sorono, isso fiz no foco manual, mas o nosso amigo AlexandreS, me passou um informacao bastante interessante da qual eu nao sabia, de uma olhada tambem, se vc ja sabe nao desaprende.

Ma aguardo sua resposta sobre a questao dos pontinhos vermelhos.

Abcs.
rogerio
   


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #24 Online: 26 de Outubro de 2011, 12:51:55
também nao achei que estava fora de foco...mas para tirar a duvida ele poderia fazer um teste de back ou front focus
gtsouza, me desculpa, mas nao sei como faz para fazer este teste de back ou front focus, recebi do Mr. Hyde todo em ingles dai fiquei na duvida de como proceder, acho que sobre este material que voce esta referindo certo? se vc puder me uma ajuda fico agradecido.

abcs.

rogerio


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #25 Online: 26 de Outubro de 2011, 12:53:17
Dondon valeu...
Na verdade eu já havia lido essas páginas que aqui aparecem como "Seleccionar as Características de Imagem Ideais do Motivo" (tenho  o original e baixei o .PDF em português), mas sinceramente tinha entendido (pelo jeito, entendi nada...) que esse recurso dizia mais à ajustes de cores e tonalidades, já que ele quase não cita nitidez ali. Vou fazer uns testes dentro das opções apresentadas ali, pra ver ser altera a nitidez das imagens.

Obrigado mais uma vez.
Abraços.

EDITADO: Achei agora na tela do LCD, estando nessa opções, que clicando no botão INFO, abre uma segunda opção onde podemos setar nitidez, saturação, cor, etc de cada umas das opções apresentadas na tela principal... Vou selecionar um, colocar a nitidez bem la no alto e fazer uns testes.  :ok:

Magro que material é este, em que ele ajuda, me desculpa a intromissao sei que nao foi pra mim a resposta, mas nao custa perguntar né.
um abraco

rogerio


Rogerio Maringa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
Resposta #26 Online: 26 de Outubro de 2011, 12:56:58
Posta na 4shared e disponibiliza para a galera opinar.
Mr. Hyde:
Ainda nao sei postar neste 4shared ainda, mas tentar descobrir, sou fiotao ainda, rsrs.

mas valeu

rogerio 


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #27 Online: 26 de Outubro de 2011, 13:15:09


Magro Costa

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #28 Online: 26 de Outubro de 2011, 13:55:44
Rogerio ele (Dondon) e eu falamos do manual da câmera. No caso falo do manual (baixei ele em .PDF em português) nas páginas 81 e 82 que cita alguns ajustes, incluso da nitidez.

Cara acho MUITO estranho você falar que "Na minha cam, o sinal que esta em foco é verde" ate onde sei todas as REBEL inclusas ai a série T1i, T2i, T3 e T3i tem a indicação de foco (pelo visor ocular) com os pontos vermelhos... A sua é umaT2i e não tem?  :ponder:


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 26 de Outubro de 2011, 14:20:57
Rogerio ele (Dondon) e eu falamos do manual da câmera. No caso falo do manual (baixei ele em .PDF em português) nas páginas 81 e 82 que cita alguns ajustes, incluso da nitidez.

Cara acho MUITO estranho você falar que "Na minha cam, o sinal que esta em foco é verde" ate onde sei todas as REBEL inclusas ai a série T1i, T2i, T3 e T3i tem a indicação de foco (pelo visor ocular) com os pontos vermelhos... A sua é umaT2i e não tem?  :ponder:

Magro, ele está se referindo ao indicador de confirmação de foco (um círculo verde na parte inferior direita do viewfinder) e não aos indicadores de área de foco ;)
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!