Autor Tópico: Proposta de exercício fotográfico  (Lida 5047 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 11 de Março de 2006, 18:42:33
Há muitas idéias boas, mas ficar discutindo idéias não é uma idéia boa. É a forma de transformar uma coisa simples em um longo debate.

Para mim a idéia do Paulo tem um desenho específico, pois o próprio tema faz parte do estilo, e se é uma idéia para identificação de estilo, o tema deve ser pessoal, de cada um.

Para mim a proposta do Paulo é a do primeiro post. Aderi àquela, não à outra. Independentemente disso, podemos fazer outros exercícios em outras ocasiões.

Ivan

 


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #16 Online: 11 de Março de 2006, 18:46:20
Concordo Ivan. Sou a favor de fazermos a proposta do Paulo durante esta semana e depois quem sabe outros exercícios virão. Coloquei minha idéia só porque bateu na cabeça e se não colocasse esqueceria. Todos de acordo com a proposta do Paulo?

 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 11 de Março de 2006, 19:42:21
É isso, Beto. Um dando certo fazemos outro.

Nessas coisas não sou muito fã da democracia não, acho que é precciso alguém que estipule as condições -como o Paulo fez- e pronto, para não se perder tempo com isso. Sugiro que no próximo você dê as cartas, modele o exercício, e desde já me inscrevo nele -risos.

Ivan


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #18 Online: 11 de Março de 2006, 22:44:14
Gostei da idéia do Paulo.

Também acho a idéia do Beto interessante, mas pra um segundo momento, a partir do instante em que vc percebe a sua linguagem fotográfica, fica mais fácil partir pra outros estilos de foto.

Vou tentar me inscrever, fiz várias fotos hoje no passeio e selecionarei 4 destas que se enquadrem a uma linguagem que curto seguir, e imagino ser o que busco fotografando.

Seria interessante abrir um tópico dentro da galeria onde cada um poderia ir postando as suas 4 fotos, pra gente ter espaçoi pra discussão.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #19 Online: 12 de Março de 2006, 11:09:49
Opa, tô dentro também!

Aguardando novas diretrizes...
Deutschland

Flickr


Guga

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 423
Resposta #20 Online: 12 de Março de 2006, 12:43:46
Fala Paulo... td bem?

Rapaz, vê se eu entendi direito: Cada pessoa iria pegar quatro fotos suas e explicar por que a tirou e tentar dar mais detalhes sobre elas?

Abraços!
Gustavo Vasques
Rio de Janeiro - RJ
Canon Powershot A520
http://gvasques.multiply.com
http://www.fotolog.net/gvasques


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #21 Online: 12 de Março de 2006, 15:14:08
Citar
Fala Paulo... td bem?

Rapaz, vê se eu entendi direito: Cada pessoa iria pegar quatro fotos suas e explicar por que a tirou e tentar dar mais detalhes sobre elas?

Abraços!
Não exatamente. A pessoa pegará quatro fotos suas, mesmo que feitas em épocas diferentes, e mostrará porque entre elas há uma unidade, isto é, por que essas quatro fotos evidenciam um mesmo estilo.

A proposta é exatamente o contrário de postar quatro fotos avulsas, ou mesmo quatro fotos do mesmo tema porque feitas na mesma hora. A proposta visa mostrar a linguagem pessoal que transparece em fotos feitas em ocasiões diferentes, etc.
 


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 12 de Março de 2006, 16:35:21
Citar
Rapaz, vê se eu entendi direito: Cada pessoa iria pegar quatro fotos suas e explicar por que a tirou e tentar dar mais detalhes sobre elas?
Gustavo, como o Ivan disse, não são 4 fotos, é um exercício de linguagem fotográfica que tem 4 fotos ligadas por tema e estilo.
Explicando porque voce fez, o que quis dizer e como fez, que elementos de composição usou, terços, foco, diagonais ou qualquer coisa que voce faça uso.
Em resumo, mostrar porque voce fotografa e como faz isto, como voce mostra a todos que a foto é sua, o que voce gosta de mostrar e como faz isto.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Jack

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.804
    • http://www.olhares.com/jackdb
Resposta #23 Online: 12 de Março de 2006, 20:06:39
Gostei, gostaria de participar ;)
Jack db - Floripa


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 12 de Março de 2006, 20:19:18
Então temos os seguintes voluntários, por ordem de chegada:
Beto Eterovick
Ivan de Almeida
Helder Viana
Bruno Gomes
Carlo Luciano
Pedro Raythz (?)
Alex Biologo
Marcelo Safioti
Gustavo Vasques (?)
Jack db

Quem tiver o material pronto pode mandar ver, coloca a cara a tapa.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #25 Online: 12 de Março de 2006, 20:22:36
Tema liberado?

Pode ser igrejas?  :mf_w00t2:  
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 12 de Março de 2006, 20:34:18
O tema de sua preferência, uma série com coerência na linguagem fotográfica, com o seu estilo.
E a apresentação, claro.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #27 Online: 12 de Março de 2006, 20:52:50
Vamos lá... novamente, pois essa confusão é muito fácil de fazer...

O exercício não é o de colocar quatro fotos do mesmo tema (pode ser se o tema for importante para você no tempo, mas não é esse o obejtivo)

O exercício não é colocar meramente quatro fotos boas sem ligação alguma entre elas...

Então, o que é o exercício?

Bem, o exercício é postar quatro fotos, de preferência boas, nas quais mesmo não feitas na mesma ocasião mostram identidade NA ABORDAGEM, isto é, na sua linguagem.

Podem ser fotos de temas diferentes, desde que haja identidade na abordagem.

Identidade na abordagem derivada das fotos terem sido feitas na mesma seção não é o objetivo do trabalho, pois isso apenas indica que naquela seção ele fotografou daquela maneira, e o desejado é estabelecer o que há em comum entre uma foto, digamos, feita hoje e outra daqui há dois meses, ou dois meses antes, ou dois anos antes.

O objetivo do exercício é a pessoa retrospectivamente identificar seu estilo pela comparação de fotos feitas até mesmo em momentos diferentes, mas que vistas juntas alguém diga: é claro que foram feitas pela mesma pessoa."

E aí a apessoa vai falar sobre as fotos no sentido de mostrar em que todas as abordagens foram parecidas.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 13 de Março de 2006, 23:34:50
Citar
Pedro Raythz (?)

Bem, eu achei muito interessante mesmo o exercício.
Mas creio que minha identidade ainda está se formando. Eu sequer tenho uma câmera* e muito menos saio para fotografar.

*Tá, tenho uma Aiptek ( =S ). Como ela é extremamente limitada, descarto a possibilidade de chamá-la de câmera...

Por enquanto, vou só ficar assistindo aqui... =]


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 14 de Março de 2006, 08:21:02
Pedro, não se substime, quem vê as suas fotos não acha isto, muito pelo contrário, com a limitação do seu equipamento voce faz muito.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams