Autor Tópico: Proposta de exercício fotográfico  (Lida 4971 vezes)

Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Março de 2006, 11:26:21
Espelhando-me no excelente tópico criado pelo Ivan no BRfoto (quem não leu sugira urgente que leia) e como uma forma de estimular o debate sobre o conteúdo e desviar um pouco a atenção sobre a forma, vou propor um exercício para os participantes do fórum.

O objetivo do exercício é escolher um tema de sua preferência a partir deste tema mostrar a sua visão fotográfica em 4 fotos. Elas não precisam estar encadeadas ou contar uma história, mas precisam ter o mesmo "estilo", o seu. E ao ser apresentado o exercício os participantes poderiam mostrar o que fizeram e porque.
Seria interessante colocar uma data limite para a apresentação no sentido de estimular a imersão no exercício.

O que acham?  
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #1 Online: 11 de Março de 2006, 13:16:05
Andei olhando o post do Ivan no BRFOTO e achei interessantíssimo o exercício. Um bom exercício para lapidarmos nosso olhar fotográfico.

Só estou aguardando a definição de como será feito pra poder participar.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 11 de Março de 2006, 13:43:50
Estou às ordens, Paulo. Como minha decisão de não postar dados das fotos refere-se exclsivamente ao BrFoto -risos- devido ao excessivo apego aos equipamentos que há por lá, aqui posso!

O Sr manda. Fotos novas ou velhas?

Abraços,
Ivan
PS: outro dia você estava atravessando na Praia do Flamengo, em frente ao castelinho e passei e buzinei, mas acho que voc~e não percebeu quem era. Acho que você estava com sua esposa.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 11 de Março de 2006, 13:49:57
Com uma foto eu tenho pra hoje..
Com quatro, tenho que pensar e observar meu material =)
São 4 mesmo Paulo?


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 11 de Março de 2006, 15:00:51
Helder:

Eu entendi o porquê da sugestão do Paulo de 4 fotos. Veja, todos os que já têm um embrião de linguagem têm quatro fotos tiradas em momentos diferentes que mostram uma unidade na produção, e essa unidade é que evidencia haver um estilo, por assim dizer.

Eu vou procurar aqui entre as minhas, e acho que vai dar.

Ivan


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 11 de Março de 2006, 15:11:34
Entendido Ivan e Paulo!
É que eu tenho uma unica foto que pra mim é especial, e não conseguir fazer relação com outras tiradas por que pra mim ela é isolada. E eu tenho um carinho muito grande por ela.
Mas vou pesquisar aqui com quatro fotos.
Lembrei aqui que eu costumo fazer séries, com nomes, explicações, etc.
Vou procurar, melhorar um pouco, pois pelo tempo muitas coisas mudaram. E então coloco aqui...
 :thmbup:  


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2006, 15:49:33
Citar
PS: outro dia você estava atravessando na Praia do Flamengo, em frente ao castelinho e passei e buzinei, mas acho que voc~e não percebeu quem era. Acho que você estava com sua esposa.
Ivan, eu não vi muito bem o motorista, mas vi a sua filha no banco de trás do Fiesta então reconheci na hora.
Ela já está famosíssima no fóruns :laughing:  :laughing:  :laughing:

Helder, como disse o Ivan, 4 seria para dar coesão no material, criando um estilo de visão.

Eu acharia mais interessante fotos novas, para poder unir com coerência as fotos a partir do tema. Mas nem todo o mundo tem tempo para sair e procurar como fazer isto, então tirar das antigas, desde que dentro de um tema, tá valendo.

Então temos 4 voluntários, por enquanto, espero: Beto, Ivan, Hélder e eu.

Que tal 1 semana para preparar tudo, possivelmente com novas adesóes. Assim na semana que vem apresentaríamos os trabalhos, as fotos dentro de um tema-estilo explicadas pelo autor, porque fez e como fez.  Pderíamos abrir um post geral ou cada um fazer um post exclusivo.
« Última modificação: 11 de Março de 2006, 15:56:06 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #7 Online: 11 de Março de 2006, 16:01:24
Eu quero participar também. Amanhã vou fazer umas fotos com o Gustavo no Zoo, aí já tento alguma coisa. Já estou até com uma idéia de tema na cabeça. :)  


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Março de 2006, 16:06:12
Ótima, 5 visóes fotográficas diferentes.
 
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 11 de Março de 2006, 16:34:40
Realmente, é muito interessante este tópico, este exercício!  :thmbup:

Vamos esperar para apreciar os resultados!!

"Estilo fotografico próprio, pessoal"... Caramba!!! Como eu ainda tenho que "digerir" sobre fotografia até conseguir chegar neste patamar de vcs!!!

  :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #10 Online: 11 de Março de 2006, 17:12:32
Posso?  :doh:  
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Março de 2006, 17:51:03
Claro, Carlo.
Quanto mais pessoas mostrando a sua visão melhor, a gente sempre aprende vendo por olhos dos outros.

Citar
"Estilo fotografico próprio, pessoal"... Caramba!!! Como eu ainda tenho que "digerir" sobre fotografia até conseguir chegar neste patamar de vcs!!!
Não se acanhe, Davi.
« Última modificação: 11 de Março de 2006, 17:56:26 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #12 Online: 11 de Março de 2006, 18:15:17
Talvez uma proposta que deveríamos seguir em outra oportunidade é definir um tema específico e pedir a postagem de 4 fotos para cada pessoa. Assim poderíamos debater a leitura, a linguagem, a abordagem de um só tema para todos. Vou ver se tenho alguma coisa pronta ou então farei o exercício durante a semana.

Abraços,  


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Março de 2006, 18:24:52
Beto, esta seria outra abordagem, tambem muito interessante, a partir de uma proposta ver as diferentes abordagens.
Mas eu sugeri que cada pessoa tivesse o seu tema pela liberdade e facilidade de poder já ter as fotos prontas e assim não precisar sair para faze-las.
Mas é interessante e acho que devemos fazer.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Março de 2006, 18:26:30
Gostei da idéia do Beto  :thmbup: