Autor Tópico: Fotografar Evento de Ballet  (Lida 7058 vezes)

satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Resposta #15 Online: 06 de Novembro de 2011, 13:16:29
Oi FeLopes,

Como disse anteriormente, expressei-me mal ao afirmar que utilizava longa exposição para fotos de dança contemporânea ou balé. Na verdade, quis dizer baixa exposição.
Emidio Luisi disse que uma boa foto de balé é captar o momento em que todos os membros do corpo estão esticados, dentro do contexto do movimento executado. Concorda com isso?


Bom, me metendo, os dois estão certos, de certa forma.

Trabalho com dança enquanto dançarino, diretor e outras coisas. Há danças e performances muito lentas que é possível usar velocidades mais baixas, como performances de butoh, mas balé mesmo, longa exposição é arriscadíssimo. Balé trabalha com idéia de limpeza e ordem, e normalmente  sempre tem mais de uma pessoa em cena. Uma longa exposição nesse caso é arriscado.

Tripé ou monopé eu não excluo, dependendo do espaço. Se o recuo da platéia for muito grande vale a pena, senão, lentes com VR já ajudam bastante

Isso uso no talo também, sem dó nem piedade, heheh. Só vou analisando no lcd se tá tendo muito ruído


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #16 Online: 07 de Novembro de 2011, 01:31:06
Ra
Oi FeLopes,

Como disse anteriormente, expressei-me mal ao afirmar que utilizava longa exposição para fotos de dança contemporânea ou balé. Na verdade, quis dizer baixa exposição.
Emidio Luisi disse que uma boa foto de balé é captar o momento em que todos os membros do corpo estão esticados, dentro do contexto do movimento executado. Concorda com isso?



Conhecendo o que conheço de dança e de balé (sou formado em dança), acredito que dificilmente uma foto com motion blur vá ter resultados legais em balé. Balé trabalha com limpeza de movimento, com vetores no corpo e vários passos como o cambré, o arabesque e todas as posições de braço e de perna são movimentos muito fotográficos, que possuem uma imagem forte. Motion blur fica bem com dança contemporânea (Dependendo da dança contemporânea) e outras danças que não trabalhem ideais de clareza tão fortemente como o balé (clareza é diferente de virtuosismo). Pra ter uma idéia, tem balés que as bailarinas ficam 5, 10, 20 minutos PARADAS, como se fossem estátuas num cenário, pois é o momento da primeira bailarina ter as luzes só pra ela. Essa coisa imagética/fotográfica de ter um foco enquanto todo o resto tem que fingir que não existe é bem do balé, hehhe. Por conta dessa coisa meio geométrica do balé, fotos com o tema no centro até ficam interessantes. As vezes a composição dos corpos nas margens dá uma composição geométrica bem legal !

Há balés em que em determinados atos um motion blur pode ser interessante, se MUITO bem feito. Nos de repertório dá pra citar no lago dos cisnes: o prólogo, o terceiro e o quarto ato. Giselle: Fim do primeiro ato (cena do suicídio) e meados do segundo ato (quando o pretendente tem que dançar até a morte). Quebra nozes: As cenas mais caóticas do quebra-nozes, heheeh


lucascapeletti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
    • Blog
Resposta #17 Online: 10 de Novembro de 2011, 12:30:41
bom, eu to iniciando nessa área de dança, ja fiz alguns trabalhos, mais como experiência mesmo, mas agora mês que vem tenho um evento bem grande de dança árabe, cerca de 120 dançarinas,ja iniciei a parte de estudio (www.lcapeletti.blogspot.com),  estou bem empolgado, e as dicas acima foram bem vindas, hehe..

leonobox, parabéns suas fotos são realmente muito boas, eu vou fotografar com uma canon 70-200mm 2.8L que uso pra praticamente tudo, acho a qualidade sem comparação. mas to querendo compra uma lente com um angulo mais aberto, tava pesquisando as canon 24-70mm 2.8L e 24-105mm 4.0L, no momento a 24-70 vai fica meio complicado pra eu comprar, e fui atraz da sigma 24-70, vi que vc tem uma, é boa? o valor dela e da 24-105 da canon sao praticamente os mesmos, qual vc me sugere, pra dança, ja usei a 24-70 e a 24-105 da canon e gosto mto da qualidade.

grande abraço
___________________________________________
Lucas Capeletti Fotógrafo

Blog | www.lcapeletti.blogspot.com
Facebook | www.facebook.com/lucascapeletti


dombroski

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #18 Online: 10 de Novembro de 2011, 19:15:24
Leonobox, também gostei muito de suas fotos. Eu uso iso bem alto também na 5D quando preciso. É uma excelente câmera.

Abs,


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #19 Online: 12 de Novembro de 2011, 08:03:32
...leonobox, parabéns suas fotos são realmente muito boas, eu vou fotografar com uma canon 70-200mm 2.8L que uso pra praticamente tudo, acho a qualidade sem comparação. mas to querendo compra uma lente com um angulo mais aberto, tava pesquisando as canon 24-70mm 2.8L e 24-105mm 4.0L, no momento a 24-70 vai fica meio complicado pra eu comprar, e fui atraz da sigma 24-70, vi que vc tem uma, é boa? o valor dela e da 24-105 da canon sao praticamente os mesmos, qual vc me sugere, pra dança, ja usei a 24-70 e a 24-105 da canon e gosto mto da qualidade.

grande abraço

Salve lucascapeletti, então, a minha 24-70 ja saiu de linha, ela era muito mais barata que a 24-105... na epoca eu paguei R$ 900,00... essa 24-70 da sigma é um modelo novo, parece ser melhor, mas nunca usei... Eu nunca tive problemas com a minha, mas assim, se você tiver uma camera atual com ISO bom eu iria de 24-105 pela versatilidade, no geral sempre achei balela esse lance de "24-70 + 70-200 vc tem um range de ponta a ponta", por que na hora da correria vc pode perder muita foto ou momentos preciosos trocando de lente... E se vc tem uma Camera com iso bom pode abusar um pouco, oq vc bateria a 1/100 em uma 2.8 a iso 1600 vc teria a mesma velocidade em f/4 a iso 3200, claro que com uma 2.8 iria para 1/200, por isso acho que no final oq vale é a experiencia que vc tem tido com o palco, se os 2.8 vão fazer muita falta ou não, nada melhor que a prática, por que cada caso é um caso... :ok:

Minha próxima aquisição com certeza vai ser uma 24-105, só que mais pra books mesmo  :ok:
« Última modificação: 12 de Novembro de 2011, 08:03:55 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


lucascapeletti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
    • Blog
Resposta #20 Online: 12 de Novembro de 2011, 10:01:00
show..eu uso uma 50d da canon e tenho uma 70-200mm 2.8L e to bem afim de pega a 24-105mm..tem pouco mais de zoom e IS, vai me ajuda, por ser 4.0 acho que nao vai me faze tanta falta..valeu pelas dicas...

grande abraço
___________________________________________
Lucas Capeletti Fotógrafo

Blog | www.lcapeletti.blogspot.com
Facebook | www.facebook.com/lucascapeletti


satoshi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 91
Resposta #21 Online: 13 de Novembro de 2011, 17:28:59
Muito interessante sua smoke art.
Já vi algumas fotos de fumaça, mas nenhuma delas me despertou tanto interesse quanto as suas.  Gostei da captação precisa da forma e do movimento.
Desculpe-me pela pergunta, mas não é óbvio pra mim: é luz artificial ou manipulou as cores?
Parabéns.


Salve satoshi, infelizmente tenho que continuar a afirmar, longa exposição nunca, claro que é a minha opinião apenas, baixa exposição talvez, longa nunca, a não ser que queira só manchas e borrões, eu nunca uso tripé, mas mesmo em longa com um tripé vai ter um palco e borrões, artístico (talvez) mas nada funcional, o ideal é fotografar pelo menos a cima de 1/60, mas depende de cada tipo de dança, algumas são bem complicadas de fotografar em baixa exposição, essa ultima por exemplo pra dar o movimento da saia eu optei por fotografar em 1/30  :ok:

Todas as fotos foram feitas durante as apresentações, não são fotos posadas não  :ok:
« Última modificação: 13 de Novembro de 2011, 17:43:26 por satoshi »